quarta-feira, 31 de julho de 2013

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

• “Terá lugar nos dias 5 e 6 de setembro o Seminário "Pensar a Escola - política e ação pública em educação", organizado pelo Centro Educatis e pelo Agrupamento de Escolas de Benavente nos dias 5 e 6 de setembro, em Benavente. Saiba mais em: http://www.centroeducatis.net/educatisv3/ • O lançamento do livro da nossa associada Prof.ª Rosanna Barros «As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal: As Novas Instituições e Processos Educativos Emergentes entre 1996-2006». O Evento ocorrerá no Dia 13 de setembro, às 16h na sala 7 do IE da Universidade de Lisboa, e conta com a apresentação do Prof. Doutor Rui Canário. • O livro do nosso associado Prof. Ernesto Candeias Martins «Gerontologia & Gerontagogia e Animação Sociocultural em Idosos», a decorrer no dia 24 de Setembro, no Auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. • De 26 de Agosto a 11 de Setembro está aberta a primeira fase de candidaturas ao Mestrado em Educação – Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho. Saiba mais em: http://candidaturas.alunos.uminho.pt/home.aspx e em: www.ie.uminho.pt • De 26 de Agosto a 11 de Setembro estão abertas as inscrições no Mestrado em Educação para a Saúde (pós-laboral) da Universidade do Minho. Saiba mais em: www.ie.uminho.ot • Decorrerá de 9 a 11 de Outubro de 2013, na cidade de Popayán (Colômbia), o «IV Encontro Internacional de Educação Popular». Mais informações: educadorespopularescauca@gmail.comeducacionpopularunicauca2013@gmail.com • De 1 a 16 de Agosto, a SPCE encerra para férias, reabrindo no dia 19. A todos/as os nossos votos de boas férias. Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto -------------- Mestre em Ciências da Educação / Secretariado da SPCE /Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto/ NIF: 502 459 280/ Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25/ Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h./ E-mail: spce.geral@gmail.com /Website: www.spce.org.pt /Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 /Twitter: www.twitter.com/SPCE1990”

Publicado estatuto das organizações não-governamentais das pessoas com deficiência

“Lisboa, 30 jul (Lusa) - A legislação que define o estatuto das organizações não-governamentais das pessoas com deficiência (ONGPD) e os apoios a conceder pelo Estado a estas estruturas foi hoje publicada em Diário da República (DR), entrando em vigor no domingo. No decreto-lei, o Governo reconhece "o contributo inegável" destas organizações" no processo de inclusão ativa das pessoas com deficiência, na promoção da sua autonomia e qualidade de vida". "As organizações da área da deficiência têm vindo a assumir um importante papel na sociedade", se traduz "na representatividade das pessoas com deficiência e suas famílias" e na "estreita articulação com os diferentes organismos da Administração Pública para o desenvolvimento das respostas sociais mais adequadas às necessidades destes cidadãos". A lei irá permitir que estas organizações "assumam um papel cada vez mais relevante junto da sociedade e das pessoas com deficiência, na defesa dos seus direitos, tendo em vista a plena inclusão económica, social e política das pessoas que representam", refere o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social. Em concreto, a legislação estabelece os vários aspetos jurídicos relativos à criação e funcionamento destas organizações, bem como os seus estatutos. A legislação aplica-se às ONGPD constituídas por iniciativa de particulares, com o propósito de defenderem os direitos e interesses legalmente protegidos das pessoas com deficiência, bem como pugnarem pela sua participação social, desde que não sejam administradas pelo Estado. Aplica-se ainda, "com as necessárias adaptações, às uniões, federações e confederações". Segundo o decreto-lei, as ONGPD "têm o direito de participar na definição das políticas e das grandes linhas de orientação legislativa no domínio da reabilitação e integração das pessoas com deficiência". No caso de crime cometido contra pessoa com deficiência, praticado em razão dessa deficiência, as ONGPD podem constituir-se como assistentes no processo. A ajuda do Estado destina-se a apoiar despesas gerais de funcionamento, como consumos de água, eletricidade e telecomunicações, mas também a apoiar projetos, que promovam os direitos das pessoas com deficiência e a sua qualidade de vida, refere a legislação. O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) é o principal interlocutor institucional de apoio a estas organizações. As ONGPD, ou as suas delegações, que recebem apoio do Estado estão sujeitas à realização de inquéritos, sindicâncias e inspeções ordenados pelo INR. As organizações que não cumpram o estipulado no protocolo de cooperação ficam sujeitas a sanções, nomeadamente a devolução dos montantes recebidos nos apoios, além de não poderem voltar a candidatar-se a estas ajudas. O registo das organizações não-governamentais das pessoas com deficiência será ainda objeto de uma portaria a publicar dentro de quatro meses. HN // CC., Lusa/fim”

CONCURSO SPCE/DE FACTO EDITORES

“PREZADOS(AS) ASSOCIADOS(AS): INFORMAMOS QUE FOI PRORROGADO, ATÉ FINAL DE SETEMBRO, O PRAZO PARA ENTREGA DOS ORIGINAIS PARA O CONCURSO DO PRÉMIO SPCE/DE FACTO EDITORES 2013 A DIREÇÃO DA SPCE ----------- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto/ NIF: 502 459 280/ Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25/ Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h./ E-mail: spce.geral@gmail.com/ Website: www.spce.org.pt/ Facebook: www.facebook.com/SPCE1990/ Twitter: www.twitter.com/SPCE1990

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Financiamento dos cursos do Ensino Artístico Especializado ministrados em estabelecimentos do ensino particular e cooperativo

“A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional disponibiliza informações sobre as condições de acesso ao apoio financeiro às entidades proprietárias de escolas do ensino particular e cooperativo que lecionam cursos do ensino artístico especializado da dança, da música e das artes visuais e audiovisuais, no ano letivo de 2013/2014, determinadas por despacho de 26 de julho de 2013, do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. Saber mais: http://www.anqep.gov.pt/default.aspx

domingo, 28 de julho de 2013

ESREA - Access Learning Careers and Identity conference, November 2013

“Dear ESREA member, The deadline for submission of abstract to the next conference of the ESREA research network on access, learning careers and identities is July 31. More information available in the attachment and at the following webpage: http://www.liu.se/esrea2013?l=en The conference take place November 28-30 in Linköping, Sweden. Professor Linden West will provide a keynote at the conference. On behalf of the organizing committee Andreas Fejes -- Professor and chair of adult education research (Vuxenpedagogik) / Pro-Dean for research and doctoral studies, faculty of educational sciences, Linköping University / Editor of the European Journal for Research on the Education and Learning of Adults (RELA) - www.rela.ep.liu.se / Chair of the national network for research on popular education/ Presentation: www.ibl.liu.se/medarbetare/fejes-andreas / Department of Behavioural Sciences and Learning, Linköping University, 58183 Linköping, Sweden / Tel: +46 13282136/ Fax: +46 13282145/ Mobile: +46 736185553/ E-mail: andreas.fejes@liu.se”

sábado, 27 de julho de 2013

Revista estrema

“Caros membros do CEC, A todos os interessados, A estrema: revista interdisciplinar de humanidades é uma revista on line do Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e tem como objectivo publicar artigos de alunos de qualquer curso superior. O terceiro número, a sair no Outono de 2013, encontra-se em preparação e convidamo-lo a submeter o seu artigo até 31 de Agosto para estrema.cec@gmail.com. Todos os artigos publicados são sujeitos a um processo de blind peer review. Para mais informações visite-nos em www.estrema-cec.com.------ estrema: interdisciplinary magazine of humanities is an on-line publication of the Center for Comparative Studies (CEC) of the Faculty of Letters of the University of Lisbon (FLUL). Its main goal is to publish research papers of both undergraduate and graduate students. Our third issue – Fall 2013 – is being prepared. Submissions should be sent to estrema.cec@gmail.com. The deadline is August 31st 2013. All papers will be subjected to a peer review process. For more information visit: www.estrema-cec.com.”

Popular Education Network Conference 2014 - 6th International Conference of the Popular Education Network - University of Malta

http://www.um.edu.mt/events/pen2014

Congresso Internacional "POLÍTICAS EDUCATIVAS, EFICÁCIA E MELHORIA DAS ESCOLAS"

“Nos dias 21,22 e 23 de novembro de 2013 terá lugar na Universidade de Évora o Congresso Internacional "POLÍTICAS EDUCATIVAS, EFICÁCIA E MELHORIA DAS ESCOLAS". Este congresso surge no âmbito de uma área de investigação que emergiu, no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), a partir do trabalho de acompanhamento científico do Projeto TurmaMais (Programa Mais Sucesso Escolar), por conseguinte, integra o V SEMINÁRIO NACIONAL DO PROJETO TURMAMAIS. Trata-se de um evento que reúne investigadores, académicos, estudantes e profissionais da área da educação constituindo uma oportunidade privilegiada para a divulgação de pesquisas e de estudos, para a troca de experiências, debate de ideias e reflexão no sobre questões organizacionais e pedagógicas no campo da eficácia e melhoria das escolas. Neste seminário pretende-se divulgar algum do trabalho já realizado no âmbito do projeto e aprofundar o quadro metodológico da investigação, bem como criar um espaço de debate e partilha de estudos, de práticas e de saberes em torno da temática da avaliação externa das escolas. Solicitamos, assim, a divulgação deste evento, para mais informações consulte: www.peeme.uevora.pt. Agradecemos desde já a vossa colaboração. Com os melhores cumprimentos, Ana Maria Cristóvão - Comissão Organizadora”

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Candidaturas a projetos mistos de Doutoramento ou de Pós-Doutoramento

“Ex.mos(as) Srs./Sras, Aceitam-se manifestações de interesse, até 5 de Agosto, para o desenvolvimento de projetos de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, a serem submetidos para apreciação e atribuição de bolsas individuais por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia nos concursos de 2013, conforme edital em anexo. Saudações cordiais, Isabel Marques - Secretariado/ Research Centre "Didactics and Technology in Education of Trainers" / Departamento de Educação/ Universidade de Aveiro/ Gabinete: 18.1.4/ Telf.: (+351) 234 247 111/ Ext.: 24232/ www.ua.pt/cidtff -----------------EDITAL : Departamento de Educação, Universidade de Aveiro Centre for Higher Education Research and Practice, School of Education, University of Kingston, UK Candidaturas a projetos mistos de Doutoramento1 ou de Pós-Doutoramento Aceitam-se manifestações de interesse, até 5 de Agosto, para o desenvolvimento de projetos de Doutoramento ou Pós-Doutoramento, a serem submetidos para apreciação e atribuição de bolsas individuais por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia nos concursos de 2013. Os trabalhos de investigação serão desenvolvidos no Departamento de Educação e no CHERP (Centre for Higher Education Research and Practice) da Universidade de Kingston no Reino Unido. Os potenciais investigadores estarão inseridos no Centro de Investigação ‘Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores’ e na Kingston Education Research Network. Aceitam-se manifestações de interesse para as seguintes temáticas: A. Avaliação da qualidade dos Programas Doutorais B. Formação (ligação investigação/ensino) e empregabilidade C. Indagação da pedagogia no ES como mecanismo de potenciar a qualidade do ensino e aprendizagem Os candidatos (portugueses ou estrangeiros) deverão ter média final de licenciatura igual ou superior a 15/16 valores, de mestrado igual ou superior a 15/16 valores e/ou de mestrado integrado igual ou superior a 16 valores na área científica das Ciências Sociais e Humanas (educação, psicologia, sociologia, ou afins). Podem também candidatar-se detentores do grau de Doutor para a candidatura a projetos de pós-doutoramento. É essencial o domínio oral e escrito da Língua Inglesa. Os curricula vitae dos eventuais candidatos deverão ser enviados por e-mail para: Doutora Isabel Huet (huet@ua.pt) Departamento de Educação Universidade de Aveiro A data limite para o envio das candidaturas é o dia 5 de Agosto de 2013.”

terça-feira, 23 de julho de 2013

Arthritis Research UK - Events

Virgin Active London Triathlon 27 July 2013The Virgin London Triathlon is the largest triathlon in the world and will be returning to the ExCel Centre in September. http://www.arthritisresearchuk.org/events/sports/triathlons/virgin-active-london-triathlon.aspx Prudential RideLondon-Surrey 10004 August 2013Take on a cycling challenge like no other through the closed roads of London and the Surrey Hills. http://www.arthritisresearchuk.org/events/sports/cycling/ridelondon-100.aspx

Aplicativo traduz português para linguagem de sinais

Programa criado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) capta voz e reproduz gestos por meio de personagem virtual. Saber mais: http://www.prodeaf.net/

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ISA World Congress Call for Abstracts

“XVIII ISA World Congress of Sociology - Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology / Yokohama, Japan / July 13-19, 2014 / We are pleased to announce that the submission of abstracts to over 600 sessions organized by the ISA Research Committees, Working and Thematic Group is now open. If you are interested in presenting a paper, please submit an abstract on-line before September 30, 2013. For more details, please see Guidelines for Presenters: http://isa-sociology.us7.list-manage2.com/track/click?u=a380bc1925e3c97a0b2a3d4b6&id=c72da08b3c&e=df2a10e9dc

domingo, 21 de julho de 2013

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“Recebemos o Relatório de Atividades 2012/13 do Núcleo de Estudos 25 de Abril, de que é Coordenador o nosso associado Prof. Amadeu Faria. nucleoestudos25abril.blogspot.com. Informação sobre a oferta educativa do Instituto de Educação da Universidade Lusófona. Saiba mais em www.ulusofona.pt Segue o link de um artigo sobre o Seminário «Espaços para a Infância: Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior», organizado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce, decorrido no Hospital Pediátrico de Coimbra, e onde colaboraram associados da SPCE. http://criancasatortoeadireitos.files.wordpress.com/2013/07/coimbra.jpg

Exame Nacional de Geografia (719) (1.ª Fase) - Esclarecimento

“O Gabinete de Avaliação Educacional emitiu um esclarecimento para alunos, pais e encarregados de educação, professores e público em geral na sequência do comunicado da Associação de Professores de Geografia relativo à prova de Geografia A, 1.ª Fase, divulgado pela imprensa. Saber mais: http://www.gave.min-edu.pt/np3/508.html

Baixe gratuitamente o livro "O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares"

“Caros(as), Informo que a EDUFBA, a Editora da Universidade Federal da Bahia, disponibilizou, para download gratuito, o nosso livro "O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E LUGARES". O livro pode ser baixado gratuitamente em: www.galvaofilho.net/noticias/baixar_livro.htm Um abraço, Teófilo Galvão Filho -- www.galvaofilho.net”

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Novo CIES e-Working Paper Online (158/2013)

“Caros/as Colegas, Encontra-se disponível online em http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp um novo CIES e-Working Paper: CIES e-WP N.º 158/2013 «A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais», da autoria de Eva Gonçalves. Cumprimentos / Best regards, Raquel Cruz -- Gabinete de Comunicação e Planeamento - Communication and Planning Office / Avenida das Forças Armadas, Ed. I, 1649-026 Lisboa – Portugal/ Tel.: 210 464 018 / 192/ Fax: 217 940 074 /www.cies.iscte.pt /https://www.facebook.com/cies.pt www.mundossociais.com”

MATERIAIS ONLINE IV ENCONTRO DE INVESTIGADORES DO CEIEF

“Estimados Professores e Investigadores, No link abaixo, todos os materiais disponíveis em: http://www.ceief.ulusofona.pt/index.php/eventos Os melhores cumprimentos”

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Referencial de Educação Financeira

“O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos foi aprovado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, de 30 de maio de 2013. O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos, à luz da estrutura curricular do ensino básico e secundário consagrada no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, com alteração introduzida pelo Decreto-Lei n.º 91/2013 de 10 de julho, propõe-se contribuir para a concretização da educação financeira no âmbito: • da dimensão transversal da Educação para a Cidadania; • do desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos; • da oferta de componentes curriculares complementares, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos, encontra-se disponível em versão portuguesa e inglesa. http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=689”

Concurso “A Europa no Futuro/ Público na Escola”

“O projeto PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares lançam, em parceria com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o concurso A Europa no Futuro. No sentido de promover uma reflexão sobre a Europa, os seus desafios e as múltiplas respostas que nela encontrarão as gerações mais jovens, é lançado o presente concurso de jornais e revistas escolares, tendo em vista a potencialidade destes meios na discussão de temas tão relevantes como o que é proposto. Para além de promover a reflexão crítica, o concurso pretende fazer do jornal/revista escolar um instrumento cívico de discussão e diálogo, estimulando a prática do jornalismo escolar, no sentido de uma verdadeira educação para os media. Os jornais e revistas a produzir em formato digital, com um mínimo de quatro páginas A4, deverão ser enviados, até ao dia 22 de Julho de 2013. Saber mais: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/928.html

Ciclo de concertos na Biblioteca Nacional

“O ciclo Música na Biblioteca Nacional começou no passado dia 5 de julho de 2013, com um programa preenchido com obras que integram o acervo musical da BNP. Concertos de entrada livre, todas as sextas-feiras do mês de julho, são a primeira proposta concreta da recente parceria estabelecida entre a Metropolitana e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Os concertos terão sempre a presença de pequenas mostras organizadas à volta dos compositores e das obras selecionadas para cada apresentação deste ciclo de «Música na Biblioteca». Programação: Sex 19 de julho, 21h30 - MOZART, RESPIGHI E HAYDN / Sex 26 de julho, 21h30 - BEETHOVEN E DITTERSDORF. Saber mais: http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=828%3Aconcerto-metropolitana-marcos-portugal-domingos-bomtempo-estreias-modernas-5-jul-21h30&catid=163%3A2013&Itemid=854&lang=pt

Prémio Escolar Montepio 2013

“Decorrem até 30 de setembro as candidaturas ao «Prémio Escolar Montepio 2013». Trata-se de uma iniciativa da Fundação Montepio que criou o Prémio Escolar Montepio em 2008 e, desde então, tem vindo a distinguir o mérito de quem se dedica e investe na criação e implementação de projetos educativos inovadores. Podem candidatar-se todos os estabelecimentos de ensino público do 3.º ciclo do Ensino Básico, do Continente e Regiões Autónomas, que pretendam apresentar projetos inovadores e de qualidade, em articulação com as diversas áreas de aprendizagem. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1253&date_id=1329§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Número 63: Calidad de vida de las personas con discapacidad

“Hasta el 15 de septiembre de 2013 está abierta la convocatoria para el envío de colaboraciones con destino al monográfico número 63 de la Revista Iberoamericana de Educación (1022-6508) (septiembre – diciembre de 2013), que tratará el tema: Calidad de vida, transición a la vida adulta e inserción laboral de las personas con discapacidad. http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=numeros_proximos&titulo=N%C3%BAmeros%20pr%C3%B3ximos

Publicação Revista Sodebras

“Prezada Professora, Publique seu artigo na Revista Eletrônica Técnica Científica SODEBRAS (Soluções para o Desenvolvimento do País), com Qualis da CAPES, nota B4, em diversas áreas e ISSN 1809-3957. Atende muitas áreas do conhecimento e possui um corpo de pessoas capacitadas em cada área para verificar seus artigos. A Revista Sodebras é multidisciplinar, mensal e está na edição número 91 (julho/2013). Para submeter o artigo o Senhor deve seguir as instruções no Site: http://www.sodebras.com.br; http://www.sodebras.com.br/. Atenciosamente Zélia de Araujo Pedran Equipe Sodebras”

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” - Amnistia Internacional Portugal

“Este projeto piloto, que a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional pretende lançar em Portugal, é uma iniciativa inspirada na experiência da organização noutros países, conhecida por “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”. O projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” surgiu no contexto do Pograma Mundial para a Educação em Direitos Humanos, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2004. Este projeto tem por objetivo capacitar os jovens e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar para integrar os valores e princípios dos direitos humanos em todas as áreas da vida da escola, com destaque para as seguintes: governança; relações interpessoais; currículo e atividade extracurriculares; ambiente escolar. O projeto é fundado nos “10 princípios globais das escolas amigas dos direitos humanos”, que derivam de normas e padrões internacionais sobre direitos humanos, agrupados em torno da promoção de: não discriminação, participação, responsabilização e capacitação. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=684

5.ª Edição dos Prémios de Reconhecimento à Educação

“Decorrem, até ao dia 13 de Setembro de 2013, as candidaturas aos «Prémios de Reconhecimento à Educação». Trata-se de uma iniciativa com organização conjunta do Ensino do Futuro e SINASE que tem como objetivo distinguir e galardoar entidades educativas e formativas cuja atuação se destaque ao nível do contributo que prestaram junto e para a comunidade educativa no ano de 2012, nomeadamente no ensino regular, de projetos específicos no âmbito da formação profissional e de situações de envolvimento da comunidade alargada no contexto escolar. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1255&date_id=1331§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Novedades en la Revista Iberoamericana de Educación 62/3

“Estimados lectores les informamos: • Que está disponible el monográfico número 62 “El cuerpo en la escuela” de la RIE (1022-6508) http://www.rieoei.org • Que está disponible el número 62/3 de la RIE (ISSN: 1681-5653) (versión digital). Pueden consultarlo desde: http://www.rieoei.org • Que hasta el 15 de septiembre de 2013 está abierta la convocatoria para remitir colaboraciones para el monográfico número 63: Calidad de vida de las personas con discapacidad de la RIE (ISSN: 1022-6508). • Que a partir de la edición del n.º 62/3 del 15 de julio, la RIE (ISSN: 1681-5653) (versión digital) pasará a publicarse bimestralmente. Acceder al Boletín: http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=boletin62_3

Convocatória Revista Praxis Educativa

“La Revista Práxis Educativa (UEPG), en colaboración con la ReLePe convoca a presentar artículos para su dossier: "Estudios teóricos y epistemológicos sobre política educactiva". Editores Invitados: César Tello (UNTREF-Argentina) y Jefferson Mainardes (UEPG-Brasil) Período de recepción de artículos: 01/08/2013 a 30/11/2013. Más información en: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/87. Marcela Franco. ReLePe Sitio web: www.relepe.org / Faecbook: https://www.facebook.com/relepe.relepe

sexta-feira, 12 de julho de 2013

SUPERA - Convite tomada de posse dos CSociais

“A SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade é uma associação científica e técnica, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento de atividades orientadas para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência, idosos e acamados em áreas como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação. Informamos que a SUPERA tem novos Órgãos Sociais que assumem assim o compromisso de desenvolver um trabalho de referência em prol da promoção da Engenharia da Reabilitação como uma profissão fundamental para a potencialização das tecnologias de apoio e da acessibilidade de/para todos os cidadãos. A nossa meta fundamental é, sem dúvida, contribuir para uma sociedade que prime pelos princípios da igualdade e da acessibilidade como um direito de todos os cidadãos, repudiando qualquer tipo de discriminação ou de exclusão. Agradecemos a vossa colaboração na promoção da SUPERA e do trabalho desenvolvido, que podem ir consultando através do website www.supera.org.pt Mais se informa que no próximo dia 20 de julho, vamos realizar pelas 16h, no Café El Sonho (Rebordosa - Penacova), uma sardinhada para comemoração da tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, esperando contar-se com a presença dos Sócios e dos Amigos da SUPERA. Este evento será gratuito, incluindo as sardinhas e as bifanas (com exceção das bebidas que deverão ser pagas à parte). / Nota - Confirmar presença indicando o Número de pessoas para: SMS: +351 964 976 063 / Email: david-p-fonseca@telecom.pt / Venham participar neste evento e ajudem a divulgar a SUPERA! “

Bolsa de Cientista Convidado

“Bolsa de Cientista Convidado de Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Lisboa (Publicado em 10-07-2013) More Sharing ServicesPartilhar var addthis_config = {"data_track_clickback":true}; EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&DTítulo: Uma Bolsa de Cientista ConvidadoEncontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Cientista Convidado âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) , com a referência PEst-OE/CED/UI4107/2011 , financiado pela FCT/MEC, através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:Área Científica: Educação.Requisitos de admissão: Doutoramento em Educação, detentor de currículo científico de mérito elevado, para o desenvolvimento e realização de atividades de investigação, incluindo direção ou coordenação de projetos de investigação.Plano de trabalho: Pretende-se que o bolseiro assegure a atividade de projetos em curso no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e promova a proposta de novos projetos no âmbito da investigação em educação, na área de didática das ciências, em especial na interface entre trabalho desenvolvido nas escolas e os museus de ciência, os laboratórios de investigação e o trabalho de campo, nomeadamente no desenvolvimento de atividades escolares focalizadas em conteúdos de ciências naturais. Em particular, este trabalho envolve:a) Desenvolvimento de atividades de natureza investigativa relacionadas com os recursos naturais;b) Implementação e testagem das atividades desenvolvidas;c) Recolha de dados em diferentes contextos educativos;d) Análise integrada dos dados recolhidos, de natureza quantitativa (incluindo análise estatística com recurso a programas informáticas) e qualitativa;e) Escrita e divulgação de comunicações e artigos científicos relativos a estes projetos;f) Elaboração de relatórios e reportes de atividade.Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, que faz parte integrante Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, e pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro, e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (publicado no DR, 2.ª Série, n.º 121, de 25 de junho de 2012).Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Cecília Galvão Couto.Duração da bolsa: A bolsa terá à duração inicial de 3 meses, com início previsto em 5 de outubro de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado por períodos de 12 meses, até uma duração total da bolsa de 27 meses.Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €2600 (Dois mil e seiscentos euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).Os bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoal e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro.O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária ou cheque.Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular, Carta de Motivação e, se necessário, na entrevista de seleção. Na avaliação das candidaturas serão tidos em conta os seguintes critérios:a) Experiência no domínio da investigação em educação, em que se inclui publicações em Didática das Ciências (ponderação de 40%);b) Curriculum académico relevante, em Educação e em investigação em Ciências Naturais (ponderação de 40%);c) Experiência em análise de dados, incluindo análise estatística com apoio informático (ponderação de 20%).Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Cecília Galvão, Professora Catedrática do IEUL, que preside, com a presença dos vogais efetivos, a saber, o Professor Pedro Rocha dos Reis, Professor Associado do IEUL e Professora Doutora Mónica Baptista, Professora Auxiliar do IEUL. Suplente: Professora Doutora Isabel Chagas, Professora Auxiliar do IEUL.Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e publicada no website www.ie.ul.pt, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 25 julho de 2013.As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações e Carta de Motivação).As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço eletrónico bolsas@ie.ul.pt, ou por correio para o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, A/C Professora Doutora Cecília Galvão, Alameda da Universidade, 1649-013, com indicação da Referência Bolsa de Cientista Convidado – Pest-OE/CED/UI4107/2011 No caso de entrega pessoal, as candidaturas deverão ser entregues no Gabinete do Secretariado – Sala B222.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 10 de julho de 2013.O Diretor(Professor Doutor João Pedro Mendes da Ponte). Saber mais: http://emprego.trovit.pt/index.php/cod.frame/url.http%253A%252F%252Fwww.empregoxl.com%252Femprego%252F18869%252Fbolsa-de-cientista-convidado/id_ad.61se1S711wq/what_d.educa%C3%A7%C3%A3o%20social/origin.15/section.21/section_type.1/pop.0

Marie Curie 2013 - Candidaturas / Applications CIES-IUL

“Candidaturas a Bolsas Marie Curie 2013 - No âmbito do concurso para atribuição de Bolsas Maria Curie promovido pela Research Executive Agency (REA) no âmbito do Programa Pessoas do 7º Programa-Quadro de I&DT, o CIES-IUL aceita candidaturas nas seguintes áreas temáticas: Desigualdades, Migrações e Territórios; Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação; Família, Gerações e Saúde ; Política e Cidadania; Trabalho, Inovação e Estruturas Sociais da Economia. Os candidatos selecionados poderão submeter candidatura à Research Executive Agency (REA), com o CIES-IUL como instituição de acolhimento, no âmbito de uma das seguintes tipologias de mobilidade: - Bolsas Intra-europeias / Intra-European Fellowships (IEF); - Bolsas Internacionais de Entrada / International Incoming Fellowships (IIF); - Bolsas Internacionais de Saída / International Outgoing Fellowships (IOF). Estas bolsas destinam-se a investigadores doutorados ou que, não sendo doutorados, tenham pelo menos 4 anos de experiência de investigação a tempo inteiro. Mais informação disponível em: http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/apply-now/open-calls/index_en.htm As candidaturas devem ser apresentadas até dia 26 de julho contendo a seguinte documentação: - Curriculum vitae do candidato/a; - Projeto a desenvolver no âmbito da bolsa de acordo com o formulário da REA; - Indicação da área temática do CIES-IUL a que se candidata. As candidaturas podem ser enviadas por e-mail para coord.gcp.cies@iscte.pt tendo por assunto Candidaturas a Bolsas Marie Curie 2013 ou por correio para: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) / Candidaturas a Bolsas Marie Curie 2013 / Edifício ISCTE, Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa ----------------------- Applications for Marie Curie Fellowships 2013 - In connection with the open call for Marie Curie Actions research fellowships of the Research Executive Agency (REA) under the People Programme of the 7th Framework Programme for RTD, CIES-IUL accepts applications in the following areas: Inequalities, Migrations and Territories; Knowledge Society, Competences and Communication; Family, Generations and Health; Politics and Citizenship; Work, Innovation and Social Structures of the Economy. The selected applicants may submit their application to the Research Executive Agency (REA), with CIES-IUL as host institution, under one of the following types of mobility: - Intra-European Fellowships (IEF); - International Incoming Fellowships (IIF); - International Outgoing Fellowships (IOF). These fellowships are addressed to researchers that possess a doctoral degree or that have at least four years of full-time equivalent research experience. More information available at: http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/apply-now/open-calls/index_en.htm Applications must be submitted by July 26 containing the following documentation: - Curriculum vitae; - Project to be developed according to the form of the REA; - Indication of the subject area of CIES-IUL for which the candidate is applying. Applications may be sent by email to coord.gcp.cies@iscte.pt (the subject line should be Marie Curie Fellowships Applications 2013) or by mail to: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) / Marie Curie Fellowships Applications 2013 / Edifício ISCTE, Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa.-------- Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa (CIES – IUL) / Gabinete de Comunicação e Planeamento - Communication and Planning Office / Avenida das Forças Armadas, Ed. I, 1649-026 Lisboa - Portugal / Tel.: 210 464 018 / 192 / Fax: 217 940 074 / www.cies.iscte.pt / www.mundossociais.com “

Academia Lx |

PRÉMIO ACADEMIA Lx | “Quem tenha feito um estudo ou trabalho de investigação nos últimos 2 anos e que se enquadre nos temas propostos pode ganhar 5000 euros! COMO? Apresente a sua candidatura até 30 de Julho! Mais informações em http://www.lisboaparticipa.pt/ Ou contate a equipa da participação da Câmara Municipal de Lisboa através do email academialx@cm-lisboa.pt

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prémio SPCE/De Facto editores 2013

“Está aberto concurso para o Prémio SPCE/De Facto editores 2013. Ver regulamento em anexo. Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto Mestre em Ciências da Educação - Secretariado da SPCE / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto / Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25 / Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h. /E-mail: spce.geral@gmail.com / Website: www.spce.org.pt / Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 / Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 ----------------------------- REGULAMENTO ANEXO: Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/De Facto Editores 1. O prémio SPCE/De Facto Editores, instituído em conjunto pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e pela De Facto Editores, tem como objetivo estimular a qualidade da investigação no domínio das ciências da educação em Portugal. 2. Podem concorrer trabalhos defendidos como teses de doutoramento ou dissertações de mestrado, bem como outros trabalhos de investigação concluídos e ainda não publicados. 3. Para além das ciências da educação, podem ser apresentados a concurso trabalhos desenvolvidos no âmbito de outras áreas das ciências sociais, políticas e humanas cujo tema esteja diretamente relacionado com as políticas de educação e formação ou com a educação formal, não formal ou informal. 4. O prémio será atribuído ao melhor trabalho submetido a concurso, podendo o júri, eventualmente, considerar que nenhum dos trabalhos enviados mereça ser laureado. 5. Para o prémio a atribuir em 2013, podem concorrer apenas trabalhos concluídos durante os anos de 2011 e 2012. 6. Só podem candidatar‐se ao prémio os sócios da SPCE em situação regular. Para poderem concorrer ao prémio, os novos sócios têm de ser admitidos pela Direcção da SPCE antes da data do envio dos trabalhos. 7. São admitidos ao concurso trabalhos em língua portuguesa, realizados em Portugal ou em qualquer outro país lusófono. 8. Não podem candidatar‐se ao prémio membros em exercício de funções em quaisquer dos órgãos sociais da SPCE. Também não serão consideradas candidaturas de membros de outras estruturas organizativas da SPCE ou da Revista Investigar em Educação. 9. Os trabalhos a enviar para concurso têm de ser apresentados na forma de livro (as teses, dissertações ou relatórios que lhes poderão servir de base devem ser cuidadosamente adaptados antes do seu envio). 10. Os trabalhos a apresentar não poderão exceder 270 000 carateres com espaços. O tamanho da página é o correspondente ao A4, com as margens superior, inferior e esquerda de 3cm e direita 2,5 cm. O tipo de letra deve ser Times New Roman, tamanho 12. A bibliografia deve seguir as normas APA. 11. A instituição onde o trabalho a concurso possa ter sido realizado deverá ser referida com designação não identificável ou fictícia. 12. Os trabalhos que não cumprirem, rigorosamente, os critérios enunciados nos pontos 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 16 não serão admitidos ao concurso. 2 13. O prémio consiste na publicação em livro, pela De Facto Editores, do trabalho selecionado. 14. O júri do prémio, designado para o efeito pela Direcção da SPCE, é composto por sete personalidades de reconhecido mérito no campo das ciências da educação e das ciências sociais em Portugal, podendo decidir por unanimidade ou por maioria. 15. A decisão do júri, devidamente fundamentada e lavrada em ata, deverá ser conhecida até cento e oitenta dias após o fim do prazo da candidatura. 16. Os trabalhos (1 exemplar fotocopiado, acompanhado da folha separada com o nome do autor e título do trabalho, e 7 cópias anónimas em CD deverão ser enviados por correio, com aviso de recepção, para a sede da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Júri do Prémio SPCE/De Facto editores (A/C de Mestre Rosa Branca ou da Profª Doutora Sofia Marques da Silva, Rua João de Deus, nº 38, 4100‐456 Porto). As cópias em CD poderão, no entanto, ser substituídas pelo envio do texto, por email, em PDF (bem como a folha separada com o nome do autor e título), utilizando o endereço spce.geral@gmail.com. 17. Os prazos de candidatura decorrem no período compreendido entre 30 de Maio e 30 de Agosto de 2013. 18. Os casos omissos no presente regulamento serão esclarecidos pela Direção da SPCE em interlocução prévia com o Vice‐Presidente do pelouro ao qual está atribuído o acompanhamento da realização do “Prémio SPCE/De Facto Editores 2013”. Porto, 23 de maio de 2013. A Direcção da SPCE “

quarta-feira, 10 de julho de 2013

IEUL divulgação: XXI Colóquio AFIRSE 2014

“XXI Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse EDUCAÇÃO, ECONOMIA E TERRITÓRIO: O lugar da educação no desenvolvimento 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2014. A secção portuguesa da AFIRSE vai realizar o seu XXI Colóquio e convida todos os interessados a participarem Submissão de resumos até 15 de setembro APRESENTAÇÃO DO COLÓQUIO: Os trabalhos concretizar-se-ão através de conferências, sessões plenárias e ateliês. Nos ateliês, será privilegiada a partilha de resultados de trabalhos de investigação e o debate em torno desses resultados. Tal como em anos anteriores, este colóquio destina-se a todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais da educação e da formação, bem como aos estudantes que se preparam para a intervenção ou a investigação nestes domínios. Participarão no colóquio especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente de países em que a AFIRSE está representada. PROBLEMÁTICA: Educadores, investigadores, economistas, sociólogos, políticos e demais cientistas sociais reconhecem o papel da educação no progresso social, na criação de riqueza, na coesão e justiça sociais, na equidade. Este papel encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto local, nacional, transnacional. Sendo a educação fonte de riqueza pelas qualificações e oportunidades que produz, esta riqueza constitui-se como indispensável ao seu próprio desenvolvimento, distribuição e consumo justo. Aliás, o papel da educação nas sociedades exige a sua produção em qualidade mesmo em situações de crise económica pois uma colectividade não pode perder, para os tempos futuros, gerações qualificadas em consequência de uma qualquer crise. Há assim uma relação inevitável entre a educação e a economia, laço que se ajusta em cada momento e realidade social. Missão, objectivos e professores, ciclos e currículos, projetos e gestão, distribuição e financiamento são influenciados e fortemente regulados pelos contextos local, nacional e transnacional. Por outro lado, o desenvolvimento é considerado, hoje, uma construção largamente local. As comunidades são chamadas e incentivadas a prosseguirem projetos próprios, visando o desenvolvimento social e humano. Ora, a educação tem um papel principal neste processo, fazendo sentido falar-se de projeto e de políticas educativas locais. Nestas circunstâncias, o debate que se propõe abriga todas as contribuições em torno da problemática proposta e constitui uma exigência natural. Nesse sentido, o debate far-se-á em função de cinco eixos temáticos que não são, todavia, exclusivos dado que, dificilmente se consegue cercear e limitar o pensamento. RESUMOS E COMUNICAÇÕES: As comunicações deverão basear-se em trabalhos de investigação e respeitar os eixos temáticos do colóquio. Os resumos são submetidos online, em português e francês, não podem exceder 2500 carateres (incluindo espaços) e devem identificar de três a cinco palavras-chave. O texto do resumo deve incluir a indicação do título da comunicação e referências aos objectivos, ao enquadramento teórico, à metodologia e às conclusões principais da investigação/estudo em causa. Só serão aceites as propostas de comunicação que apresentem resumos nas duas línguas do colóquio, o português e o francês. No caso das comunicações colectivas, solicita-se a indicação do nome de um dos autores para eventuais contactos por parte da organização. DATAS IMPORTANTES: Os resumos deverão ser enviados até ao dia 15 de setembro de 2013. A aceitação será comunicada até ao dia 15 de novembro de 2013. Os textos das comunicações, que não devem exceder 30 000 carateres (incluindo espaços) deverão ser enviados até ao dia 28 de fevereiro de 2014. Mais informações: www.ie.ul.pt

terça-feira, 9 de julho de 2013

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

XXI Colóquio da AFIRSE: A AFIRSE promove mais um colóquio nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2014 sobre "Educação, Economia e Território – o papel da educação no desenvolvimento". Saiba mais em http://afirse.ie.ul.pt/xxi-coloquio-2014/ • O Colóquio «Outros Sentidos para Novas Cidadanias – “Trabalhar em Rede para o Sucesso Escolar: Autarquias, Educação e Desenvolvimento”», Projecto TemRedE, terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto nos dias 11 e 12 de Julho. Saiba mais em http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=10416

domingo, 7 de julho de 2013

"Construir uma Europa para e com as crianças"

Campanha para Abolição dos Castigos Corporais infligidos às crianças http://www.coe.int/t/dg3/children/corporalpunishment/default_en.asp

Os pais são insubstituíveis na educação dos filhos

“Não são receitas mas "orientações simples" para os pais investirem mais na comunicação com os filhos. António Estanqueiro é professor do ensino secundário e escreveu Comunicar com os Filhos, publicado pela Editorial Presença. Ler mais: http://www.ensinoprivado.com/noticia_Os-pais-sao-insubstituiveis-na-educacao-dos-filhos.html

Crianças e jovens em risco - Lisboa 16 Outubro

“Com o tema “Jovens e crianças em risco: Instituição, cuidadores e o seu futuro”, este encontro visa debater esta realidade tão presente no nosso país, procurando conhecer a legislação que está subjacente à institucionalização de crianças e jovens em risco, tomar conhecimento com o tipo de respostas existentes e quais as preocupações que assolam os técnicos e equipas que trabalham com esta realidade. Ler mais: http://www.ensinoprivado.com/evento_Criancas-e-jovens-em-risco--Lisboa-16-Outubro.html

Ninguém é um exemplo para ninguém - Eduardo Sá

“As pessoas ficam feias, quando crescem. Reconhecem, secretamente, que o seu crescimento acabou por ser precipitado. Precipitado nas escolhas que fizeram: por birra e por impulso. E por descuido, certamente. Ler mais: http://www.ensinoprivado.com/noticia_Ninguem-e-um-exemplo-para-ninguem---Eduardo-Sa.html

FCT Newsletter

http://newsletter.fct.pt

sábado, 6 de julho de 2013

Revista N° 52 junho- setembro 2013 - PROJETO CUIDAR MELHOR

DESTAQUES: CUIDAR MELHOR Um conjunto de respostas locais, em Cascais, Oeiras e Sintra. CAFÉ MEMÓRIA Um local de encontro para partilha de experiências e suporte mútuo TENHO DEMÊNCIA: VIVER SOZINHO Se vive sozinho e foi diagnosticado com Demência, aqui pode encontrar sugestões para ajudar-se a si próprio e indicação de quem pode auxiliá-lo a continuar a viver sozinho e em segurança SER CUIDADOR: VIAJAR COM A PESSOA COM DEMÊNCIA - Algumas dicas sobre como planear uma viagem com a pessoa com Demência. FORMAÇÃO Cuidadores familiares e profissionais adquirem novas competências A DOENÇA DE ALZHEIMER NA EUROPA Grupo Europeu de Pessoas com Demência elege nova Vice-Presidente Projeto DECIDE chega ao fim com resultados de sucesso Rugas: da BD para o Cinema. A DOENÇA DE ALZHEIMER EM PORTUGAL Estruturação do Plano Nacional de Intervenção em Perturbações Demenciais Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neurociências Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo. PASSEIO DA MEMÓRIA 2013 Dia 22 de Setembro terá lugar o Passeio da Memória 2013 em vários pontos do país. Faça o download da revista da Alzheimer Portugal: http://www.alzheimerportugal.org/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/articleFile846.pdf

VII Seminário APPDA-Setúbal | Perturbação do Espectro do Autismo - Desafios Futuros | 18 de Julho de 2013

