domingo, 15 de dezembro de 2013

Chamada para artigos Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem

“Editoras convidadas: Márcia Denise Pletsch Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( PPGEduc-UFRRJ). Geovana Mendonça Lunardi Mendes – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PGE-UDESC). Proposta de dossiê: Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem. Sem dúvida nas sociedades contemporâneas temos avançado enormemente na implementação de políticas públicas que garantam a escolarização de pessoas com deficiências e outras condições atípicas do desenvolvimento, sobretudo, com a ampliação das chamadas políticas de educação inclusiva fundamentadas em princípios da diversidade humana e da equidade de oportunidades. Para além dos avanços é importante compreender como os governos e as sociedades têm articulado as diretrizes da educação inclusiva com as suas propostas educacionais? Que suportes educativos vêm sendo propostas para garantir a inclusão de alunos com deficiências, especialmente as mais acentuadas? Como essa proposta tem impactado as políticas de currículo? Que práticas curriculares têm sido desenvolvidas nas escolas públicas? Que recursos pedagógicos são necessários para o ensino de alunos com deficiências? As políticas de inclusão escolar garantem inclusão social? Qual é o papel da Educação Especial enquanto área do conhecimento frente a essas propostas políticas? O que dizem as pesquisas científicas sobre a implementação dessas políticas? Como esses alunos vem participando das avaliações formais realizadas na escola? A publicação deste dossiê tem interesse em refletir sobre essas questões que são urgentes no campo da Educação Especial. Para tal, convida pesquisadores a contribuírem, a partir de estudos e pesquisas inéditas, assim como análises criativas e dados originais com novas possibilidades para compreender as políticas de escolarização de alunos com diferentes necessidades educacionais especiais em decorrência de deficiências e outras condições atípicas do desenvolvimento, as formas em que são desenhadas as políticas curriculares para atender a diversidade presente na escola contemporânea, assim como os processos de ensino e aprendizagem dirigidas para esse alunado. Sobre a revista: Celebrando seu 22 aniversário, AAPE é um periódico multilingue, de abrangência internacional, revisado por pares e de acesso livre. Destinado a professor@s, pesquisador@s, profissionais, administrador@s, polític@s e analistas preocupados com políticas educacionais, AAPE aceita manuscritos inéditos em inglês, espanhol e português, sem restrições a perspectivas conceituais e metodológicas. AAPE é uma revista classificada como A2 no Qualis CAPES. Informações para submissão: Todos os manuscritos devem ser submetidos eletronicamente no sítio de AAPE e seguir as instruções da Revista para a submissão: http://epaa.asu.edu/ojs/. Manuscritos submetidos para publicação em outras revistas ou periódicos não serão considerados. Prazo para submissão: 28 de fevereiro de 2014. Prazo para publicação: 28 de julho 2014. Contatos: marciadenisepletsch@gmail.com; geolunardi@gmail.com Education Policy Analysis Archives. Website: http://epaa.asu.edu/ojs Facebook: https://www.facebook.com/EPAAAAPE Twitter: @epaa_aape

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