quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Oficina de Formação" INTERVENÇÃO COM ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO: Organização de Atividades e Construção de Materiais”

“Caro (a) colega,

O Gabinete de Formação da Escola Superior de Educação Almeida Garrett implementou diversas turmas da ação de formação“AUTISMO: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS INCLUSIVOS, com grande aceitação por parte dos formandos que as frequentaram. No entanto, foi sentida e manifestada a necessidade de dar continuidade àquela formação através do desenvolvimento de outra ação na modalidade de Oficina, mais direcionada para a construção de materiais e organização de atividades concretas a desenvolver com os alunos.
Neste momento, já temos, praticamente concluído, o processo de acreditação junto do CCPFC da Oficina de Formação “ INTERVENÇÃO COM ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO: Organização de Atividades e Construção de Materiais”, orientada pela Drª Maria do Carmo Correia, cujo programa apresentamos de seguida, para V. apreciação.
Privilegiando a presença, nesta oficina, dos formandos que a sugeriram, vimos indagar do V. interesse em frequentá-la, antes de fazermos a sua divulgação alargada. Estamos a prever iniciar esta formação a partir do dia 10 de março, aos sábados, das 14 h às 19 h.
Como o nº de formandos é muito limitado (20), agradecemos, caso seja do V. interesse, o envio da ficha de inscrição que segue em anexo, para que possamos reservar a respetiva vaga.
Aguardando e agradecendo, desde já, a V. resposta envio cordiais cumprimentos.

Maria José Serrano
Diretora do Gabinete de Formação"

PROGRAMA
Duração/creditação: 25 h presenciais+25 h autónomas / 2 crédito
Modalidade: Oficina de Formação
Formadora: Drª Maria do Carmo Correia
Calendarização: Prevista para 10 de março, das 14 h às 19 h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Fundamentação:
A ESE Almeida Garrett implementou o Curso de Formação “Autismo: Estratégias de Aprendizagem em Contextos Inclusivos”. Após a exploração dos conteúdos conceptuais e metodologias de intervenção no Curso referido, foi sentida, pelos formandos envolvidos, a necessidade de se organizar, um outro espaço de formação dedicado, fundamentalmente, à construção de materiais e organização de atividades no âmbito das diferentes áreas curriculares, visando apoiar e diversificar as práticas existentes nos diferentes contextos educativos.
A presente Oficina de Formação propõem-se concretizar atividades individualizadas que respondam às necessidades/ especificidades dos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo e às necessidades /preocupações dos docentes, através da articulação/agilização de recursos e reciclagem de materiais, numa perspectiva diferenciada e contextualizada com as medidas educativas a implementar.
Delineamos como percurso formativo a concretização do ciclo planear atividades/instrumentos/materiais,implementar/monitorizar a sua aplicação em sala de aula, avaliara sua pertinência e eficácia face à problemática em causa.
A análise e discussão sobre os diferentes estilos de aprendizagem que os alunos com PEA apresentam, bem como o reconhecimento das suas peculiaridades (comunicação, cognição e comportamento) justificam o interesse e a pertinência da organização de uma oficina de formação direcionada para o planeamento e implementação de diferentes processos de intervenção em contextos reais.

Conteúdos:
- Construção de materiais para a comunicação: livros de comunicação, calendários, passaportes, suportes físicos para a comunicação; portfolio do aluno;
- Construção de materiais para as diferentes áreas curriculares e diferentes fases de aprendizagem
- Utilização das ferramentas tecnológicas para a construção de aplicações para comunicação e informação (Boardmaker; PECS)
- Planeamento de atividades/ambientes de aprendizagem: avaliação e acompanhamento da implementação de atividades e de opções de organização do espaço físico nos diferentes contextos educativos.
- Acompanhamento à construção de portfolios do formando.

Inscrição e Frequência:
Inscrição em formulário próprio para o efeito ou on-line em www.eseag.pt
Pagamento de duas propinas no valor de 67.50 € cada.
O preenchimento das vagas é feito por ordem cronológica do pagamento da 1ªpropina.

Local de Realização:
ESE Almeida Garrett
Grupo Lusófona I Construir Futuro
Tel. 218862042 ext. 4114
Palácio de Santa Helena
Largo do Sequeira, nº7
1100 ? 587 Lisboa
maria.serrano@eseag.pt
www.eseag.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário