quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“Terá lugar no dia 15 de março, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o «I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação». Para saber mais: http://www.fpce.up.pt/observatorios - Decorrerá nos dias de 17 a 19 de setembro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, o «Congreso Internacional y XXVII Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social». Saiba mais em: http://sips2014.ese.ipp.pt/ - Decorrerá até ao dia 20 de março as submissões de trabalhos para o «VIII Seminário “Direitos Humanos no Séc. XXI” Democracia, Direitos Humanos e participação popular: 50 anos do Golpe Militar». Este terá lugar entre os dias 28 e 30 de abril. Saiba mais em: http://www.marilia.unesp.br/#!/eventos/

Anúncio para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para o projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendorismo"

Edital para atribuição de uma Bolsa de Investigação - Ref: BI-M/809402013/02 | POAT_CIES Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para o projeto de investigação “Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendorismo”, no âmbito Programa: Programa Operacional Assistência Técnica FSE (QREN), em curso no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Área Científica: Sociologia Requisitos de admissão: Mestrado em Sociologia. É condição preferencial ter vasta experiência anterior em: Pesquisa de terreno com recurso a histórias de vida a mulheres e análise de conteúdo em MAXQDA. Utilização de técnicas qualitativas e quantitativas (preparação e aplicação de questionários on-line, produção de informação estatística, desenvolvimento de processos de inquirição, tratamento e análise de dados estatísticos). Possuir: Capacidades de organização e gestão de atividades de investigação; Bons conhecimentos de inglês; Autonomia e sentido de responsabilidade. Plano de trabalhos: As atividades a desempenhar pelos Bolseiros consistem no apoio à concretização das tarefas científicas previstas no projeto, nomeadamente na pesquisa bibliográfica, preparação de instrumentos de recolha de informação, tratamento e análise de dados, análise da bibliografia, tarefas de apoio administrativo e relações com parceiros, gestão de informação e comunicação, apoio à organização de eventos, apoio à elaboração de relatórios de progresso e de materiais de disseminação e à submissão de artigos científicos. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); conforme regulamento de bolsas do Regulamento de bolsas do ISCTE-IUL. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da Profª. Doutora Maria das Dores Guerreiro. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em 1 de abril de 2014. O contrato pode ser eventualmente renovado até ao final da execução do projeto. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Métodos de seleção: Os processos de seleção serão desenvolvidos com base na avaliação curricular (ponderação de 60%) e, se necessário, na entrevista de seleção (ponderação de 40%). Composição do Júri de Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelo coordenador do projeto e por dois outros investigadores doutorados do CIES-IUL, com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de fevereiro a 12 de março de 2014. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado e cópia do Certificado de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10h às 13h – 14h às 18h na morada a seguir indicada, remetidas por correio ou por e-mail para cies@iscte.pt, com indicação da referência da bolsa a que se candidata. CIES -Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/ Ref: BI-M/809402013/02 | POAT_CIES/ Av. das Forças Armadas – ISCTE/ 1649-026 Lisboa”

FCT -- Unidades de I&D -- Processo de Avaliação

https://www.fct.pt/apoios/unidades/avaliacoes/2013/processo_avaliacao.phtml.pt

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

II International Workshop: "Health and Citizenship: Equity in maternal-child healthcare in times of crisis"

"Convidamos V. Exa. a participar no II International Workshop: "Health and Citizenship: Equity in maternal-child healthcare in times of crisis", que terá lugar nos dias 27 e 28 de Fevereiro do 2014 no Auditório B -104, Edificio II, do ISCTE-IUL; enquadrado nas atividades do projecto “Saúde e Cidadania: Disparidades e necessidades interculturais na atenção sanitária às mães imigrantes”, financiado pela FCT. No atual cenário de crise, as mulheres grávidas e mães, quer imigrantes, quer autóctones, são um grupos vulneráveis à exclusão social. Partindo do princípio que a saúde e os cuidados de saúde são uma questão de direitos humanos, a redução das desigualdades no acesso aos cuidados de saúde das grávidas, das mães e as crianças, representa um desafio para o presente e o futuro da saúde de todos em Portugal. Neste contexto, o II Workshop Internacional «Saúde e Cidadania: Equidade nos cuidados de saúde materno-infantil em tempos de crise» pretende por um lado apresentar os resultados preliminares do projecto, e simultaneamente promover um fórum de discussão entre investigadores, académicos, profissionais de saúde e utentes, decisores políticos e a sociedade civil, sobre o impacto da crise quer na saúde materno-infantil, quer nas políticas, práticas e estratégias que promovem a equidade na saúde em tempos de crise. Oradores convidados: Helena Legido-Quigley, PhD. London School of Hygiene and Tropical Medicine (Reino Unido). Hannah Bradby, PhD. Department of Women's and Children's Health (WHO Collaborating Centre), Uppsala University (Suécia). Co-editor da revista “Ethnicity and Health” e “Sociology of Health and Illness” monograph series editor. Walter Devillé, PhD. Netherlands Institute for Health Service Research (Utrecht, Holanda) Elvira Méndez Universidad Pompeu Fabra, Barcelona (Espanha) / Diretora da Associação “Salud y Familia”. A participação em todas as atividades é livre, sendo apenas necessário proceder à sua inscrição através do preenchimento do formulário electrónico em: https://docs.google.com/forms/d/1ytJmE78euaAufjy81n0TE0EBSDCaI0ULhTSu4Kh3Jyc/viewform Segue o convite e o programa provisório em anexo (O programa final será enviado nos próximos dias). Agradecemos divulgação dos mesmos. Esperamos contar com a sua presença! A equipa do projeto “Saúde e Cidadania: Disparidades e necessidades interculturais na atenção sanitária às mães imigrantes”. Coordenadora: Prof. Beatriz Padilla Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz - Gabinete de Comunicação e Planeamento / Communication and Planning Office / Avenida das Forças Armadas, Ed. I, 1649-026 Lisboa – Portugal/ Tel.: 210 464 018 / 192/ Fax: 217 940 074/ Ext.: 291802/ www.cies.iscte-iul.pt/ www.facebook.com/cies.pt/ www.mundossociais.com”

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Novo CIES e-Working Paper Online (179/2014)

“Caros/as Colegas, Encontra-se disponível online em http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp um novo CIES e-Working Paper: CIES e-WP N.º 179/2014 - «Mobilidade geográfica e desigualdades sociais: lugares e caminhos de investigação sociológica sobre território», da autoria de Sofia Santos / Se pretende propor um texto para publicar na coleção CIES e-Working Papers envie email para o endereço gcp.cies@iscte.pt / Cumprimentos / Best regards, Raquel Cruz - Gabinete de Comunicação e Planeamento - Communication and Planning Office / Avenida das Forças Armadas, Ed. I, 1649-026 Lisboa – Portugal/ Tel.: 210 464 018 / 192/ Fax: 217 940 074/ www.cies.iscte.pt/ https://www.facebook.com/cies.pt/ www.mundossociais.com”

Concurso de programação “SCRATCH CHALLENGE – imaginar, aprender e partilhar"

“O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC-ESE/IPS), através do seu projeto EduScratch, e a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) em parceria com o projeto SeguraNet, do Ministério da Educação e Ciência, promovem o concurso de programação “SCRATCH CHALLENGE – imaginar, aprender e partilhar".Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 04 de abril de 2014, por equipas constituídas por 2 a 4 de alunos, com o acompanhamento de um docente, e devem estar subordinados ao tema a “Segurança na Internet” ou a “Utilização das redes sociais”. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1358&date_id=1434§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

“Está lançada a 22ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, promovido pela Fundação da Juventude. Os estágios da 22ª edição realizam-se entre julho e setembro. Para além da experiência proporcionada, os estagiários podem ainda contar com os subsídios de alimentação e de transporte, assim como um Seguro de Acidentes Pessoais. Os estágios destinam-se a todos os jovens que frequentem o penúltimo e o último ano de qualquer curso do ensino superior (Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado, Pós-Graduação), em estabelecimentos de ensino público, privado e/ou cooperativo, abrangendo todas as áreas de estudo. As candidaturas ao PEJENE 2014 para os jovens estudantes decorrem a partir de 2 de maio. Saber mais: http://www.fjuventude.pt/pt/destaques/103/pejene-programa-de-estagios-de-jovens-estudantes-do-ensino-superior-nas-empresas.aspx#para-quem

Seminário “Educadores, Facilitadores ou Impulsionadores da Mudança?...”

“Educadores, Facilitadores ou Impulsionadores da Mudança? – O papel da Educação para o Desenvolvimento na promoção da Mudança Sistémica” é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento da Plataforma Portuguesa das ONGD. O Seminário tem como objetivo principal reunir técnicos das ONGD, professores, funcionários públicos, municípios, outras Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais e outros agentes de Educação para o Desenvolvimento para discutirem a necessidade de uma mudança sistémica e o papel da Educação para o Desenvolvimento na promoção dessa mudança. A realização deste Seminário insere-se no âmbito do Projeto DEEEP 4, desenvolvido pelo CONCORD DARE Fórum e financiado pela União Europeia. O Seminário realiza-se no dia 27 de fevereiro de 2014, na Fundação Cidade de Lisboa (Rua do Campo Grande 380, 1700-097 Lisboa). Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=916

Bullying

“Geração do Conhecimento - Convida todos a participarem na Palestra: Bullying em contexto escolar: da prevenção à intervenção / Sábado - 8 Março 2014 / 15h30m às 18h30m / Auditório - Instituto Português do Desporto e Juventude / Parque das Nações - Lisboa / Para mais informações e inscrições: http://www.g-c.pt/evento.php?id=89 / Siga-nos no Facebook: http://www.facebook.com/gconhecimento / Visite o nosso Site: http://www.g-c.pt”

Conferências sobre BIOLOGIA DA LINGUAGEM | 28 e 29 de março 2014

“Conferências sobre Biologia da Linguagem (realizadas no âmbito do programa de doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem)/ Data: 28 e 29 de março de 2014 / Local: Universidade Católica Portuguesa, Palma de Cima, Lisboa / Orador: Prof. Doutor António Benítez Burraco - Professor Associado da Universidade de Huelva, Espanha; doutorado em Bioquímica e em Linguística / As conferências serão realizadas em espanhol com algum material de apoio em inglês / Destinatários: Pediatras, Linguistas, Terapeutas da Fala, Psicólogos e outros interessados nas questões do desenvolvimento da linguagem / Inscrições: 70 Euros (a ser pago após confirmação de admissão) / Inscrições abertas até 21 de março de 2014 / Número máximo de inscrições: 25 / Formulário de inscrição (enviar para saude@ics.lisboa.ucp.pt) ------- Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Católica Portuguesa: Palma de Cima | 1649-023 Lisboa Telef. 217 214 147| Fax: 217 263 980 / www.ics.lisboa.ucp.pt”

NOVAS DATAS: Conferência Allan Hobson - Sleep/ Dream: New Science and the Therapeutic Work INSCRIÇÕES ABERTAS

“ORADOR: Allan Hobson / DATA: 13 de março de 2014 | LOCAL: Universidade Católica Portuguesa - Auditório 2, Ed. Antigo, Palma de Cima, 1649-023 Lisboa / HORÁRIO: 15h00 às 18h00 / Destinatários Esta Formação dirige-se a todos aqueles que trabalham nas áreas profissionais da Saúde e da Doença Somática, seja em instituição seja em consultório, bem como a todo o público interessado pela nova Dream Science e pela transversalidade do conhecimento. / Preço e Inscrições • 35€ por pessoa / • Data limite de inscrição: até 8 de março de 2014/ • Formulário de Inscrição (enviar para saude@ics.lisboa.ucp.pt) / (Minímo de 20 participantes) Saber mais: http://www.ics.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_fac.asp?SSPAGEID=934&lang=1&artigoID=683

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ciclo de Conferências "Saber mais sobre.." 12 de março "Asma e Escola"

“O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa vem por este meio convidá-lo para a seguinte conferência: “Asma e Escola” - Dr. Libério Ribeiro (Pediatra/ Imunoalergologista) / 12 de março, das 17.00h às 18.30h Universidade Católica Portuguesa - Auditório 2, Ed. Antigo, Palma de Cima | 1649-023 Lisboa / Inscrições abertas (participação gratuita) – https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dG50ZWhoNHhvNFlXZ3h6bGExMGhBVFE6MQ

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Próximo número (brevemente disponível): Sociologia, Problemas e Práticas nº 75 (maio-agosto 2014)

“Informamos que brevemente estará disponível o próximo número da revista Sociologia, Problemas e Práticas (Nº75, maio-agosto 2014). Como é do vosso conhecimento, a revista Sociologia, Problemas e Práticas está indexada na plataforma Web of Knowledge-Thomson Reuteurs SciELO Citation Index e poderá ser consultada no seguinte endereço: Web of Knowledge_Sociologia, Problemas e Práticas (http://apps.webofknowledge.com/Search.do?product=UA&SID=V1xocR89atjB6ISuKYb&search_mode=GeneralSearch&prID=0529827a-e21e-45f9-856e-79176583ad9c) Informamos ainda que os autores interessados em submeter artigos o podem fazer online no site da revista em: Submissões online (http://revistas.rcaap.pt/spp/about/submissions#onlineSubmissions) Saudações cordiais, Maria das Dores Guerreiro -- Diretora de Sociologia, Problemas e Práticas”

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Faça lá um Poema 2014

“Determinadamente apostados no incentivo à leitura e à escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, voltam, conjuntamente, a apostar no Concurso FAÇA LÀ UM POEMA (FLP), para o que convidam as escolas públicas e privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, de todo o país, Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira a participar e a desafiar os autores escondidos que há em cada aluno das suas turmas. O Concurso terá a Final no Centro Cultural de Belém, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, no dia 22 de Março de 2014. Saber mais: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=45

VII Seminário Internacional sobre o Ensino do Holocausto

“No quadro do Protocolo de Cooperação assinado entre o YAD VASHEM e a MEMOSHOÁ, a Escola Internacional para o Estudo do Holocausto, do YAD VASHEM, em colaboração com a MEMOSHOÁ – Associação Memória e Ensino do Holocausto, vai organizar, pelo sétimo ano consecutivo, um seminário sobre o ensino do Holocausto, de 29 de julho a 7 de agosto de 2014 para 26 professores portugueses. No final do curso, os professores poderão obter a acreditação da formação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mediante apresentação do programa e do comprovativo de frequência. Critérios de seleção: Diversidade de escolas e regiões; Interesse e motivação; Diversidade etária; Associados da Memoshoá; Todas as candidaturas devem ser enviadas até 31 de março de 2014. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=909

Cursos gratuitos para professores na European Schoolnet Academy

“A European Schoolnet (EUN) disponibiliza, desde dezembro de 2013, a plataforma European Schoolnet Academy, onde os professores dos ensinos básico e secundário, através de cursos de desenvolvimento profissional que podem frequentar online, totalmente gratuitos, aprendem metodologias inovadoras a testar na escola e em sala de aula com os seus alunos. Para além de uma introdução dos principais conceitos e ideias relevantes para o desenvolvimento da sua prática letiva, os professores terão a oportunidade de discutir e partilhar ideias e experiências com os seus pares, enriquecendo, deste modo, a sua prática letiva. A partir de março de 2014, a European Schoolnet Academy vai ministrar dois cursos-piloto a distância sobre a construção de Cenários de Aprendizagem para a escola do futuro (“Future Classroom Scenarios”) e práticas inovadoras para o ensino das CTEM (“Innovative Practices for Engaging STEM Teaching”). Os professores que estejam a participar em projetos europeus financiados (por exemplo, iTEC) ou outros professores interessados poderão inscrever-se nestes cursos. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1347&date_id=1423§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Programa Bilateral de Assistentes de Português em França e de Assistentes de Francês em Portugal

“Decorre até ao dia 18 de março o período de candidaturas aos lugares de Assistente de Português em França, para o ano letivo 2014/2015. Os lugares de assistente de Português em França destinam-se a jovens estudantes licenciados ou no final da licenciatura e obedecem aos seguintes requisitos: ter nacionalidade portuguesa; -ter até 30 anos de idade; possuir competências linguísticas de nível B2 (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Saber mais: http://www.sec-geral.mec.pt/index.php/39-noticias/185-programa-bilateral-de-assistentes-de-portugues-em-franca-e-de-assistentes-de-frances-em-portugal

3.º Encontro das Escolas com o Office 365

“No próximo dia 25 de fevereiro de 2014 terá lugar, nas instalações da Microsoft Portugal, o 3.º Encontro de Escolas com Office 365. Este encontro é destinado a todas as escolas que já têm a plataforma Microsoft Office 365 a funcionar ou que estão em processo de configuração. No entanto, as escolas interessadas em conhecer melhor esta solução de comunicação e colaboração poderão igualmente participar neste evento. Nesta edição irão ser promovidos um conjunto de workshops técnicos relacionados com as diferentes componentes da plataforma. Para participar, inscreva-se até ao dia 21 de fevereiro de 2014. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1359&date_id=1435§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Ciclo de Conferências 2014 CENFIP

“O Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação (CENFIPE), em parceria com as suas escolas associadas, a Coordenação Concelhia das Bibliotecas Escolares e as Câmaras Municipais dos Concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Paredes de Coura, convida Diretores de Escolas, Professores, Pais e Encarregados de Educação, Autarcas, investigadores e todos aqueles que tem responsabilidades na educação para um grande debate público, o Ciclo de Conferências 2014, este ano sob o tema “A escola da geração digital: desorientação, criatividade e inovação”. Neste evento participarão especialistas em áreas distintas como ciência, comentário político, sociologia, educação, inovação, tecnologia e investigação. As sessões irão decorrer em quatro concelhos do Alto Minho: Arcos de Valdevez (dia 22 de março, 2014), Ponte da Barca (24 de maio, 2014), Paredes de Coura (25 de outubro, 2014) e Ponte de Lima (29 de novembro, 2014). Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1350&date_id=1426§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

9.ª edição do ANIMAR em Vila do Conde

“Decorre de 15 de fevereiro a 1 de junho de 2014, em Vila do Conde, a 9.ª edição do ANIMAR, com cinema de animação. Trata-se de uma divertida exposição para toda a família com várias atividades que vão ocupar salas de aula de diversas escolas do norte do país, com o objetivo de educar os mais novos para a imagem, incentivando a formação de novos públicos de cinema e a própria criação. O ANIMAR é um projeto anual, iniciado em 2005, que parte dos filmes de animação para a realização de uma série de atividades de carácter lúdico e educativo, concebidas para escolas e público em geral: visitas guiadas à exposição na Solar (Galeria de Arte Cinemática), sessões de cinema e outros espetáculos no Teatro Municipal de Vila do Conde, ateliês para professores e alunos da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022010509&dID=34877

Prémio Fundação Ilídio Pinho 2013/14

“Decorre entre 10 e 28 de fevereiro de 2014 o prazo para apresentação das candidaturas à 11.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", este ano subordinado ao tema "Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais". O prémio visa motivar todos os alunos para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas e destina-se a crianças e jovens da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das diferentes vias de educação e formação. Os projetos a concurso devem valorizar as potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos. Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022010500&dID=34851

Convite para dinamização de Oficinas e Pecha Kucha RTEN2014

“Nos dias 9 e 10 de maio de 2014, realizar-se-á o III Encontro de Rádios e Televisões Escolares na Net, subordinado ao tema “As Rádios e Televisões Escolares ao serviço das comunidades educativas”, nas instalações da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Vasco da Gama, em Lisboa. Se é coordenador ou participa num projeto deste tipo e quer dinamizar uma Oficina ou uma Pecha Kucha, manifeste o seu interesse preenchendo, até dia 2 de março. A abertura das inscrições para o encontro RTEN2014 está prevista para o dia 2 de abril de 2014. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1351&date_id=1427§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Concurso Respira Livremente, Defende os Teus Pulmões

“No âmbito da Defesa da Qualidade do Ar que Respiramos e Combate ao Tabagismo, a DGE divulga o 2.º Concurso “Respira Livremente, Defende os teus Pulmões”, promovido pela Federação Portuguesa do Pulmão. Este projeto, que conta com o apoio institucional da Direcção-Geral da Educação, da Direcção-Geral da Saúde e da Praxair Portugal Gases, S.A., pretende sensibilizar as camadas mais jovens para a importância do tema, através das artes visuais, tecnologias de Informação e comunicação e expressão musical. O Concurso destina-se a alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Enino Básico, Ensino Secundário e do Ensino Profissional. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=897

Professora usa método pedagógico para explicar o que é BULLING aos alunos

ESTE É PARA FAZER CIRCULAR. A PROF. MERECE O NOSSO APLAUSO PELA VISÃO PEDAGÓGICA DEMONSTRADA. TODOS TEMOS FILHOS, NETOS OU AMIGOS COM CRIANÇAS QUE PODEM SER VÍTIMAS. BULLYING - “Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying. Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem. Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto quanto possível. A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados. A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las. “É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora. Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida. Claro que és CONTRA bullying. Copia esta mensagem e manda para todos os teus amigos. O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!! Evitem, ajudem e denunciem...”

PLIP-Projeto de leitura inclusiva

“O Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada (PLIP) da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação do Instituto Politécnico de Leiria pretende dar vida a livros que se encontram nas estantes das bibliotecas, oferecendo-os a leitores especiais. Os investigadores da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade têm vindo a trabalhar na adaptação de obras originais ou já publicadas para que os leitores com necessidades específicas tenham o direito de aceder a elas, utilizando novos formatos como os Livros em Braille e em alto-relevo (para pessoas cegas ou com baixa visão); audiolivros (para quem prefere ouvir); vídeo-livros em Língua Gestual Portuguesa (para os Surdos) e em formatos adaptados – pictogramas e versões simplificadas (para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza). Ora, vale bem a pena dar uma espreitadela e fazer o registo! http://plip.ipleiria.pt/kits-access/

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Bolsas e Subsídios para Educação Especial

“Bolsas e Subsídios para Educação Especial Fundação Calouste Gulbenkian »ações de intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais« Estão abertas de 3 de Fevereiro a 6 de Março 2014 as candidaturas de apoio a atividades e ações destinadas a promover a educação, no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, contemplando, especialmente, as seguintes iniciativas: a) Ações de formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação; b) Ações de formação para pais e encarregados de educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, promovidas por Associações de Pais, ou outras instituições, preferencialmente ligadas a instituições de ensino. c) Aquisição de equipamentos para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem do público-alvo. As candidaturas devem ser apresentadas por instituições públicas ou privadas, individualmente ou em associação, considerando-se Entidade Beneficiária do financiamento, a instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projeto “ Apenas são admitidas a concurso, as candidaturas apresentadas em formulário próprio, devidamente preenchido, que reúnam os requisitos exigidos no Regulamento do concurso. Quaisquer dúvidas respeitantes a este concurso deverão ser dirigidas para o endereço de email: pgqng@gulbenkian.pt Fonte da notícia: ANDITEC - Tecnologias de Reabilitação”

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

V Congresso Internacional de Psicologia da Criança e Adolescente, com o tema de Família: Comunicação e Intervenção

O evento terá lugar nos dias 02 e 03 de Abril 2014 na Universidade Lusíada de Lisboa. Ainda estão abertas as propostas para Comunicação Poster, que devem ser enviadas para tania.gaspar@edu.ulusiada.pt até ao dia 28 de Fevereiro de 2014. Para efectuar a sua inscrição, poderá fazê-lo online através do link: http://old.lis.ulusiada.pt/inicio/eventos/5congressointpca/inscricao.aspx Saber mais: http://old.lis.ulusiada.pt/inicio/eventos/5congressointpca.aspx

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

“DiscovEUry: Integração, Interdependência e Solidariedade”

“Numa iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), a Novabase-eLearning está a conceber, produzir e implementar um curso, de caráter gratuito, para professores de todos os níveis de ensino (básico, secundário e profissional), em regime de blended-learning, denominado “DiscovEUry: Integração, Interdependência e Solidariedade”. Este curso, constituído por 3 sessões presenciais (16 horas) e atividades online (44 horas), com uma duração total de 60 horas de formação, tem como objetivo formar os professores nestes temas para que estes possam posteriormente disseminá-los junto das suas Comunidades Educativas. As ações de formação irão decorrer entre os meses de março e maio, nas seguintes regiões do país: • Norte (Porto); • Centro (Coimbra); • Lisboa e Vale do Tejo (2 turmas); • Alentejo e Algarve (Beja). As inscrições estão abertas até ao dia 1 de março. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1355&date_id=1431§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Apelo à participação - Encontro Nacional de Cientistas em Portugal

3 de maio de 2014 | 9 – 18 horas, Lisboa Organização: Plataforma em Defesa do Emprego e da Ciência em Portugal - http://empregocientifico.blogspot.pt/ Ao longo das últimas décadas, sucessivas políticas têm levado a uma constante precarização da força de trabalho nas universidades. Esta precariedade atinge directamente os investigadores, mas indirectamente atinge todos porque o trabalho precário é uma pressão sobre salários, horários e condições de trabalho de quem tem contratos sem termo. Por outro lado, a precarização também atinge os que já estão reformados, pela erosão que origina no fundo da Segurança Social, devido à diminuição dos descontos. O trabalho universitário tem diversos graus de progressão na carreira que não ignoramos. Mas a precariedade levou a uma fragmentação dos cientistas que não corresponde à realidade do trabalho que executam de facto. Na aparência jurídica, uma miríada de formas de trabalho distancia os trabalhadores da área científica – professores do quadro, investigadores, docentes convidados, a tempo parcial, investigadores pagos com bolsas de vários níveis, contratos Ciência ou Investigador FCT, etc. Mas, na essência, estas são formas de fragmentar a solidariedade e a cooperação, ambas essenciais ao progresso científico. Paralelamente assistiu-se, sem qualquer debate na comunidade científica, à (suposta) mudança para novos “paradigmas” nos modelos de financiamento das instituições de ensino superior, nunca apresentados nem explicados. O objectivo deste encontro é proporcionar uma oportunidade de debate a todos aqueles que queiram dar um contributo para alterar a situação do trabalho científico em Portugal. Esperamos que tenha uma ampla participação de docentes e investigadores, que seja discutido um amplo leque de problemas: Que papel para a Universidade, dos Institutos Politécnicos, dos Laboratórios do Estado e dos Centros de Investigação na sociedade? Como devem ser financiadas as instituições de Ensino Superior e Investigação? Como, para quem e o que é que produzimos em ciência? Qual o impacto da Ciência na economia portuguesa? Como promover o emprego científico? Apelamos a que as propostas enviadas sugiram um quadro de análise dos problemas, propostas de soluções e acções concretas a realizar. A moldura organizativa deste encontro garantirá que as discussões e propostas são ouvidas, discutidas e votadas em plenário pelo conjunto dos participantes. Apelamos a todos que, mesmo que não enviem propostas, subscrevam e participem nos debates das propostas que terão lugar do Encontro. Datas importantes 1 de Março – 10 de Abril: envio de propostas (letra 12, times new roman, máximo de 8000 caracteres (incluindo espaços), espaço 1,5). Envio de propostas/moções/ textos para: encontronacionalcp2014@gmail.com Neste período, todas as propostas serão colocadas online no blogue: 15 de Abril – Divulgação do programa final. 3 de Maio – Realização do Encontro (sala a indicar em breve) http://encp2014.wordpress.com/ "

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Concurso de projetos no âmbito das TIC na Educação

“Profissionais da educação e professores inovadores apaixonados pela Educação têm agora a oportunidade de criar um projeto, desenvolvê-lo e financiar o seu arranque na Europa através da Open Education Challenge. A Open Education Challenge, em parceria com a Comissão Europeia, lança um desafio a todos os que acreditam que a tecnologia pode transformar profundamente a nossa forma de aprender, ensinar e experimentar. Os temas a abordar podem estar relacionados com: • conteúdos de aprendizagem; • dispositivos, ferramentas e conectividade; • avaliação de aprendizagem e análise estatística; • gestão escolar e organização; • comunidades de aprendizagem. Os interessados devem inscrever-se até ao dia 17 de março de 2014. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1345&date_id=1421§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

Operação “7 dias com os Media 2014” promove literacia mediática a nível nacional

“Numa iniciativa do Grupo Informal de Literacia para os Media, no qual o Ministério da Educação e Ciência está representado através da Direção-Geral da Educação (DGE), decorrerá, entre os dias 3 e 9 de maio de 2014, a segunda edição da Semana “7 dias com os Media”. O desafio, colocado aos diversos intervenientes da sociedade, como bibliotecas, meios de comunicação social, escolas de ensino básico e secundário, faculdades, grupos de alunos, centros de investigação e formação, blogues, redes sociais, associações várias, universidades de seniores, movimentos, igrejas, autarquias, entre outros, é o de envolver cada vez mais a sociedade na discussão e entendimento do papel dos Media na vida atual. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=898

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

3 Congreso Iberoamericano en Investigación Cualitativa - 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

Español/Português 3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa (http://www.ciaic.net) /3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (http://www.ciaiq.org) --- Español - La Comisión Organizadora del CIAIC2014 invita a la comunidad científica a presentar propuestas de trabajos al 3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, a realizar en Badajoz, en las instalaciones de la Universidad de Extremadura, los días 14, 15 y 16 de Julio de 2014. Los autores podrán presentar propuestas de trabajos que se enmarquen en los objetivos y en las temáticas del Congreso, concretamente artículos científicos originales que aborden revisiones del estado del arte y nuevas perspectivas de investigación, soluciones y/o aplicaciones para problemas reales, trabajos empíricos y/o de evaluación, entre otros. El comité ejecutivo del congreso va a establecer contactos con el fin de indexar parte de los trabajos aceptados en revistas del área con factor de impacto. TEMÁTICAS A) Fundamentación 1. Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa. (Estudios teóricos, reflexión crítica sobres las dimensiones epistemológicas, ontológicas y axiológicas). 2. Sistematización de estudios con abordaje cualitativo. (Revisión de la literatura, integración de resultados, agregación de estudios, meta-análisis, meta-análisis cualitativo, meta-síntesis, meta-etnografía). 3. Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos. (Enfoque en procesos de investigación apoyados en metodologías mixtas pero con prioridad en abordajes cualitativos). B) Operacionalización 1. Tipologías de Análisis de Datos. (Análisis de contenido, análisis de discurso, análisis temático, análisis de narrativa, etc.). 2. Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos. (Diseño de análisis, articulación y triangulación de diversas fuentes de datos: imágenes, audios, vídeos, etc.). 3. Investigación Cualitativa en Contexto Web. (eResearch, etnografía virtual, análisis de interacciones, “Corpus latent” en Internet, etc.). 4. Análisis Cualitativo con apoyo de software específico. (Estudios de usabilidad, “User experience”, impacto del software en la calidad de la investigación y del análisis). C) Campos de Aplicación 1. Investigación Cualitativa en Salud. (Enfoque en los procesos de investigación en las áreas de Medicina, Enfermería, Geriatría, Gerontología, Psicología, etc.). 2. Investigación Cualitativa en Educación. (Enfoque en los procesos de investigación en diversas áreas de Enseñanza Superior, Enseñanza no superior, Evaluación, Currículo, Didácticas, Enseñanza de las Ciencias, Idiomas, Historia, Tecnología, etc.). 3. Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales. (Enfoque en los procesos de investigación en las áreas de Lingüística, Sociología, Antropología, Administración, Marketing, Gestión y Economía, etc.) 4. Investigación Cualitativa en Ingeniería (énfasis en los procesos de investigación en las áreas de Ciencias de la Computación, Sistemas de Información, Ingeniería Electrotécnica, Ingeniería de Software y en la Educación en Ingeniería). FECHAS IMPORTANTES: Remisión de propuestas de artículos: hasta 2 de marzo de 2014, Notificación a los autores: hasta 15 de abril de 2014, Remisión de artículos definitivos para publicación: hasta 4 de abril de 2014, Inscripción: hasta 30 de abril de 2014, CIAIC2014: 14 a 16 de julio de 2014. ---- Português - A Comissão Organizadora do CIAIQ2014 convida a comunidade a submeter propostas ao 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, a realizar em Badajoz, nas instalações da Universidade da Extremadura, nos dias 14, 15 e 16 de Julho de 2014. Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros. A comissão executiva está a estabelecer contactos de forma a indexar as atas do congresso e publicar os melhores artigos em revistas indexadas com elevada qualidade na área. TEMÁTICAS: A) Fundamentos 1. Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa (estudos teóricos, reflexão crítica sobres as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas) 2. Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas (revisão da literatura, integração de resultados, agregação de estudos, meta-análise, meta-análise qualitativa, meta-síntese, meta-etnografia) 3. Investigação Qualitativa e Métodos Mistos (ênfase em processos de investigação que se apoiem em metodologias mistas mas com prioridade às abordagens qualitativas) B) Operacionalização 1. Tipologias de Análise de Dados (análise de conteúdo, análise do discurso, análise temática, análise de narrativas, etc.) 2. Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados (desenho de análise, articulação e triangulação de diversos fontes de dados – imagens, áudios, vídeos) 3. Investigação Qualitativa em Contexto Web (eResearch, etnografia virtual, análise de interações, corpus latent na internet, etc.) 4. Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico (estudos de usabilidade, user experience, impacto do software na qualidade de investigação e da análise) C) Campos de Aplicação 1. Investigação Qualitativa na Saúde (ênfase nos processos de investigação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Geriatria, Gerontologia, Psicologia, etc.) 2. Investigação Qualitativa na Educação (ênfase nos processos de Investigação nas diversas áreas do Ensino Superior, Ensino básico, Avaliação, Currículo, Didáticas, Ensino de Ciências, Línguas, História, Tecnologia, etc.) 3. Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Linguística, Sociologia, Antropologia, Administração, Marketing, Gestão e Economia, etc.) 4. Investigação Qualitativa nas Engenharias (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Engenharia Informática, Sistemas de Informação, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia de Software e na Educação em Engenharia). DATAS IMPORTANTES: Submissão de textos de propostas de artigos: até 2 de março 2014, Notificação aos autores: até 15 de abril 2014, Submissão dos textos definitivos para publicação: até 30 de abril 2014, Inscrição: até 30 de abril 2014, CIAIQ2014: 14 a 16 de julho de 2014”

Call for Papers_American International Journal of Social Science

“American International Journal of Social Science (AIJSS) ISSN 2325-4149 (Print), ISSN 2325-4165 (Online) American International Journal of Social Science (AIJSS) is a double blind peer reviewed journal published by Center for Promoting Ideas (CPI), USA. The main objective of AIJSS is to provide an intellectual platform for the international scholars. AIJSS aims to promote interdisciplinary studies in social science and become the leading journal in social science in the world. The journal publishes research papers in the fields of economics, international relations, law, development studies, population studies, political science, history, journalism and mass communication, corporate governance, cross-cultural studies, peace and conflict, library and information science, public administration, psychology, philosophy, sociology, women studies, religious studies, social welfare, anthropology, linguistics, education , management, marketing, finance, banking, accounting, human resources management, international business, hotel and tourism, entrepreneurship development, business ethics and so on. The journal is published both in print and online versions. AIJSS publishes original papers, review papers, conceptual framework, analytical and simulation models, case studies, empirical research, technical notes, and book reviews. Special Issues devoted to important topics in social science will occasionally be published. The journal is now indexed with and included in Cabell’s, Ulrich’s, EBSCO, Index Copernicus International, and Gale. Moreover the journal is under the indexing process with ISI, ERIC, DOAJ, JSTOR, Econlit, and Scopus. AIJSS is inviting papers for Vol. 3 No. 2 which is scheduled to be published on February 28, 2014. Last date of submission: February 10, 2014. However, an early submission will get preference in case of review and publication process. Send your manuscript to the editor at editor@aijssnet.com, For more information, visit the official website of the journal www.aijssnet.com With thanks, Dr. Stewart Lehman The Chief Editor, American International Journal of Social Science Contact: editor@aijssnet.com

Ciência Viva - Famelab 2014

“O Famelab está de volta em 2014. A Ciência Viva e o British Council trazem a Portugal mais uma edição deste concurso internacional de comunicação de ciência, este ano com a colaboração activa da Fundação Calouste Gulbenkian. Se gosta de ciência e de falar sobre ciência, esta é a sua oportunidade para mostrar as suas capacidades de comunicação e alargar os seus contactos em Portugal e no estrangeiro. Saiba tudo em www.famelab.pt Inscrições até 04 de Março. Acompanhe-nos no Facebook em https://www.facebook.com/FameLabPortugal Carlos Catalão – Direcção - Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica | www.cienciaviva.pt

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“Decorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, na Universidade do Minho, o “ATEE Annual Conference 2014”. Para saber mais, consulte os anexos e visite a página: http://webs.ie.uminho.pt/atee2014 - Decorrerá entre os dias 7 e 9 de maio, na ‘Universidad Complutense Madrid’ o «I Congreso Iberoamericano de Educación Social en Situaciones de Riesgo y Conflicto». Mais informações e inscrição: Fundación General Universidad de Granada – Empresa, Área de Formación y Empleo, Plaza San Isidro nº 5, 18071 – Granada/ Telf. +34 958 246120 Fax: 958 283252/ E-mail: congresos@fundacionugrempresa.es / • Web: http://fundacionugrempresa.es - Terá lugar na “Casa das Histórias Paula Rego”, entre os dias 13 e 15 de março, o «XII Congresso Nacional dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAEs)». Para saber mais: Email: XIIcongressocfae@gmail.com / Youtube: http://www.youtube.com/user/XIICFAE / Facebook: https://www.facebook.com/XIICFAE - Decorrerá em Paris, nos dias 10 e 11 de abril, a 5ª Conferência Internacional ALTE (Association des organismes certificateurs de langue en Europe), subordinada ao tema «l’évaluation en langues pour le multilinguisme : promouvoir la diversité linguistique et la communication interculturelle». Saiba mais em : http://events.cambridgeenglish.org/alte-2014/fr/index.html - «Investigació i Innovació en l’àmbit professional» é o tema da nova edição do “VII Premi d’Assaig Pedagògic Frederic Company i Franquesa”, cujo ‘call for papers’ decorre até 10 de junho. Saiba mais em: http://www.pedagogs.cat/reg.asp?id=1809&i=ca Saudações cordiais, Rosa Branca - Mestre em Ciências da Educação Secretariado da SPCE --- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto/ NIF: 502 459 280 / Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25 / Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h / E-mail: spce.geral@gmail.com / Website: www.spce.org.pt / Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 / Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 / NIB: 0033 0000 0003 1158 2440 5 / IBAN: PT50 0033 0000 0003 1158 2440 5”

Seleção de professores_UFGD/Minas Gerais

“A UFGD, por meio do Centro de Seleção, está com vagas abertas para a seleção de 32 professores, em caráter efetivo, sendo que há oportunidades em oito faculdades e na Educação a Distância (EaD). As inscrições começam hoje (29) e vão até dia 17 de fevereiro. Para se inscrever o candidato deverá proceder da seguinte maneira: na página do concurso, disponível em http://cs.ufgd.edu.br/concursos/docentes, clicar na opção “Inscrições”, no menu de acesso rápido, e preencher todos os campos conforme instruções; ao completar o preenchimento, confirmar as informações prestadas e, só então, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Diferentemente de processos anteriores, desta vez não há necessidade de que o candidato envie documentos para efetivar a inscrição. O pagamento da GRU, no valor de R$ 150, referente à taxa de inscrição, deve ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 17 de fevereiro. O candidato deve se certificar de, no ato do pagamento, informar o número do CPF, para identificação da quitação da taxa. O concurso público será composto por três fases: prova escrita, prova didática e prova de títulos. Há três (3) vagas para a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), 11 vagas para a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET), sendo uma destinada a pessoa com deficiência, cinco (5) vagas para a Faculdade de Engenharia (FAEN), uma (1) vaga para a Faculdade de Ciências Humanas (FCH), quatro (4) vagas para a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), uma (1) vaga para a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), 4 (quatro) vagas para a EaD/PROGRAD, sendo uma destinada a pessoa com deficiência, 2 (duas) vagas para a Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e 1 (uma) vaga para a Faculdade de Ciências da Saúde. A remuneração inicial é de R$ 4.649,65 para 40 horas semanais e R$ 8.049,77 para dedicação exclusiva, para professor adjunto, R$ 3.549,94 para 40 horas semanais e R$ 5.466,55 para dedicação exclusiva, para professor assistente, e R$ 2.968,02 para 40 horas semanais e R$ 4.090,65 para dedicação exclusiva, para professor auxiliar. O edital contendo todas as informações pode ser acessado pelo link http://editais.ufgd.edu.br/download/Abertura_CCS_02_2014_Conc_Docente.pdf. Antes de efetuar sua inscrição, o candidato deve fazer a leitura completa do texto. Outras informações também podem ser obtidas pessoalmente, na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 503 (Unidade I da UFGD – Rua: João Rosa Góes, 1.761 - Vila Progresso - Caixa Postal 322 - CEP: 79.825-070 – Dourados/MS), em dias úteis de 8 às 11 horas e de 13h30 às 17 horas, ou pelo telefone (67) 3410-2840 e, ainda, pelo e-mail: concursodocente@ufgd.edu.br

[esreamembers.ibl] RELA news: New published papers and 2 call for papers

“Dear ESREA member, I'm happy to announce that there are now some new articles and book reviews available for download in pre-publihed format at the RELA webpage. http://www.rela.ep.liu.se/pre_published.html There are also currently 2 call for papers available for RELA. They can be accessed at http://www.rela.ep.liu.se/call_for_papers.html One open call for papers (with an open deadline) and one call for papers on cartographies on adult education and learning ( deadline June 15). Best regards, Andreas Fejes - Professor and Chair of Adult Education Research (Vuxenpedagogik), Prodean for research and doctoral studies, Faculty of Educational Sciences --- Editor of the European Journal for Research on the Education and Learning of Adults (RELA) - www.rela.ep.liu.se

CIES e-Working Paper Online (176/2014)

