sábado, 28 de setembro de 2013

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“Decorrerá nos dias 7 de Novembro e 30 de Dezembro, na UTAD, Vila Real, o «I Encontro de Outono do Fórum Português de Administração. A Nova Gestão Pública». Saiba mais em: http://fpae.utad.pt/index.html / - Realizar-se-á nos dias 14, 15 e 16 de Abril de 2014, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, o IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Saiba mais em: http://www.fpae.pt/iv-congresso.html/ - Decorre até ao dia 5 de Novembro o ‘call for papers’ para as «Journées sur les compétences non académiques dans les parcours scolaires et professionnels», a terem lugar nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2014. Para saber mais: http://www.ecoletalentcampus.fr/ Les propositions sont à envoyer sous format électronique à: secretariat.iredu@u-bourgogne.fr / - O 2.º Colóquio Internacional do LASALÉ (Laboratoire Accrochage Scolaire et Alliances Éducatives), consagrado ao tema «Décrocher n’est pas une fatalité! Le rôle de l’école dans l’accrochage scolaire», terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2014, na Universidade de Luxemburgo. “Les propositions de communications doivent être envoyées pour le lundi 16 décembre 2013 au plus tard à l’adresse suivante : colloque.lasale@uni.lu” / - Foi prorrogado o prazo do ‘call for papers’ para o Simpósio «Évaluation, accompagnement et contrôle dans la formation pratique à l'enseignement», até ao dia 21 de Outubro de 2013. Saiba mais em: http://www.hepl.ch/cms/accueil/formation/unites-enseignement-et-recherche/agirs-acteurs-gestions-identites/actualites/le-groupe-evaluation-des-pratiqu.html / - Informamos que foi publicado no último número da ‘Revista Portuguesa de Educação’, o artigo «Passado, presente e futuro da governação educativa na Região Autónoma da Madeira», da autoria do nosso associado Prof. José Eduardo Magalhães Alves. Acesso em: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0871-91872013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto --- Mestre em Ciências da Educação / Secretariado da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto/ NIF: 502 459 280/ Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25/ Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h / E-mail: spce.geral@gmail.com/ Website: www.spce.org.pt/ Facebook: www.facebook.com/SPCE1990/ Twitter: www.twitter.com/SPCE1990/ NIB: 0033 0000 0003 1158 244 05”

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Visita de Estudo ao Centro BFW Düren - Alemanha - 2014

“A Fundação Sain informa que se encontram abertas, até ao dia 25 de Outubro de 2013, as inscrições para a participação numa visita de estudo a realizar em Junho de 2014 à organização congénere alemã BFW Düren. Esta Ação de Mobilidade, apoiada pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida – subprograma Leonardo da Vinci, visa proporcionar aos participantes uma experiência de contato com a realidade da formação profissional e do emprego de deficientes visuais no contexto de outro país europeu. A ação destina-se a pessoas com deficiência visual à procura de emprego, sendo dada preferência aos candidatos que tenham realizado ações de formação profissional na Fundação Sain e que tenham conhecimentos da língua inglesa ou alemã. Para mais informações ou para realizar a sua inscrição contate, na Fundação Sain, Carlos Bastardo - pessoalmente ou através do número de telefone 218480136, nos dias úteis das 10h às 12h e das 14h às 16 h. A visita terá a duração de duas semanas, estando os participantes livres de encargos relativamente a viagens, alojamento e refeições. Esta ação será acompanhada durante toda a sua duração por um pequeno grupo de técnicos da Fundação Sain”

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Noite Europeia dos Investigadores no IICT 2013

Dia: 27 de Setembro 2013 / Local: Instituto de Investigação Científica Tropical / Horas: 17h - 23h / “Boa tarde, As borboletas invadiram o Jardim Botânico Tropical e dão o mote para a Noite Europeia dos Investigadores no Instituto de Investigação Científica Tropical (www.iict.pt). Para este ano marcamos encontro com os nossos parceiros para uma mesa redonda sobre o Ensino Superior e Cooperação nos Trópicos; convidamos o público a conhecer o projeto da ExperimentaDesign’13 Unmapping the world, planeado para o Palácio dos Condes da Calheta a partir de novembro de 2013; apresentamos as reservas técnicas visitáveis centradas no Património Histórico e Científico do IICT, que passará assim a estar disponível ao público. Como em anos anteriores, resultado da cooperação que mantemos com a Câmara Municipal de Lisboa, a exposição 4 estações sobre Monsanto, de total inspiração no Parque Florestal de Monsanto, assim como o filme resultante da pesquisa para a exposição, estará patente ao público na Galeria do Jardim Botânico Tropical. Neste dia será também a última oportunidade para visitar Função, Estética & Ciência na coleção de Arte Africana de Eduardo Nery, que relaciona uma coleção de arte africana com áreas científicas do IICT. As borboletas, estrelas da noite, serão de Angola, do café, das plantas e alimentos e apresentar-se-ão em ateliers hands on para o público familiar desta noite. A Noite Europeia dos Investigadores 2013 está organizada em consórcio, liderado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, a que o IICT se associou como parceiro do evento. Sobre o consórcio a informação está disponível em http://nei2013.eu/. Venham fazer parte da iniciativa! Cordialmente, Laura Domingues Media Relations Instituto de Investigação Científica Tropical: Rua da Junqueira, 86 1.º, 1300-344 Lisboa/ Telf. 213 616 343/ laura.domingues@iict.pt

sábado, 21 de setembro de 2013

III Jornadas universitarias sobre emergencias, educación, discapacidad y seguridad de la Universidad de Sevilla

Sevilla, 11 a 15 de noviembre de 2013, 16 a 21 horas, Facultad de Ciencias de la Educación. Saber mais: http://aparcamientodiscapacitados.blogspot.pt/2013/09/iii-jornadas-universitarias-sobre.html

III Jornadas Técnicas de la Intervención Psicosocial en la Discapacidad Intelectual

Dias: 9, 10, 14 e 15 de Outubro 2013 Local: Salón de actos. Centro Zona Jóven, C/Pasacola S/N. Candelaria - Tenerife Saber mais: http://aparcamientodiscapacitados.blogspot.pt/2013/09/iii-jornadas-tecnicas-de-la.html

CARTA ABERTA A SUA EXCELÊNCIA O SR. MINISTRO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, PROFESSOR DOUTOR NUNO CRATO

http://gritodemudanca.blogspot.pt/2013/09/carta-aberta-sua-excelencia-o-sr.html

"Metodologias de Ensino e Criatividade" é o tema do próximo Fórum Permanente Desafios do Magistério

“No dia 16/10/2013 acontece a próxima edição do Fórum Permanente Desafios do Magistério, uma realização da Associação de leitura do Brasil - ALB, Faculdade de Educação da Unicamp e Programa Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC. O tema da próxima edição será: Metodologias de Ensino e Criatividade. Inscrições gratuitas: http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/ Informações: eventofe@unicamp.br Saber mais: http://culturamidiaeducacao.blogspot.pt/2013/09/metodologias-de-ensino-e-criatividade-e.html

SESSÕES de INFORMAÇÃO - HORIZONTE 2020: Desafio Societal 5 "Ação climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas"

“Exmo. (a) Sr.(a), Tal como é do seu conhecimento, o Gabinete de Promoção do Programa-Quadro (GPPQ), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), está a realizar várias sessões de informação e divulgação do próximo programa-quadro de financiamento de I&I ao nível Europeu - HORIZONTE 2020. Estas sessões permitirão conhecer atempadamente as prioridades de I&I para os primeiros concursos (2014 – 2015). Na semana passada realizámos duas sessões em Lisboa e as próximas sessões de apresentação e discussão do Programa de Trabalhos (2014-2015) do Desafio Societal 5 “Ação climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas” estão agendadas para: - 24 Setembro, IPB, Bragança - Sessão de informação das oportunidades de financiamento no Horizonte 2020 Desafio Societal 2 e Desafio Societal 5º - A agenda e o formulário de inscrição online está disponível em http://www.gppq.fct.pt/_7pq/eventos.php?id=1265; - 25 Setembro, UTAD, Vila Real - Sessão de informação das oportunidades de financiamento no Horizonte 2020 Desafio Societal 1, Desafio Societal 2 e Desafio Societal 5º - A agenda e o formulário de inscrição online está disponível em http://www.gppq.fct.pt/_7pq/eventos.php?id=1264 ; - 30 Setembro, ISEP, Porto - Encontro-Debate “Linhas de financiamento internacionais para IES e ONGD: um desafio actual” organizado pelo Instituto Politécnico do Porto e a Engenho&Obra - A informação sobre este evento está a cargo da Engenho&Obra (http://www.engenhoeobra.org/ ) e será disponibilizada no site desta organização; - 4 Outubro, FEUP, Porto - Sessão de informação das oportunidades de financiamento no Horizonte 2020. Desafio Societal 2 e Desafio Societal 5º - A agenda e o formulário de inscrição online está disponível em http://www.gppq.fct.pt/_7pq/eventos.php?id=1240 ; - 14 Outubro, U. Aveiro, Aveiro - Sessão de informação das oportunidades de financiamento no Horizonte 2020. ICT, Nanotecnologias, Materiais Avançados, Biotecnologia, Processos de Fabrico Avançados. Desafio Societal 2 e Desafio Societal 5º - O formulário de inscrição online está disponível em http://www.gppq.fct.pt/_7pq/eventos.php?id=1195 ; - 18 Outubro, U. Açores, Ponta Delgada – Sessão de informação das oportunidades de financiamento no Horizonte 2020. Desafio Societal 1, Desafio Societal 2 e Desafio Societal 5º - A agenda e o formulário de inscrição online está disponível em http://www.gppq.fct.pt/_7pq/eventos.php?id=1268 ; - 5 Novembro, U. Algarve, Faro - Sessão de informação das oportunidades de financiamento no Horizonte 2020. Desafio Societal 1, Desafio Societal 2 e Desafio Societal 5º - A agenda e as inscrições serão disponibilizadas brevemente no site do GPPQ. Estão previstas outras sessões de informação em diferentes pontos do país! Fique atento ao calendário das sessões (http://www.gppq.fct.pt/_7pq/eventos.php) no nosso site! Participe! Anabela Carvalho | Juliana Monteiro FP7 National Contact Point – ‘Environment (including Climate Change)’; GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT - Framework Programme Promotion Office (www.gppq.fct.pt); FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Educação e Ciência Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro: 3810-193 Aveiro, Portugal. Tel: (+351) - 234 370200 (ext: 22609)/ Fax.: (+351) - 234 370309 /Email: anabela.carvalho@fct.pt

Colóquio Internacional “Portugal, Europa e Globalização Jurídica”

“Este colóquio insere-se no âmbito das comemorações do Centenário da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e inclui a participação de vários professores, representantes de diversas universidades europeias. Terá lugar no dia 27 de setembro de 2013, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Saber mais: http://www.ulisboa.pt/?portfolio=coloquio-internacional-portugal-europa-e-globalizacao-juridica

Ciclo de Palestras da Faculdade de Arquitetura 2013-2014

“Entre outubro e dezembro de 2013, a comunidade académica da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa convida todos os interessados nas profissões das artes a participar no “Ciclo de Palestras da Faculdade de Arquitetura 2013-2014“. Em cada palestra, profissionais conceituados do meio falam da sua experiência, apresentam casos de estudo e interagem com a comunidade. Aspetos e reflexões sobre o passado, presente e os desafios do futuro são partilhados e debatidos em grupo. O programa deste ciclo de palestras é o seguinte: - 8 de outubro – Arquiteto Nuno Leónidas; - 22 de outubro – Arquiteto Luís Pedra Silva; - 5 de novembro – Arquiteto João Pedro Serôdio; - 19 de novembro – Arquiteto John Peponis; - 3 de dezembro – Designer de moda Rickard Lindqvist. As palestras terão lugar entre as 11h00 e as 12h30 no Auditório Rainha Sonja (CUBO) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; a entrada é livre. Saber mais: http://www.fa.utl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2258%3Aciclo-de-palestras-da-fa-2013-2014&catid=92%3Aconf&Itemid=243&lang=pt

Curso de Ética da Investigação

“O Curso de “Ética da Investigação” é um curso dinâmico que, combinando teoria e prática, permite aos alunos analisar e debater, de forma crítica, desafios éticos específicos da investigação. Tais desafios incluem: plágio, fraude e falsificação de resultados, conflito de interesses, consentimento informado, atribuição de autoria científica e adequação de diferentes processos de peer-review. Durante o curso, os alunos aprenderão também a gerir e avaliar um projecto de investigação sob o ponto de vista ético, desde a fase inicial de design até à fase final de publicação de resultados. Por outro lado, os alunos serão estimulados a reflectir acerca do impacto das novas tecnologias e dinâmicas sociais na ética da investigação, assim como a debater a construção de códigos de conduta ética mais eficazes e adequados à sua realidade académica. Após a realização deste curso, os alunos terão assimilado a importância da integridade científica para o seu doutoramento e adquirido competências intelectuais relevantes para melhorar a qualidade e o impacto da sua investigação futura. O curso terá lugar na Escola Nacinal de Saúde Pública, nas seguintes datas: - 4.ª edição – quartas, de 16 a 23 de outubro; - 5.ª edição – quartas, de 4 a 11 de dezembro. Saber mais: http://www.unl.pt/pt/eventos/Curso_de_%C3%89tica_da_Investigacao/id=116/

3.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa

“A 3.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, de 12 setembro a 15 dezembro de 2013, propõe uma leitura alternativa da prática espacial contemporânea. Ao longo de três meses, a curadora geral Beatrice Galilee e os curadores Liam Young, Mariana Pestana e José Esparza Chong Cuy vão explorar as múltiplas possibilidades da produção arquitetónica através de exposições experimentais, eventos, performances e debates por toda a cidade. Durante a Trienal, a arquitetura será retratada como uma força viva, social e artística, que mapeia territórios culturais, políticos, científicos e estéticos. Ao excluir em larga medida as formas construídas da prática arquitétonica para se focar em modos alternativos, a Trienal está a responder ao clima económico e social em transformação, onde os modos tradicionais de produção estão a mudar e a inovação prolifera. Saber mais: http://www.ulisboa.pt/?portfolio=3a-edicao-da-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-3

Portal Learn Europe

“Foi lançado um novo portal de cariz pedagógico sobre a União Europeia, abrangendo as áreas de História, Geografia e Economia, com o objetivo de disponibilizar aos professores recursos educativos sobre o tema, de modo a poderem ser utilizados nas suas aulas. Os professores encontrarão uma seleção de temas que os ajudarão a encontrar os recursos que procuram, tendo havido a preocupação de tentar ir ao encontro dos mais frequentes nos planos curriculares dos diversos países europeus. Saber mais: http://www.learningeu.udl.cat/index.php/en/

Museu Nacional do Desporto

“Foi inaugurado, a 12 de julho, o Museu Nacional do Desporto. Localizado no Palácio Foz, edifício histórico da Praça dos Restauradores, em Lisboa, pode ser visitado de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h00, e aos domingos de manhã. O novo museu funciona na dependência administrativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude, com diversas valências e serviços associados, disponíveis ao utente: - Gestão do património do desporto, através da sua preservação, documentação e comunicação; - Qualificação e prestígio do estatuto social e cultural da realidade desportiva, através da salvaguarda e difusão do património do desporto; - Fácil acesso à informação e ao conhecimento (científico, técnico, social e cultural) sobre a realidade desportiva através do património do desporto. O Museu dispõe ainda de uma biblioteca, a Biblioteca Nacional do Desporto, que possui, à data da sua inauguração, de um acervo de aproximadamente 60.000 itens registados, entre monografias, publicações periódicas, vídeos, DVD, suportes áudio e outros. Para mais informações, aceder às páginas do Portal da Juventude (http://juventude.gov.pt/Eventos/Desporto/Paginas/Museu-Desporto.aspx) e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (http://www.ipdj.pt/museu_desporto.html) Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022009983&dID=33863 “.

Parlamento dos Jovens – Edição 2013/2014

“O programa Parlamento dos Jovens, organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, tem o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de assuntos de atualidade. Já se encontram anunciados os temas para a edição deste ano e todas as escolas do ensino secundário e dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (ensinos público, privado e cooperativo) estão convidadas a contemplar o programa no seu plano de atividades. Os temas aprovados para as Sessões do Parlamento dos Jovens de 2013/2014 são os seguintes: o Para o ensino secundário – “Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento) ”; o Para o ensino básico – “Drogas: evitar e enfrentar as dependências”. A inscrição decorre entre 26 de agosto e 18 de outubro. A inscrição das escolas deve ser efetuada através do preenchimento on-line de um formulário. Saber mais: http://app.parlamento.pt/webjovem2014/index.html

3.º Congresso Internacional Fernando Pessoa

“A Casa Fernando Pessoa organiza, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o 3.º Congresso Internacional Fernando Pessoa, que se realiza no Teatro Aberto, situado na Praça de Espanha, em Lisboa. As inscrições efetuam-se por correio eletrónico (através de formulário) ou diretamente na bilheteira da Casa Fernando Pessoa. Neste momento, o programa provisório do evento já se encontra disponível, nele estando anunciados os oradores e os temas previstos. Saber mais: http://mundopessoa.blogs.sapo.pt/647075.html

CCB/Fábrica das Artes

“À semelhança dos anos anteriores, o CCB continua a desenvolver uma parceria com o Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e Ciência. Neste contexto, e com o objetivo de facilitar o trabalho das escolas e dos professores interessados em planearem experiências artísticas enriquecedoras para os seus alunos, o CCB [Fábrica das Artes – Projeto Educativo] disponibiliza toda a sua programação para o ano letivo 2013/2014. Neste programa poderão encontrar espetáculos, oficinas, formações, performances e exposições. A Fábrica das Artes do CCB tem a missão de desenvolver uma programação artística dirigida a crianças, jovens e adultos, predominantemente no campo das artes performativas e promoção do livro e da leitura. A sua preocupação é equacionar uma aproximação estimulante e profunda entre o público e as diferentes linguagens artísticas. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=706

Seminário e feira de artes e sabores – Museu Monográfico de Conímbriga

“No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2013, o Museu Monográfico de Conímbriga promove, nos dias 21 e 22 de setembro, um seminário e uma feira de artes e sabores sob o tema "Conimbriga/Sicó: lugar de artes, sabores e património". O público-alvo são os professores, as escolas e os agrupamentos escolares, que anualmente ali se dirigem em visitas. A iniciativa visa a apresentação da programação cultural e educativa do Museu Monográfico de Conimbriga, das Terras de Sicó e do Paul de Arzila para o ano letivo de 2013/2014. O seminário decorre no sábado, 21 de setembro, tendo como objetivo agilizar o processo de marcações de visitas, disponibilizar a agenda de atividades previstas e facultar informações à preparação das visitas de estudo, assim como esclarecer dúvidas. A feira estende-se pelos dois dias. Saber mais: http://www2.drealentejo.pt/dsra/noticias-mnu/65-gerais/684-semin%C3%A1rio-e-feira-de-artes-e-sabores-%E2%80%9Cconimbriga-sic%C3%B3-lugar-de-artes,-sabores-e-patrim%C3%B3nio%E2%80%9D

Novedades en la Revista Iberoameriana de Educación 63/1

http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=boletin63_1 Estimados lectores les informamos: •Que está disponible el número 63/1 de la RIE (ISSN: 1681-5653) (versión digital). Pueden consultarlo desde: http://www.rieoei.org •Que hasta el 15 de noviembre de 2013 está abierta la convocatoria para remitir colaboraciones para el monográfico número 64: Evaluación educativa: nuevos escenarios, tendencias y desafíos en el XXI (http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=numeros_proximos&titulo=Números%20próximos) de la RIE (ISSN: 1022-6508) “

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

2as Olimpíadas do Braille - 19 de outubro‏

“Caro(a) Associado(a), Decorre até 4 de outubro o período de inscrições para a 2ª edição das Olimpíadas do Braille. As inscrições no concurso podem ser efetuadas através do formulário disponível no site da ACAPO, do Departamento de Relações Externas ou das Delegações da ACAPO. O concurso dirige-se a todos os utilizadores e conhecedores de Braille, ou seja, pessoas com e sem deficiência visual que queiram colocar à prova os seus conhecimentos sobre este sistema de leitura e escrita e habilitar-se, por exemplo, a um voucher em compras no valor de 400 euros na loja UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos. Conforme sucedeu na primeira edição, os participantes do concurso serão divididos por quatro escalões para cada um dos quais serão aceites as primeiras 30 inscrições. O concurso terá lugar no dia 19 de outubro, entre as 13h30 e as 18h00, no Auditório da Estação de Metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa. Para obter mais informações contacte a Direção Nacional da ACAPO através do telefone 213 244 500 ou do e-mail rp.dn@acapo.pt ou consulte o Regulamento em www.acapo.pt. Contamos com a V/ presença. Não deixe de participar! Susana Venâncio - Relações Públicas, Direcção Nacional”

Pedido de colaboração em projeto de investigação

"No âmbito do projeto de doutoramento em educação a distância e e-learning, está a ser realizado um estudo relativo à descrição das imagens em conteúdos digitais. Para isso necessito da colaboração de pessoas que possam ser representativas de dois grupos de utilizadores da web: - Grupo 1: pessoas que não utilizam a função visual e necessitam de leitor de ecrã; - Grupo 2: pessoas que utilizam a função visual mesmo que necessitem de ampliador de ecrã, óculos, lentes, etc. Entende-se por pessoa que não utiliza a função visual aquela que recorre a leitor de ecrã ou similar e não tem acesso visual aos conteúdos digitais. Entende-se por pessoa que utiliza a função visual aquela que tem acesso visual aos conteúdos mesmo utilizando produtos de apoio (óculos, ampliadores de ecrã). A participação neste projeto é totalmente online e consiste na realização de algumas tarefas que se encontram na plataforma Moodle. Caso pretenda participar serão enviadas por e-mail todas as indicações relativas à utilização da plataforma. Prevê-se a disponibilização de 4 horas (assíncronas) para a realização do teste que irá estar disponível durante 1 semana. Por ser assíncrono poderá realizar o teste à hora que mais lhe convir. No final será atribuído um certificado de participação neste projeto de investigação, referindo ainda as competências desenvolvidas ao nível da utilização da plataforma Moodle. Qualquer dúvida, técnica, sugestão ou pedido de esclarecimento sobre a sua eventual participação, queira por favor contactar: manuela.amado@gmail.com Se estiver interessado em participar, preencha o questionário disponível no endereço: https://docs.google.com/forms/d/1N8agFWL3duIwULTjrlcl2m-ousRNznzpyODqsCcV3u4/viewform O preenchimento deste questionário sobre o seu perfil é essencial para a inscrição na plataforma Moodle. Desde já o meu agradecimento. Manuela Francisco"

SECRETARIADO SPCE: INFORMAÇÕES GERAIS

“ • Decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Abril de 2014, em Rosário, na Argentina, o VIII Congresso Iberoamericano da Didáctica Universitária, subordinado ao tema «La construcción de saberes acerca de la enseñanza: un desafío para la docencia universitaria y de nivel superior». Para saber mais, consulte o anexo. • A Secção Portuguesa da AFIRSE vai realizar, nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2014, o seu XXI Colóquio, em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a EDUCA. Para saber mais, consulte o anexo. Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto - Mestre em Ciências da Educação / Secretariado da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Rua João de Deus, 38, 4100-456 Porto / NIF: 502 459 280 / Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25 / Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h. / E-mail: spce.geral@gmail.com / Website: www.spce.org.pt / Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 / Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 / NIB: 0033 0000 0003 1158 244 05”

Workshop: "Método DOLF: Desenvolvi​mento Oral, Linguístic​o e Fonológico

9 Nov. 2013 (sábado) | Lisboa – Parque das Nações: O Método DOLF é um meio ou ferramenta auxiliar na aprendizagem da fala, linguagem, da leitura e da escrita. Usa estratégias multissensoriais, permitindo à criança ver, ouvir, falar, fazer o gesto e escrever. O método DOLF associa um gesto a cada fonema do português, fazendo posteriormente a ligação ao grafema. Este método chama a atenção para os movimentos da boca, para o modo como se articulam ou como se produzem os sons do português. O uso do gesto serve de apoio à memória auditiva, visual e usa uma memória suplementar, a memória motora. É um método flexível que pode ser aplicado conforme o objetivo e mediante cada aluno a partir dos 3, 4 anos de idade. Este método destina-se a crianças com perturbações de fala, perturbações fonológicas, perturbações da linguagem ou com perturbações específicas de leitura e escrita (dislexia, disortografia). Pode igualmente ser usado em crianças sem qualquer tipo de perturbação, tendo por isso uma função preventiva. Data e Horário: 9 de novembro de 2013 (sábado), das 10 às 17 h Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações) Objetivos - Desenvolver competências na área da linguagem oral, escrita e processamento fonológico; - Ensino estruturado do Método DOLF; - Aplicação do Método DOLF nos vários contextos: terapêutico, sala de aula e casa. Conteúdos Programáticos - Relação da oralidade com a escrita; - O papel da consciência fonológica; - Aprendizagem multissensorial; - Como surgiu o Método DOLF e quais os principais objetivos? - Ensino estruturado do Método DOLF; - Casos práticos. Destinatários - Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente, - Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde; - Pais e Encarregados de Educação. Nº de participantes 35 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.) Formadora Dra. Joana Rombert - Licenciatura em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão; - Pós-Graduação em Terapia Miofuncional no ISEP Universidade de Vic, Madrid; - Exerce funções no Hospital de Santa Maria – Departamento de Pediatria Médica - Unidade de Desenvolvimento; - Colabora com a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro; - Co-autora dos livros “Ouvir, dizer e escrever” e “Método DOLF: Desenvolvimento Oral Linguístico e Fonológico”. Preço de Inscrição Até 02 Nov. 2013 - 75 €; Após 02 Nov. 2013 - 100 € Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (30 Out. e 30 Nov. 2013). Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição. Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária - o nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email). Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos. Organização e Secretariado Oficina Didáctica: Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato), 1250-090 Lisboa/ Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt / Visite www.oficinadidactica.pt

Divulgação de Evento: Sexualidade. Que limites? Que afetos? Que relações? (Dia Aberto da SPPC)

“A Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica irá realizar o seu já tradicional Dia Aberto, organizado pelos formandos da Sociedade. O Dia Aberto é uma iniciativa que decorre anualmente e que tem como intuito promover a divulgação do trabalho desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica na formação dos psicoterapeutas dinâmicos em Portugal, a sócios e a potenciais interessados, fomentando assim a coesão, articulação e a sinergia de conhecimento entre todos os participantes. Este ano, o Dia Aberto, será dedicado ao tema da Sexualidade, num convite a pensar sobre a forma como esta é, hoje, vivenciada. Que limites? Que afetos? Que relações? Poderá, à luz da sociedade actual, ser acima de tudo vivida como uma manifestação de amor, de amar, de amar o outro, partindo do princípio que nos amamos a nós? É com muito gosto que vos convidamos a participar neste evento, que irá decorrer no dia 23 de Novembro de 2013, no Auditório CIUL (Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E, 1º - Picoas Plaza) e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. A entrada é livre para todos os sócios da SPPC e comporta o valor de 10€ para não sócios. Poderá realizar a sua inscrição até dia 9 de Novembro de 2013 (inscrições limitadas) Contamos com a sua participação e agradecemos, desde já, a sua colaboração na divulgação de mais um evento da SPPC. Para mais informações e novidades sobre o evento: SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICOLOGIA CLÍNICA - Tlm: 93 292 25 95 / Tlm: 93 400 90 71 / Tlm do Núcleo Formação Porto: 91 34 03 174 / Tel: 213 152 442 / Morada: Rua Andrade Corvo nº50 6º Dtº 1050-009 LX”

COLÓQUIO INTERNACIONAL LUSOFONIA POS-COLONIAL

“Exmo(a) Senhor(a), Irá decorrer na Universidade Lusófona de Lisboa, nos dias 23 e 24 de Setembro de 2013, o Colóquio Internacional sobre Lusofonia Pós-Colonial: Línguas, Culturas e Identidades, de que o CSA/Gl é um dos co-organizadores. Para mais informações consulte o programa em anexo ou o site http://ilinguas.ulusofona.pt/coloquio-internacional. Com os melhores cumprimentos, Fernando dos Santos Neves -- Presidente do Conselho Superior Académico - GRUPO LUSÓFONA: Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa/ Telefone: 21751 55 00 ext. 2316/ www.ulusofona.pt / csa.gl@ulusofona.pt”

