quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sistemas de Comunicação

Índice

 Comunicação/Linguagem/Fala
 Processo de Comunicação
 Como se desenvolve a Comunicação
 Tipos de Comunicação
 Funções da Comunicação
 Formas da Comunicação
 Multideficiência
 Comunicação aumentativa e/ou alternativa

Comunicação

“Processo activo de troca de informação que envolve codificação (ou formulação), a transmissão e a descodificação (ou compreensão) de uma mensagem entre dois ou mais intervenientes” (Sim-Sim,I. 1998)

Linguagem
“Função complexa que permite exprimir e perceber estados afectivos, conceitos e ideias através de signos (acústicos e gráficos)”. (Rondal, 1980)

Fala
“É o modo verbal-oral de transmitir mensagem e envolve uma precisa coordenação de movimentos neuromusculares orais, a fim de produzir sons e unidades linguísticas, realizada através do processo de articulação de sons” (Bernstein e Tiegerman, 1993)

Processo de Comunicação
Ruído
Mensagem
Emissor → Receptor
Canal
Meio
Feedback

Como se desenvolve a comunicação
Emissor ↔ Receptor

Desenvolver Competências Comunicativas:
 Turn-taking
 Atenção Conjunta
 Intencionalidade Comunicativa


Turn-taking

A ↔ B

Atenção Conjunta

A
↕ › X
B

Intencionalidade Comunicativa
“Refere-se a quem emite o sinal comunicativo, e que tem a intenção de afectar o receptor desse sinal de determinado modo” (Wetherby, 1990)


Tipos de Comunicação

Comunicação Verbal Não Verbal

Oral Fala Sons
Choro
Riso

Não Oral Escrita
Braille
Língua Gestual
Morse Gestos Corporais
Expressões Faciais
Posturas

Comunicação Expressiva vs Comunicação Receptiva

Funções da Comunicação
 Pedidos;
 Protestar/ Rejeitar
 Chamar a atenção;
 Saudar;
 Comentar;
 Estabelecer relações sociais;
 Contestar;
 Afirmar;
 Entre outros.

Formas de Comunicação
Sem Ajuda:

Com as mãos Apontar
Gestos
Dactilologia
Língua Gestual

Com o corpo Expressões Faciais
Movimentos Corporais
Direcção do olhar

Com a voz Vocalizações
Fala

Com Ajuda:

Com Gráficos Fotografias
Imagens
Signos Gráficos
Letras

Pré-requisitos que facilitam a Comunicação/ Linguagem/ Fala

 Capacidades sensoriais
 Capacidades de processamento
 Capacidades motoras
 Capacidades de conversação
 Razões para comunicar
 Meio de comunicação

Deficiência/Comunicação
“Indivíduos com limitações acentuadas no domínio cognitivo, associadas a limitações no domínio motor ou domínio sensorial (visão e/ou audição) e que requerem apoio permanente, podendo ainda necessitar de cuidados de saúde específicos” (Orelove e Sobsey,2000)

Emissor ↔ Receptor
Domínio Moto / Domínio Sensorial / Domínio Cognitivo / Domínio Ambiental / Domínio Emocional / Domínio Perceptivo

Comunicação aumentativa e/ou alternativa (C.A.A.)
A comunicação aumentativa e/ou alternativa é uma área de intervenção que tenta compensar de forma temporária ou permanente indivíduos com distúrbios de comunicação.

Objectivos da C.A.A.
 Reduzir frustrações com o insucesso comunicativo;
 Promover a interacção interpessoal e social;
 Melhorar a compreensão da linguagem;
 Aumentar a inteligibilidade do discurso;
 Facilitar o desenvolvimento linguístico;
 Promover uma maior participação escolar;
 Aumentar as oportunidades vocacionais.

Sistemas de comunicação sem ajuda
 Não necessitam de instrumentos, nem auxilio técnico;
 O único veículo de comunicação é o próprio corpo da pessoa que comunica;
 Gestos de uso comum;
 Gestos idiossincráticos;
 Sistemas manuais para não ouvintes;
 Alfabeto manual.

Sistemas de comunicação com ajuda
 Requerem a utilização de material exterior ao próprio corpo, como suportes de comunicação.
 Sistemas de comunicação por objectos;
 Sistemas de comunicação por imagens;
 Sistemas de comunicação por linguagem codificada;
 Sistemas com base na escrita;
 Sistemas combinados;
 Sistemas de comunicação através de símbolos gráficos

- Sistema Bliss
- Sistema PIC
- Sistema SPC

 Sistemas de comunicação combinados

- Programa Makaton

Sem comentários:

Enviar um comentário