domingo, 10 de novembro de 2013

TIROIDE - É VERDADE SIM!

“Há mais de 20 anos que faço mamografias de rastreio no mesmo radiologista, o Dr. Passos Ângelo, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Quando, em final de Abril de 2013, fui marcar mais uma mamografia de rotina, pedida pelo meu médico, E PORQUE TINHA VISTO O TAL PROGRAMA DO DR. OZ, perguntei à recepcionista se tinha de avisar que queria a protecção da tiróide. A resposta foi que USAVAM SEMPRE NAS SENHORAS QUE FAZIAM MAMOGRAFIA. Pergunta minha: - Sempre, desde quando? - A menina vacilou e não respondeu. Quando, em Maio, fui fazer o referido exame, foi-me colocado um pequeno "avental" em volta do pescoço para evitar a radiação à tiróide. A minha última mamografia tinha sido realizada em 2011 e, nessa altura, ainda este dispositivo não era utilizado. MAS, APARENTEMENTE JÁ DEVERIA SER UTILIZADO, PARA NOSSA PROTECÇÃO! TIROIDE - Será verdade? VOCÊ SABE QUE CORRIA O RISCO ABAIXO REFERIDO? Eu não. Eu acho que foi descoberto há muito tempo, mas é bom lembrar... É Importante comentar com todas as mulheres: nossas filhas, netas, sobrinhas, mães e milhares de amigas e amigos para que discutam o assunto. "Na quarta-feira, o Dr. Oz fez um programa mostrando o porquê de o cancro da tiróide se estar a expandir rapidamente entre as mulheres. Ele referiu que, possivelmente, pode ser um resultado das radiografias dentárias e das mamografias. No avental que protege os radiologistas odontológicos, há uma pequena pestana que pode ser levantada e encostada ao pescoço (cobrindo a glândula tiróide). Normalmente não é usado. Há também um "protege-tiróide" para uso durante as mamografias... mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem o comentário: "ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo "protege-tiróide" e, completamente seguro de si, ele tirou-o de uma gaveta. Perguntei-lhe porque não o ofereceu espontaneamente, e ele respondeu: "Não sei, mas basta pedi-lo". Agora eu pergunto-me, como é que eu me lembraria de o pedir, se não tivesse visto aquele programa?" Cara amiga, como eu disse no início: Partilha esta informação com os teus amigos”

Sem comentários:

Enviar um comentário