“Exmo(a). Senhor(a)
Damos conhecimento a Vossa Excelência que vai ter lugar de 25 a 29 de Abril de 2012, em Changown, Republica da Coreia, o XII congresso Internacional das Cidades Educadoras, sob o tema central “ Ambiente Verde, Educação Criativa”.
Como é dito na documentação do Congresso “ A Associação Internacional das Cidades Educadoras está convencida que é necessário que exista uma actuação conjunta à escala mundial para promover o desenvolvimento sustentável e que as cidades desempenham um papel importante na hora de se fazer frente a este reto global devido à interrelação entre os problemas meioambientais globais e locais. A educação é uma das ferramentas mais valiosas que temos para facilitar a transição para um mundo mais sustentável. E, precisamente uma das tarefas essenciais a desempenhar nas cidades educadoras é a melhoria da qualidade de vida”.(…) Este congresso pretende compreender, reexaminar e compartilhar ideias, experiências e práticas sobre como melhorar o ambiente verde das cidades mediante uma educação criativa”. Entre as várias actividades constantes do programa deste evento, realçam-se três conferências plenárias “ “ Em busca da harmonia entre a Humanidade e a Natureza”; “ Justiça social, educação e cidades verdes”; “ Alteração climática e cidades educadoras” workshops e posters que permitem a apresentação e partilha de práticas, exemplos de casos e experiências das cidades, segundo três eixos temáticos” e doze subtemas.
No eixo temático 1 - “ Políticas, planificação urbanística verde e infraestruturas sustentáveis nas cidades educadoras”, poderão tratar –se os seguintes âmbitos: Planificação urbanística e espaços públicos; Infraestrutura sustentável; Ecomobilidade; Biodiversidade.
No eixo temático 2 – “ Governação inclusiva, justiça social, apropriação comunitária e capacitação nas Cidades Educadoras, poderão ser tratados os seguintes âmbitos: Governação; Justiça social; Participação, apropriação comunitária e capacitação; Alterações nos estilos de vida; Saúde.
No eixo temático 3 – “ Economia verde, ecotrabalho, sistemas e tecnologias energéticas verdes nas cidades educadoras”, poderão ser tratados os âmbitos seguintes: A reestruturação ecológica da economia local; Energias renováveis e novas tecnologias; Ecotrabalho, empresas socialmente e meioambientalmente responsáveis.
As propostas de apresentação de experiências, nestes eixos temáticos, devem ser feitas até dia 30 de Novembro, através da secção Apresentação de Experiências – www.iaec2012.go.Kr/spa/sub/04_01.jsp do portal deste congresso, candidaturas essas que serão apresentadas ao Comité Cientifico e a notificação da aceitação das mesmas será feita de 4 a 6 de Janeiro de 2012.
Todas as informações constam do Sitio Web do Congresso (http://www.iace2012.go.Kr).
Com os melhores cumprimentos
Pela Equipe do Gabinete Lisboa, Cidade Educadora
Maria de Lurdes Rabaça”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário