sábado, 29 de março de 2014

Os artigos de 2012 mais consultados no Repositório Institucional do ISCTE-IUL

“Número da revista: 68 - Título do artigo: Desigualdades globais (http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt) - Autor: António Firmino da Costa / Número da revista: 69 - Título do artigo: Políticas públicas de saúde: tendências recentes (http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ) - Autora: Mariana Vieira da Silva / Número da revista: 70 - Título do artigo: A experiência subjetiva com a doença mental: o caso da depressão (http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ) - Autora: Cecília Neto e Fátima Alves. Sociologia, Problemas e Práticas (http://sociologiapp.iscte.pt/ ) está indexada em: SCOPUS: Scopus_Sociologia, Problemas e Práticas (http://www.scopus.com/results/results.url;jsessionid=640345F7D92524A2E394A1D0093069DE.y7ESLndDIsN8cE7qwvy6w?sort=plf-f&src=s&st1=0873-6529&sid=6FA50E540F52C72CD9E633B16D07D19B.kqQeWtawXauCyC8ghhRGJg%3a140&sot=b&sdt=b&sl=15&s=ISSN%280873-6529%29&origin=searchbasic&txGid=6FA50E540F52C72CD9E633B16D07D19B.kqQeWtawXauCyC8ghhRGJg%3a14 ) - Web of Science-Thomson Reuteurs SciELO Citation Index: Web of Science_Sociologia, Problemas e Práticas (http://pcs.webofknowledge.com/SessionError.cgi?DestApp=UA&CSID=V1YmqYsFsnTyWJRoy8j&Error=Server.sessionExpired ) Proposta de artigos para publicação em: Submissões online (http://revistas.rcaap.pt/spp/about/submissions#onlineSubmissions ) Saudações cordiais, Maria das Dores Guerreiro Diretora de Sociologia, Problemas e Práticas”

quinta-feira, 27 de março de 2014

[New post] Hablemos juntos de Autismo

Hablemos juntos de Autismo - by Marina “Un diagnóstico de autismo asusta y a su vez, da muy poca información. El espectro autista es tan amplio que hay personas con autismo que nunca hablarán y otras que harán carreras universitarias, se casarán y tendrán hijos. Algunos finalmente descubrirán que no tenían autismo y otros encontrar algún síndrome asociado. Pero todos tienen los […]. Read more of this post - http://desafiandoalautismo.org/hablemos-juntos-de-autismo/ Marina | March 27, 2014 at 1:08 pm | URL: http://wp.me/p1MkMx-15H “

Consulta pública - Área Europeia sobre Competências e Qualificações

“A Comissão Europeia, através da Direção-Geral Educação e Cultura, convida todos os interessados, cidadãos a título individual ou organizações, a participarem, até ao dia 15 de abril de 2014, numa consulta pública sobre a criação de uma área europeia de competências e qualificações. O objetivo será colher opiniões sobre: os problemas com que se confrontam os estudantes e os trabalhadores, no que respeita à transparência e ao reconhecimento das suas competências e qualificações quando mudam de emprego ou quando querem aprender mais (dentro e entre os Estados-Membros da Europa); a adequação das políticas e instrumentos europeus; os potenciais benefícios de um futuro Espaço Europeu de Competências e de Qualificações. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=895

2 de abril - Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

“A 2 de abril de 2014 assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, data em que se realiza, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Seminário dinamizado pela Federação Portuguesa de Autismo (FPDA), sob o tema aglutinador "A qualidade de vida das famílias com crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo em Portugal: diagnóstico e impactos sociais e económicos". Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022010605&dID=35022

Linha do professor – Informação sobre sexualidade juvenil

“No dia 1 de abril de 2014, o Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família, vai lançar a linha do professor. Trata-se de um recurso para a implementação de projetos a desenvolver ou já existentes nos agrupamentos de escolas na área da Educação Sexual. Saber mais: http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=956

Seminário do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica

“O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra organiza no próximo dia 28 de março de 2014 o Seminário do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica. Este Seminário incide sobre a história da farmácia através da publicidade a medicamentos (séc. XIX-XX). Traça-se uma história da farmácia e do medicamento, uma história da ciência e da aplicação prática das descobertas científicas, tendo como objecto e como eixo continuador e ilustrativo a publicidade à farmácia e aos medicamentos sublinhando com particular ênfase a história da farmácia, do medicamento e das ciências da saúde em Portugal no contexto internacional. Esta sessão, que se realiza no âmbito do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica, consiste num seminário da disciplina de Temas de História das Ciências e Tecnologia, aberto à comunidade universitária. Saber mais: http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=calendar&id=457

Projeto TEJO

“O Projeto de candidatura para inscrição da paisagem cultural do Tejo ibérico na lista do património mundial da UNESCO – Projeto TEJO - é promovido pela Associação Tagus Universalis Portugal e visa a construção de um Roteiro de diferentes estruturas/unidades territoriais com qualidade paisagística com a colaboração de escolas, professores e alunos. Para o efeito, constitui objetivo deste projeto a criação de uma rede de escolas pertencentes aos municípios ribeirinhos do Tejo. Dado que o projeto tem como objeto de trabalho o rio Tejo e a sua bacia hidrográfica, e como objetivos identificar diferentes tipos de paisagens, analisar a interação entre fatores naturais e humanos e compreender a organização do território, os alunos que o vierem a integrar, independentemente do seu nível etário, irão desenvolver capacidades, implementar estratégias e adquirir conhecimentos geográficos que fazem parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=960

Ensino da Paleontologia: Novas Abordagens

“Decorrem até 31 de março, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), as inscrições para ações de formação em Geologia, destinadas a professores dos Ensinos Básico (3.º ciclo) e Secundário, dos grupos de códigos 420 e 520. A formação, que se encontra acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pretende levar os docentes a descobrir o ensino da Paleontologia no campo e na cidade. Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022010633&dID=35068

terça-feira, 25 de março de 2014

Publicação eTwinning 2013

“Foi divulgada a publicação eTwinning 2013, um ebook que dá voz, visibilidade e reconhecimento ao trabalho que os embaixadores eTwinning desenvolvem nos seus países. Os novos eTwinners encontrarão aqui informação prática de como iniciar uma experiência eTwinning e aqueles que já conhecem o projeto terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1349&date_id=1425§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Prémio Científico IBM

“A IBM Portugal instituiu em 1990 o Prémio Científico IBM, com a finalidade de distinguir trabalhos de elevado mérito no campo das Ciências da Computação, estimulando jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus trabalhos. A IBM pretendeu com esta iniciativa, que será continuada, estimular os jovens investigadores, promovendo a divulgação dos seus trabalhos e fomentar o relacionamento entre as comunidades industriais, académica e da investigação científica. A este Prémio pode concorrer qualquer cidadão português, ou residente em Portugal comprovadamente há pelo menos 3 anos, com menos de 36 anos de idade em 31 de Dezembro do ano a que o Prémio se refere. Os trabalhos, que têm obrigatoriamente de ser submetidos em Língua Portuguesa e em nome individual, são avaliados por um júri constituído por um grupo de cientistas portugueses de elevado prestígio internacional e reconhecidamente líderes das principais áreas do conhecimento a que o Prémio Científico IBM está associado, e por um representante da Companhia IBM Portuguesa. Saber mais: http://www-05.ibm.com/pt/pc/premio.html

Concurso Treelympics 2014

“O Concurso Treelympics 2014 é um concurso dirigido a crianças e jovens do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, bem como a toda a comunidade educativa em geral, promovido no âmbito do Programa Environment Online (Ambiente online) - ENO. Environment Online (Ambiente online) - ENO é uma escola virtual global em rede para o desenvolvimento sustentável, a qual teve o seu início em 2000. Este programa promove dois dias anuais de plantação de árvores, o Eno Tree Planting Day, que ocorrem a 22 de maio, dia da biodiversidade, e a 21 de setembro dia internacional da paz. O primeiro ENO Tree Planting Day teve lugar a 21 de setembro de 2004. Para celebrar os 10 anos do ENO Tree Planting Day vai decorrer um concurso para a plantação de árvores a nível individual, por escola e país – as Treelympics 2014– em que serão consideradas todas as árvores plantadas no período de 20 março a 24 outubro de 2014. Saber mais: http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=954

sábado, 22 de março de 2014

Sessão de Lançamento de Publicações sobre Direitos da Criança - Assembleia da República, 2 de abril de 2014