“Ex.mos. Senhores, A APPDA-Setúbal - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 2005, por um grupo de pais e técnicos que consideraram indispensável a criação de uma associação que promova o desenvolvimento, a educação, a integração social e a participação na vida ativa das pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) no distrito de Setúbal. Considerando que vamos promover o VII seminário sobre a “Perturbação do Espectro do Autismo – Desafios Futuros”, que se irá realizar a 18 de Julho p.f., no Auditório Municipal – Cinema Charlot, vimos solicitar a respetiva divulgação junto de todos os potenciais interessados. Gratos pela vossa compreensão, agradecemos desde já a atenção dispensada. Com os melhores cumprimentos. Helena Romeiro -- Técnica de Serviço Social / 265501681 - 916181849 – 916815707 FICHA DE INSCRIÇÃO Nome / Morada / Localidade / Código Postal / Email / Telefone nº / Profissão / Local / trabalho / Motivo de Interesse / PAGAMENTO • Sócios da APPDA-Setúbal e Estudantes: 10.00€ / Não Sócios: 15.00€ / DATA Modos de pagamento até ao dia 12 de Julho de 2013: Ÿ Cheque passado à ordem da APPDA-Setúbal, juntamente com a ficha de inscrição, devidamente preenchida, enviado para a APPDA–Setúbal (Av. 5 de Outubro, Ed. Bocage, 148 – 4º L 2900-309 Setúbal); Ÿ Transferência para o NIB: 003507740013867853088 da Caixa Geral de Depósitos, enviando o talão comprovativo com a ficha de inscrição, por correio para Av. 5 de Outubro, Ed. Bocage, 148 – 4º L 2900-309 Setúbal, fax ou correio eletrónico. -------------------------- APPDA – Setúbal, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO Avenida 5 de Outubro Edifício Bocage, 148 – 4º L – 2900-309 SETÚBAL/ Telefone / Fax: 265501681/ NIPC: 507289994/ Site: www.appda-setubal.com / Email: appda-setubal@sapo.pt, geral@appda-setubal.com/ NIB: 003507740013867853088 da Caixa Geral de Depósitos”

Novo prazo de submissão de resumos alargado | JornadaAForCD 2013 - Jornada LCD: avaliação formativa em contextos digitais

“Dado ao elevado número de solicitações anunciamos um novo alargamento do prazo das submissões até ao dia 28/07/2013! JornadaAForCD 2013 - Jornada LCD: avaliação formativa em contextos digitais Universidade de Aveiro, 26 outubro 2013, http://jornadaaforcd2013.web.ua.pt/ Novo prazo de submissão de resumos – 28/07/2013 Objetivo: A Jornada visa a partilha e reflexão sobre modelos e práticas de avaliação formativa em contextos digitais (podendo ou não recorrer a tecnologias digitais) e destina-se a profissionais de educação (professores, formadores e investigadores), bem como estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento que tenham desenvolvido trabalho na área. Eixos: • Teorias e modelos de avaliação formativa em contextos digitais; • Práticas de avaliação formativa em contextos digitais; • Design de instrumentos digitais de avaliação formativa; • Avaliação formativa de interação online (em fóruns, chats, blogues…); • Avaliação formativa de recursos educativos digitais (e-book, podcast, vídeo, webquest, OCW, MOOC, simulações, jogos, etc); Submissão dos resumos: A submissão dos resumos deve ser feita através da plaforma EasyChair (acesso na página -http://jornadaaforcd2013.web.ua.pt/?page_id=65) O resumo deverá ter a estrutura seguinte: 1. Título; 2. Autor(es), Filiação Institucional e email; 3. Resumo (de 300 a 500 palavras) aludindo aos seguintes aspetos: contexto e pertinência do estudo; objetivo(s); métodos e materiais; principais resultados, conclusões e contributos para a área; 4. Palavras-Chave (3 a 5); 5. Eixo(s) da Jornada em que se enquadra o trabalho; 6. Comunicação ou poster. Participe e ajude a divulgar! Saudações cordiais, Secretariado | LCD ------------ Research Centre "Didatics and Technology in Education of Trainers" Departamento de Educação Universidade de Aveiro / Gabinete: 18.1.4 / Telf.: (+351) 234 247 111 Ext.: 24232 / www.ua.pt/cidtff

Historia de la Educacion 32 (2013)

“Estimados colegas: Me complace informar que se ha publicado Historia de la Educación 32 (2013), revista editada por Ediciones Universidadde Salamanca, yque cuenta con la colaboración de un númeroimportante de universidades y centros de investigación. La parte monográfica de este número va dedicada al estudio del tema "La estética, entre la historia y la pedagogía", y ha sido coordinada por el prof. Angel Moreu de la Universidad de Barcelona. Se adjunta índice de artículos. En próximos días se procederá el enviode ejemplares de las suscripciones y colaboraciones de las universidades, como en ocasiones anteriores. El número 33 (2014) de Historia de la Educación va destinado al estudio de la "Formación profesional en la historia", y es coordinado por el prof. Leoncio Vega Gil, Un cordial saludo desde Salamanca José María Hernández Díaz -- Prof.Dr. José María Hernández Díaz / Catedrático de Historia de la Educación Dpto.de Tª e Hª dela Educación / Facultad de Educación.Universidad de Salamanca / Tfno.:923294630-3384 / Fax:923294627 / Mail: jmhd@usal.es / Canalejas, 169 37008-Salamanca (España)”

Divulgação: Exibição do filme "Meninos de Parte Nenhuma" (11 de Julho)

“A Plataforma Portuguesa das ONGD, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) e a Assembleia da República têm o prazer de o/a convidar para a exibição de “Meninos de Parte Nenhuma”, um filme de Isabel Noronha e Vivian Altman. Sinopse: Situado no Moçambique de hoje, o filme narra as histórias de quatro crianças – Arnaldo, Fernando, Belucha e Lina – e a sua luta quotidiana por uma vida com dignidade e direitos. Pode ver o trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=fx-KAcIvGMk A exibição terá lugar no dia 11 de Julho no Centro de Acolhimento do Cidadão da Assembleia da República (entrada pela porta lateral - Rua de S. Bento) pelas 18h30 (após o final da Sessão Plenária). A projeção será antecedida pela inauguração da exposição de desenhos e ilustrações de crianças dos PALOP e Timor-Leste, “Vozes de Nós”, uma iniciativa da ACEP. Entrada livre, condicionada à capacidade da sala (aproximadamente 100 lugares). O Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento” é uma iniciativa conjunta Plataforma Portuguesa das ONGD e UNRIC. Para mais informações, mais informações através do e-mail cesar.neto@plataformaongd.pt Entrada Gratuita. César Neto --- Responsável de Comunicação/ Avenida Infante Santo, nº21, piso técnico esquerdo, 1350-177 Lisboa, Portugal / Tel. (+351) 21 887 22 39 | Fax. (+351) 21 887 22 41 /Website: www.plataformaongd.pt / Facebook: https://www.facebook.com/plataformaongd/ Email: cesar.neto@plataformaongd.pt

Convite - Tomada de Posse dos O. Sociais da SUPERA

“A SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade é uma associação científica e técnica, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento de atividades orientadas para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência, idosos e acamados em áreas como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação. Informamos que a SUPERA tem novos Órgãos Sociais que assumem assim o compromisso de desenvolver um trabalho de referência em prol da promoção da Engenharia da Reabilitação como uma profissão fundamental para a potencialização das tecnologias de apoio e da acessibilidade de/para todos os cidadãos. A nossa meta fundamental é, sem dúvida, contribuir para uma sociedade que prime pelos princípios da igualdade e da acessibilidade como um direito de todos os cidadãos, repudiando qualquer tipo de discriminação ou de exclusão. Agradecemos a vossa colaboração na promoção da SUPERA e do trabalho desenvolvido, que podem ir consultando através do website www.supera.org.pt . Mais se informa que no próximo dia 20 de julho, vamos realizar pelas 14h30, no Café El Sonho (Rebordosa - Penacova), uma sardinhada para comemoração da tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, esperando contar-se com a presença dos Sócios e dos Amigos da SUPERA. Este evento será gratuito, incluindo as sardinhas e as bifanas (com exceção das bebidas que deverão ser pagas à parte). Venham participar neste evento e ajudem a divulgar a SUPERA! Para mais informações, contatar através: SMS: +351 96 497 60 63 / david-p-fonseca@telecom.pt Obrigado. Um abraço, David Fonseca / SMS: +351 96 497 60 63 / david-p-fonseca@telecom.pt”