“Caros/as Colegas, Encontra-se disponível online em http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp um novo CIES e-Working Paper: CIES e-WP N.º 176/2014 «O lugar do outro na investigação sociológica: novas propostas metodológicas», da autoria de Pedro Abrantes, Susana Henriques, Inês Pereira e Luísa Veloso. Se pretende propor um texto para publicar na coleção CIES e-Working Papers envie email para o endereço gcp.cies@iscte.pt Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz - Gabinete de Comunicação e Planeamento - Communication and Planning Office / Avenida das Forças Armadas, Ed. I, 1649-026 Lisboa – Portugal / Tel.: 210 464 018 / 192/ Fax: 217 940 074/ www.cies.iscte.pt/ https://www.facebook.com/cies.pt/ www.mundossociais.com”

I CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACION SOCIAL EN SITUACIONES DE RIESGO Y CONFLICTO

“Saludos cordiales: Se informa sobre el I Congreso Iberoamericano de Educación Social en situaciones de riesgo y conflicto que se celebrará del 7-9 de Mayo de 2014 en la Universidad Complutense de Madrid (Facultad de Educación), en colaboración con la Universidad de Granada e instituciones iberoamericanas. Es posible presentar comunicaciones presenciales o no presenciales con publicación ISBN hasta el 28 de Febrero. Esperando su participación, y ojalá vernos en Madrid, reciban un cordial y cariñoso saludo. http://sips-es.blogspot.com.es/ - http://2014.educacionsocialyconflicto.org/ocs-2.3.5/index.php/principal/principal Agradeceríamos enormemente su difusión. Coordinación del Congreso”

IEUL conferences: Local Change, Social actions and Adult Learning... | 2nd call

“Local Change, Social actions and Adult Learning Challenges and Responses / June, 26, 27 and 28, 2014. Institute of Education of the University of Lisbon/ 2nd Call | NEW Deadline February 22, 2014 / Specific axis of discussion With the aim of approaching such issues, the network conference includes the following wishes to examine the following themes: i) the meanings of adult education and development ¬ from the economic to a wider understanding of development: what is the role of adult education in the promotion of local emancipatory practices and projects? ii) the role of local networks and actors and the articulation with international and national settings ¬ are local governments and governance paradoxical contradictory trends forces in emancipatory and democratic adult education? iii) participation of adults in local education and development activities and projects: is the social purpose of adult education limited by a discourse of Œempowerment¹ when emancipation is most needed? iv) Bottom-up and top-down decision making processes: how can local decision concerning adult education and development influence national and global policy orientations? More informations www.ie.ul.pt or http://globalandlocal.ie.ul.pt/

APSA - Recrutamento para o projeto "Casa Grande"

“A APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger está a recrutar profissionais para o seu novo projeto, a “Casa Grande”. O projeto envolve duas respostas sociais: Atividades de Integração Comunitária e uma Residência Autónoma para pessoas maiores de 16 anos com Síndrome de Asperger e tem como objetivo promover a sua autonomia e a transição para programas adequados de integração socioprofissional. Neste momento, as nossas necessidades são as seguintes: •Técnico Mediador eMonitor de Informática. Caso esteja interessado em se candidatar, pedimos o favor de responder para a função que se pretenda candidatar. Agradecíamos que o fizesse para o email geral@apsa.org.pt e antoniohd@apsa.org.pt Com os melhores cumprimentos, Mª Piedade R. Líbano Monteiro - Presidente da Direcção ------- Arruamento à Travessa da Granja, nº 1, 1500-335 Lisboa/ Tel. 217 119 100/ geral@apsa.org.pt/ www.apsa.org.pt

ArtLab _ Módulo/Padrão Têxtil

“Até 30 de março de 2014 está patente no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior/Núcleo da Real Fábrica Veiga a exposição ArtLab - Módulo/Padrão Têxtil, promovida pela unidade curricular de Tapeçaria da licenciatura de Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, dando continuidade ao projeto ArtLab - Next Vision. Trata-se de uma exposição onde são apresentados os trabalhos dos alunos e professores de tapeçaria resultantes de experiências artísticas e pictóricas espontâneas que refletem diversos "estados de alma".Nesta mostra, para além das impressões dos módulo/padrões em tamanho real, são também apresentados outros núcleos expositivos como o sistema de imagem, em formato de portfólio de suporte digital, e os "riscos" originais, como memória ancestral dos processos têxteis tradicionais que utilizam desenhos para a tecelagem do linho. Saber mais: http://www.museu.ubi.pt/?cix=notici9&lang=1

Discutir e refletir acerca de tarefas matemáticas

“A ação de formação tem uma duração total de 25 horas e atribuição de 1 unidade de crédito (em fase de acreditação), visa realçar a importância das tarefas e da comunicação matemática na prática profissional dos professores, destinando-se a docentes do 1º CEB, de Matemática e Ciências da Natureza do 2º CEB e de Matemática do 3º CEB e do Secundário. Calendário: 28 Fevereiro | 19 Março | 2 e 23 Abril | 7 e 30 Maio | 21 Junho. Saber mais: http://www.pavconhecimento.pt/escolas/centro-de-formacao/

Concurso de modelagem 3D

“O 3D mobile é um concurso de modelagem 3D, organizado pela Universidade de Compostela, em parceria com outras instituições públicas e privadas espanholas, que visa promover o interesse dos estudantes pela ciência. O Concurso destina-se a jovens nascidos nos anos de 1996, 1997 ou 1998 que podem formar uma equipa de 2 a 4 colegas e pedir a um professor que os registe. Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 14 de fevereiro de 2014. Saber mais: http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?action=view&id=1346&date_id=1422§ion=9&module=calendarmodule&src=@random45f6c604df5ef

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Divulgação| XXIV Workshop sobre Políticas para a Família

XXIV WORKSHOP SOBRE POLÍTICAS PARA A FAMÍLIA – Reconhecimento da Família na qualidade de primeiro núcleo intergeracional / Dia 18 de Março de 2014 / Fundação Calouste Gulbenkian - Sala 1 / Inscrições on-line: www.prosalis.pt / Telefone:21 793 16 68/Fax: 21 797 07 48