sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CIAIQ2016/ISQR2016 - Chamada de Trabalhos/Llamadas de Trabajo/Call for Papers

“Potuguês/Español/English: www.ciaiq.org -------- Estimado Professor/Investigador, A Comissão Organizadora do CIAIQ2016 e do ISQR2016 convida a comunidade a submeter propostas ao 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ao 1st International Symposium on Qualitative Research, a realizar no Porto (PORTUGAL), nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016. A cidade do Porto foi eleita como o “Melhor Destino Europeu 2014“, um galardão atribuído anualmente pela “European Consumers Choice”, uma organização independente e não lucrativa. Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros. Campos de Aplicação: 1. Investigação Qualitativa na Saúde (ênfase nos processos de investigação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Geriatria, Gerontologia, Psicologia, etc.) 2. Investigação Qualitativa na Educação (ênfase nos processos de Investigação nas diversas áreas do Ensino Superior, Ensino básico, Avaliação, Currículo, Didáticas, Ensino de Ciências, Línguas, História, Tecnologia, etc.) 3. Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Comunicação, Artes, Linguística, Sociologia, Antropologia, Administração, Marketing, Gestão e Economia, etc.) 4. Investigação Qualitativa na Engenharia e Tecnologia (ênfase nas metodologias de suporte baseadas em computador e no software para investigação qualitativa e na investigação qualitativa nas áreas da Engenharia e Tecnologia, Sistemas de Informação e Educação em Engenharia) Temáticas: A) Fundamentos 1. Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa (estudos teóricos, reflexão crítica sobres as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas) 2. Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas (revisão da literatura, integração de resultados, agregação de estudos, meta-análise, meta-análise qualitativa, meta-síntese, meta-etnografia) 3. Investigação Qualitativa e Métodos Mistos (ênfase em processos de investigação que se apoiem em metodologias mistas mas com prioridade às abordagens qualitativas) B) Operacionalização 1. Tipologias de Análise de Dados (análise de conteúdo, análise do discurso, análise temática, análise de narrativas, etc.) 2. Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados (desenho de análise, articulação e triangulação de diversos fontes de dados – imagens, áudios, vídeos) 3. Investigação Qualitativa em Contexto Web (eResearch, etnografia virtual, análise de interações, corpus latent na internet, etc.) 4. Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico (estudos de usabilidade, user experience, impacto do software na qualidade de investigação e da análise) Revistas: • Ámbitos. Revista Internacional de Comunicação • Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade • Discurso & Sociedad • Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais • Escola Anna Nery Revista de Enfermagem • FOTOCINEMA. Revista científica do cinema e da fotografia • International Journal of Marketing, Communication and New Media • Internet Latent Corpus Journal • Revista Campo Abierto • Revista Ciência & Saúde Coletiva • Revista da Escola de Enfermagem da USP • Revista de Investigaciones • Revista Eletrónica Debates em Educação Científica e Tecnológica • Revista Fronteiras: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente • Revista Indagatio Didactica • Revista Lusófona de Educação • Revista Portuguesa de Educação • RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação • ... Datas Importantes: Submissão de artigos: até 6 de março 2016; Notificação aos autores: até 24 de abril 2016; Submissão dos textos definitivos para publicação: até 8 de maio 2016; Submissão de vídeos: até 30 de maio de 2016; Inscrição: até 8 de maio 2016; CIAIQ2016: 12 a 14 de julho 2016 (artigos em português ou espanhol) ISQR2016: 12 e 13 de julho 2016 (artigos em inglês). ---------- Estimado Profesor/Investigador, La Comisión Organizadora del CIAIQ2015 y ISQR2016 invita a la comunidad científica a presentar propuestas para el 5er Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa y 1st International Symposium on Qualitative Research que se celebrará en Porto (PORTUGAL), en los días 12, 13 y 14 de Julio de 2016. La ciudad de Porto fue elegido como el “Mejor Destino Europeo 2014“, un premio otorgado anualmente por la “European Consumers Choice”, una organización independiente y sin fines rentables. Los autores podrán enviar propuestas para la presentación de trabajos que cumplan con los objetivos y temas del Congreso y Simposio, incluyendo artículos científicos originales que aborden revisiones del estado del arte y nuevas perspectivas de investigación, soluciones y / o aplicaciones a problemas reales, trabajos empíricos y / o de evaluación, entre otros. Campos de Aplicación: 1. Investigación Cualitativa en Salud (Enfoque en los procesos de investigación en las áreas de Medicina, Enfermería, Geriatría, Gerontología, Psicología, etc.). 2. Investigación Cualitativa en Educación (Enfoque en los procesos de investigación en diversas áreas de Enseñanza Superior, Enseñanza no superior, Evaluación, Currículo, Didácticas, Enseñanza de las Ciencias, Idiomas, Historia, Tecnología, etc.). 3. Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales (Enfoque en los procesos de investigación en las áreas de Comunicación, Lingüística, Sociología, Antropología, Administración, Marketing, Gestión y Economía, etc.). 4. Investigación Cualitativa en Ingeniería y Tecnología (énfasis en los procesos de investigación en las áreas de Ciencias de la Computación, Sistemas de Información, Ingeniería Electrotécnica, Ingeniería de Software y en la Educación en Ingeniería). Temáticas: A) Fundamentación 1. Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa (Estudios teóricos, reflexión crítica sobres las dimensiones epistemológicas, ontológicas y axiológicas). 2. Sistematización de estudios con abordaje cualitativo (Revisión de la literatura, integración de resultados, agregación de estudios, meta-análisis, meta-análisis cualitativo, meta-síntesis, meta-etnografía). 3. Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos (Enfoque en procesos de investigación apoyados en metodologías mixtas pero con prioridad en abordajes cualitativos). B) Operacionalización 1. Tipologías de Análisis de Datos (Análisis de contenido, análisis de discurso, análisis temático, análisis de narrativa, etc.). 2. Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos (Diseño de análisis, articulación y triangulación de diversas fuentes de datos: imágenes, audios, vídeos, etc.). 3. Investigación Cualitativa en Contexto Web (eResearch, etnografía virtual, análisis de interacciones, “Corpus latent” en Internet, etc.). 4. Análisis Cualitativo con apoyo de software específico (Estudios de usabilidad, “User experience”, impacto del software en la calidad de la investigación y del análisis). Revistas: • Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación • Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade • Discurso & Sociedad • Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais • Escola Anna Nery Revista de Enfermagem • FOTOCINEMA. Revista científica de cine y fotografía • International Journal of Marketing, Communication and New Media • Internet Latent Corpus Journal • Revista Campo Abierto • Revista Ciência & Saúde Coletiva • Revista da Escola de Enfermagem da USP • Revista de Investigaciones • Revista Eletrónica Debates em Educação Científica e Tecnológica • Revista Fronteiras: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente • Revista Indagatio Didactica • Revista Latina de Comunicación Social • Revista Lusófona de Educación • Revista Portuguesa de Educación • RISTI – Revista Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la Información • ... Fechas Importantes: Remisión de artículos: hasta 6 de marzo de 2016; Notificación a los autores: hasta 24 de abril de 2016; Remisión de artículos definitivos para publicación: hasta 8 de mayo de 2016; Remisión de vídeos: hasta 30 de mayo de 2016; Inscripción: hasta 8 de mayo de 2016; CIAIQ2016: 12 a 14 de julio de 2016 (articulos en portugues y español); ISQR2016: 12 y 13 de julio de 2016 (articulos en ingles) --------- Dear Profesor/Research, The Organizing Committee invites the community to submit proposals to the 1st International Symposium on Qualitative Research and 5th Ibero-American Congress on Qualitative Researchto be held in Porto (Portugal), on days 12, 13 and 14 July 2016. The city of Oporto was chosen as the “Best European Destination 2014“, an award given annually by the “European Consumers Choice,” an independent, non-profit organization. Authors may submit proposals for presentation of papers that meet the goals and themes of the Congress, including original scientific articles addressing revisions to the state of the art research and new perspectives, solutions and / or applications to real problems, empirical and / or evaluation, among others. Aplication Fields of ISQR: 1. Qualitative Research in Health (emphasis on the processes of research in the fields of Medicine, Nursing, Geriatrics, Gerontology, Psychology, etc.). 2. Qualitative Research in Education (emphasis on the processes of research in various areas of Higher Education, Basic Education, Assessment, Curriculum, Teaching, Teaching Science, Languages, History, Technology, etc.). 3. Qualitative Research in Social Science (emphasis on the processes of research in the fields of Communication, Linguistics, Sociology, Anthropology, Business Administration, Marketing, Management and Economics, etc.) 4. Qualitative Research in Engineering and Technology (emphasis on the research processes in the areas of Computer Science, Information Systems, Electrical Engineering, Software Engineering and Engineering Education) ISQR Themes: A) Fundamentals 1. Rationale and Paradigms of Qualitative Research (theoretical studies, critical reflection about epistemological dimensions, ontological and axiological) 2. Systematization of approaches with Qualitative Studies (literature review, integrating results, aggregation studies, meta -analysis, meta- analysis of qualitative meta- synthesis, meta- ethnography) 3. Qualitative and Mixed Methods Research (emphasis in research processes that build on mixed methodologies but with priority to qualitative approaches) B) Operationalizing 1. Data Analysis Types (content analysis , discourse analysis , thematic analysis , narrative analysis , etc.) 2. Innovative processes of Qualitative Data Analysis (design analysis, articulation and triangulation of different sources of data – images, audio, video) 3. Qualitative Research in Web Context ( eResearch, virtual ethnography, interaction analysis , latent corpus on the internet, etc.) 4. Qualitative Analysis with Support of Specific Software (usability studies, user experience, the impact of software on the quality of research and analysis) Selected papers will be published by Springer in a book or published in top-quality journals indexed by ISI-Web of Knowledge, SCOPUS and/or Qualis. Journals (provisional): • Ámbitos. International Journal of Communication • Anna Nery School Journal of Nursing • Discourse Studies: An Interdisciplinary Journal for the Study of Text and Talk • Educational Action Research • FOTOCINEMA. Scientific Journal of Cinema & Photography • Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science • Indagatio Didactica Journal • International Journal of Marketing, Communication and New Media • Internet Latent Corpus Journal • Journal Latina of Social Communication • Journal of Business Research • Journal of New Approaches in Educational Research – NAER • Journal of Research Practice • Journal of School of Nursing University of São Paulo • Lusófona Journal of Education • Portuguese Journal of Education • Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal • Qualitative Sociology Review • Revista Ciência & Saúde Coletiva • The Grounded Theory Review • The Qualitative Report Important Dates: Paper submission: March 6, 2016; Notification of acceptance: April 24, 2016; Submission of accepted papers: May 8, 2016; Submission of video: May 30, 2016; Payment of registration, to ensure the inclusion of an accepted paper in the conference proceedings: May 8, 2016; ISQR2016: July 12 and 13, 2016 (english papers); CIAIQ2016: July 12 to 14, 2016 (papers in portuguese or spanish). http://www.ciaiq.org / info@ciaiq.org

Sem comentários:

Enviar um comentário