sábado, 17 de março de 2012

FORMAÇÃO EM TIC/NEE

“Caro (a) colega,

O Gabinete de Formação da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, a pedido de muitos professores/educadores, mormente os de educação especial, organizou uma ação de formação no domínio das tecnologias de informação e comunicação aplicadas às necessidades educativas especiais. Neste momento, temos o privilégio de já termos acreditada pelo CCPFC a Ação “TECNOLOGIAS DE APOIO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS”, com a duração de 25h e orientada pelo Mestre em Educação Especial RUI FERNANDES, coordenador do Centro de Avaliação em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (CANTIC). Cujo trabalho desenvolvido no âmbito das TIC/NEE é, sobejamente (re)conhecido, por muitos docentes de Educação Especial.

No presente ano letivo, apenas poderemos desenvolver uma turma, pelo que vimos indagar junto do (a) colega se estará interessado (a)em frequentá-la e qual a preferência de horário: SÁBADOS / de 5 de maio a 23 de junho (manhã – 9.30 h/13.30h) ou PÓS-LABORAL / 5ªs feiras, de 3 de maio a 14 de Junho (18h/21.30h). É nossa pretensão, irmos, cada vez mais, ao encontro da disponibilidade dos nossos formandos, pelo que agradecemos a V. breve resposta, antes de nos decidirmos sobre o dia de realização da ação.

Segue, o Programa da ação para V. apreciação, bem como uma ficha de inscrição para eventual candidatura.

Com os melhores cumprimentos.
Maria José Serrano
Diretora do Gabinete de Formação

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PROGRAMA

Duração/creditação: 25 h presenciais / 1 crédito
Registo nº CCPFC/ACC-69243/12
Modalidade: Curso de Formação
Formador: Mestre Rui Fernandes
Calendarização: a definir
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Fundamentação:
Cerca de 10% da população europeia tem algum tipo de deficiência reconhecida. Estima-se que existam 84 milhões de alunos (22% da população escolar europeia) que necessitam de algum tipo de intervenção especial.
Estes dados confirmam que a procura de soluções educativas para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) não constitui um aspecto insignificante que passa apenas pela sensibilização ou aceitação inconsequente desta população nas escolas.
As tecnologias de apoio, enquadradas por estratégias pedagógicas adequadas, são benéficas para a maior parte destes alunos, constituindo mesmo para alguns a única forma de poderem responder eficazmente aos desafios da escola.
O Decreto-Lei Nº 3/2008, de 7 de Janeiro, refere que devem ser criadas as condições necessárias para a participação plena dos alunos com necessidades educativas especiais na escola. Nesse sentido, tendo em conta que a inclusão de muitos alunos passa pela utilização de tecnologias de apoio, é fundamental reconhecer a importância do aumento de competências dos professores no uso destes recursos, como hoje se reconhece a nível nacional, com a recente legislação relativa às competências TIC.
Crianças que devido a perturbações do desenvolvimento de diferentes etiologias e que, por uma política educativa universalmente aceite e em Portugal devidamente legislada, estão inseridas em escolas de ensino regular, devem ser bem acompanhadas, de modo a que sejam possíveis aprendizagens ricas e significativas.
Não basta distribuir tecnologias se as mesmas não forem acompanhadas de uma formação que as potencialize e as contextualize num ambiente natural de sala de aula, sob perigo de desperdiçar recursos e de não responder de forma adequada às necessidades educativas dos alunos. Numa altura em que é tão evidente o esforço de equipar as escolas com tecnologias moderna se atribuir aos alunos com necessidades educativas especiais os recursos de que necessitam, é imperativo acompanhar esse esforço com a formação adequada, que permita aos professores saibam transformar equipamentos em soluções – soluções pedagógicas mas também soluções de autonomia e de participação plena.
Objetivos:
Compreender e reflectir sobre as potencialidades das tecnologias de apoio para alunos com necessidades educativas especiais
Reconhecer e seleccionar as tecnologias de apoio e as estratégias adequadas para possibilitar o prosseguimento da escolaridade dos alunos com necessidades educativas especiais
Explorar tecnologias de apoio (hardware e software), gratuitas e disponíveis comercialmente
Criar e partilhar recursos utilizando os programas explorados
Conteúdos:
•Apresentação dos formandos e da ação de formação
•Importância das tecnologias de apoio para alunos com necessidades educativas especiais: Conceitos básicos
•Tecnologias de apoio disponíveis gratuitamente
- Baixas tecnologias
- Opções de acessibilidade do Windows
- Opções de acessibilidade nas aplicações mais comuns
•Exploração de tecnologias de apoio para acesso ao computador
•Exploração de tecnologias de apoio para comunicação aumentativa
•Criação de actividades com software de autor gratuito
•Avaliação e apresentação/discussão dos trabalhos realizados
Inscrição e Frequência:
Inscrição em formulário próprio para o efeito ou on-line em www.eseag.pt
Pagamento de duas propinas no valor de 65.00 € cada.
O preenchimento das vagas é feito por ordem cronológica do pagamento da 1ª propina.
LOCAL DE REALIZAÇÃO:
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃOALMEIDA GARRETT
ESE Almeida Garrett
Grupo Lusófona I Construir Futuro
Tel. 218862042 ext. 4114
Palácio de Santa Helena
Largo do Sequeira, nº7
1100 – 587 Lisboa
maria.serrano@eseag.pt
www.eseag.pt “

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