Call for paper

Introducing ‘‘Scientific Research and Creativity ‘‘ “Dear colleague, The Scientific Research and Creativity (SRC) is a multidisciplinary peer-reviewed journal published monthly by Mudi Journals (http://mudijournals.com). SRC is dedicated to increasing the depth of research across all areas of this subject. SRC welcomes the submission of manuscripts that meet the general criteria of significance and scientific excellence in this subject area, and will publish: • Original articles in basic and applied research; • Case studies; • Critical reviews, surveys, opinions, commentaries and essays. We invite you to submit your manuscript(s) to services.mudijournals@gmail.com for publication. Our objective is to inform authors of the decision on their manuscript(s) within four weeks of submission. Following acceptance, a paper will normally be published in the next issue. Instruction for authors and other details are available on our website; http://mudijournals.com/src/instructions.htm SRC is an Open Access Journal. One key request of researchers across the world is unrestricted access to research publications. Open access gives a worldwide audience larger than that of any subscription-based journal ad thus increases the visibility and impact of published work. It also enhances indexing, retrieval power and eliminates the need for permissions to reproduce and distribute content. SRC is fully committed to the Open Access Initiative and will provide free access to all articles as soon as they are published. Best regards, Mudiaga Oghene - Editorial Assistant,Scientific Research Creativity (SRC) / Email: services.mudijournals@gmail.com / Website http:// www.mudijournals.com /src”

Call for papers: Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais”

Conferência Internacional - “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais”, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), 8-10 de maio de 2014, Lisboa, Portugal - A Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” é uma organização conjunta de três Instituições de ensino e investigação portuguesas: DCP&PP (Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas) e do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), ambos pertencentes ao ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa, http://www.iscte-iul.pt/home.aspx); do IHC-UNL (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa, http://ihc.fcsh.unl.pt/pt); e do CES-UC (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, http://www.ces.uc.pt/ces/ces.php). Sendo a organização científica de Fernando Rosas (IHC-UNL), André Freire e José Manuel Leite Viegas (DCP&PP e CIES-IUL, ISCTE-IUL) e José Manuel Pureza (CES-UC). No ano em que se comemoram os 40 anos após a Revolução dos Cravos portuguesa (25 de abril de 1974), que iniciou a chamada “terceira onda de democratização” em todo o mundo e a transição para a democracia em Portugal (depois de 48 anos de ditadura), a Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” tem dois objetivos principais. Por um lado, pretende ser uma espécie de memória académica da transição para a democracia dos últimos 40 anos. Por outro lado, recorrendo ao contributo das várias Ciências Sociais e Políticas e das Ciências Humanas (História, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia, Sociologia, Filosofia) e combinando abordagens comparativas e históricas, esta conferência pretende refletir sobre os vários indicadores da crise das democracias liberais e representativas europeias (governos tecnocráticos com um mandato popular pouco claro, governos partidários governando sem um mandato político das suas ações, consecutivas e profundas violações dos compromissos eleitorais por governos/partidos políticos eleitos, uma enorme compressão dos direito sociais contra a vontade do povo, etc.), pelo menos após 2008, data da maior crise financeira e económica desde a Grande Depressão (1929). A Conferência terá lugar no ISCTE-IUL (Lisboa – Portugal), de 8 a 10 de maio de 2014, e terá uma sessão de abertura (com duas conferências de abertura proferidas por dois convidados) e cinco painéis académicos/temáticos, além de um painel final com os representantes dos partidos políticos representados no Parlamento português. Nos cinco painéis científicos/temáticos, metade dos trabalhos serão apresentados por convidados escolhidos pelos organizadores científicos deste Encontro e a outra metade pelos investigadores que responderem a este call for papers, depois de selecionados pelos mesmos organizadores científicos (ver abaixo o programa provisório – a seguir ao call for papers em inglês). Assim, convidamos todos os interessados em apresentar um trabalho na Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais”, a enviar um resumo desenvolvido do mesmo (500-600 palavras no máximo), em que tanto o ponto de vista científico como os dados e metodologia utilizada sejam perfeitamente claros e especificados. As propostas de comunicação devem ainda incluir a identificação do(s) autor(es), um curto CV (cerca de 5 linhas) e um link para o CV completo de todos os autores de cada uma das proposta. A proposta de trabalho deve igualmente especificar qual o painel que pretende integrar (apenas uma única opção). Privilegiar-se-á a apresentação de trabalhos comparativos e longitudinais (isto é, que comparem as realidades dos diferentes países, mas também os diversos períodos de tempo, ou seja, o antes e o depois de 2008). A data limite de envio é a de 31 de Outubro de 2013 e os autores selecionados serão notificados até dia 30 de Novembro de 2013. A organização tem a intenção de publicar a versão revista dos trabalhos que, selecionados pela sua qualidade, venham a ser apresentados na conferência. Todas as propostas devem ser enviadas simultaneamente para o CIES-IUL (andre.freire@iscte.pt e jmlv@iscte.pt), IHC-UNL (fernandorosas.ihc@fcsh.unl.pt) e CES-UC (jmp@ces.uc.pt). CALL FOR PAPERS – International Conference «40 years after April 25, 1974,the Crisis of Liberal Democracies», ISCTE-IUL (Lisbon University Institute), 8-10 May, 2014, Lisbon, Portugal The International Conference «40 years after April 25, 1974,the Crisis of Liberal Democracies» is a joint organization of three Portuguese Teaching and Research Institutions: DCP&PP (Department of Political Science and Public Policies) and CIES-IUL (Research Centre for Sociological Studies), both from ISCTE-IUL (Lisbon University Institute: see http://www.iscte-iul.pt/en/home.aspx); IHC-UNL (Institute of Contemporary History from the Nova University: see http://ihc.fcsh.unl.pt/en); and CES-UC (Centre for Social Studies from the University of Coimbra – see http://www.ces.uc.pt/ces/cesEN.php). The individual scientific organizers are Fernando Rosas (IHC-UNL), André Freire and José Manuel Leite Viegas (DCP&PP and CIES-IUL, ISCTE-IUL) and José Manuel Pureza (CES-UC). In the year that coincides with the 40 years of the Portuguese Carnation Revolution (April 25, 1974), which initiated the so-called «third-wave of democratization» world-wide, in general, and the transition to democracy in Portugal (after 48 years of dictatorship), in particular, this International Conference «40 years after April 25, 1974,the Crisis of Liberal Democracies» has two major objectives. On the one hand, it intends to be a kind of academic memorial of the successful transition to democracy 40 years ago. On the other hand, using both the contribute of several Social and Political Sciences and Humanities (History, Political Science, International Relations, Economy, Sociology, Philosophy) and combining comparative and historical approaches, the conference intends to reflect about the several indicators of a crisis of liberal and representative democracies in Europe (technocratic governments with a unclear popular mandate, party governments governing without a political mandate for their actions, consecutive and deep violation of electoral commitments by elected governments/political parties, a huge compression of social rights against the will of the people, etc.), at least since the 2008 major international financial and economic crisis since the great depression (1929). The conference will take place at ISCTE-IUL (Lisbon University Institute), 8-10 May, 2014, Lisbon, Portugal, and will have an opening session (with two opening lectures, with two invited lecturers) and will have five academic panels, plus a final panel with representatives of the political parties represented in the Portuguese Parliament. In each of the five academic panels, half of the paper givers / half of the papers will be presented by people especially invited to do so by the scientific organizers (see the draft program below), and the other half of the papers will be presented by paper givers that respond to the present call for papers and are selected to do so by the scientific organizers. Thus, we instigate everyone who intends to present a paper in the International Conference «40 years after April 25, 1974,the Crisis of Liberal Democracies», ISCTE-IUL (Lisbon University Institute), 8-10 May, 2014, Lisbon, Portugal, to present a developed abstract (500-600 words maximum), where both the scientific perspective, the data and methodology to be used are all specified. Paper proposals should also include the identification of the authors, a short CV (around 5 lines) for all papers givers in each proposal, and a link to the full CV for all papers givers in each proposal. The paper proposal should also specify in which panel they want to be included (only one option for each paper). Deadline for presenting papers: 31 October 2013. Final answer acceptance / non-acceptance: 30 November 2013. Comparative and longitudinal (i.e., comparing not only countries but also time periods: before and after 2008) papers are mostly wanted. We intend to publish the revised version of the papers presented at the conference and selected by their high quality. The proposals should be sent simultaneously to: CIES-IUL (andre.freire@iscte.pt and jmlv@iscte.pt ), IHC-UNL (fernandorosas.ihc@fcsh.unl.pt), and CES-UC (jmp@ces.uc.pt). PROGRAM --- 8th May I – Institutional Opening II –Opening Conferences by Fernando Rosas (IHC-UNL), José Ramon Montero (Universidade Autónoma de Madrid & Invited Professor of ISCTE-IUL), and Boaventura Sousa Santos (CES-UC). III – Panel: «Institutional and Political Crisis», Scientific Chair André Freire (ISCTE-IUL) 2 Tables (one on the impact of the crisis on mass attitudes towards democratic values, democratic models, and non-democratic alternatives; the other on the impact of the crisis on party systems and systems of government) and with 4 papers each, with the following invited guests: Bernard Wessels (WZB Berlin), Marina Costa Lobo (ICS-UL), Ana Belchior (ISCTE-IUL) et al[1], André Freire (ISCTE-IUL) et al[2], and José Manuel Mendes (CES-UC). 3 papers to select from the answers to the call for papers. 9th May IV –Panel: «The Crisis of Values», Scientific Chair José Manuel Leite Viegas (ISCTE-IUL) 2 Tables with 4 papers each, with the following invited: guests António Sousa Ribeiro (CES-UC), Jorge Vala (ICS-UL), Pedro Magalhães (ICS-UL), and José Manuel Leite Viegas (ISCTE-IUL). 4 papers to select from the answers to the call for papers. V –Panel: «Economic and Financial Crisis», Scientific Chair José Manuel Pureza (CES-UC) 2 Tables with 4 papers each, with the following invited guests Vicenç Navarro (Univ. Pompeu Fabra, Barcelona), José Reis (CES-UC), João Ferreira do Amaral (ISEG-UTL)*, and Francisco Louçã (ISEG-UTL). 4 papers to select from the answers to the call for papers. 10th May VI – Panel «Social Crisis», Scientific Chair Fernando Rosas (IHC-UNL) 1 Tables with 4 papers each, with the following invited guests: Jorge Leite (FD-UC), Adriano Campos (FL-UP), Paulo Pedroso (ISCTE-IUL), and Pedro Hespanha (CES-UC). 4 papers to select from the answers to the call for papers VII – Panel: «Europe and the World», Scientific Chair José Manuel Pureza (CES-UC) 1 Table with 4 papers, with the following invited guests: Maria João Rodrigues (ISCTE-IUL, Special Advisor of the European Commission)*, Eduardo Paz Ferreira (IDEFF-UL, and FD-UL), António Costa Pinto (ICS-UL), and José Manuel Pureza (CES-UC). 1 papers to select from the answers to the call for papers. VIII – Panel with Representatives of the Political Parties in Parliament (BE, CDS-PP, PCP, PS, PSD). Names to be proposed by the Parties following our invitation. (*) TBC = to be confirmed. Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz Gabinete de Comunicação e Planeamento - Communication and Planning Office: Avenida das Forças Armadas, Ed. I, 1649-026 Lisboa – Portugal/ Tel.: 210 464 018 / 192 / Fax: 217 940 074 / www.cies.iscte-iul.pt/ www.facebook.com/cies.pt/ www.mundossociais.com ------------------ [1] I.e., with Conceição Pequito (ISCSP-UTL), and Emmanouili Tsasanis (CIES-IUL). [2] I.e., with Emmanouili Tsasanis (CIES-IUL), Marco Lisi (FCSH-UNL), and Lucia Medina (ICPS, Universitat Autònoma de Barcelona)”

[esreamembers.ibl] Call for papers - RELA

“Dear ESREA member, Please find attached the current available call for papers to RELA. Open call for paper – papers related to the aim/scope of RELA is welcome at any time. See attachment. Thematic issue of RELA: Migration and the education and learning of adults. Submission deadline: October 15. See attachment. Best wishes Andreas Fejes Professor and chair of adult education research (Vuxenpedagogik) Pro-Dean for research and doctoral studies, faculty of educational sciences, Linköping University Editor of the European Journal for Research on the Education and Learning of Adults (RELA) - www.rela.ep.liu.se Chair of the national network for research on popular education Presentation: www.ibl.liu.se/medarbetare/fejes-andreas / Department of Behavioural Sciences and Learning - Linköping University, 58183 Linköping, Sweden/ Tel: +46 13282136/ Fax: +46 13282145/ Mobile: +46 736185553/ E-mail: andreas.fejes@liu.se”

[esreamembers.ibl] ESREA newsletter and information about the election of a new Steering Committee

“Dear ESREA member, Here comes the third ESREA newsletter for 2013. I also want to remind you that an election will be held during the autumn of 2013 to elect the 12 members of the ESREA Steering Committee (SC). The three-year term of the current members of the ESREA SC will end on 31–12–2013, and the newly elected ESREA SC will commence its work on 01-01-2014. What does it mean to be a member of the SC? The SC meets twice a year; during these meetings decisions about the development and activities of ESREA are taken. Apart from joining these meetings, the SC members are active in the discussions and debates taking place within ESREA, namely the network seminars, the triennial conference and editorial activities. Candidates for election as members of the ESREA SC should announce their intention to stand for election no later than 11-10-2013. This is done by filling in the attached file "Candidate presentation" and send it to the secretary (sofia.nystrom@liu.se). See attached files for more information. I hope that you will have a nice day! Best regards, Sofia Nyström”

sábado, 14 de setembro de 2013

Centro Ciência Viva de Constância - NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2013

“O Centro Ciência Viva de Constância associa-se novamente à Noite Europeia dos Investigadores, este ano subordinada ao tema O FUTURO EM 2020. O Sol como fonte de energia do futuro - 27 DE SETEMBRO DE 2013 - 10h00-13h00 | 14h30-18h00 - Observação do Sol através de telescópios especiais, visualização das manchas solares e protuberâncias e análise do espectro solar; - Descobrir quanta energia sai do Sol e quanta energia solar chega ao Planeta Terra; - Cozinhar com o Sol numa parabólica e num forno solar; - Brincar com o Sol através de painéis fotovoltaicos. 21h00-23h00 - Conversa "O Sol como fonte de energia do futuro e a sua influência na vida terrestre" - Observação do céu à vista desarmada, com binóculo e telescópios. “

Conferência - Gerir Ciência em tempo de crise: 16 e 17 de Setembro 2013

“Caros Investigadores do Grupo Lusófona, Venho por este meio solicitar a vossa melhor atenção para o e-flyer que segue em anexo ao presente email, referente à conferência realizada conjuntamente entre a ULHT, a Fundação Calouste Gulbenkian para a Ciência, a ALIA e a OLAE, que tomará lugar nos próximos dias 16 e 17 de Setembro de 2013, no Auditório Agostinho da Silva, dentro do campus da ULHT, em Lisboa. A conferência conta com oradores de prestígio dedicados à temática do evento: Gestão de Ciência em Tempo de Crise; sendo a participação a todas as palestras gratuita para associados do Grupo Lusófona. Solicita-se ainda o reforço na participação de colaboradores do grupo Lusófona, a pedido do Professor Manuel José Damásio, salientando as presenças do Professor Miguel Seabra (FCT), do Dr. Eduardo Correia (AitecOeiras) e do Dr. John Carfora (Universidade de Loyola, USA). Contamos com a vossa participação. Melhores cumprimentos / Best regards, Salomé da Cunha - Assessoria – ILIND Instituto Lusófono para a Investigação e Desenvolvimento, Personal Assistant – ILIND Lusophone Institute for Research and Development / Grupo Lusófona - Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal / Telf. 217 515 500 - ext. 8599 / Fax 217 515 558/ salome.cunha@ulusofona.pt / http://investigacao.ulusofona.pt / www.ulusofona.pt “

"Do Sul ao Sol"– A Universidade de Coimbra e a China

“A Universidade de Coimbra teve um papel importante no estabelecimento de contactos entre a Europa e a China e centralizou muito do conhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do século XVI. "Do Sul ao Sol" apresenta alguns dos mais significativos traços materiais que testemunham a história de 500 anos de relações entre Portugal e a China. A exposição está patente até 27 de outubro na Biblioteca Joanina e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, incluindo três núcleos temáticos: Encontro, Ciência e Cultura. Encontro: Coimbra e o conhecimento da China na Europa O “Encontro” entre Portugal e a China é assinalado pela chegada do explorador Jorge Álvares à ilha de Linting, em 1513. A cultura e o território chineses foram documentados por diversos historiadores, cartógrafos e missionários, deixando sólido rasto na literatura e na historiografia portuguesas. A exposição mostra um conjunto notável de documentos e objetos pertencentes às coleções da Universidade de Coimbra que testemunham este “Encontro” entre o Ocidente e o Oriente. Ciência: Coimbra e o intercâmbio científico com a China Os jesuítas iniciaram missões de evangelização no Oriente a partir do século XVI. Os missionários jesuítas contribuíram para difundir a ciência europeia na China e para divulgar a ciência chinesa na Europa. Diversos e importantes matemáticos e astrónomos jesuítas europeus passaram pelo Colégio conimbricense antes de partirem em missão para o Oriente. Coimbra teve um papel fundamental na formação académica destes missionários. Cultura: A influência chinesa no gosto e na cultura material O intercâmbio cultural com a China promoveu novos usos e costumes, causando alterações no gosto e na estética em Portugal e na Europa. Os portugueses divulgaram o chá e importaram produtos como a porcelana, a seda, o arroz, a laranja-doce e as plantas medicinais. A Universidade de Coimbra reuniu, no século XIX, uma notável coleção de produtos provenientes de Macau que são representativos deste intercâmbio cultural. Saber mais: http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=exhibitions&id=404

3.as Conferências de Banda Desenhada de Portugal

“Trata-se de um evento organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, e pelo Laboratório de Estudos de Banda Desenhada. Terá lugar na sala 5.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos próximos dias 18 e 19 de setembro de 2013. Pode contactar a organização por telefone (217.920.085) ou correio eletrónico (cec@fl.ul.pt). Saber mais: http://www.cbdpt.blogspot.pt/

2.º Simpósio em Caracterização e Reabilitação do Subsolo

“Esta iniciativa associa o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA – Instituto Superior Técnico) e o Centro de Investigação em Geoambiente e Recursos (CIGAR – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Visa a tomada de consciência para o que tem sido feito e para as oportunidades abertas no domínio da intervenção ambiental no subsolo, promovendo a reunião e troca de experiências entre cientistas, engenheiros, estudantes de pré e pós-graduação, profissionais e entidades oficiais com ligação à área da contaminação e reabilitação de solos. O simpósio realiza-se em 16 de setembro, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico (Campus Alameda). Para contactar a organização usar o seguinte endereço de correio eletrónico: gcrp@ist.utl.pt. Saber mais: http://www.ulisboa.pt/?portfolio=2o-simposio-em-caracterizacao-e-reabilitacao-do-subsolo-2

Mês do Mercado Único

“Esta iniciativa da Comissão Europeia decorre de 23 de setembro a 23 de outubro de 2013 e destina-se a promover uma vasta discussão pública sobre o funcionamento do mercado único e o seu impacto na vida quotidiana das pessoas e empresas. Durante este mês a Comissão Europeia organiza debates online entre cidadãos, empresas, organizações e decisores políticos (tais como comissários, deputados do Parlamento Europeu, especialistas) sobre temas relevantes para a forma de trabalhar, estudar, comprar ou fazer negócios dos europeus. Os debates terão lugar, simultaneamente, em todas as línguas da União Europeia e cada semana será dedicada a um tema: Semana 1: 23 a 27 de Setembro – Emprego: trabalhar e fazer negócios na europa; Semana 2: 30 de setembro a 4 de outubro – Os seus direitos de proteção social no mercado único; Semana 3: 7 a 11 de outubro – A Europa, os bancos e você; Semana 4: 14 a 18 de Outubro – Comprar, vender e comunicar em linha. Para além dos debates online, é ainda possível participar no programa de debate de encerramento no canal Euronews e no chat ao vivo com os líderes da União Europeia. Saber mais: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_sub=7&p_cot_id=7787&p_est_id=15487

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Novo sítio na internet da revista Sociologia, Problemas e Práticas / New website for the journal Sociologia, Problemas e Práticas

“Temos o prazer de vos comunicar que a Sociologia, Problemas e Práticas está em acesso aberto no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas, do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, onde podem aceder a todos os números publicados, nomeadamente ao último número de setembro a dezembro de 2013 (Nº73). http://sociologiapp.iscte.pt/ Informamos ainda que os autores interessados em submeter artigos o podem fazer online no site da revista em http://revistas.rcaap.pt/spp/about/submissions#onlineSubmissions. Estamos recetivos às vossas propostas de artigos para os números do próximo ano 2014. Saudações cordiais, Maria das Dores Guerreiro - Diretora de Sociologia, Problemas e Práticas --------------------------- We are pleased to let you know that Sociologia, Problemas e Práticas is available in open access at the Scientific Journal Hosting Service of the Portuguese Open Access Scientific Repository (RCAAP), where you can access all the issues we have published – particularly including the latest issue of the journal (no. 73, September-December 2013). http://sociologiapp.iscte.pt/ We would also like to tell you that authors who are interested in submitting articles can do so online, on the journal’s website at http://revistas.rcaap.pt/spp/about/submissions#onlineSubmissions We look forward to receiving your proposals for articles in the issues that will be appearing in the coming year – 2014. Kind regards, Maria das Dores Guerreiro - Editor of Sociologia, Problemas e Práticas”

XII BCES Conference Nessebar 2014

“Dear Colleagues, It is my pleasure to invite you to attend the XII Annual International Conference of the Bulgarian Comparative Education Society (BCES). The Conference will be held in Nessebar, Bulgaria, 15 - 20 June 2014. Nessebar is a beautiful ancient town at the Black Sea Coast, located 40 km from the city of Burgas. The Conference opening is in Sofia on 15 June 2014. We organize bus transportation from Sofia to Nessebar on 16 June. The Conference sessions are on 17, 18 and 19 June, and the back trip to Sofia is on 20 June. The Conference theme is: Education’s Role in Preparing Globally Competent Citizens. This is also to invite you to submit a paper that will be included in the BCES Conference Book, Vol. 12, 2014. As always, the Conference Book will be published before the beginning of the Conference. The Conference has four thematic sections: 1. Comparative Education & History of Education; 2. Pre-service and In-service Teacher Training & Learning and Teaching Styles; 3. Education Policy, Reforms and School Leadership; 4. Higher Education, Lifelong Learning and Social Inclusion. Some added features are: 1) Continuous Professional Development Workshop: Academic Entrepreneurship: how to use your skills and knowledge for personal and university gain; 2) New Journal: International Journal of Multidisciplinary Comparative Studies. For more information please visit the Conference website: http://bces.conference.tripod.com/ We are looking forward to welcoming you to Bulgaria. With best wishes, Prof. Dr.habil. Nikolay Popov -------- BCES Conference Chair tel: (+359) 8983 111 98 fax: (+359 2) 944 98 47 e-mail: bces.conference@bgcell.net

Visitas à Galeria de Zoologia

“Sabia que há milhares de animais à sua espera, aves e borboletas com cores deslumbrantes, esqueletos de diferentes animais que certamente desconhece? Em setembro (dias 14, 21 e 28, às 16h), descubra ou revisite este espaço sensacional. A Galeria de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai estar de portas abertas para receber todos os que queiram visitá-la. O custo da visita é de 2 euros. Saber mais: http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=calendar&id=406

Noite Europeia dos Investigadores 2013

“Esta iniciativa da Comissão Europeia realiza-se a 27 de setembro de 2013, em simultâneo em várias cidades dos Estados-Membros da União Europeia. A NEI 2013, à semelhança de anos anteriores, assume-se como intermediária entre a comunidade científica e o público. Este ano, poderá ir além da possibilidade de falar com investigadores e conhecer o seu trabalho, vida, anseios e paixões. O Futuro em 2020 é o tema central e, através das várias actividades planeadas, poder-se-á antever o mundo que nos espera dentro de sete anos. Em Portugal, o consórcio organizador da NEI 2013 é composto pelas seguintes instituições: Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica / Instituto de Biologia Molecular e Celular – Instituto de Engenharia Biomédica/ Instituto de Tecnologia Química e Biológica/ Instituto Gulbenkian de Ciência/ Centro de Astrofísica da Universidade do Porto/ Museu da Ciência da Universidade de Coimbra/ Universidade de Lisboa/ Universidade de Évora/ Universidade do Algarve/ Universidade dos Açores/ Universidade da Madeira. Saber mais: http://nei2013.eu/

VIII Congresso da Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação

“Realiza-se, de 17 a 19 de outubro de 2013, o VIII Congresso da Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação (SOPCOM). Subordinado ao tema «Comunicação Global, Cultura e Tecnologia», o congresso decorre na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, e pretende apresentar e refletir sobre as tendências da investigação realizada no âmbito das Ciências da Comunicação. Saber mais: http://www.sopcom2013.ipl.pt/

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Colóquio internacional “China/Macau e globalizações: passado e presente”

“Encontram-se abertas as incrições para o Colóquio Internacional do Centro Científico e Cultural de Macau, (CCCM) instituto público do Ministério da Educação e Ciência. Este evento anual decorrerá de 14 a 16 de outubro de 2013, nas instalações do CCCM (Rua da Junqueira, 30, Lisboa. O colóquio deste ano é acerca de "China/Macau e Globalizações: Passado e Presente" e contao com a presença de 22 investigadores nacionais e estrangeiros, vindos da China, Estados Unidos e restante Europa. A organização, fruto da cooperação, está a cargo do CCCM e da Fundação Macau (RAEM) e a comissão científica do colóquio é composta por Isabel Murta Pina, Luís Filipe Barreto, Roderich T. Ptak e Wu Zhiliang. Ao longo dos três dias vai-se debater o papel da China, no presente e no passado, nas globalizações económicas, políticas e culturais. Também, o estatuto e a função globalizante de Macau, no passado e no presente, para a escala mundial da economia e cultura. http://www.cccm.pt/anexos_noticias/c20130826232309.pdf . As inscrições deverão ser feitas para o seguinte endereço de correio eletrónico: helenacoelho@cccm.pt

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

18ª Conferência da European Society for Pigment Cell Research (ESPCR 2013)

“ A conferência ESPCR 2013 terá lugar na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, nos dias 9 a 12 de setembro de 2013. Este evento destacará os mais recentes avanços na investigação fundamental em células pigmentadas da pele e retina e o conjunto de doenças associadas à pigmentação, nomeadamente melanoma, vitiligo e albinismo. A conferência reunirá investigadores biomédicos e clínicos, assim como representantes da indústria, sendo um dos objetivos promover a interação com a indústria na área da pigmentação. Saber mais: http://www.unl.pt/pt/eventos/18%C2%AA_Conferencia_da_European_Society_for_Pigment_Cell_Research_(ESPCR_2013)/id=196/

VII Encontro de Professores no Museu do Oriente

“O Serviço Educativo do Museu do Oriente convida professores e educadores a virem conhecer as suas propostas de programação para o ano letivo de 2013/2014. Estão previstas duas sessões, ambas das 19h00 às 20h30, para 26 de setembro e 10 de outubro. A apresentação desenvolve-se a partir de uma visita orientada à exposição Sombras da Ásia, em que, através do teatro de sombras, é possível perceber, nomeadamente, a importância da religião no Oriente. Quando se comemoram os 800 anos de Língua Portuguesa (1214-2014) e os 400 anos sobre a 1.ª edição da obra de Fernão Mendes Pinto, Peregrinação (1614), o tema a trabalhar será Mitos e Lendas do Oriente. Saber mais: https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022010000&dID=33889

Mobilidade Interna - Permutas

A Direcção-Geral de Administração Escolar já tem disponível a aplicação para a Mobilidade Interna - Permutas. Saber mais: http://www.dgae.min-edu.pt/_main/

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

REALIS

http://www.nucleodecidadania.org/revista/index.php/realis/issue/view/6/show

Seminário "Viver e ConViver com o Autismo" 12/10/2013

“Exmo(a) Senhor(a), Junto enviamos em anexo, programa provisório e ficha de inscrição para o seminário "Viver e ConViver com o Autismo" que se realizará a 12 de Outubro de 2013 no Auditório Rainha Sta.Isabel - Casa Pia de Lisboa/Restelo sito na Rua dos Jerónimos, nº7 1400-210 Lisboa. Agradecemos desde já a vossa presença e solicitamos, caso seja possivel, a divulgação deste evento. Com os nossos melhores cumprimentos, Ana Paula Pardal --------------------- SEMINÁRIO “Viver e ConViver com o Autismo” Dia: 12 de Outubro de 2013 Local: Casa Pia de Lisboa – Auditório Rainha Sta.Isabel Rua dos Jerónimos, nº7ª 1400 -210 Lisboa ---------------------------- Programa 9h00 – Entrega de documentação 9h30 – Abertura dos trabalhos Presidente da Direção da APPDA-Lisboa - Dra. Maria Paula Figueiredo Presidente Direção FPDA-Federação Port. de Autismo–Profª DrªIsabel Cottinelli Telmo Casa Pia - Representante 10h00- Prof. Dr. Carlos Filipe: “Os novos critérios de Diagnóstico DSM V” 10h45- Dra. Teresa Marques: “Intervenção precoce e o autismo” Intervalo – coffee-break 11h15- Dra. Claúdia Martins: “A inclusão vista pelos alunos do ensino regular” 11h45- Mesa redonda: Drª Cláudia Martins – Docente do Ensino Especial Drª Inês Neto – Técnica do CRI da APPDA Lisboa Pais de alunos com autismo - a confirmar Profª Alexandra Gonçalves – Docente de EE de uma Unidade de Ensino Estruturado para alunos com autismo Intervalo - almoço 14h00- Dra. Rita Serpa Soares: “15 anos! E agora? E depois? – Planear a transição para a vida pós Escolar” 14h45- Dr. Edgar Pereira: “A qualidade de vida” 15h30- Dra. Carla Mascarenhas: “A pessoa com autismo – cidadão com direitos” 16h00 – Encerramento – Atuação da banda da APPDA ----------------------- APPDA-Lisboa Ficha de Inscrição Nome / Profissão / Familiar de pessoa com autismo Sim ___ Não ___ Contato/e-mail /Contribuinte/ Inscrições via email – secretaria@appda-lisboa.org.pt / via fax – 21 361 62 59 Valor da inscrição – 10€ / Data limite de inscrição e de pagamento – 04/10/2013 Pagamento por transferência Bancária – NIB- 0010 0000 2577697000175 ou por Cheque à ordem de APPDA-Lisboa, endereçado para APPDA-Lisboa, Rua José Luís Garcia Rodrigues - Bairro do Alto da Ajuda 1300 – 565 Lisboa

[esreamembers.ibl] Policy study network conference 2014 - second call

“Dear ESREA members, At the moment I'm at the ESREA triennial conference in Berlin. Today is the second day of the conference and it is a day full of very interesting presentations on different aspects and areas of adult learning and education. I'm very glad to announce the second call for papers to The 2014 conference of the ESREA research network on Policy studies in Adult Education, June 18-20, Aalborg, Denmark. See the attached file for more information. Now you can also find information about the 2014 conference of the ESREA research network on Between Global and Local: Adult learning and Development, June 26-27, University of Lisbon. Please visit: http://globalandlocal.ie.ul.pt. All the best, Sofia from ESREA triennial conference in Berlin”

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Lista Provisória dos Projetos OP 2013 | 2014 Período de Reclamação

“Terminado o período de análise de propostas pelos serviços municipais, está disponível para consulta a lista provisória dos projetos (http://www.lisboaparticipa.pt/pages/projetos.php) OP a submeter a votação e as propostas rejeitadas (http://www.lisboaparticipa.pt/pages/propostas_rejeitadas.php). Os proponentes que não concordarem com a forma de adaptação das propostas a Projeto, poderão reclamar de 3 a 9 de Setembro através do e-mail op@cm-lisboa.pt." De acordo com as normas de participação (http://www.lisboaparticipa.pt/pages/orcamentoparticipativo.php/A=124___collection=cml_article) , até 16 de Setembro serão dadas as respostas às reclamações recebidas e publicada a lista definitiva de projetos a submeter a votação. Aceda às Listagens Provisórias dos Projetos OP 2013 | 2014 clicando em http://www.lisboaparticipa.pt/pages/projetos.php. Siga também o processo do OP Lisboa em www.facebook.com/lisboaparticipa e esclareça as suas dúvidas através do e-mail: op@cm-lisboa.pt

PEDIDO DE DIVULGAÇÃO E DE PARTICIPAÇÃO NESTA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO DA SANTA CASA

“ DOAR PRODUTOS DE APOIO A QUEM PRECISA "Se já não precisa de ajuda, ajude outros que precisam" é o desafio que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança a todas as pessoas e entidades, no âmbito de uma campanha de recolha de produtos de apoio nos concelhos de Lisboa e Cascais, desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação. Caso tenha, na sua posse, cadeiras de rodas (elétricas ou manuais), camas articuladas, canadianas, andarilhos, sofás (com cobertura em napa) ou outros produtos de apoio a que já não dê utilidade, esta é a oportunidade para lhes dar uma nova vida. Para ajudar outras vidas. Na procura permanente de novas respostas às necessidades da população carenciada, a Santa Casa assegura, assim, a recolha destes produtos para colocá-los ao dispor de quem deles mais precisa no momento, sejam os utentes da Santa Casa ou da sua rede de parceiros. Em 2012, através do Serviço de Gestão de Produtos de Apoio, pudemos já contribuir para melhorar a qualidade de vida de cerca de 4 mil pessoas. Mas queremos ser ainda mais ambiciosos e, por isso, abrimos a iniciativa a todos os que possam ajudar. Junte-se a nós, colaborando na construção de um mundo mais solidário e mais sustentável, com o incentivo à doação e reutilização de produtos. Quem pode doar? Todas as pessoas individuais e entidades coletivas, como associações, organizações e empresas podem fazer uma doação de produtos de apoio à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O doador passará a fazer parte da rede de beneméritos da instituição. Como doar? De forma muito simples: basta contactar-nos através de e-mail (rita.mendes@scml.pt, vitor.relha@scml.pt ou cristina.vazalmeida@scml.pt) e referir que pretende doar os produtos de apoio, indicando o seu nome, morada, contacto telefónico (e poderá enviar o logotipo da entidade, organização ou empresa, se for o caso e quiser divulgar) e entraremos em contacto consigo. Publicaremos a lista de beneméritos com o logotipo (link para a entidade) e com as razões de terem doado à Santa Casa, no site que estamos a criar. Se preferir, pode doar pessoalmente, dirigindo-se para isso ao Serviço de Gestão de Produtos de Apoio da SCML (na Rua Garrett nº 10, em Lisboa. Telefone 21 347 70 93). A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assegura a recolha dos produtos na morada que seja indicada, dentro das áreas de Lisboa, Parede e Cascais. Contamos consigo, por boas causas. http://www.scml.pt/destaques/doar_produtos_de_apoio_a_quem_precisa/ (Criatividade e campanha realizada pela Agencia NRS TAILORS de Miguel Nóbrega). Partilhem por favor no vosso facebook e com as vossas bases de dados de amigos. Esta é uma campanha em rede solidária. Com os meus melhores cumprimentos, Cristina Vaz de Almeida - Coordenadora / Serviço de Gestão de Produtos de Apoio – SGPA / Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Rua Garret, nº 10 (entrada para a loja) Lisboa, 1200-204 Lisboa / Telefone- 00351. 21 347 70 93 / Sede SCML - Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa / Geral 00351 21 323 5000 / / cristina.vazalmeida@scml.pt / www.scml.pt“

Colóquio Internacional: Semiótica do Espaço

“Terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, de 5 a 7 de setembro de 2013, o colóquio Luso-Brasileiro “Semiótica do Espaço”. Pretende-se que o evento proporcione um ambiente de encontro, intercâmbio e partilha entre investigadores e potencie novos horizontes de pesquisa nos diversos campos da Semiótica do Espaço. Saber mais: http://www.unl.pt/pt/eventos/Coloquio_Internacional:_Semiotica_do_Espaco/id=251/

I Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

“A decorrer de 5 a 7 de setembro de 2013 no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia pretendem constituir um espaço de encontro e de atualização científica de professores de Geografia, bem como de debate da situação atual do ensino de Geografia. Saber mais: http://www.ulisboa.pt/?portfolio=i-jornadas-igot-do-professores-de-geografia

XXXI Encontro Juvenil de Ciência em Lisboa

“Decorre de 1 a 8 de Setembro de 2013, o XXXI Encontro Juvenil de Ciência. Este encontro visa a apresentação de trabalhos científicos realizados pelos jovens participantes dos 15 aos 25 anos. Os participantes poderão assistir a várias palestras de diversas áreas científicas e visitar alguns centros industriais e fundações científicas. Saber mais: http://www.spm.pt/arquivo/916

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Anúncio para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de investigação "MYPLACE: Memory, Youth, Political Legacy and Civic Engagement"

Edital para atribuição de uma Bolsa de Investigação “Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de investigação MYPLACE: Memory, Youth, Political Legacy and Civic Engagement, financiado por fundos da Comissão Europeia (SSH-2010-5.1-1), em curso no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Área Científica: Sociologia, Ciência Política ou Psicologia Social. Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Mestre em Sociologia, Ciência Política ou Psicologia social. Os candidatos deverão ainda ter boa formação técnico-metodológica, em particular no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Privilegia-se a experiência anterior de investigação nas áreas acima referidas, bem como a proficiência em SPSS (especialmente através da conclusão da Pós-Graduação em Análise de Dados do ISCTE-IUL), de software de análise de conteúdo (MaxQDA, NVivo) e bom domínio da expressão oral e escrita do inglês. Plano de trabalhos: Os bolseiros envolver-se-ão em todas as fases de desenvolvimento do projeto: análise de dados quantitativos e qualitativos, redação de relatórios, de produtos científicos e difusão de resultados. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de bolsas do CIES. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIES-IUL, sob a orientação científica dos coordenadores do projeto, Doutor David Cairns e Doutor Nuno de Almeida Alves. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para 15 de Outubro de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao término do projeto. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e entrevista. A seleção basear-se-á na avaliação curricular, com a respetiva valorização dos seguintes elementos: a) Licenciatura nas áreas acima referidas, formação técnico-metodológica na área das metodologias quantitativas e qualitativas de investigação em ciências sociais, e domínio do inglês ao nível da expressão oral e escrita. Composição do Júri de Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelos coordenadores do projeto, acima identificada, e por mais um outro investigador doutorado do CIES-IUL. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de setembro de 2013. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado e cópia dos Certificados de Habilitações. As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10h às 13h – 14h às 18h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para: CIES-IUL, Ref. MYPLACE: Memory, Youth, Political Legacy and Civic Engagement, Av. das Forças Armadas – ISCTE-IUL, 1649-026 Lisboa