Sessão de lançamento de duas Publicações na área dos Direitos da Criança, que terá lugar na Assembleia da República, no dia 2 de abril | Horário: 10.00 - 12.00 / Local: Assembleia da República - Sala do Senado, 1249-068 Lisboa. O acesso às publicações pode ser feito através de: http://www.gep.msess.gov.pt/ ou http://srsg.violenceagainstchildren.org/page/961. Confirmação até dia 28 de Março para ana.paula@gep.msess.gov.pt

EVENTO _ SKYDIVE EUROPE LIGHTS IT UP BLUE

“Caros sócios e amigos, Como todos sabemos, no próximo dia 2 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Recebemos um convite do Skydive Europe, Centro Internacional de Paraquedismo, que não é indiferente a esta causa, e dando continuidade ao que já foi feito em anos anteriores, planeou um grande evento para integrar e alertar a população para esta iniciativa, convidando todos a tornarem este dia ainda mais azul! O evento no Skydive Europe terá lugar no Aeródromo de Figueira dos Cavaleiros (Alentejo), no dia 29 de Março, Sábado, a partir das 9h30, de modo a vir a ser comunicado no dia 2 de Abril. A ideia a transmitir é a de que qualquer pessoa, entidade ou lugar pode contribuir para esta consciencialização, no caso do Skydive Europe, com o paraquedismo. Assim, neste dia irão ser desenvolvidas várias ações, cujos resultados reverterão para as associações de apoio à problemática do autismo que estiverem presentes. Serão recebidos por um Welcome Coffee e ser-vos-á também apresentado o plano e o objetivo do evento. Ao longo do dia, poderão ser adquiridas t-shirts alusivas ao Light It Up Blue, sendo que os resultados obtidos da venda das mesmas serão sorteados às associações presentes. Um pequeno preço para uma grande causa! Contamos com a presença de várias caras conhecidas, que vêm com toda a energia para tornar este dia ainda maior! Várias empresas de atividades aéreas também se juntaram ao Skydive Europe: irá haver um Show Acrobático, com muitas manobras radicais, um balão cativo para a diversão dos presentes, e claro, algumas exibições de paraquedismo! Pretende-se que o dia seja dedicado a estas pessoas, que sem dúvida merecem todo o apoio do Skydive Europe! Há muitas surpresas preparadas para alegrar este dia, pelo que se convida todos a juntarem-se a este vento para iluminar esta mensagem e ajudar a levá-la o mais alto e longe possível! Com os melhores cumprimentos, Helena Romeiro - Técnica de Serviço Social/ APPDA - Setúbal, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO - Avenida 5 de Outubro, Edifício Bocage, 148 - 4º L, 2900-309 SETÚBAL / Telefone / Fax: 265501681 / Site: www.appda-setubal.com / Email: appda-setubal@sapo.pt, geral@appda-setubal.com / NIB: 003507740013867853088 da Caixa Geral de Depósitos”

Os artigos de 2013 mais consultados no Repositório Institucional do ISCTE-IUL

“ Número da revista - Título do artigo - Autor/a: 71 - Violência na escola, processos de socialização e formas de regulação - http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt - João Sebastião. 72 - As novas dinâmicas laborais e os desafios da articulação com a vida familiar - http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Sara Falcão Casaca. 73- O intelectual engagé dos movimentos sociais - http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt - Pilar Damião Medeiros. Sociologia, Problemas e Práticas está indexada em: SCOPUS: Scopus_Sociologia, Problemas e Práticas (http://www.scopus.com/results/results.url;jsessionid=640345F7D92524A2E394A1D0093069DE.y7ESLndDIsN8cE7qwvy6w?sort=plf-f&src=s&st1=0873-6529&sid=6FA50E540F52C72CD9E633B16D07D19B.kqQeWtawXauCyC8ghhRGJg%3a140&sot=b&sdt=b&sl=15&s=ISSN%280873-6529%29&origin=searchbasic&txGid=6FA50E540F52C72CD9E633B16D07D19B.kqQeWtawXauCyC8ghhRGJg%3a14 ). Web of Science -Thomson Reuteurs SciELO Citation Index: Web of Knowledge_Sociologia, Problemas e Práticas (http://pcs.webofknowledge.com/SessionError.cgi?DestApp=UA&CSID=U1d86KlcKvEUFQQsQUT&Error=Server.sessionNotFound ). Proposta de artigos para publicação em: Submissões online (http://revistas.rcaap.pt/spp/about/submissions#onlineSubmissions ). Saudações cordiais, Maria das Dores Guerreiro - Diretora de Sociologia, Problemas e Práticas”

[PRPPGE] Publicação de nova edição

“Caros leitores, Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação acaba de publicar seu último número em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse. Agradecemos seu interesse em nosso trabalho, Drª. Leonete Luzia Schmidt - Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul / leonetes@gmail.com / Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 8: nº Esp. (2014), Sumário http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/issue/view/127

quinta-feira, 20 de março de 2014

Geometrias'14

“Vai decorrer nos dias 17 e 18 de maio de 2014 o Geometrias'14 na Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL e terá como tema aglutinador "Geometrias: novos desafios na investigação, na educação e na prática".A articulação entre as Geometrias mais complexas e as mais avançadas tecnologias digitais tem permitido introduzir novas abordagens multidisciplinares no ensino, na investigação e na prática profissional das áreas criativas que lhes estão relacionadas. Professores, investigadores e estudantes partilharão as suas investigações e experiências sobre as novas abordagens pedagógico-didácticas das diferentes Geometrias e do Desenho. As inscrições decorrem até 18 de abril de 2014. Saber mais: http://www.aproged.pt/encontropt.html

Workshop no âmbito do Projeto Scientix 2

“No âmbito do Projeto Scientix 2 (www.scientix.eu) vai realizar-se a 29 de abril de 2014, na escola Secundária Emídio Navarro-Almada, um workshop, destinado a professores dos grupos de recrutamento 500 e 510, sobre a temática Aprender Física e Matemática por Modelação Computacional. Este Workshop, organizado pela Direção-Geral da Educação, e dinamizado pelo Professor Doutor Vitor Teodoro, pretende familiarizar os professores com o uso de modelação e outras técnicas para melhorar o ensino da Física e da Matemática nas nossas escolas. Este Projeto, organizado pela European Schoolnet (EUN), consiste numa comunidade destinada à promoção da educação científica, criada com o objetivo de facilitar a divulgação regular e a partilha de conhecimentos e de boas-práticas na educação científica em toda a União Europeia. O Scientix está aberto a professores, investigadores, decisores políticos, pais e todos os interessados na educação científica. Saber mais: http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=955

A ESTATÍSTICA VAI À ESCOLA!

“A Estatística vai à Escola (AEVAE) é um projeto da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) em conjunto com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), que está em sintonia com novo movimento internacional The World of Statistics. Saber mais: http://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=2041

quarta-feira, 19 de março de 2014

Fórum CONVIDA

“Ex. ma Sra. A Rede Nacional para a Cooperação de Organizações Nacionais da Visão para a Inclusão e Desenvolvimento de Atividades – Rede CONVIDA – foi criada em 2012 com os seguintes objetivos, entre outros: •Proporcionar um espaço de aproximação e diálogo entre as organizações portuguesas ligadas à Deficiência Visual; •Promover a partilha de experiências, boas práticas e necessidades (…); • Contribuir para a melhoria da qualidade e quantidade das respostas sociais nesta área. Nesse sentido, está a promover Fóruns presenciais subordinados a temas relacionados com a deficiência visual. Estes Fóruns pretendem constituir-se como espaços abertos a todos os participantes – particulares ou representantes de organizações/empresas – que neles queiram colaborar. Vimos por este meio convidá-lo a participar no próximo Fórum, subordinado ao tema “Oportunidades de Formação”, que irá ter lugar no próximo dia 10 de Abril, a partir das 14h, na Universidade Lusófona. A participação é gratuita e embora todos os participantes sejam bem-vindos, a inscrição é obrigatória. Se pretende participar, por favor envie a sua inscrição até ao próximo dia 4 de Abril para o nosso endereço de correio eletrónico (convida.enviter@gmail.com) , referindo o seu nome, contato telefónico e, se aplicável, o nome da entidade que representa. Esperamos por si! Pela Rede CONVIDA, Vera Rapagao - Coordenadora / Fundação Raquel e Martin Sain - R Joao Saraiva, 11, 1700-278 Lisboa - PORTUGAL / Telf. 218480136 / www.fundacao-sain.pt”

segunda-feira, 17 de março de 2014

I Encontro de Dirigentes em Bragança

“I Encontro de Dirigentes em Bragança Contexto Social: principais desafios das ONG’s a nível local - Dia 24 de abril / As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas atá ao dia 17 de abril para os seguintes contatos: braganca@eapn.pt ou por fax: 273 332 912. Mais informação: Maria José Vicente - Departamento de Desenvolvimento e Formação / Email: mj.vicente@eapn.pt EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza Morada: Rua de Costa Cabral, 2368, 4200 - 218 Porto / Tel. 00351 225420806 / Fax. 00351 225403250 / www.eapn.pt

Novo CIES e-Working Paper Online (181/2014)

“Caros/as Colegas, Encontra-se disponível online em http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp um novo CIES e-Working Paper: CIES e-WP N.º 181/2014 «Il Cavallo de Leonardo: um cavalo com mais destino (3.ª Parte)», da autoria de Idalina Conde. Se pretende propor um texto para publicar na coleção CIES e-Working Papers envie email para o endereço gcp.cies@iscte.pt

NORMA 01/JNE/2014: Instruções para a Inscrição de Provas Finais e Exames Nacionais

“O Júri Nacional de Exames já tem disponível para consulta a Norma 01/JNE/2014, com as instruções para a Inscrição de Provas Finais e Exames Nacionais. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/jurinacionalexames/index.php?s=directorio&pid=14&ppid=2

Convite - Encontro de Associados ADAP em Campinas-SP

“Convidamos associados, familiares, usuário de Implante Coclear ou interessados para o 2º Encontro de Associados ADAP que acontecerá em Campinas-SP no dia 29/03/2014 a partir das 14h. Será apresentado um resumo das ações administrativas e contábil de 2013 e 2014 da entidade, assim como os projetos em andamento. É uma ótima oportunidade de conhecer de perto sua Associação, além de confraternizar com os usuários de sua região. Sua participação é muito importante diante das movimentações do Ministério da Saúde quanto ao plano de manutenção do IC, visto que a ADAP não foi consultada, e poderá comprometer o uso do Implante Coclear no Brasil. Confirme sua presença pelo email: diretoria@adap.org.br vagas limitadas. ENDEREÇO DO EVENTO: RUA REGENTE FEIJO, 1483 – CENTRO – CAMPINAS (não há acessibilidade para cadeirantes no local). Contamos com a participação de todos, juntos somos fortes. Atenciosamente, ADRIANA COELHO - Presidente”

domingo, 16 de março de 2014

Conferência sobre "Medicamentos e Consumos de Performance" - estudo sociológico, 31 de março, no ISCTE-IUL

“Conferência sobre “Medicamentos e Consumos de Performance” – estudo sociológico 31 de março, no ISCTE-IUL O primeiro estudo sociológico realizado em Portugal sobre “Medicamentos e Consumos de Performance”, na população jovem, será apresentado em Conferência Pública, dia 31 de março, no ISCTE-IUL. Ver Programa http://www.cies.iscte.pt/np4/?newsId=812&fileName=31mar_o2014_B_W.pdf O CIES-IUL tem o prazer de a/o convidar para esta apresentação, que contará também com a participação de Jonathan Gabe, sociólogo da saúde (Universidade de Londres), e Vasco Maria, médico e ex- Presidente do Infarmed. Agradecemos divulgação por possíveis interessados”

Conferência internacional: «40 anos depois do 25 de Abril. A crise dos sistemas demoliberais do ocidente», ISCTE-IUL, 8-10 May, 2014, Lisbon, Portugal

“Conferência internacional: «40 anos depois do 25 de Abril. A crise dos sistemas demoliberais do ocidente» - 4ªs Jornadas de Ciência Política do ISCTE-IUL / ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), 8-10 May, 2014, Lisbon, Portugal / Organização conjunta: ISCTE-IUL, CIES-IUL, IHC-FCSH-UNL, CES-FE-UC / Coordenação científica: Fernando Rosas (IHC-FCSH-UNL); André Freire (ISCTE-IUL, CIES-IUL); José Manuel Leite Viegas (ISCTE-IUL, CIES-IUL); José Manuel Pureza (CES-FE-UC) / Apoio e Organização Logística: NACP – Núcleo de Alunos de Ciência Política do ISCTE-IUL/ Financiadores / Patrocinadores: FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia; Fundação Friedrich Ebert – Portugal / Organizadores institucionais: ISCTE-IUL, IHC-FCSH-UNL, CES-FE-UC / Local: ISCTE-IUL, Salas Principais: B203 & B204; Sala extra (apoio): C205 (disponível nos dias 9 e 10 de Maio, 2014, nomeadamente para contactos com jornalistas) R.S.F.F.: Ines_Gloria_Lima@iscte.pt

Eventos FPDA: 2 Abril + 16 de Maio 2014

“Caros colegas, A FPDA-Federação Portuguesa de Autismo relembra os dois eventos que está a organizar no dia 2 de Abril e 16 de Maio 2014 ambos na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Ajudem-nos a divulgar pelo sites, mailings lists e redes socais! As inscrições são efetuadas online no site da FPDA (www.fpda.pt). 2 Abril de 2014 – Seminário 10 anos de Inclusão. A FPDA-Federação Portuguesa de Autismo comemora no dia 2 Abril de 2014 o seu décimo aniversário de existência, realizando um seminário no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian durante o qual serão divulgados os resultados do projeto: A qualidade de vida das famílias com crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo em Portugal: diagnóstico e impactos sociais e económicos com o apoio financeiro do POAT/FSE do QREN. A inscrição no seminário é gratuita mas indispensável através do preenchimento da ficha online: http://www.fpda.pt/inscricao Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1444006372502245/ 16 de Maio de 2014 - Conferência Internacional Autism in Pink - Durante a conferência serão apresentados os resultados de um projeto Europeu que explora a forma como o autismo afeta mulheres jovens. Este projeto inovador, financiado pela UE, envolveu uma parceria entre quatro organizações europeias: The National Autistic Society – Reino Unido (co-ordinator), Edukacinai Projektai – Lituânia, FPDA Federação Portuguesa de Autismo – Portugal e Autismo Burgos - Espanha. Esta conferência é uma excelente oportunidade de ouvir mulheres com autismo (e síndroma de Asperger) que participaram nos workshops os quais contribuíram para a investigação e desenvolvimento de materiais de aprendizagem produzidos pelo projeto. Durante a conferência será projetado em estreia um documentário no qual participaram algumas destas mulheres. Cada grupo trabalhou utilizando o Personal Wellbeing Index (PWI, Cummins, 2005) tomando uma atitude pró-ativa para reformular as suas próprias vidas. O objetivo da conferência é fomentar a discussão em torno do diagnóstico e apoio a mulheres e raparigas com autismo. Terá ocasião de dialogar com peritos da área, tomar parte no debate e trocar novas ideias. A conferência poderá ser útil a: Pessoas com autismo e suas famílias, professores, investigadores, assistentes socais, psiquiatras, psicólogos, pediatras e todos aqueles que se interessam pela emancipação das mulheres com autismo na Europa. Consulte o programa e registe-se aqui: http://fpda.pt/autism-pink-international-conference-2014 Evento facebook: https://www.facebook.com/events/1439154452981835/ Com os melhores cumprimentos”

Novedades en la Revista Iberoamericana de Educación 64/2

http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=boletin64_2

ENC: X Seminário da Rede ESTRADO: inscrições de trabalhos até fins de março

“X SEMINÁRIO DA REDE ESTRADO - 15 anos da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente "Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa”/ Salvador, Bahia, Brasil – 12 a 15 de agosto de 2014 / A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO), que completará 15 anos em 2014, está organizando seu X Seminário Internacional. Nesses seus quase 15 anos de existência a Rede ESTRADO vem contribuindo para o desenvolvimento do debate político e das investigações sobre o trabalho docente no contexto latino-americano, por meio do intercâmbio entre as pesquisadoras e os pesquisadores e as instituições que a integram. Os intercâmbios incluem pesquisas e publicações conjuntas, listas de correio eletrônico, página web e, especialmente, a organização de seminários nos diferentes países em que se encontra estruturada. A realização do X Seminário da Rede ESTRADO será mais um importante marco na sua história e pretende contribuir para a disseminação do conhecimento produzido sobre a questão docente na América Latina e para o debate urgente e necessário sobre a valorização das/os profissionais da educação nos diferentes países da Região. PÚBLICO DESTINATARIO Pesquisadores/as, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, sindicalistas e trabalhadores/as comprometidos/as com a pesquisa e o debate político sobre trabalho docente. SEDE Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/ Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) DATAS Inscrição de trabalhos completos e relatos de experiência: até 28 de março de 2014 Avaliação do Comitê Científico e publicação de resultados: até 30 de maio de 2014 EIXOS TEMÁTICOS Eixo 1 Natureza, processos e condições do trabalho docente Eixo 2 Regulação da carreira docente Eixo 3 Políticas educativas e trabalho docente Eixo 4 Formação docente: políticas e processos Eixo 5 Os docentes nas políticas de avaliação Eixo 6 Organização do trabalho e sindicalismo docente Eixo 7 Saúde e trabalho docente Eixo 8 Trabalho docente na Universidade Eixo 9 Debates teóricos e metodológicos nas investigações sobre trabalho docente Eixo 10 Condição docente e relações de gênero Eixo 11 Trabalho docente e diversidade cultural Eixo 12 Currículo e trabalho docente INSCRIÇÃO Valor da inscrição para expositores e participantes: Pesquisadores/as - U$ 60 (dólares americanos) ou R$ 180,00 (cento e oitenta reais) Professores/as de Educação Básica e estudantes – U$ 40 ou R$ 100,00 (cem reais) A inscrição deverá realizar-se mediante o envio de formulário que se encontrará disponível a partir de 28 de fevereiro no sítio web da Rede ESTRADO: www.redeestrado.org. NORMAS PARA APRESENTAÇAO DE TRABALHOS COMPLETOS Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de comunicação, de acordo com os eixos temáticos previstos para o seminário. As comunicações orais poderão incluir trabalhos acadêmicos, resultado de pesquisa concluída ou em desenvolvimento, bem como estudos e relatos de experiências. Os resumos e os trabalhos completos devem ser enviados em arquivos de acordo com as seguintes orientações: Utilizar editor de texto Word for Windows 1997 ou posterior; formato papel A4 (29,7cm x 21cm), margens de 3cm, fonte Times New Roman corpo 12, entrelinhas de 1.5, alinhamento justificado. As páginas devem estar numeradas. O título deve estar em maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores devem aparecer após o título, com alinhamento à esquerda, seguidos somente pela sigla da instituição de origem e e-mail dos autores. O resumo deve ter uma extensão máxima de 200 palavras, sem notas ou referências bibliográficas e deve conter três palavras chave. O trabalho completo deverá ter forma de artigo, com introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências. O texto completo poderá ter uma extensão máxima de 15 páginas incluindo notas de pé de página, referências bibliográficas e quadros ou tabelas, se houver, devendo ser observadas as normas técnicas da ABNT (www.abnt.org.br). Os trabalhos selecionados serão apresentados no seminário e publicados integralmente em CD-Rom. www.redeestrado.org

II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES)

“Caros leitores, Em nome da comissão organizadora faço das palavras abaixo as minha palavras: "A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC) estão promovendo o II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), o II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e o V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso. Abordando a temática Educação Intercultural em Territórios Contestados, os eventos acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2014, nas dependências da Unochapecó, com o objetivo de oportunizar espaços de diálogos, intercâmbios e reflexões voltadas à criação e sustentabilidade de propostas de educação intercultural em territórios contestados, que efetivamente acolham a diversidade de culturas e promovam outras formas de desenvolvimento. O evento destina-se a líderes, representantes e membros de movimentos sociais e de populações indígenas; professores, gestores e demais profissionais da educação básica; pesquisadores, docentes e acadêmicos da educação superior; e pessoas envolvidas e/ou interessadas nas temáticas das políticas sociais e na compreensão das problemáticas e dinâmicas regionais e educacionais. O prazo para submissão de Resumos os Grupos de Trabalho encerra-se dia 30 de março. Informações, programação e orientações aos autores estão disponíveis no site www.unochapeco.edu.br/sicdes2014. Garanta sua vaga e ajude-nos a divulgar enviando este e-mail para seus contatos. A Comissão Organizadora agradece!" Christian - E-mail: christian.mwewa@pq.cnpq.br

Encontro Li em 2014

1ª Chamada de propostas de comunicação e/ou póster Os Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração decorreram de 1999 até 2002 com uma periodicidade anual passando, a partir desta data, a decorrer apenas de 2 em 2 anos, privilegiando-se, em cada ano, uma área temática. Em 2014 a área temática a privilegiar é a da Leitura (Avaliação, Ensino, Dificuldades), com especial enfoque na leitura digital. Haverá também um espaço dedicado à apresentação de projetos de promoção da leitura. Estes Encontros têm como objetivos dar a conhecer e divulgar a investigação que se produz nestas três áreas e têm reunido, na Universidade do Minho, em Braga, um grande número de investigadores do país e do estrangeiro e de docentes de vários níveis de ensino, já que se pretende uma articulação estreita entre a investigação e a prática. Pretendemos que os Encontros Li – expressão abreviada que entrou já no vocabulário dos seus participantes – continuem a ser um amplo espaço de divulgação, debate e confronto de ideias, e alfobre de investigação interdisciplinar. Guia para a apresentação de propostas - Tipo de propostas: Comunicação oral e póster. Quantas propostas podem ser enviadas? Cada inscrição dá direito à apresentação de uma proposta (comunicação oral ou póster). Línguas oficiais: Português, castelhano e inglês. Envio de resumos: Para cada proposta (comunicação ou póster) devem ser enviados dois resumos: 1- Um resumo breve (máximo 150 palavras); 2- Um resumo extenso, formato doc ou docx (máximo 1200 palavras, incluindo tabelas, quadros, figuras e referências bibliográficas (formatação APA, times new roman, 12, margens 2,5 cm). Este resumo deve conter as secções básicas: a) breve introdução teórica, b) descrição da metodologia utilizada (seja quantitativa ou qualitativa), c) os dados mais relevantes e uma discussão breve; 3- Uma nota curricular (máximo 300 palavras), incluindo afiliação institucional. As propostas cujos resumos não cumpram os requisitos atrás mencionados não serão consideradas. Estes resumos serão publicados no livro de atas, pelo que solicitamos uma revisão cuidadosa dos mesmos antes do seu envio. As propostas devem ser enviadas exclusivamente em formato Word. Os resumos breves (150 palavras) podem ser enviados nas três línguas. Os resumos em português e em castelhano devem ser acompanhados de um resumo em inglês. Os resumos extensos (máximo 1200 palavras) podem ser enviados em qualquer uma das línguas. Critérios de aceitação das propostas: Para além dos critérios atrás mencionados serão ainda considerados: relevância da investigação, resultados obtidos, metodologia empregue, impacto em termos educativos, clareza e rigor da apresentação. Regras para o envio: Póster: No seu envio por favor inclua, no assunto da mensagem, a seguinte informação: Apelido_poster_12caracteresmaxdotítulo (ex: Viana_poster_estrategias) Pelo menos um dos autores deverá estar presente na sessão de discussão do póster, caso contrário não será autorizada a sua afixação. Comunicacão oral: No seu envio por favor inclua, no assunto da mensagem, a seguinte informação:Apelido_paper_12caracteresmaxdetitulo (e.g., Viana_paper_estrategias) Quem deve enviar as propostas? Preferencialmente o primeiro autor, a fim de facilitar a pesquisa. Para mais informações pode contactar: encontrosli2014@gmail.com Inscrições: Profissionais Até 30 de abril de 2013 – 80€ Depois de 30 de abril de 2013 – 100€ Sócios da Littera – Associação Portuguesa para a Literacia: 60€ Estudantes Até 30 de abril de 2014 – 60 € Depois e 30 de abril de 2014 – 80€ (será exigida prova da condição de estudante juntamente com o envio do comprovativo de pagamento) Envio de propostas até 30 de Março de 2014 Resposta relativa à aceitação até 15 de Abril de 2014”