sexta-feira, 5 de julho de 2013

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“ • 35º Congresso do Movimento da Escola Moderna. Estão abertas inscrições para o congresso que se realizará entre 18 e 20 de julho de 2013 (www.movimentoescolamoderna.pt ) • Nos dias 21,22 e 23 de Novembro de 2013 terá lugar na Universidade de Évora o Congresso Internacional "POLÍTICAS EDUCATIVAS, EFICÁCIA E MELHORIA DAS ESCOLAS". Saiba mais em: http://www.peeme.uevora.pt • Mestrado em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, ccordenado pelo Pro. doutor Augusto palhares. Universidade do Minho, 2ª fase de candidaturas: 26 de Agosto a 11 de Setembro 2013. Regime/Horário: Quinta e Sexta (em horário pós-laboral e b-learning *) * ensino à distância – Internet • Mestrado em Educação para a Saúde, coordenado pela Profa. Doutora Clara Costa Oliveira, membro da SPCE. Universidade do Minho, 2ª fase de candidaturas: 26 de Agosto a 11 de Setembro 2013. Regime/Horário: Pós-Laboral (sexta-feira das 18h às 23h e Sábado das 8h às 13h). • Mestrado em Ciências da Educação/Especialização em Educação de Adultos, da UTAD. Estão abertas candidaturas. • Realizar-se-á nos dias 12 e 13 de Julho, no auditório do Hospital Pediátrico Carmona da Mota, em Coimbra, o Seminário «Espaços para a Infância: Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior.». Para mais informações: 925656916 ou 239483288 / espacoinfancia@gmail.com/ www.facebook.com/anip.intervencaoprecoce/ www.anip.net/ • A data para submissão de resumos para o VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional «Avaliação: Desafios e Riscos», sofreu alteração para o dia 15 de Julho, • Concurso para Bolsa no âmbito do projeto “Entre Mais e Melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa”, coordenado pela Profª Leonor Torres, membro da SPCE. http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=37314&lang=pt • Vai realizar-se o 26e colloque international de l’ADMEE, entre 15 e 17 de janiero de 2014, em Marraqueche (Marrocos), sob o tema «Cultures et politiques de l'évaluation en éducation et en formation» http://www.admee2014.ma | admee2014@gmail.com Os sócios da SPCE têm desconto na inscrição. • Universidade Internacional de Verão da ADMEE-Europe. Saiba mais em: http://www.univ-orleans.fr/iufm/groupe-de-recherche-en-education-et-en-formation • O VIII Curso de Verão, subordinado ao tema, “Escola, Cidadania e Estatuto do Aluno: Olhares e experiências plurais”, realizar-se-á na Universidade do Minho, como vem sendo tradição, por iniciativa do Departamento de Ciências Sociais da Educação, nos dias 11, 12 e 13 de Julho de 2013. • «As Autarquias e a Educação num Contexto de Mudança das Formas de Governação» é o título do livro recentemente publicado da autoria de António Francisco Baixinho, membro da SPCE. • «Supervisão e Colaboração – Uma relação para o desenvolvimento» é o título do livro recentemente publicado da autoria de Isabel Alarcão, membro da SPCE. • Estão aberturas candidaturas para o 3.º Ciclo de Estudos em Didáctica de Ciências e Tecnologia da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. • Estão abertas candidaturas para o mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Educação de Adultos, na UTAD. • Realizar-se-á no próximo dia 19 de Julho o IV Encontro do CeiEF, no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A entrada e a participação (participação sujeita a inscrição prévia) são gratuitas. Para informações e inscrições contacte secretariado.ceief@gmail.com, Daniel Silva Branco. Saiba mais em www.ceief.ulusofona.pt. Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto -- Mestre em Ciências da Educação/ Secretariado da SPCE/ Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto / Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25/ Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h/. E-mail: spce.geral@gmail.com/ Website: www.spce.org.pt/ Facebook: www.facebook.com/SPCE1990/ Twitter: www.twitter.com/SPCE1990”

Call for Papers_Workshop "Transnational public participation and social movement activism"

“International Workshop "Transnational public participation and social movement activism". Early career scholars workshop on Ambiguities of global spread, professionalization and standardization. 14-15 november 2013, Lisbon. Call for papers is open until 18th August 2013. An organization from CESNOVA and CIES. Early career scholars workshop. Transnational public participation and social movement activism. Ambiguities of global spread, professionalization and standardization. 14-15.11.2013 in Lisbon For more information: http://cesnova.fcsh.unl.pt/?area=000&mid=000&id=CNT51d186ecc6c50 Facebook page: https://www.facebook.com/notes/cesnova/call-for-papers-workshop-transnational-public-participation-and-social-movement-/542748039118636

segunda-feira, 1 de julho de 2013

PRPPGE] Lançamento do livro da Profª Bete Petry

“Caros leitores, É com orgulho que compartilhamos o lançamento do livro "O CORPO NAS EXPRESSÕES GRÁFICAS DE HUMOR: Dilma Rousseff e a política brasileira contemporânea" http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3792 Autor(es): Michele Bete Petry; ISBN: 978-85-8042-598-7; Editora: EDITORA CRV; Distribuidora: EDITORA CRV; Disponibilidade: 15 Dia(s); Número de páginas: 114; Ano de Edição: 2013; Formato do Livro: 14X21; Número da Edição: 1. Segue a Sinopse da Profª Drª Carmen Lúcia Soares (Unicamp-br) Resultado de uma rigorosa e detalhada pesquisa, este trabalho evidencia universos políticos e estéticos no interior dos quais se alojam insidiosas e contraditórias noções acerca da beleza corporal, das relações de gênero, das feminilidades e de sua constante naturalização, enfim, vozes e traços que insistem em dizer e mostrar coisas das quais o mundo está saturado. É assim que a autora atenta a uma possível interpretação do corpo impresso em caricaturas, charges e cartuns em sua relação com a política brasileira contemporânea, elege como personagem central de sua narrativa Dilma Rousseff, na condição de ministra, candidata e presidente do Brasil, e movimenta uma escrita da história que interpela e desterritorializa a autoridade por meio do riso. Interrogando expressões ordinárias, efêmeras e grotescas que fazem rir, Michele Bete Petry desnaturaliza o humor nos traços fugidios das caricaturas, charges e cartuns, remetendo-nos a camadas da história bem mais profundas e densas do que nos fazem crer as aparências de entretenimento instantâneo e do gesto simples e ingênuo de fazer rir. Com seus múltiplos jogos de linguagem, de poderes e de saberes, os modos como registra as formas diversas e múltiplas do humor permitem compreender mutações sociais e, mais ainda, a tímida evolução dos costumes. Profª Drª Carmen Lúcia Soares (Unicamp-br) Boa leitura, Dr. Christian Muleka Mwewa E-mail: christian.mwewa@unisul.br ------------ Equipe POIÉSIS Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação https://www.portaldeperiodicos.unisul.br/Poiesis”