IEUL: XXI Colóquio AFIRSE 2014 - Submissão de resumos até 15 de setembro

XXI Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse EDUCAÇÃO, ECONOMIA E TERRITÓRIO: O lugar da educação no desenvolvimento 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2014 | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa A secção portuguesa da AFIRSE vai realizar o seu XXI Colóquio e convida todos os interessados a participarem Submissão de resumos até 15 de setembro de 2013 APRESENTAÇÃO DO COLÓQUIO: Os trabalhos concretizar-se-ão através de conferências, sessões plenárias e ateliês. Nos ateliês, será privilegiada a partilha de resultados de trabalhos de investigação e o debate em torno desses resultados. Tal como em anos anteriores, este colóquio destina-se a todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais da educação e da formação, bem como aos estudantes que se preparam para a intervenção ou a investigação nestes domínios. Participarão no colóquio especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente de países em que a AFIRSE está representada. PROBLEMÁTICA: Educadores, investigadores, economistas, sociólogos, políticos e demais cientistas sociais reconhecem o papel da educação no progresso social, na criação de riqueza, na coesão e justiça sociais, na equidade. Este papel encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto local, nacional, transnacional. Sendo a educação fonte de riqueza pelas qualificações e oportunidades que produz, esta riqueza constitui-se como indispensável ao seu próprio desenvolvimento, distribuição e consumo justo. Aliás, o papel da educação nas sociedades exige a sua produção em qualidade mesmo em situações de crise económica pois uma colectividade não pode perder, para os tempos futuros, gerações qualificadas em consequência de uma qualquer crise. Há assim uma relação inevitável entre a educação e a economia, laço que se ajusta em cada momento e realidade social. Missão, objectivos e professores, ciclos e currículos, projetos e gestão, distribuição e financiamento são influenciados e fortemente regulados pelos contextos local, nacional e transnacional. Por outro lado, o desenvolvimento é considerado, hoje, uma construção largamente local. As comunidades são chamadas e incentivadas a prosseguirem projetos próprios, visando o desenvolvimento social e humano. Ora, a educação tem um papel principal neste processo, fazendo sentido falar-se de projeto e de políticas educativas locais. Nestas circunstâncias, o debate que se propõe abriga todas as contribuições em torno da problemática proposta e constitui uma exigência natural. Nesse sentido, o debate far-se-á em função de cinco eixos temáticos que não são, todavia, exclusivos dado que, dificilmente se consegue cercear e limitar o pensamento. RESUMOS E COMUNICAÇÕES: As comunicações deverão basear-se em trabalhos de investigação e respeitar os eixos temáticos do colóquio. Os resumos são submetidos online, em português e francês, não podem exceder 2500 carateres (incluindo espaços) e devem identificar de três a cinco palavras-chave. O texto do resumo deve incluir a indicação do título da comunicação e referências aos objectivos, ao enquadramento teórico, à metodologia e às conclusões principais da investigação/estudo em causa. Só serão aceites as propostas de comunicação que apresentem resumos nas duas línguas do colóquio, o português e o francês. No caso das comunicações colectivas, solicita-se a indicação do nome de um dos autores para eventuais contactos por parte da organização. DATAS IMPORTANTES: Os resumos deverão ser enviados até ao dia 15 de setembro de 2013. A aceitação será comunicada até ao dia 15 de novembro de 2013. Os textos das comunicações, que não devem exceder 30 000 carateres (incluindo espaços) deverão ser enviados até ao dia 28 de fevereiro de 2014. Mais informações: www.ie.ul.pt

[esreamembers.ibl] First Call for papers

“Dear ESREA member, I’m glad to announce the first call for the 2014 conference of the ESREA research network “Migration, Racism and Xenophobia, May 14-16 in Wroclaw, Poland. The title of the conference is Multiculturalism' today: aspirations, realities and crisis debates. Attached is the first call for papers and more information is also available at the website www.esrea.dsw.edu.pl and on www.esrea.org. All the best, Sofia Nyström”

Seminar «State of the Art of Research in Teacher Education»

“Realiza-se no próximo dia 5 de setembro de 2013, na Universidade de Lisboa (ULisboa), o seminário «State of the Art of Research in Teacher Education». Saber mais: http://www.ulisboa.pt/?portfolio=seminar-state-of-the-art-of-research-in-teacher-education-2

Hybrid Modeling Summer School

“A primeira “Hybrid modeling summer school” irá realizar-se nos dias 4 e 5 de setembro de 2013 na Faculdade da Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. O programa abrange todos os tópicos relevantes para o desenvolvimento de modelos híbridos e as suas aplicações em problemas de engenharia de processos de sistemas. Os tópicos serão apresentados por especialistas de renome mundial. Treino prático irá suportar o processo de aprendizagem, permitindo que os participantes apliquem modelos híbridos autonomamente. Um enfâse especial é feito à utilização da Modelação Híbrida como suporte do conceito Quality by Design, promovido pela iniciativa PAT (Process Analytic Technology). Saber mais: http://www.unl.pt/pt/eventos/Hybrid_Modeling_Summer_School/id=256/

10.º Encontro Nacional de Química Orgânica e 1.º Simpósio Luso-Brasileiro de Química

“Este evento científico, a decorrer entre 4 e 6 de setembro de 2013 na Faculdade de Farmácia de Lisboa, irá reunir oradores internacionalmente reconhecidos e as comunidades portuguesa e brasileira de química orgânica. O programa da iniciativa permitirá abordar vários temas relacionados com a química orgânica moderna, com especial incidência na ligação entre esta área científica e as ciências biológicas. Saber mais: http://www.ulisboa.pt/?portfolio=10-o-encontro-nacional-de-quimica-organica

Festival Europeu de Música para Crianças, Big Bang - Formação para docentes na área da música

“O Centro Cultural de Belém [Fábrica das Artes - Projecto Educativo], em parceria com o Ministério da Educação e Ciência / Direção Geral da Educação (DGE), no âmbito do Festival Europeu de Música para Crianças- BIG BANG e do Programa Nacional de Educação Estética e Artística (PNEEA), realizam a 4ª edição de formação para docentes na área da música, entre 9 e 13 de Setembro de 2013. As atividades propostas constituirão modos diferenciados de aplicação em contexto pedagógico e irão, ao longo deste ano letivo, possibilitar o desenvolvimento e o cruzamento da Música com outros domínios do conhecimento. A formação destina-se a Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º ciclo do Ensino Básico; Professores de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular, especialistas da área música que trabalham nos contextos de Jardim de Infância e do 1º Ciclo. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=714

Atividades de Enriquecimento Curricular

“A Direcção-Geral da Educação disponibiliza um ficheiro de “Perguntas e Respostas Frequentes” referentes ao Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho. http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=715

Novo Portal Learn Europe

“Este novo site educativo sobre a União Europeia (EU) abrange as áreas de História, Geografia e Economia e tem como objetivo disponibilizar aos professores recursos educativos sobre a Dimensão Europeia, a serem utilizados nas suas aulas. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=712

Formação de formadores no âmbito do Desenvolvimento Curricular em Artes

“A formação para formadores no âmbito do Desenvolvimento Curricular em Artes, nas áreas da Educação Artística - dança, música, artes visuais e drama/teatro -, terá lugar nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro (sábados entre as 10 e as 17 horas) na Direção Geral de Educação (DGE). O curso destina-se a licenciados e/ou com experiência profissional relevante numa destas áreas da Educação Artística, dança, música, artes visuais e drama/teatro para colaborar na Estratégia Nacional do Desenvolvimento Curricular em Artes, promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da DGE. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=705

Informação para o Consumidor – Regresso às Aulas em segurança

“As férias do verão aproximam-se do fim …”, começa assim a brochura que a Direção-Geral do Consumidor (DGC) elaborou com o objetivo de promover a saúde e a segurança. Ao iniciar-se mais um ano letivo, a brochura Regresso às Aulas em segurança contém recomendações para os pais e também para as crianças e jovens, no que se refere às compras indispensáveis para esta nova etapa, aos transportes para a escola e à alimentação. Tendo em conta o consumo através da internet, apela-se aqui à importância de planear as compras e de gerir os gastos, aproveitando-se para mostrar aos mais novos como gerir um orçamento. Abrem-se assim portas ao novo ano letivo, com a convicção de que a alegria das crianças será maior com informação que contribua para o seu bem-estar. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=707

Bolsas Sociais EPIS: "Escola de Futuro"

“Premiar boas práticas de inclusão social é o objetivo do programa de Bolsas Sociais EPIS 2013 – Escolas de Futuro, a cargo da Associação Empresários para a Inclusão Social, que nesta terceira edição conta com a participação de nove entidades. As candidaturas decorrem até 30 de agosto, existindo cinco categorias de bolsas a atribuir, envolvendo processos de candidatura e critérios de seleção distintos. Saber mais: http://www.anqep.gov.pt/default.aspx

Abertura da Plataforma de Recrutamento das AEC

“Encontra-se disponível, a partir do dia 26 de agosto, na página eletrónica da Direção-Geral da Administração Escolar, a plataforma de recrutamento de técnicos das AEC. Saber mais: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=710

350 livros acadêmicos para download legal - Revista Bula

http://www.revistabula.com/694-350-livros-academicos-para-download-legal/