sexta-feira, 17 de maio de 2013

Seminário Nacional Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no Século XXI Programa14-15junho2013.rtf

“Exmos./ as Senhores / as, Envio em anexo o Programa do nosso evento. Com os melhores cumprimentos, Augusto Deodato Guerreiro Diretor Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio / UNIVERSIDADE LUSÓFONA / Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa / Telef.: 217 515 500 - ext. 2332 Fax: 217 577 006 / mestrado.com.alternativa@ulusofona.pt / filipa.vieira@ulusofona.pt / dir.dcci@ulusofona.pt / www.ulusofona.pt ------------------ ANEXO Seminário Nacional "ESPECIFICIDADES COMUNICACIONAIS NA EDUCOMUNICAÇÃO NO SÉCULO XXI: Relacionamento e Interação no Desenvolvimento Humano Inclusivo". (Com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa/Missão Descobrir) Dias 14 e 15 de junho de 2013 - Lisboa - Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias DIREÇÃO CIENTÍFICA: Augusto Deodato Guerreiro ORGANIZAÇÃO: Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (MCATA) e Linha de Investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) INSCRIÇÕES (Gratuito, sendo a inscrição obrigatória para a obtenção do Certificado de Participação): Através do endereço de email: mestrado.com.alternativa@ulusofona.pt Data Limite: 12 de junho OBJECTIVOS: Apresentar e partilhar reflexões e boas práticas, sob o ponto de vista científico e tecnológico, pedagógico e cultural, de esclarecimento e sensibilização pública, em torno de metodologias e estratégias comunicacionais específicas na educomunicação inclusiva no século XXI, com enfoque no relacionamento, interação e desenvolvimento humano, num espaço de debate em que professores de educação especial e outros responsáveis na área da deficiência, investigadores e instituições, técnicos e alunos possam, designadamente: Contribuir para um alargado debate científico sobre as problemáticas complexas da comunicação e da educação inclusivas, bem como sobre as suas implicações na vida familiar, escolar e social; Provocar um amplo entendimento, intercompreensão e divulgação dos conceitos e práticas educomunicacionais aplicáveis às diversas tipologias da deficiência; Fundamentar uma melhor inclusão social e qualidade de vida das pessoas surdas, com base no conhecimento, utilização e partilha das diferentes terminologias e conceitos das diversas áreas do saber humano, numa dimensão educomunicacional bilingue e bicultural; Sensibilizar as famílias, profissionais e investigadores, as instituições, os media e a sociedade para a vital importância do processo inclusivo do desenvolvimento sensorial e sociocognitivo, de relacionamento e interação das pessoas com deficiência, com recurso às vantagens da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologias adaptativas e produtos de apoio, meios humanos auxiliares de comunicação, numa perspetiva educomunicacional e de formação para todos; Refletir metodologias e estratégias para a utilidade e aplicação dos diferentes sistemas comunicacionais específicos e processos inclusivos de educação; Promover a necessária consensualidade educomunicacional para a realização de uma aprofundada reflexão e consequente atuação e desempenho na estruturação de metodologias e estratégias sociocomunicacionais e sócio-educativas, que fomentem a natural inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência. PROGRAMA: Dia 14 de junho de 2013 14h00 - Receção dos Participantes e Entrega de Documentação. 15h00 - Sessão de Abertura Intervenções: Representante da organização do evento: Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro. Diretor da ECATI/ULHT: Professor Doutor José A. Bragança de Miranda. Administrador Adjunto/ULHT: Professor Doutor Manuel José Damásio. Reitor da ULHT: Professor Doutor Mário Moutinho. Presidente do INR: Dr. José Madeira Serôdio. Coordenadora do Grupo de Trabalho do Ensino Especial da Comissão Parlamentar Educação, Ciência e Cultura/AR: Deputada Margarida Almeida. 