terça-feira, 11 de outubro de 2011

Manifesto Ciencia Portugal: White Paper

“Caros colegas,

Nas últimas semanas foram divulgados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) os resultados dos concursos de projectos de I&D. Terminado este ciclo e sob uma nova direcção, a FCT deverá iniciar em breve a preparação dos novos concursos para os próximos anos.
Nós, os proponentes do Manifesto Ciência Portugal, pensamos que este é o momento certo fazer chegar aos dirigentes com responsabilidades na gestão da ciência portuguesa medidas concretas para melhorar as condições de financiamento científico em Portugal.
São quatro os pontos do "white paper" (ver abaixo) que estamos a propor para implementação imediata:

1- Diversificação dos projectos científicos de forma a que estes se adeqúem às diferentes fases de carreira dos investigadores. Esta medida não irá incorrer em maiores gastos pelo estado, somente numa redistribuição mais adequada às necessidades da comunidade científica.

2- Regularização do calendário dos concursos de financiamento científico. Propomos uma calendarização fixa para as datas de: 1- abertura dos concursos, 2- divulgação dos resultados e 3- início do financiamento dos projectos aprovados. Esta simples medida terá consequências extremamente positivas para o sucesso da investigação: permitirá aos grupos que já desenvolvem a sua actividade em Portugal programar de modo mais eficiente os seus financiamentos e por outro lado funcionará como um factor positivo no recrutamento de novos grupos do estrangeiro que reconhecerão uma política científica regular.

3- Divulgação de uma meta anual de projectos. Aconselhamos que o estado se comprometa com uma meta nunca inferior a 20% dado que abaixo deste valor torna-se impossível distinguir com rigor as melhores candidaturas.

4- Optimização das avaliações dos projectos. Com o objectivo de reduzir os custos propomos avaliadores não presenciais e pro-bono. Havendo a necessidade de uma discussão final, propomos que esta seja feita por um painel remoto em teleconferência. Para promover avaliações mais justas propomos que a FCT se comprometa a consultar 2/3 dos avaliadores por projecto.
O White Paper, e a lista dos seus proponentes, podem ser lidos e comentados aqui:
http://www.cienciaportugal.org/whitepaper
Com os melhores cumprimentos
José Pereira Leal,

P.S: Qualquer assunto relacionado com o site ou estes emails, por favor contactem-me (preferencialmente por email):

Jose Pereira Leal, PhD
Computational Genomics Laboratory &
Bioinformatics and Computational Biology Unit
Instituto Gulbenkian de Ciência
Apartado 14
P-2781-901 Oeiras
Portugal
email: jleal@igc.gulbenkian.pt
phone: +351 21 446 4528
fax: +351 21 440 7973
http://www.evocell.org
http://bioinformatics.igc.gulbenkian.pt”

Sem comentários:

Enviar um comentário