quinta-feira, 6 de junho de 2013

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho terá lugar o VIII Curso de Verão, «Círculo de Saberes 2013: ESCOLA, CIDADANIA E ESTATUTO DO ALUNO: OLHARES E EXPERIÊNCIAS PLURAIS» orientado pelos professores Carlos Gomes, Fernanda Martins, Natália Fernandes e Teresa Sarmento. Para saber mais, o folhetos anexos. A Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) abre Mestrado em Educação e de Infância. Saiba mais em: www.fch.lisboa.ucp.pt / vai realizar-se o XV Simpósio Internacional de Informática Educativa Viseu, Portugal | 13, 14 e 15 de novembro de 2013 | siie13esev.ipv.pt / O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação / Saudações cordiais, Rosa Branca Pinto / Mestre em Ciências da Educação / Secretariado da SPCE / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto / Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25 / Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h. / E-mail: spce.geral@gmail.com / Website: www.spce.org.pt / Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 / Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 ------------------------- Folheto anexo: A oferta de formação de curta duração constitui um vetor importante da ligação entre a universidade e a comunidade, que tem vindo a consolidar-se como uma opção de referência da Universidade do Minho. Neste sentido, o Departamento de Ciências Sociais da Educação assume a responsabilidade social de contribuir para a edificação de percursos e modalidades de educação ao longo da vida e de construir respostas socialmente sustentadas aos desafios da sociedade do conhecimento. Círculo de Saberes é uma iniciativa que propõe (per)cursos entendidos como: espaços para construir e partilhar saberes de diversas proveniências e incidências; oportunidades para mobilizar o conhecimento dos contextos, dos quotidianos, das práticas, das experiências dos diversos atores interessados nos caminhos da educação; momentos para lançar pontes entre o saber-fazer e o fazer-saber. Porque o saber ocupa lugar e porque a universidade deve constituir-se como um lugar de diversidade − dos públicos, das perguntas, dos percursos, dos saberes, dos projetos , propõe-se com o Círculo de Saberes abrir um fórum de debate e análise de algumas problemáticas mais candentes no campo da educação a partir de uma focalização eminentemente sociológica e política. Círculo de Saberes é uma realização do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação, que dispõe de uma equipa de docentes e investigadores com uma larga experiência e um conhecimento aprofundado e polifacetado dos problemas, práticas, desafios e potencialidades emergentes em diversos contextos e instituições educativos ou com valências educativas. “Escola, Cidadania e Estatuto do Aluno: olhares e experiências plurais” - Carlos Gomes , Fernanda Martins , Natália Fernandes , Teresa Sarmento . O Estatuto do Aluno é uma lei do estado de direito democrático que institui um modelo de referenciação e regulação ética e normativa do processo educativo e formativo numa escola marcada pela diversidade social e cultural dos alunos e respetivas famílias. Essa diversidade abre a possibilidade de na escola e a propósito da escola se revelarem, no espaço social, múltiplos e por vezes conflituantes olhares, perspetivas e interesses. Por isso é importante debater, com a ajuda da perspetiva sociológica, a proposta educativa contida no Estatuto, bem como as respostas que pretende dar ao desafio político, social e civilizacional da educação das jovens gerações. Objetivos: Visibilizar os contributos teóricos e concetuais da sociologia da educação para a interpretação e análise do Estatuto do Aluno. Analisar as contribuições do Estatuto do Aluno para a formação de cidadãos e comunidades democráticas. Conhecer, debater e analisar a experiência das lideranças das escolas na implementação do Estatuto do Aluno Identificar e analisar as implicações do Estatuto do Aluno para a condição social das crianças enquanto sujeitos de direitos consagrados universalmente. Confrontar o Estatuto do Aluno com as definições e teorizações sociológicas dos conceitos de liberdade, autoridade, disciplina e comportamentos divergentes. Conhecer, debater e analisar olhares plurais da comunidade educativa sobre o Estatuto do Aluno. / Organização do curso: segundo uma tipologia que compreenderá sessões teóricas e sessões teórico-práticas. / Horário de funcionamento: Quinta-feira, 11 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h) , Sexta-feira, 12 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h) e Sábado, 13 de Julho (9h-13h) / Local de funcionamento: Universidade do Minho , Campus de Gualtar , Braga / Inscrições: até 1 de Julho de 2013 / Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação , Instituto de Educação , Universidade do Minho, Campus de Gualtar , 4710-057 Braga / Endereço eletrónico: calexandra@ie.uminho.pt / Valor da inscrição: 45 € - Público em geral , 20 € - Estudantes da Universidade do Minho / Pagamento através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos) / Inscrições por endereço eletrónico, enviando comprovativo de pagamento: calexandra@ie.uminho.pt / Número limite de inscrições: 25 (segundo a ordem de receção) / Coordenação: Fátima Antunes (fantunes@ie.uminho.pt) / Organização: Cristina Fernandes (calexandra@ie.uminho.pt) , Daniela Silva (dsilva@ie.uminho.pt) , Fátima Antunes”

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