riocEAnos- Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias

“Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias é um projeto pedagógico concebido e desenvolvido pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental- no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD). As ações previstas neste projeto pretendem contribuir para a partilha e visibilidade das atividades educativas que contemplem conteúdos relacionados com a água, rios, mares e oceanos, enquadradas no âmbito das diretivas e políticas da “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente de recursos”. Os temas abordados nas diferentes ações incluem, entre outros, as alterações climáticas e a sustentabilidade energética; a biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos meios aquáticos; os impactes da poluição dos rios, mares e oceanos; a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos; os usos e costumes e as tradições; as manifestações culturais e artísticas; o património cultural e ambiental. Entre as iniciativas do projeto destacam-se: • 1.ª conferência nacional infanto-juvenil pelo ambiente, cujo público-alvo são os alunos da educação pré-escolar e do ensino básico; • palestras e oficinas sobre água, rios, mares e oceanos , destinadas a alunos e à comunidade educativa em geral; • atividades culturais e manifestações artísticas “riocEAnos em festa”, destinadas à comunidade em geral; • formação de professores. O projeto prevê, ainda, três concursos, que têm como objetivo despertar o interesse das crianças e dos jovens para diferentes temáticas ambientais, designadamente o uso eficiente dos recursos e a importância de preservar a biodiversidade, culturas e tradições. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=926

Concurso "Prova 10"

“A relevância das provas finais dos cursos profissionalizantes para a transição da escola para o mercado de trabalho é o tema do Concurso “Prova 10”, que pretende premiar os 10 melhores trabalhos que ilustrem, através de texto ou vídeo, a experiência adquirida com o projeto de avaliação final de curso. O Concurso, que decorre até 30 de abril de 2014, destina-se a todos os jovens que tenham realizado uma Prova de Aptidão Profissional, Artística ou de Avaliação Final no âmbito de uma formação profissionalizante, entendida como qualquer modalidade formativa de nível secundário que proporcione uma qualificação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Acrescem a estas ofertas, os cursos de ensino artístico especializado de dança e de música, de nível 3. Esta iniciativa, cuja organização pertence à Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), pretende refletir a forma como o ensino profissional confere aos jovens competências específicas e únicas, próximas do contexto de trabalho e necessárias para uma inserção mais eficaz no mundo profissional de hoje e de amanhã, não excluindo a possibilidade de prosseguimento de estudos de nível superior. Saber mais: http://www.anqep.gov.pt/default.aspx

Inscrições Abertas - Conferências de Aljustrel - Pacheco Pereira, Miguel Sousa Tavares, António Saraiva, Jorge Malheiros, João Ferrão...

CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO - ALJUSTREL | 4 e 5 DE ABRIL DE 2014 | CINE ORIENTAL / Saber mais: http://www.conferenciasdealjustrel.com/ ou geral@conferenciasdealjustrel.com

domingo, 9 de março de 2014

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“Terá lugar nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o «XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares», sobre “Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais”. Saiba mais em: http://webs.ie.uminho.pt/coloquiocurriculo/ Terá lugar nos dias de 14 a 16 de abril, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, o «IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração Da Educação| VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação “Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana”». Saiba mais em: http://ivcongresso.ese.ipp.pt/ Saudações cordiais, Rosa Branca - Mestre em Ciências da Educação / Secretariado da SPCE / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto/ NIF: 502 459 280/ Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25/ Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h/ E-mail: spce.geral@gmail.com/ Website: www.spce.org.pt/ Facebook: www.facebook.com/SPCE1990/ Twitter: www.twitter.com/SPCE1990/ NIB: 0033 0000 0003 1158 2440 5/ IBAN: PT50 0033 0000 0003 1158 2440 5”

[PSRI] Llamada a publicar artículos

“Estimados/as amigos/as: Pedagogía Social. Revista Universitaria, órgano de expresión de la Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social, es una publicación semestral arbitrada iniciada en el año 1986 y que difunde trabajo de investigación originales sobre temas emergentes en el campo de la pedagogía social y la educación social (dentro y fuera de la escuela), del trabajo social y de los servicios sociales. PSRI cuenta con el sello de excelencia de la Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT) desde el año 2009, con renovación en 2012. Además, la Revista está incluida en algunas de las más prestigiosas bases de datos especializadas de ámbito nacional e internacional. La Dirección de la Revista está a cargo de la Catedrática Gloria Pérez Serrano. En diciembre de este año está previsto que se publique el número 25 de Pedagogía Social. Revista Universitaria. En esta ocasión el tema central del número versará sobre Ocio y Juventud, y estará coordinado por la investigadora de la Universidad de Santiago Belén Caballo Villar. Los autores que deseen contribuir con sus resultados de investigación a este ejemplar deben remitir sus originales a través de la plataforma de publicación: http://www.upo.es/revistas/index.php/pedagogia_social previo registro si es necesario. Le rogamos reenvíe este mensaje a todas aquellas personas que puedan estar interesadas en publicar sus resultados de investigación en PSRI. Gracias por mantener el interés en nuestro trabajo, Secretaría Pedagogia Social. Revista Interuniversitaria pedagogiasocialrevista@upo.es Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria http://www.upo.es/revistas/index.php/pedagogia_social

Congresso Internacional de Educação, Inovação e Tecnologias Educativas

“A EDUCOM, em parceria com outros organismos, está a organizar o Congresso Internacional de Educação, Inovação e Tecnologias Educativas (International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies – ICEILT), que decorrerá em Barcelona, nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2014. Este evento tem como principais objetivos: difundir investigações relacionadas com a Educação, no âmbito nacional e internacional; analisar temas e fazer propostas inovadoras, para professores (principais agentes da inovação educacional) e estudantes, relacionadas com os métodos psicopedagógicos e didáticos; reconhecer o uso das novas tecnologias como facilitadoras de melhorar as capacidades dos estudantes com necessidades educativas especiais; apresentar novas estratégias e técnicas utilizadas nas aulas como inovadoras, facilitadoras da aprendizagem e alternativas metodológicas. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1317&date_id=1393§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Curso online «Inclusão e Acesso às Tecnologias»

“Encontram-se abertas até dia 30 de março de 2014 as inscrições para o curso online «Inclusão e Acesso às Tecnologias», promovido pela Direção-Geral da Educação em colaboração com o Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Santarém e o Centro de Competência TIC da ESE de Santarém, no âmbito do projeto europeu SENnet. O curso tem a duração de 10 semanas e decorrerá entre 31 de março e 8 de Junho 2014. O curso está aberto a qualquer interessado, embora tenha sido concebido para uma comunidade educativa que lida com alunos com necessidades educativas especiais. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=932

22º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores

“A Fundação da Juventude, em colaboração com a Ciência Viva, está a promover o 22º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, o qual tem como objetivo promover a cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, e estimular o aparecimento de jovens talentos. Pretende-se, ainda, com este concurso atrair os jovens para carreiras profissionais ligadas à Ciência e à Tecnologia, à Investigação e ao Desenvolvimento. Os projetos / trabalhos científicos inovadores devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática e Química. As inscrições vão estar abertas até ao dia 24 de Abril de 2014. Saber mais: http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/cjci/index.asp

DECO promove Conferências NETTalks sobre os desafios do mundo digital

“A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - irá promover nas escolas DECOJovem um ciclo de 18 conferências sobre os direitos digitais dos consumidores. As Conferências NETtalks terão lugar em escolas de todos os distritos de Portugal Continental com o objetivo de informar e alertar os jovens para as questões e desafios do mundo digital. O público-alvo são os alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional. Nas Conferências NETtalks, serão abordadas questões como o respeito pelos direitos de autor e os downloads ilegais, como lidar com a pressão da publicidade e marketing online e, ainda, a problemática do cyberbullying. A iniciativa é apoiada pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, tem como media partner a SIC Radical e conta ainda com a colaboração da Universidade Autónoma de Lisboa e com a parceria da Direção-Geral de Educação e do Centro Internet Segura.pt. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1364&date_id=1440§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Programa internacional de prémios para o incentivo de alunos ao estudo da língua alemã – Viagem à Alemanha 2013

“À semelhança de anos anteriores, a República Federal da Alemanha, através do Serviço de Intercâmbio Pedagógico, oferece uma viagem à Alemanha a quatro alunos portugueses, no âmbito do programa de prémios de incentivo ao estudo da língua alemã. A Embaixada Alemã em Portugal, o Goethe Institut de Lisboa e a Direção-Geral de Educação promovem um concurso para selecionar os alunos de nacionalidade portuguesa que participarão no programa de 2014, os quais deverão ter bom aproveitamento escolar, dois anos de aprendizagem da língua alemã e idade compreendida entre os 15 e 17 anos, completados à data do programa, que se realizará de 9 de julho a 8 de agosto de 2014. Os alunos interessados deverão candidatar-se até 28 de março de 2014. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=925

IEUL congressos: III CISES - Convite à participação

“Prezados colegas, professores, formadores, investigadores e estudantes, É com enorme satisfação que convidamos toda a comunidade académica nacional e internacional a participar no III Congresso Internacional em Sexualidade e Educação Sexual - III CISES, que se realiza entre os dias 10 e 12 de julho de 2014, nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Salientamos que o prazo de submissão de resumos já se encontra a decorrer. Data de envio de resumos: 15 de março. Página do Congresso: http://iiicises.ie.ul.pt/ Pela Comissão Organizadora, Isabel Chagas IIICISES@ie.ul.pt -------------- Instituto de Educação - Universidade de Lisboa: Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa/ T. +351 217943633 | F. +351 217933408/ www.ie.ul.pt | news@ie.ul.pt/ twitter | facebook”

Mobile Sociologies of Education - EERJ 13(1) just published

“Just published at www.wwwords.eu/EERJ/content/pdfs/13/issue13_1.asp EUROPEAN EDUCATIONAL RESEARCH JOURNAL/Volume 13 Number 1 2014/ISSN 1474-9041/ SPECIAL ISSUE/MOBILE SOCIOLOGIES OF EDUCATION Guest Editors: PAOLO LANDRI & ESZTER NEUMANN Paolo Landri & Eszter Neumann. Introduction. Mobile Sociologies of Education OPEN ACCESS Terri Seddon. Renewing Sociology of Education? Knowledge Spaces, Situated Enactments, and Sociological Practice in a World on the Move Emiliano Grimaldi & Giovanna Barzanò. Making Sense of the Educational Present: problematizing the ‘merit turn’ in the Italian eduscape Orazio Giancola & Assunta Viteritti. Distal and Proximal Vision: a multi-perspective research in sociology of education Radhika Gorur. Towards a Sociology of Measurement in Education Policy Carlijne Ceulemans, Maarten Simons & Elke Struyf. What – If Anything – Do Standards Do in Education? Topological Registrations of Standardizing Work in Teacher Education Mathias Decuypere & Maarten Simons. On the Composition of Academic Work in Digital Times KEYNOTES, ECER ISTANBUL 2013, Lene Tanggaard. A Situated Model of Creative Learning Morwenna Griffiths. Encouraging Imagination and Creativity in the Teaching Profession Access to the full texts of current articles is restricted to those who have a Personal subscription, or those whose institution has a Library subscription. PLEASE NOTE: to accommodate the increasing flow of quality papers this journal expanded to 6 numbers per volume/year as from Volume 13, 2014. PERSONAL SUBSCRIPTION Subscription to all numbers of the 2014 volume (this includes full access to ALL back numbers) is available to private individuals at a cost of US$54.00. If you wish to subscribe you may do so immediately at www.wwwords.eu/subscribeEERJ.asp LIBRARY SUBSCRIPTION (institution-wide access). If you are working within an institution that maintains a Library, please urge them to purchase a Library subscription so access is provided throughout your institution. CALL FOR PAPERS For all editorial matters, including articles offered for publication, please contact the Editor, Professor Martin Lawn (m.lawn@btinternet.com). In the event of problems concerning subscription, or difficulty in gaining access, please contact the publishers at support@symposium-journals.co.uk

Estimulação sensorial | SNOEZELEN |Perspetivas terapêuticas e lúdicas

“Exmos Senhores, A Fundação AFID Diferença vem por este meio informar a todos os interessados, irá decorrer uma ação de formação com o tema “Estimulação sensorial | SNOEZELEN |Perspetivas terapêuticas e lúdicas”, decorrerá no próximo dia 05 de Abril (sábado), em horário laboral (9.30h-18.30h) . O Objetivo Geral desta formação é promover a aquisição de conhecimentos sobre o estimulação sensorial através do snoezelen (e outros ambientes multisensoriais) e suas aplicações. A formação tem um custo de 50€ e inclui: 2coffe-break, almoço, DVD (para cada formando) com material de apoio, certificado de presença. A formação será ministrada nas instalações da sede da Fundação AFID Diferença na Quinta do Paraíso, Alfragide (perto do IKEA Alfragide). Para qualquer esclarecimento adicional entre em contato com a Fundação AFID Diferença através do email sonia.ramos@fund-afid.org.pt. Para se inscrever preencha a ficha de inscrição até ao próximo dia 24 de março. Posteriormente entraremos em contato para validar a inscrição. Sem outro assunto de momento. Sónia Ramos | Coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade/ Fundação AFID Diferença - Rua Quinta do Paraíso - Alto Moinho | 2610-316 Amadora- Portugal/ TEL: +351 214 724 040 | FAX: +351 214 724 041 www.fund-afid.org.pt | www.facebook.com/portaabertaadiferenca”

DIVULGAÇÃO | trabalho dos reclusos

“Exmos(as) Srs(as), A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), sob tutela do Ministério da Justiça, apoia o desenvolvimento de atividades económicas nos diferentes Estabelecimentos Prisionais, tendo em vista dotar a população reclusa de valências determinantes para a reinserção social e para a construção de um projeto de vida. Neste sentido, o sistema prisional português encontra-se organizado e equipado com infraestruturas e maquinaria, para permitir o desenvolvimento de capacidades sociais, educacionais e profissionalizantes. Destacam-se as explorações agrícolas, oficinas auto, oficinas de carpintaria e de serralharia, artes gráficas, encadernação e tipografia, confeção, azulejaria e estucagem. Com o propósito de divulgar a produção das referidas explorações económicas, a DGRSP, em colaboração com a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, promoveu entre 10 de dezembro de 2013 e 20 de janeiro de 2014, o evento “Reinserção para a Liberdade - Mostra e Venda de Natal”. Durante este período estiveram expostos diversos produtos, designadamente, vinho, azeite e produtos hortícolas, bem como peças de artesanato, marcenaria, serralharia e encadernação, concebidas e produzidas por reclusos e por jovens internados em Centros Educativos. Face ao elevado nível de procura registado, encontram-se agora disponíveis (na Av. Almirante Reis, n.º 72, em Lisboa) para aquisição e/ou encomenda, alguns dos produtos de maior sucesso. Os interessados poderão adquirir, fazer encomendas ou agendar os levantamentos através do endereço de correio eletrónico cctdae@dgrsp.mj.pt ou para os seguintes contactos: Telefone Idalina Cunha - 21 114 25 61 / Maria de Lurdes - 21 114 25 00. Com os melhores cumprimentos”

UNTREF / Lanzamiento Revista RELAPAE

“Estimada/o Colega: Nos es muy grato anunciar el lanzamiento de la Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación, editada por el Núcleo Interdisciplinario de Formación y Estudios para el Desarrollo de la Educación (NIFEDE) de la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). La revista funcionará en el sitio www.relapae.com.ar y ya puede ser navegado para conocer sus características principales, autoridades, normas de publicación y convocatorias para sus próximos números. La RELAPAE propone un ámbito académico propicio para el análisis, el estudio, el debate y la difusión de la problemática de las políticas y la administración de la educación en la Argentina y en América Latina tanto desde una perspectiva histórica y comparada como de alternativas deseables y posibles para su mejoramiento en relación con su calidad y pertinencia, su democratización y su integración y convergencia a nivel nacional y regional. Esperamos que la edición de la RELAPAE contribuya al mejoramiento y a una mayor equidad, pertinencia y calidad de la educación tanto en la Argentina con en otros países de América Latina, y se constituya en un ámbito plural para la reflexión, el análisis y el debate sobre la situación actual y futura de la educación. A fin de asegurar la más amplia participación en estos debates necesarios y la mayor calidad académica de los mismos, RELAPAE es de carácter electrónico, de acceso libre y pleno, bilingüe (castellano y portugués) y arbitrada según estándares académicos internacionalmente aceptados. La publicación será de carácter periódico, seriada, y especializada. Para ello, sus comités editoriales nacional e internacional están integrados por destacados académicos de la especialidad de universidades argentinas y de muchos otros países de América Latina, Europa y América del Norte. Será muy importante para nosotros poder contar con su colaboración enviando artículos, reseñas de libros u otras informaciones de interés, para su publicación en los dos números previstos anualmente. Los mismos deben ser enviados según las indicaciones señaladas en la sección “Normas de Publicación” de la Revista. La posibilidad de hacerlo quedará abierta de manera permanente. Nos interesa muy especialmente recibir y poder incluir artículos elaborados a partir de tesis doctorales y de maestría y de informes de investigaciones llevadas a cabo en sus universidades. Nos parece muy importante dar a conocer al ámbito académico de la educación latinoamericana lo producido por nuestros investigadores y los nuevos doctores y magísteres. Cada número incluirá, asimismo, un dossier temático específico incluyendo trabajos sobre temas relevantes del campo de las políticas y la administración de la educación. En el año 2014, se prevé la publicación de dos números de la revista, en los meses de junio y de noviembre. El primer número contendrá un dossier titulado “Democracia, Neoliberalismo y Crisis” y estará dedicado temáticamente a los desafíos que han implicado para la educación los procesos de recuperación democrática -que cumplen alrededor de tres décadas en la región- y la imposición de procesos políticos neoliberales en los sistemas educativos. Especialmente interesa enfocar la mirada en las políticas, reformas, programas y proyectos educativos que se están desarrollando en la región con el objetivo de democratizar la educación, buscando superar los efectos negativos de las etapas en que predominaron las políticas autoritarias de las dictaduras militares y, después, las de los gobiernos de carácter neoliberal. Este análisis se plantea tanto para el conjunto del sistema como para los diversos niveles educativos y tipos de institución. Se recibirán trabajos para este número hasta el 15 de marzo de 2014. En el segundo número, dedicaremos el dossier temático a los procesos de democratización e inclusión social en la enseñanza secundaria (media). Nos interesa, especialmente, explorar las políticas y reformas que se han puesto en marcha para ese nivel, siempre en crisis, y los efectos democratizadores y de inclusión (o no) de los mismos. Sería importante recoger testimonios sobre la situación de los alumnos que abandonan la enseñanza media y no consiguen insertarse en el mercado de trabajo, a los que habitualmente se denominan “ni-ni”. Se recibirán trabajos para este número hasta el 31 de julio de 2014. Le solicitamos muy especialmente que distribuya esta convocatoria de la manera más amplia posible entre sus colegas y estudiantes, y en las redes académicas de las que participa, para posibilitar su difusión entre todos los interesados en la temática, particularmente de América Latina. Le saludamos muy cordialmente, con nuestros mejores deseos de que este espacio facilite la publicación de su producción académica, promueva debates derivados de ella y nos permita construir un fructífero espacio de trabajo destinado al mejoramiento de nuestros sistemas educativos y de nuestras escuelas en América Latina. Norberto Fernández Lamarra - Director, RELAPAE / Director NIFEDE/UNTREF”

Forum INR 2014 - 13 DE MARÇO, quinta-feira

“CONVITE - FORUM INR 2014 – INSTITUTO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO/ 13 DE MARÇO DE 2014, quinta-feira – 15:00 HORAS/ Tema – Inovação para a inclusão- Música Adaptada/ Dinamizador - Dr. André Miranda – Demonstração de Projeto inovador de Música adaptada - André Miranda nasceu em 1989, tendo completado o Conservatório Nacional, a sua licenciatura em composição na Escola Superior de Música de Lisboa e mais tarde o Mestrado em Film Scoring na New York University/Steinhardt como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian/FLAD. Atualmente encontra-se a terminar o Advanced Certificate em Music Education na New York University/Steinhardt. Em 2011 fundou a West European Symphony Orchestra, criada para integrar o circuito internacional da indústria cinematográfica na área da música e da pós-produção e com a intenção de exportar principalmente para a indústria dos EUA, Coreia do Sul e China. Como compositor estreou obras na Casa da Música, na Culturgest com a Orquestra Gulbenkian e direção de Joana Carneiro (…) Ganhou também vários prémios na categoria de compositor em Portugal e também nos EUA onde em 2011 foi seleccionado para o prémio internacional "NYU/ASCAP Film Scoring Workshop in Memory of Buddy Baker", patrocinada pela Universal Studios. / No final da sessão, apresentação do livro do Dr. Manuel Miranda – “Autonomia para a Inclusão – a importância da educação”/ Local – Auditório do INR, I.P. – Avenida Conde de Valbom, 63 – Lisboa/ Hora – 15:00 – 17:30 horas/ Entrada livre, sem pré-inscrição/ As Pessoas surdas que desejem serviço de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, devem informar através do email – inr@inr.msess.pt até às 17:00 horas de 5 de março, quarta-feira, de 2014”

terça-feira, 4 de março de 2014

Fotografia sem fronteiras

“Transversalidades 2014: Fotografia sem fronteiras. Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança. O projeto Transversalidades recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial privilegiando-se as seguintes apostas: - aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais; - promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além fronteiras, fomentar a troca de experiências e de conhecimentos entre espaços unidos pela matriz ibérica comum, espalhados por diferentes países de vários continentes; - formar novos públicos e usar as novas tecnologias de comunicação como meio privilegiado de comunicar, apelando à participação de jovens estudantes universitários e, assim, alargar a rede internacional de investigadores que se vai organizando a partir do CEI. Através deste projeto o CEI procurou superar o seu âmbito de atuação mais imediato, confinado à Raia portuguesa e espanhola, alargando-o a países de outros continentes onde figuram marcas da presença ibérica, promovendo, desta forma, o diálogo entre Territórios, Sociedades e Culturas e alicerçando uma nova cultura territorial mais responsável e inclusiva de pessoas e territórios. As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas: 1. Paisagens, biodiversidade e património natural; 2. Espaços rurais, povoamento e processos migratórios; 3. Cidade e processos de urbanização; 4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e social.Saber mais: http://www.cei.pt/investigacao/transversalidades.htm

Formação – Inglês no 1.º CEB

“A Direção-Geral de Educação, em articulação com a APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês, vai realizar a 3.ª edição da ação de formação no âmbito do Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico "Teaching English in 1.º CEB". Esta ação destina-se aos professores que se encontram a lecionar Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em estabelecimentos de ensino público do continente. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=933

sábado, 1 de março de 2014

CIEA 9

http://www.ces.uc.pt/eventos/ciea9/index.php?id=9091&id_lingua=1&pag=9096

Projecto de Investigaç ão FinFam (PTDC/IVC-SOC/4823/2012 - FCOMP-01-0124-FEDER-029 372)

“Exmos/as Senhores/as, Caros/as Colegas, Dirijo-me a vós na qualidade de Investigadora Responsável de um projeto sobre a gestão financeira de casais portugueses com filhos, no contexto da crise económica, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/IVC-SOC/4823/2012 - FCOMP-01-0124-FEDER-029372), e desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Uma das tarefas deste projeto é a aplicação de um inquérito a casais com pelo menos um/a filho/a menor ou dependente, e em que um dos cônjuges tenha entre 30 e 50 anos. Pretende‑se uma amostra representativa da população relevante. Neste contexto, venho solicitar a colaboração nesta iniciativa, fundamental para a investigação, através da divulgação do inquérito pelas redes de contactos eventualmente pertinentes da V/ Instituição, tendo em vista o seu preenchimento e/ou difusão em cadeia. O inquérito tem aplicação eletrónica, através da ligação http://www.ces.uc.pt/questionarios/index.php?sid=169471&lang=pt O tempo de resposta às questões é, aproximadamente, de 20 minutos. A participação é, obviamente, voluntária e anónima. As informações recolhidas são confidenciais e usadas apenas para fins de investigação científica. Acesso a quaisquer outras informações e esclarecimentos pode ser obtido através dos contactos finfam@ces.uc.pt ou tel. 239855570. Agradecendo, desde já, a atenção e colaboração prestadas, com cordiais saudações, A investigadora responsável pelo projeto, Lina Coelho (Professora Auxiliar | Assistant Professor • Subdiretora | Vice-Dean / Universidade de Coimbra • Faculdade de Economia | University of Coimbra • Faculty of Economics - Av. Dias da Silva 165 | 3004-512 Coimbra | Portugal | Tel.: +351 239 790500 | www.uc.pt/feuc /Investigadora / Researcher - Centro de Estudos Sociais | Centre for Social Studies / Colegio de S. Jeronimo | Apartado 3087 | 3001-401 Coimbra | Portugal | http://www.ces.uc.pt/ - http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/lina_coelho.php)”

Plus clair, plus complet, plus international

“Bonjour, Avec plus de 20 millions de consultations l'année dernière, Cairn.info est désormais un outil de référence dans le domaine des sciences humaines et sociales. Mais notre projet évolue : une nouvelle interface, de nouvelles revues, un nouveau portail dédié spécifiquement aux lecteurs non francophones... Une interface améliorée - Plus claire, plus aérée, plus facile d’utilisation; Une offre élargie - De nouvelles publications, plus de 400 revues; Une édition en langue anglaise- Lancement de Cairn International. Peut-être souhaitez-vous en savoir plus sur toutes ces nouveautés ? N'hésitez pas, dans ce cas, à consulter notre site dédié actualites.cairn.info. Bien cordialement, Cairn.info - 5 rue de Charonne, 75011 Paris – France / www.cairn.info

Congreso Internacional y XXVII Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social 2014-Porto (Portugal)

“Benqueridos/as asociados/as a la SIPS, os hacemos llegar el link con la información relativa al Congreso Internacional y XXVII Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social, que se celebrará en la Escola Superior de Educação del Instituto Politécnico de Porto (Portugal) bajo el título "Pedagogia/Educação Social. Teorias e Práticas. Espaços de investigação, formação e ação" entre los días 17-19 de septiembre de 2014. http://sips2014.ese.ipp.pt/ . Un saludo cordial”

APPEL A COMMUNICATIONS BIENNALE INTERNATIONALE, DE L’ÉDUCATION, DE LA FORMATION ET DES PRATIQUES PROFESSIONNELLES

“Chers tous, Vous connaissez ou vous avez participé à la Biennale Internationale de l’Éducation, de la Formation et des Pratiques professionnelles en 2012 dont la thématique était "Transmettre?". Aujourd’hui, nous avons le plaisir de vous annoncer que la prochaine édition se tiendra au Cnam du mardi 30 juin au vendredi 3 juillet 2015 et aura pour thème "Coopérer?". Thème, qui intéresse non seulement les métiers de l'éducation et de la formation mais plus largement tous les milieux professionnels. Cette nouvelle Biennale s'inscrit dans une perspective d’ouverture et de dialogue entre ces milieux. Vous trouverez, en pièces jointes, d'une part, une brève présentation de l'édition 2015, et d'autre part, l'appel à communications comportant le calendrier opérationnel. Par ailleurs, il vous est possible de consulter le site de la Biennale à l'adresse: http://labiennale.cnam.fr . Bien à vous. Jean-Marie Barbier (Président de la Biennale) et Béatrice du Breil de Pontbriand (Déléguée générale de la Biennale) “

NOVA DATA | Key for Schools - Inscrição para obtenção do certificado dos alunos a frequentar o 9.º ano até 5 de março de 2014

“Os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade realizam obrigatoriamente o teste Key for Schools. Todavia, se pretende que o seu filho/educando, a frequentar o 9.º ano, tenha a possibilidade de obter também o certificado da Universidade de Cambridge, deverá proceder à inscrição. O prazo para a inscrição foi alargado até ao próximo dia 5 de março de 2014. Este novo prazo pode também ser utilizado para a inscrição dos alunos do 6.º ao 12.º anos. Saber mais: http://www.gave.min-edu.pt/np3/546.html

2º Encontro Nacional APPA-Goethe-Institut

“Encontram-se abertas as inscrições para o 2.º Encontro Nacional que a APPA (Associação Portuguesa de Professores de Alemão) e o Goethe-Institut (Instituto de Alemão) organizam e que se realiza nos dias 14 e 15 de março, na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, com o título "„Gut unterwegs mit Deutsch - Strategien und Materialien für einen motivierenden Unterricht“.O Encontro é destinado a todos os professores de Alemão dos ensinos básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário (regular e profissional), quer se encontrem ou não a lecionar a língua atualmente. A formação acreditada (15 horas) é composta por diversas sessões, onde serão apresentadas ideias e sugestões práticas, bem como materiais a utilizar na sala de aula. Saber mais: http://www.appalemao.pt/index.php?accao=eventosPT

Comemoração dos “8 Séculos da Língua Portuguesa”

“Decorrerá, entre 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015, o evento de celebração “8 Séculos da Língua Portuguesa”, organizado pela Associação com o mesmo nome, tendo em vista a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa, enquanto língua oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais. Pretende-se, com esta iniciativa, assinalar os 800 anos da Língua Portuguesa, tendo por base os primeiros documentos escritos em português – Testamento de D. Afonso II (1214), Notícia dos Fiadores (1175) e outros documentos dessa época. O projeto “8 Séculos da Língua Portuguesa” apresenta, entre outros, os seguintes objetivos: - Fazer uma grande comemoração da Língua Portuguesa em todo o mundo lusófono, em 2014/2015, por altura da comemoração dos seus 8 séculos; Contribuir para a aproximação dos países lusófonos, bem como de Macau, em torno de uma grande manifestação cultural; - Contribuir para pensar a afirmação da Língua Portuguesa no mundo, a nível cultural, político e económico, bem como nas grandes instituições internacionais; - Contribuir para dar a conhecer nacional e internacionalmente poetas, escritores e artistas do mundo lusófono; - Contribuir para incentivar a produção poética em língua portuguesa no mundo lusófono. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=737