15h30 - 1º Painel - Educomunicação, Media e Inclusão Coordenação: Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro (Diretor do DCC/ECATI/ULHT) Comunicações: "Educomunicação Inclusiva no Século XXI: desafios e propostas" Augusto Deodato Guerreiro (MCATA/ECATI/ULHT). "A comunicação como sintoma: nem doença nem remédio" David Rodrigues (FMH/UTL e Presidente do ISEIT/IPiaget). "Educação informal e comunicação: que desafios?" Catarina Ramos (UAtlânticaã. "Supervisão educomunicacional" Paula Vital (UAtlântica). 16h30 - Debate. 16h45 - Pausa para Café. 17h00 - 1º Painel (2ª Parte) - Educomunicação, Media e Inclusão Coordenação: Professora Doutora Isabel Sanches (Diretora do 2º Ciclo em Ed.Especial e do Curso de Ed.Inclusiva do IE/ULHT) Comunicações: "Cuidados ergooftalmológicos e de iluminação/iluminância nos espaços educativos e culturais" Fernando Bivar Weinholtz (Médico Oftalmologista e investigador, fundador e Diretor do Gabinete de Subvisão do Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto). "O impacto inclusivo dos trabalhos do GRMD - Grupo de Reflexão Media e Deficiência" Sérgio Gomes da Silva (Diretor de Serviços de Assessoria, Conceção e Avaliação/Gabinete para os Meios de Comunicação Social e Coordenador do GRMD). "A Missão Descobrir: o seu papel na informação, educação e inclusão social das pessoas surdas" Helder Duarte (Docente de LGP no MCATA/ECATI/ULHT e Gerente da Missão Descobrir). 17h45 - Debate. 18h00 - Encerramento dos Trabalhos. Dia 15 de junho de 2013 09h00 - 2º Painel - Educomunicação, Literacia e Linguagens Especiais, Ambientes Pessoais de Aprendizagem Coordenação: Professora Doutora Cristina Saraiva (MCATA/ECATI/ULHT) Comunicações: "A comunicação aluno-aluno e professor-aluno: a perceção dos professores" Francisco Ramos Leitão, Mariana Grilo, Sara Catalão e Sara Leonardo (Professor e Alunas do MCATA/ECATI/ULHT). "A negociação e a comunicação professor-professor: a perceção dos professores" Francisco Ramos Leitão, Iolanda Sousa, Lurdes Guerreiro e Rosário Lourenço (Professor e Alunas do MCATA/ECATI/ULHT). "A criança cega no ensino básico: um processo inclusivo de aquisição de competências sociocomunicativas num ambiente pessoal de aprendizagem" Luísa Maria Pires Miguel (Mestre em CATA/ECATI/ULHT). "A importância da tecnologia na comunicação da criança/jovem com paralisia cerebral e baixa visão: o teste da Grounded Theory" Isabel Ferreira Camalhão (Professora de Educação Especial/Ministério da Educação e Doutoranda em Educação/ULHT). "Projeto braille inclusivo no século XXI" Ana la Feria (Arquiteta e investigadora na área de produtos especiais). "Matemática, braille e informática: integração e perspetivas" Aquilino Rodrigues (Mestre em CATA, investigador e Docente no MCATA/ECATI/ULHT, Diretor da Electrosertec - Equipamentos Tecnológicos Especiais). "Para uma didática do Sistema Braille e o desempenho dos alunos com deficiência visual na disciplina de Língua Portuguesa" Ana Paula Sousa (Investigadora e Doutoranda em Educação/ULHT). 10h30 Debate. 10h45 - Pausa para Café. 11h00 - 3º Painel - Educomunicação e Cultura, Tecnologias e Acessibilidades/Mobilidade Coordenação: Professor Doutor Francisco de Carvalho (MCATA/ECATI/ULHT) Comunicações: "A coesão funcional e interventiva do trinómio equipas-materiais-grupo de crianças no sucesso da estimulação precoce das crianças com deficiência para a sua inclusão escolar" Joana Pelicano (Professora de Educação/Ministério da Educação e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "As conversas informais no desenvolvimento humano através dos sistemas de comunicação alternativa" Raquel António (Terapeuta da Fala e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "Recentes tecnologias de apoio: o caso das APPS" Manuel da Costa Leite (Docente da ECATI e do 2º Ciclo em CATA/ULHT). "Se eu não cuidar de mim, quem cuidará de nós? - A importância da qualidade de vida dos cuidadores de crianças com PEA/multideficiência" Ana Rita Rosa e Fedra Coelho (Terapeutas da fala e Mestrandas em CATA/ECATI/ULHT). "A importância da inclusão digital na terceira idade" Carla Sofia Cardoso Lopes (Formadora de Multimédia e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "Museologia acessível: teorias e boas práticas em Portugal" Ana Moutinho (Doutoranda em Museologia/ULHT) e Susana Zuzarte (Professora de Educação Especial e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "Turismo acessível: teorias e boas práticas em Portugal" Manuel da Costa Leite (Docente da ECATI/ULHT e do 2º Ciclo em CATA) e Margarida Vieira (Intérprete de LGP e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "Orientação/mobilidade e desenvolvimento sociocognitivo e profissional das pessoas com deficiência visual" Júlio Damas Paiva (Professor de Educação Especial, investigador e fundador da Escola de Cães-Guias/Mortágua). 12h45 - Debate. 13h00 - Almoço. 14h30 - 4º Painel - Um Novo Paradigma Educomunicacional para as Pessoas Surdas: Língua Gestual Portuguesa, Formação Bilingue e Bicultural, Direitos e Informação Política e Partidária Coordenação: Professor Doutor Jorge Serrano (Diretor da ESEAG/ULHT) Comunicações: "Educação bilingue e bicultural da criança surda: pressupostos e sugestões" Maria José Freire (Professora Especialista e Co-coordenadora dos Cursos de LGP da ESE/IPSetúbal). "Sem ruídos visuais: a mudança necessária na educação das pessoas surdas" Dina Almeida (Professora de Educação Especial/Ministério da Educação e Doutoranda em Educação/ULHT). "Signwriting: aplicação à LGP" Rafaela Cota da Silva (Intérprete de LGP e Mestre em CATA/ECATI/ULHT). "Olhos que ouvem... Mãos que falam: proposta de um guia didático de LGP para alunos ouvintes" Gabriela Cristina Ribeiro Silva (Intérprete de LGP e Mestre em CATA/ECATI/ULHT). 15h30 - Debate. 15h45 - Pausa para Café. 16h00 - 4º Painel (2ª Parte) - Um Novo Paradigma Educomunicacional para as Pessoas Surdas: Língua Gestual Portuguesa, Formação Bilingue e Bicultural, Direitos e Informação Política e Partidária Coordenação: Professor Doutor Rui Estrela (Diretor do 1º Ciclo em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, e do 2º Ciclo em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade da ECATI/ULHT) Comunicações: "A letra e o gesto: estruturas linguísticas em Língua Gestual Portuguesa e Língua Portuguesa" Tânia Martins (Intérprete de LGP e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "Dialetos gestuais em Portugal" Maria de Lurdes da Graça Gonçalves (Professora de Educação Especial/Ministério da Educação e Mestre em CATA/ECATI/ULHT). "Gestuar a história: terminologia específica e interpretação em Língua Gestual Portuguesa" Cláudia Sofia Carvalho Valadares (Intérprete de LGP e Mestranda em CATA/ECATI/ULHT). "O papel/importância dos Canais Parlamento na informação parlamentar, política e partidária das pessoas surdas" Filipe Venade de Sousa (Presidente da Assembleia Geral da FPAS e Doutorando em Direito/Universidade do Minho). 17h00 - Debate. 17h30 - Sessão de Encerramento Intervenções: Representante da Organização do Evento: Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro. Direção da ECATI/ULHT: Professor Doutor José Gomes Pinto. Direção do IE/ULHT: Professor Doutor Óscar de Sousa. Representante do INR: a confirmar. “

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