quinta-feira, 6 de junho de 2013
SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS
“Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho terá lugar o VIII Curso de Verão, «Círculo de Saberes 2013: ESCOLA, CIDADANIA E ESTATUTO DO ALUNO: OLHARES E EXPERIÊNCIAS PLURAIS» orientado pelos professores Carlos Gomes, Fernanda Martins, Natália Fernandes e Teresa Sarmento. Para saber mais, o folhetos anexos.
A Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) abre Mestrado em Educação e de Infância. Saiba mais em: www.fch.lisboa.ucp.pt
/
vai realizar-se o XV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Viseu, Portugal | 13, 14 e 15 de novembro de 2013 | siie13esev.ipv.pt /
O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação /
Saudações cordiais,
Rosa Branca Pinto /
Mestre em Ciências da Educação /
Secretariado da SPCE /
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação -
Rua João de Deus, 38,
4100-456 Porto /
Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25 /
Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h. /
E-mail: spce.geral@gmail.com /
Website: www.spce.org.pt /
Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 /
Twitter: www.twitter.com/SPCE1990
-------------------------
Folheto anexo:
A oferta de formação de curta duração constitui um vetor importante da ligação entre a universidade e a comunidade, que tem vindo a consolidar-se como uma opção de referência da Universidade do Minho. Neste sentido, o Departamento de Ciências Sociais da Educação assume a responsabilidade social de contribuir para a edificação de percursos e modalidades de educação ao longo da vida e de construir respostas socialmente sustentadas aos desafios da sociedade do conhecimento.
Círculo de Saberes é uma iniciativa que propõe (per)cursos entendidos como: espaços para construir e partilhar saberes de diversas proveniências e incidências; oportunidades para mobilizar o conhecimento dos contextos, dos quotidianos, das práticas, das experiências dos diversos atores interessados nos caminhos da educação; momentos para lançar pontes entre o saber-fazer e o fazer-saber.
Porque o saber ocupa lugar e porque a universidade deve constituir-se como um lugar de diversidade − dos públicos, das perguntas, dos percursos, dos saberes, dos projetos , propõe-se com o Círculo de Saberes abrir um fórum de debate e análise de algumas problemáticas mais candentes no campo da educação a partir de uma focalização eminentemente sociológica e política.
Círculo de Saberes é uma realização do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação, que dispõe de uma equipa de docentes e investigadores com uma larga experiência e um conhecimento aprofundado e polifacetado dos problemas, práticas, desafios e potencialidades emergentes em diversos contextos e instituições educativos ou com valências educativas.
“Escola, Cidadania e Estatuto do Aluno: olhares e experiências plurais” -
Carlos Gomes ,
Fernanda Martins ,
Natália Fernandes ,
Teresa Sarmento .
O Estatuto do Aluno é uma lei do estado de direito democrático que institui um modelo de referenciação e regulação ética e normativa do processo educativo e formativo numa escola marcada pela diversidade social e cultural dos alunos e respetivas famílias. Essa diversidade abre a possibilidade de na escola e a propósito da escola se revelarem, no espaço social, múltiplos e por vezes conflituantes olhares, perspetivas e interesses. Por isso é importante debater, com a ajuda da perspetiva sociológica, a proposta educativa contida no Estatuto, bem como as respostas que pretende dar ao desafio político, social e civilizacional da educação das jovens gerações.
Objetivos:
Visibilizar os contributos teóricos e concetuais da sociologia da educação para a interpretação e análise do Estatuto do Aluno.
Analisar as contribuições do Estatuto do Aluno para a formação de cidadãos e comunidades democráticas.
Conhecer, debater e analisar a experiência das lideranças das escolas na implementação do Estatuto do Aluno
Identificar e analisar as implicações do Estatuto do Aluno para a condição social das crianças enquanto sujeitos de direitos consagrados universalmente.
Confrontar o Estatuto do Aluno com as definições e teorizações sociológicas dos conceitos de liberdade, autoridade, disciplina e comportamentos divergentes.
Conhecer, debater e analisar olhares plurais da comunidade educativa sobre o Estatuto do Aluno. /
Organização do curso: segundo uma tipologia que compreenderá sessões teóricas e sessões teórico-práticas. /
Horário de funcionamento: Quinta-feira, 11 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h) ,
Sexta-feira, 12 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h) e
Sábado, 13 de Julho (9h-13h) /
Local de funcionamento: Universidade do Minho ,
Campus de Gualtar ,
Braga /
Inscrições: até 1 de Julho de 2013 /
Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação ,
Instituto de Educação ,
Universidade do Minho,
Campus de Gualtar ,
4710-057 Braga /
Endereço eletrónico: calexandra@ie.uminho.pt /
Valor da inscrição:
45 € - Público em geral ,
20 € - Estudantes da Universidade do Minho /
Pagamento através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos) /
Inscrições por endereço eletrónico, enviando comprovativo de pagamento:
calexandra@ie.uminho.pt /
Número limite de inscrições: 25 (segundo a ordem de receção) /
Coordenação: Fátima Antunes (fantunes@ie.uminho.pt) /
Organização: Cristina Fernandes (calexandra@ie.uminho.pt) ,
Daniela Silva (dsilva@ie.uminho.pt) ,
Fátima Antunes”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário