sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comunicado Importante - ADAP

MANIFESTAÇÃO ADAP - CONSULTA PUBLICA Nº 17- 10/09/2013 “Após análise da Consulta Pública número 17 de 10 de Setembro de 2013 do Ministério da Saúde referente a assistência de Saúde Auditiva Hospitalar para o Sistema Único de Saúde (SUS) relativa às novas regras para com relação ao Implante Coclear e Sistema BAHA (Prótese Auditiva Ancorada no Osso), a equipe técnica da ADAP entende primeiramente que o tema é de alta complexidade e que deve haver um tempo hábil de reflexão para que seja transformada em Portaria as diretrizes e critérios estudados. Infelizmente, a Consulta Pública não levou em consideração todas as partes envolvidas na dinâmica que envolve o uso das próteses de reabilitação auditiva, tais como o Implante Coclear. Foi desconsiderado, por exemplo, a importância do trabalho que a ADAP vem realizando ao longo de uma década e meia, junto com seus associados e os centros de implante. Nós, da equipe da ADAP, tomamos então a decisão de nos manifestar junto ao Ministério da Saúde, visto que essa desconsideração aos nossos apelos poderá, inclusive, impactar diretamente na vida dos usuários de próteses implantáveis. A consulta não leva em consideração, por exemplo, o custo e a dificuldade de deslocamento dos usuários que realizaram a cirurgia de implante coclear em centros de implante longe de das cidades onde moram, prática comum entre as pessoas que moram em cidades pequenas ou em Estados que não possuem centros de implantes. Tampouco considerou relevante a necessidade de anos de experiência para se lidar com próteses caras e de delicado manuseio, no que diz respeito à manutenção delas, já que determina que o atendimento para revisões e manutenções fundamentais sejam feitas pelos centros de implante, que muito provavelmente não terão mão de obra qualificada, haja visto que as equipes já se encontram completamente envolvidas nos processos já existentes sem condições técnicas e humanas para atendimento do objeto, nem condições de combater a demanda de pacientes e ainda serem responsáveis pela parte tecnológica dos pacientes já implantados. Acreditamos que aos centros de implantes, é muito mais adequado responsabilizarem-se pela parte médica e fonoaudiológica dos usuários de Implante Coclear e Sistema BAHA, delegando as tarefas de manutenção, reparo e revisão para outras entidades, tais como a ADAP, que já vem realizando esse trabalho com excelência há mais de 15 anos. Reforçando que a ADAP criou um importante serviço bastante útil aos usuários que necessitam da manutenção: o serviço de backup (empréstimos) de aparelhos no período em que a parte externa do aparelho estiver passando por revisão ou conserto, o que é extremamente útil para quem só consegue ouvir através de uma prótese, impedindo que o usuário fique o período, muitas vezes longo, sem poder ouvir, o que afetaria sua qualidade de vida e interação social. Diante de tudo isso, a ADAP entende que as vozes dos associados devem ser escutadas, pois além de existir pontos gritantes de dificuldades logísticas na Consulta Pública, somaríamos no processo como o intermediador na solução dos casos de assistência ao deficiente auditivo, uma vez que já atuamos de forma privada neste tipo de ação social. Portanto solicitamos que seja estendido o prazo para transformação da Consulta Publica em Portaria e que seja amplamente debatido o caso com as pessoas envolvidas na área, para o bem comum de todos. Pedimos a todos os associados e implantados que se manifestem através do seguinte e-mail: auditivahospitalar@saude.gov.br Coloquem suas sugestões e manifestações para contribuir com a discussão sobre o assunto. Veja aqui a manifestação em seu conteúdo integral: http://adap.org.br/site/ Veja aqui a Consulta Publica do Ministério da Saúde nr 17 de 10 de setembro de 2013: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Set/11/CP_17_2013_DiretrizesSaudeAuditivaHospitalar.pdf © ADAP 2013 “

Fundação Vox Populi - Prémio e Concurso

“A Fundação Vox Populi lança a 4ª edição do Prémio, “NEPSO - Escola Opinião 2013/2014” e a 2ª edição do Concurso “Rato de Biblioteca”, que contam com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, com o objetivo de continuar a divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Opinião nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. Os alunos, dos ensinos básico e secundário são desafiados a organizarem-se em grupos, ou grupo turma e, sob a orientação de um professor, desenvolverem um projeto de estudo de opinião, focado em aspetos de âmbito curricular ou comunitário. Pode ser levado a cabo um estudo de opinião sobre um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou de um projeto da escola. As candidaturas devem ser apresentadas por um professor que será responsável pelo projeto, até ao dia 17 de outubro de 2013. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=758

Ação de Formação “Teaching English in 1º CEB”

“A DGE, em articulação com a APPI- Associação Portuguesa de Professores de Inglês, vai realizar uma ação de formação no âmbito do Ensino do Inglês no 1º ciclo do ensino básico. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=756

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Olimpíadas de CriAtividade 2014

“Já estão a decorrer as inscrições para a edição 2014 das Olimpíadas de CriAtividade, um programa nacional anual, com projeção internacional, conectado com a competição de Resolução Criativa de Problemas "Future Problem Solving Program International", promovido pelo Torrance Center (Portugal). São convidados a concorrer os adultos de qualquer formação académica ou idade, assim como jovens que frequentem o ensino, entre o 4.º e o 12.º ano de escolaridade (ou equivalente). Este programa tem como principal função o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento criativo, crítico e analítico, a motivação para a aprendizagem e o sentido de responsabilidade, competências estas que constituem eixos fundamentais para o sucesso dos indivíduos e da sociedade. Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022010125&dID=34118~

Avaliação do Impacto da Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril”

“Está a decorrer entre dia 7 e dia 16 de Outubro de 2013 a avaliação do Impacto da Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril. Trata-se de uma avaliação externa da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, sob a coordenação técnica-científica da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, respondendo a um concurso lançado pela Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência. Serão inquiridos as direções das unidades orgânicas, os/as professores/as coordenadores/as de educação para a saúde, os/as representantes da associação de pais/ encarregados de educação e os/as representantes da associação de estudantes de todos os agrupamentos, as escolas secundárias não agrupadas e escolas particulares com contrato de associação. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=751

Seminário Psicologia e Orientação em Meio Escolar

“A Direção-Geral da Educação vai realizar, no próximo dia 22 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa, o Seminário Nacional – Psicologia e Orientação em Meio Escolar. Esta iniciativa enquadra-se na atividade das redes europeias de orientação escolar e profissional – EUROGUIDANCE e ELGPN – representadas em Portugal pela DGE, que visam a promoção da psicologia escolar e da orientação como estratégias de prevenção do abandono de promoção do sucesso escolar, das qualificações e da inclusão social. Com este Seminário, pretende-se promover a discussão em torno de questões centrais que ajudem a responder aos desafios que atualmente se colocam à psicologia e orientação em meio escolar tanto no âmbito legislativo como científico, contribuir para a formação contínua dos profissionais, sensibilizar a comunidade educativa para o seu papel neste domínio e criar um espaço de partilha e de reconhecimento de boas práticas existentes. Nesta medida, o programa de trabalho engloba comunicações sobre as tendências europeias, as perspetivas dos diferentes intervenientes (alunos, pais, professores, técnicos) e os desafios da qualidade na psicologia e orientação. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=743

60 anos da História de Portugal em cromos

“Mostra comemorativa dos 60 anos da primeira edição da História de Portugal em cromos (outubro de 1953), uma coleção de 203 cromos vendidos em envelopes-surpresa, que teve edições sucessivas até 1973. Esta mostra inclui os originais da capa da caderneta e de alguns cromos, várias edições das próprias cadernetas e os respetivos envelopes-surpresa, e ainda diversos impressos e publicações que reproduziram ilustrações da coleção. O seu ilustrador é Carlos Alberto Santos, hoje um reputado pintor especializado em temas históricos, estando representado em coleções privadas e museus em Portugal e no estrangeiro. Nascido em 1933, começou o seu percurso artístico muito jovem como desenhador. Em 1953, após três anos de trabalho, completou a História de Portugal para a Agência Portuguesa de Revistas. A mostra é organizada por Leonardo De Sá, perito em banda desenhada e ilustração, e João Manuel Mimoso, colecionador de cadernetas de cromos. Será acompanhada de um catálogo em formato e-book e inclui um encontro com o autor Carlos Alberto Santos e com os organizadores da mostra, no dia 18 de Outubro. Saber mais: http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=859%3Amostra-60-anos-da-historia-de-portugal-em-cromos-3-31-out&catid=163%3A2013&Itemid=884&lang=pt

Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical 2013

“A Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) realiza o Encontro Nacional 2013 sobre o tema “Ouvir, interpretar, criar: pedagogia da audição”, no dia 26 de Outubro de 2013, entre as 9h.00 e as 18h.00 na Fundação Calouste Gulbenkian. O objetivo deste Encontro é proporcionar aos participantes perspetivas teóricas e práticas sobre a pedagogia da audição no âmbito das atividades de educação e formação musical, articuladas com propostas metodológicas de ensino a crianças, jovens e adultos. O Programa inclui duas conferências, quatro workshops e uma conversa em torno de ópera para crianças. Saber mais: http://www.apem.org.pt/files/encontro_nacional_da_apem_2013.html

Selo Escola Intercultural

“Por iniciativa conjunta do Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) e da Direção-Geral da Educação (DGE) foi criado, em 2012, o distintivo Selo Escola Intercultural, visando distinguir as Escolas que se destacam no desenvolvimento de projetos que promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as. A iniciativa insere-se na medida 30 do II Plano para a Integração dos Imigrantes (2010-2013) e prevê a atribuição anual do selo “Escola Intercultural”, com vigência de 2 anos, a 10 escolas, assentando na “divulgação de boas práticas no acolhimento, apoio e integração de estudantes descendentes de imigrantes” e constituindo-se como uma forma de reconhecimento das medidas facilitadoras da integração de crianças e jovens em contextos multiculturais. O período de candidatura para a 2.ª edição do concurso Selo Escola Intercultural decorre de 7 de outubro a 1 de novembro de 2013. A Direção do Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada ou Direção Pedagógica do Ensino Particular e Cooperativo deverá submeter a candidatura preenchendo o Guião de Avaliação de Práticas de Educação Intercultural através da plataforma de candidatura. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=747

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“ • Encontra-se aberto de 1 a 31 de Dezembro de 2013 o «call for papers» para o número temático da Revista Lusófona de Educação, «Ventos do Sul: Modelos e epistemologias interculturais emergentes na educação superior na América Latina». Para saber mais consulte http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/announcement/view/31 • O XVI Encontro Nacional de Professores, «A Matemática nos Primeiros Anos – Pré, 1.º e 2.º Ciclos», decorrerá na Escola Superior de Educação de Santarém, nos dias 18 e 19 de Outubro. Saiba mais em: http://www.apm.pt/encontro/a_matemtica_nos_primeiros_anos__xvi_encontro_nacional.php • As XXI Jornadas da Prática Profissional do ano lectivo 2013/14 irão realizar-se na Escola Superior de Educação de Santarém, nos próximos dias 8 e 9 de Novembro, no âmbito dos cursos da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados que Habilitam para a Docência. Saiba mais em: http://w3.ese.ipsantarem.pt/joaodossantos e em: https://www.facebook.com/jornadasdapraticaprofissional?fref=ts • Encontra-se aberta até ao dia 25 de Outubro, a fase de candidatura à “Pós-Graduação Internacional em Empreendedorismo Social e Desenvolvimento do Território”. Saiba mais consultando o anexo e em: http://www.a-3s.org/ Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto - Mestre em Ciências da Educação / Secretariado da SPCE / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto/ NIF: 502 459 280/ Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25/ Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h./ E-mail: spce.geral@gmail.com/ Website: www.spce.org.pt/ Facebook: www.facebook.com/SPCE1990/ Twitter: www.twitter.com/SPCE1990/ NIB: 0033 0000 0003 1158 244 05”

Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico Educativo

Pedido de Divulgação - “Te envio información sobre la reciente publicación derivada de la Jornada de Estudio sobre "Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico educativo", recientemente celebrada en Salamanca en la que, como puedes apreciar, ha participado un buen cupo de investigadores portugueses y brasileiros. Te agradecería que lo difundieras. Un abrazo desde Salamanca. José María Hernández Díaz ------ Prof.Dr. José María Hernández Díaz /Catedrático de Teoría e Historia de la Educación/ Dpto.de Tª e Hª de la Educación/ Facultad de Educación.Universidad de Salamanca/ Tfno.:923294630-3384/ Fax:923294627/ Mail: jmhd@usal.es / Canalejas, 169/37008-Salamanca (España)” ------- “HERNANDEZ DIAZ, José María (Edit.): Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo. Contribuciones desde la Europa Mediterránea e Iberoamérica. Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, 2013, pp. 433. Los textos que se recogen en esta publicación responden a una selección de los presentados en la Jornada Internacional de Estudio sobre “Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico Educativo”, celebrada en la Universidad de Salamanca recientemente, y son los siguientes: José María HERNÁNDEZ DÍAZ: “Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo en España. Conceptualización y géneros textuales”; Antonella CAGNOLATI: “La stampa pedagogica per le donne in Italia (1861-1900). Esempi, temi e finalitá”; María de Cecilia de MEDEIROS ABRAS y Margarida LOUIRO FELGUEIRAS: “As marcas da formaçao da professora primária através de um jornal estudantil brasileiro”; Alberto ALMEIDA: “ Ainda há lugar para o jornal escolar?”; Anabela CARVALHO AMARAL y Margarida Louro FELGUEIRAS: “Ideário educativo no jornal republicano A Pátria Nova”; Jorge CÁCERES MUÑOZ y Miguel A. MARTÍN SÁNCHEZ: “Difusión y participación de Extremadura en el Boletín de la Institución Libre de Enseñanza”; Alexia CACHAZO VASALLO. “El Eco Escolar: alma, conciencia y vida de los universitários de Salamanca de princiopios del XX”: Denice Bárbara CATANI. “A imprensa periódica pedagógica e a história dos estudos educacionais no Brasil”; Francisco COLLANTES CAROLLO: “El Magisterio Gallego y la cuestión educacional a finales del siglo XIX en Santiago de Compostela”; Berenice CORSETTI: “ a Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos e a discussâo sobre as medidas de avaliaçao da qualidade da educaçao no Brasil”; Aires DINIZ: “Imprensa pedagógica de Coimbra no inicio do século XX”; Raylane Andreza DIAS NAVARRO BERRETO y Patrícia SOUSA DE NUNES SILVA: “A revista Scientia et Virtus: patrimônio histórico do Seminário Sagrado Coraçao de Jesús de Aracaju/Se/Brasil”; Santiago ESTEBAN FRADES: “La prensa pedagógica de la inspección educativa”; Eugénie EYEANG y Marcelle IBINGA: “Reflexiones sobre el uso de la prensa en clase de español lengua extranjera (ELE) en Gabón, Africa”; Llorenç GELABERT GUAL y Xavier MOTILLA SALAS: “Prensa ilustrada, formación religiosa y educación en Mallorca: la revista Lluch (1921-1961)”; Antonio GOMES FERREIRA y Luís MOTA: “A produçao da infancia na imprensa de educaçao e ensino durante a Primeira República em Portugal: A Tutoria. Revista Mensal Defensora da Infancia (1912-1916)”; Antonio José GONÇALVES BARROSO: “Boletim da Liga de Instruçao de Viana do Castelo”; Sara GONZÁLEZ GÓMEZ y Francisca COMAS RUBÍ: “El Diário Escolar de Baleares: valor patrimonial e historiográfico de una suplemento dominical de la prensa ordinaria”; Tamar GROVES: “Educación como tema: prensa pedagógica y la recuperación de la sociedad civil en el ámbito local”; Helder HENRIQUES y Carla VILHENA: “Imprensa e regeneraçâo de menores delincuentes: A Colonia Agrícola de Vila Fernando (1ª metade do sec. XX)”; Alexandra LIMA DA SILVA: “A educaçâo como missâo: um profesor de primeiras letras nas paginas de revista A Escola”; Raúl MIGUEL MALMIERCA: “Prensa estudiantil clandestina en el tardofranquismo. La publicación de Crítica: Órgano del Comité Universitário de Zaragoza del Partido Comunista (1968-1976)”; José Jassuipe da SiLVA MORAIS y Ramsés NUNES E SILVA: “A Imprensa e o perigo vermelho que se esgueira: instrução, proletariado e propostas pedagógicas católicas na Paraíba das décadas de 1940-1950”; Álvaro NIETO RATERO: “El maestro en el periódico pedagógico La Federación Escolar (1916-1936)”; Angel Serafín PORTO UCHA y Raquel VAZQUEZ RAMIL: “La prensa pedagógica em Galicia durante la II República: Escuela Vivida, órgano de la asociación Casa del Maestro de Pontevedra (1935-1936)”; Raquel POY CASTRO: “El Boletín de Educación de la Inspección de Primera Enseñanza de Leon durante la Segunda República: un instrumento para la reforma educativa”; Carmelo REAL APOLO y Ana Maria MONTERO PEDRERA: “La prensa pedagógica de Badajoz a finales del siglo XIX: estudio de El Pacense (1891-1899)”; Francisco José REBORDINOS HERNANDO: “Descripción y análisis de la prensa pedagógica en Benavente (1885-1930)”; Fernando RODRIGUES DE OLIVEIRA: “A literatura infantil e a imprensa periódica educacional brasileira na primeira metade do século XX: a didática e os requisitos psicológicos”; R. Clara REVUELTA GUERRERO: “La Idea. Revista semanal de instrucción pública. Una vía de difusión del conocimiento pedagógico y más (1871-1877)”; Luis Miguel SÁEZ CASTRO y Antonio SÁNCHEZ CAÑADAS: “La prensa pedagógica: eje para la construcción de un museo pedagógico e instrumento metodológico en la enseñanza universitaria”; Laura SÁNCHEZ BLANCO y José Luis HERNÁNDEZ HUERTA: “La educación femenina en la revista Mujeres Libres”; Elizabeth Maria da SILVA y Allene LAGE: “A imprensa pedagógica e o feminismo no século XIX: Nisia Floresta e a educaçao das mulheres no Brasil”; Bernat SUREDA GARCÍA y Gabriel BARCELÓ BAUZÁ: “Sindicalismo docente y renovación pedagógica: la revista Pissarra”; José VIEIGAS BRAS y María Neves GONÇALVES: “O Jornal da Associaçao dos Profesores: o espaldar dos discursos dos docentes na imprensa (1856-1862)”: Dislane ZERBINATTI MORAES: “A modernidade pedagógica no discurso médico do século XIX no Brasil: uma análise da Revista Gazeta Médica da Bahía”.

Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade

“No dia 11 de setembro de 2013, foi publicada o Decreto-lei n.º 131/2013 que introduz alterações ao Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, visando facilitar a sua participação no mercado de trabalho em igualdade de condições e circunstâncias com os demais cidadãos. Em conformidade com estas alterações, as entidades de direito público que não façam parte da administração direta do estado, designadamente as autarquias locais, podem novamente beneficiar de apoios técnicos e financeiros para adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas, quando as condições do meio físico ou características dos equipamentos de trabalho, impeçam, limitem ou condicionem o acesso ou exercício da atividade profissional pela pessoa com deficiência e incapacidade. Disponibiliza-se ainda, por via deste diploma, apoio financeiro destinado a comparticipar a remuneração dos trabalhadores com deficiência e incapacidade, com capacidade de trabalho reduzida, contratados em regime de emprego apoiado, quando a remuneração a que tenha direito, calculada em função da graduação da sua capacidade de trabalho, seja inferior à remuneração mínima mensal garantida. As candidaturas são apresentadas nos centros de emprego e formação profissional e centros de emprego do IEFP. Os regulamentos de acesso a estas modalidades de apoio e os formulários de candidatura estão disponíveis em www.iefp.pt Saber mais: http://www.iefp.pt/noticias/Paginas/Programa_Emprego_Apoio_Qualificacao_Pessoas_Deficiencia_Incapacidade.aspx

Joana Vasconcelos - Bienal de Veneza

http://www.vasconcelostrafariapraia.com/en/fotos/

Congresso da Associação de Professores de História 2013

“A Associação de Professores de História organiza, de 18 a 20 de outubro, o seu Congresso 2013, sob o tema "Espaços Públicos. Vidas Privadas". Este evento irá decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. As inscrições encontram-se abertas até 7 de outubro. O congresso integra oficinas e visitas de estudo, pelo que o programa completo, que se encontra disponível na página da Associação, deve ser consultado para indicação das opções em relação às atividades que decorrem em simultâneo. Este evento encontra-se acreditado pelo CCPFC, para os professores dos grupos de código 200 e 400 que preencherem os requisitos indicados na ficha de inscrição. Saber mais: http://www.aph.pt/index.php

II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação

“É na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) que se vai realizar o II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, de 1 a 3 de novembro, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). A escolha do tema – "Políticas, práticas e investigação: Pontes para a mudança" – foi motivada pela necessidade de se discutirem alternativas ao atual cenário do trabalho docente, nomeadamente através de novas articulações entre práticas docentes, processos e produtos de investigação e políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino. O Encontro é coordenado pela área programática "Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação" do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, por grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – PPGE-UFAL e pela REDE ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. Saber mais: http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=7256

Hospital dos Pequeninos XII Edição : DEZ' 2013

“A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) vai organizar este ano a XII Edição do Projecto Hospital dos Pequeninos. Esta edição, a par de anos anteriores, irá decorrer no Refeitório I dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa (conhecido por "Cantina Velha", em frente à reitoria da Universidade de Lisboa, bem perto do Hospital de Santa Maria) no período de 2 de Dezembro a 7 de Dezembro de 2013 - dia 7 dia aberto ao público! Este projecto visa reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, nomeadamente em consulta, através do jogo da representação, em que cada criança leva um bonequinho seu doente que os futuros médicos irão tratar. Este projecto destina-se a crianças entre os 3 e os 7 anos de idade, estando estimada a participação de cerca de 2200 crianças nesta edição. Vídeos de edições anteriores podem ser consultados em: Expresso (http://expresso.sapo.pt/medicos-por-um-dia-no-hospital-dos-pequeninos=f617070 ) Sapo (http://videos.sapo.pt/eJ8WCictZWAVhP9z5Hfv ) Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=3GWB75-4OuU&feature=share&list=PLxQDegZ60lN6Q-LN4AnJouk1pm73xqTvX ) Youtube2 (http://www.youtube.com/watch?v=SG7HL16LaXQ ) Este evento está fielmente retratado no livro "Um dia no Hospital dos Pequeninos", pelo que aconselhamos vivamente a sua leitura às crianças. Para mais informações, incluindo locais de venda, aceda aqui (http://site.aefml.pt/Projectos/HospitaldosPequeninos/tabid/411/Default.aspx#270989--livro-um-dia-no-hospital-dos-pequeninos) a todas as informações sobre o livro. Todas as informações estão disponíveis para consulta no Site do Hospital dos Pequeninos (http://site.aefml.pt/Associação/direcção/formativaecient%C3%ADfica/hospitaldospequeninos/tabid/411/Default.aspx ) e no Facebook (https://www.facebook.com/hospitaldospequeninos ). Assim, vimos por este meio convidar as crianças da sua Instituição a participarem nesta actividade. O evento terá a capacidade para receber aproximadamente 60 crianças/hora. As inscrições são feitas apenas pelo telefone 21 781 88 90 (entre as 9h30 - 13h e 14h - 17 h, nos dias úteis), a partir de 04 de Novembro. No entanto, pela elevada afluência de inscrições e pela necessariamente limitada quantidade de vagas disponíveis, aconselhamos a inscrição o mais rapidamente possível. As Escola/Instituições terão apenas de assegurar o transporte das crianças para o local do evento (Refeitório I dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa),sem quaisquer outros custos adicionais. Enviamos ainda em anexo o modelo de Declaração de Cedência de Imagem em vista à eventual autorização da divulgação de conteúdos captados no decorrer do evento (imagem, vídeo e som), para o meios de comunicação social que possam comparecer na actividade. A Declaração de Cedência de Imagem deverá ser enviada após a inscrição por uma de três vias: digitalização informática e envio para este endereço de e-mail, via fax ou via endereço postal (indicados abaixo). Antecipadamente gratos pela atenção dispensada e esperando que este assunto mereça de V/ Exa. o melhor acolhimento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos, Miguel Bernardo, Pl' A Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos -------------------- @: hpequeninos@aefml.pt // t: (+351) 217 818 890 // fax: (+351) 217 818 899 /Avenida Professor Egas Moniz - Hospital de Santa Maria - Piso 01 |1649-035 Lisboa /www.aefml.pt

sábado, 5 de outubro de 2013

Chamada de trabalhos até 15/10 para o IV Congresso Internacional em Estudos Culturais

“IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias tem chamada de trabalhos aberta até 15 de outubro. O evento acontece de 28 a 30 de abril de 2014 na Universidade de Aveiro, em Portugal, e é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Congresso: 28, 29 e 30 de abril de 2014 / Submissão dos trabalhos: até 15 de outubro de 2013 / Importante: Para submeter os artigos, é necessário fazer um registo prévio. Para isso os autores devem seguir este link: http://www.estudosculturais.com/congressos/ocs-2.3.5/index.php/ivcongresso/cpcl/user/account .Saber mais: http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/

11ª Conferência Mundial de Economia e Gestão de Mídia recebe propostas de artigos

“A Universidade Estadual do Rio de Janeiro sediará entre 12 e 14 de maio de 2014 a 11ª Conferência Mundial de Economia e Gestão de Mídia (11th World Media Economics & Management Conference). A chamada de trabalhos já está aberta e a data limite para apresentação de artigos é 15 de novembro de 2013. Saber mais: http://culturamidiaeducacao.blogspot.pt/2013/10/11-conferencia-mundial-de-economia-e.html

Visita orientada às Gárgulas do Mosteiro da Batalha

"É já no próximo 12 de Outubro, Sábado, às 15h00 e às 16h30, com a orientação de Patrícia Alho, autora da obra “As Gárgulas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Função e Forma”. Misteriosas, grotescas e assustadoras, as gárgulas exibem-se como guardiãs do Monumento que celebra a Vitória da Batalha de Aljubarrota. Numa visita orientada por Ana Patrícia Alho, autora da obra “As Gárgulas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Função e Forma”, vamos conhecer o significado e a verdadeira função destas fantásticas figuras no sistema de escoamento das águas pluviais no monumento. Se as condições meteorológicas permitirem, haverá ainda uma visita aos terraços do Mosteiro para observar estas obras de arte ao pormenor. A visita culmina com a exposição "As Gárgulas do Mosteiro" no Claustro D. Afonso V, produzida pelo Município da Batalha, na qual serão exibidas gárgulas executadas pela empresa “Gárgula Gótica”, com a apresentação do Mestre Canteiro José António Moreira As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser efetuadas até ao próximo dia 10 de Outubro através dos seguintes contactos: e-mail: geral@museubatalha.com | Telefone: 244 769 878 | ou em Largo Goa, Damão e Diu, n.º 4 Batalha Saber mais: http://www.museubatalha.com/noticias-noticias-mccb/122/visita-orientada-as-gargulas-do-mosteiro-da-batalha- "

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Curso Livre "Como Publicar em Revistas de Alto Impacto"

“Caros Investigadores, Venho por este meio solicitar a vossa melhor atenção os links que seguem: Informação sobre o Curso Livre "Como publicar em Revistas de alto impacto". http://www.ulusofona.pt/cursos-livres/ciencias-sociais-direito-e-servicos/curso-livre-como-publicar-em-revistas-de-alto-impacto.html Informação sobre o preço: http://www.ulusofona.pt/propinas/propinas-2013-2014-cursos-livres.html Melhores cumprimentos / Best regards, Salomé da Cunha -- Assessoria – ILIND Instituto Lusófono para a Investigação e Desenvolvimento/ Personal Assistant – ILIND Lusophone Institute for Research and Development Grupo Lusófona: Campo Grande, 376; 1749-024 Lisboa – Portugal/ Telf. 217 515 500 - ext. 8599/ Fax 217 515 558/ salome.cunha@ulusofona.pt/ http://investigacao.ulusofona.pt “ www.ulusofona.pt”

III Jornadas de Art’ Ambiente

“As III Jornadas de Art’ Ambiente decorrerão, entre 11 e 13 de outubro, no Parque Biológico de Gaia. Com este evento, organizado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), em parceria com o referido parque, pretende-se desenvolver práticas de educação ambiental para a sustentabilidade através das diferentes expressões criativas, numa perspetiva de multidisciplinaridade. As atividades das Jornadas serão desenvolvidas a partir da criatividade, enquanto elemento unificador, e das diversas formas de expressão na área das artes visuais, da pintura, da escultura, da expressão dramática, da ciência e da paisagem, tendo, como principais objetivos: o Tomar conhecimento e exercitar diferentes técnicas e recursos na área das expressões, recorrendo a materiais de baixo custo, naturais ou a partir de resíduos; o Promover metodologias educativas baseadas na participação, na aprendizagem social e na experimentação; o Refletir sobre as relações entre ambiente – cidadania - criatividade – sustentabilidade; o Participar na formação de educadores em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, numa abordagem transversal. Estas jornadas contam com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Comissão Nacional da UNESCO, destinando-se sobretudo a educadores, professores, técnicos de educação ambiental, ONG, autarquias e estudantes universitários, mas também a todos os interessados. Saber mais: http://www.aspea.org/

Metas Curriculares de Português: inscrições abertas para a formação

“Encontram-se abertas as inscrições para uma nova fase de formação, a realizar no âmbito da implementação das Metas Curriculares de Português. Esta formação, a realizar em Lisboa, Porto e Coimbra, irá decorrer até dezembro. As inscrições estão abertas de 27 de setembro a 13 de outubro, inclusive, e podem inscrever-se todos os docentes a lecionar Português nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. O número de vagas é limitado, pelo que os docentes serão selecionados pela ordem de inscrição, sendo dada prioridade aos docentes em exercício de funções nestes ciclos de ensino. A inscrição deverá ser realizada através de formulário disponível em: http://area.dge.mec.pt/fmci/. Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado enviando uma mensagem para o seguinte endereço de correio eletrónico: formacao@dge.mec.pt "

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Treino Funcional no Idoso - 3.ª edição

“Exmos. Senhores, Informamos que a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa vai organizar, a 18 e 19 de outubro, um curso breve de Treino Funcional no Idoso. Solicitamos a sua ampla divulgação. Para qualquer informação complementar, por favor contacte cursosbreves@fmh.ulisboa.pt. Com os melhores cumprimentos, Ana Faria -- Divisão de Relações Externas, Comunicação e Edições (DRECE) - Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, Estrada da Costa – 1495-688 | Cruz-Quebrada – Dafundo / Telf. 21 414 92 70 | 21 414 91 04 | e-mail afaria@fmh.ulisboa.pt