sábado, 14 de setembro de 2013
"Do Sul ao Sol"– A Universidade de Coimbra e a China
“A Universidade de Coimbra teve um papel importante no estabelecimento de contactos entre a Europa e a China e centralizou muito do conhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do século XVI. "Do Sul ao Sol" apresenta alguns dos mais significativos traços materiais que testemunham a história de 500 anos de relações entre Portugal e a China. A exposição está patente até 27 de outubro na Biblioteca Joanina e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, incluindo três núcleos temáticos: Encontro, Ciência e Cultura.
Encontro: Coimbra e o conhecimento da China na Europa
O “Encontro” entre Portugal e a China é assinalado pela chegada do explorador Jorge Álvares à ilha de Linting, em 1513. A cultura e o território chineses foram documentados por diversos historiadores, cartógrafos e missionários, deixando sólido rasto na literatura e na historiografia portuguesas. A exposição mostra um conjunto notável de documentos e objetos pertencentes às coleções da Universidade de Coimbra que testemunham este “Encontro” entre o Ocidente e o Oriente.
Ciência: Coimbra e o intercâmbio científico com a China
Os jesuítas iniciaram missões de evangelização no Oriente a partir do século XVI. Os missionários jesuítas contribuíram para difundir a ciência europeia na China e para divulgar a ciência chinesa na Europa. Diversos e importantes matemáticos e astrónomos jesuítas europeus passaram pelo Colégio conimbricense antes de partirem em missão para o Oriente. Coimbra teve um papel fundamental na formação académica destes missionários.
Cultura: A influência chinesa no gosto e na cultura material
O intercâmbio cultural com a China promoveu novos usos e costumes, causando alterações no gosto e na estética em Portugal e na Europa. Os portugueses divulgaram o chá e importaram produtos como a porcelana, a seda, o arroz, a laranja-doce e as plantas medicinais. A Universidade de Coimbra reuniu, no século XIX, uma notável coleção de produtos provenientes de Macau que são representativos deste intercâmbio cultural. Saber mais:
http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=exhibitions&id=404 “
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário