terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

IE - UL: AFIRSE 2013 | Conversas à Quinta - Retificação

“A realização do XX colóquio da secção portuguesa da AFIRSE, em final de janeiro e início de fevereiro do presente ano, veio interromper a sequência de “Conversas à quinta”, iniciativa conjunta desta Associação e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Estas “Conversas à quinta” prosseguirão no dia 7 de março, no mesmo local e horário (Instituto de Educação, sala 7, das 18h às 20h). Próxima conversa: 7 março 2013 (Entrada Livre) 18:00-20:00, na Sala 7 do Instituto de Educação Orientador: Professor Belmiro Gil Cabrito Tema: O financiamento do Ensino Superior Convidados: Professora Luísa Cerdeira e Professor Tomás Patrocínio Mais informações www.ie.ul.pt Instituto de Educação Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa T. +351 217943633 | F. +351 217933408 www.ie.ul.pt | as@ie.ul.pt Twitter | Facebook “

Novo CIES e-Working Paper Online (147/2013)

“Caros/as Colegas, Encontra-se disponível online em http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp um novo CIES e-Working Paper: CIES e-WP N.º 147/2013 «Da Educação permanente à Aprendizagem ao longo da vida e à Validação das aprendizagens informais e não formais: recomendações e práticas», da autoria de Alexandra Aníbal. Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz Gabinete de Comunicação e Planeamento Communication and Planning Office Avenida das Forças Armadas, Ed. I 1649-026 Lisboa - Portugal Tel.: 210 464 018 / 192 Fax: 217 940 074 www.cies.iscte.pt https://www.facebook.com/cies.pt www.mundossociais.com “

Lerparaver

Educação Especial 2013 Entrada no blog por Céu http://www.lerparaver.com/node/11999 Conferência Parlamentar sobre Formação Inicial e Contínua na Educação Especial 6 de março de 2013 - 09h30 - Sala do Senado a sua inscrição, até 03 de março Entrada no blog por Céu http://www.lerparaver.com/node/12000

Enfermagem na Católica em Lisboa: DIA ABERTO, 10 Abril | Inscrições abertas

“Exma Professora, No próximo dia 10 de Abril, a Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa da Universidade Católica abre as suas portas para mais um Dia Aberto, para o qual convida todos os alunos do 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias. Nesta consonância, temos o prazer de convidar os alunos e professores da V/ prezada instituição de ensino a participarem nesta iniciativa, realizando a inscrição online até ao próximo dia 1.4.2013. A inscrição pode ser realizada online: • individualmente; ou • em grupo. Agradecendo o seu empenho na divulgação desta iniciativa e participação na mesma, apresento os meus melhores cumprimentos. O Coordenador da Escola de Enfermagem de Lisboa Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima • 1649-023 Lisboa • Portugal T: +351 217 214 047 www.ics.lisboa.ucp.pt "

Workshop CIES (06/03) - "Caminhos divergentes. Interculturalidade europeia vs. multiculturalismo americano. Brasil e Portugal comparados", Nuno Oliveira

Workshops de Investigação, CIES IUL, 6 de Março 2013, Quarta-feira, 13h30 – 14h30, Sala C210, Edifício II, ISCTE-IUL, Nuno Oliveira – Investigador no CIES IUL Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz Gabinete de Comunicação e Planeamento Communication and Planning Office Avenida das Forças Armadas, Ed. I 1649-026 Lisboa - Portugal Tel.: 210 464 018 / 192 Fax: 217 940 074 www.cies.iscte-iul.pt www.facebook.com/cies.pt www.mundossociais.com

Boletín del CAEU de la OEI febrero 2013

“Estimados/as amigos/as Les informamos de las novedades del Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU) de la Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). En ella se muestran todas las actividades que se encuentran en este momento convocadas. Esperamos que sea de su interés y que nos ayuden su difusión. La dirección de acceso es la siguiente: http://www.oei.es/caeu0213.php Un cordial saludo CAEU de la OEI @CaeudelaOEI “

sábado, 23 de fevereiro de 2013

PROOF – Reading – Services. org

“Proof-Reading-Services.org presta serviços profissionais de revisão exclusivamente para professores, palestrantes, pesquisadores de pós-doutorados, estudantes pesquisadores e clientes de negócios. Nosso objetivo é satisfazer a grande demanda de serviços de língua inglesa por parte de pessoas acadêmicas e de negócios do mundo todo. Somos provedores dedicados de serviços de revisão e edição acadêmica para autores de teses de doutorado, dissertações, artigos para congressos, artigos de jornais científicos, livros, ensaios e outros documentos profissionais, tais como propostas de pesquisas em ciências sociais e humanas. Nossos preços são altamente competitivos com uma taxa fixa por cada mil palavras (ver preços) e o preço permanece inalterado independentemente da complexidade do trabalho ou do número de revisões necessárias. Nós temos auxiliado muitos acadêmicos, incluindo professores e pesquisadores, revisando seus trabalhos antes de serem aceitos para publicação. Sem a revisão, os trabalhos não teriam sido aceitos. Em muitos casos, os clientes nos contataram para revisarmos seus trabalhos porque estes tinham sido rejeitados na primeira apresentação, devido aos muitos erros de ortografia e gramática em inglês. Na maioria desses casos, após a revisão os trabalhos foram aceitos para serem publicados. Seu trabalho é revisado utilizando a função "Controlar Alterações" do Microsoft Office Word. Esta é uma função padrão instalada na maioria das versões do Microsoft Office Word. Ela permite verificar as alterações e aceitar algumas ou todas as modificações propostas pelo revisor. As correções, sugestões e comentários ficam visíveis na margem direita do documento e são fáceis de aceitar. Documentos LaTex também podem ser revisados. Facilitaria se você incluísse qualquer arquivo de estilo incomum que tenha utilizado (ex. jornal, style, sty, tex ou ps). Podemos mostrar as alterações efetuadas pelo editor em um arquivo PDF. Isto destacará qualquer mudança realizada no texto. Abrangemos todas as áreas acadêmicas com um grupo de revisores que possuem experiência em uma vasta gama de disciplinas acadêmicas. Proof-Reading-Services.org é muito seletiva na hora de contratar revisores. Nós não contratamos revisores aleatoriamente, na Proof-Reading-Services.org selecionamos pessoalmente nossos revisores e cada um deles é altamente respeitado na área de revisão. Todos nossos revisores são falantes nativos do idioma inglês, possuindo como mínimo Mestrado (alguns possuem doutorado) com extensiva experiência no ensino e exames universitários. Além de demonstrar suas qualificações e experiência, todos nossos revisores devem passar por um rigoroso teste de ingresso. Também monitoramos o trabalho dos nossos revisores constantemente. A vantagem de nossos serviços em relação a serviços de revisão de outras empresas e revisores individuais é que os nossos revisores são completamente aprovados e confiáveis. Garantimos um serviço efetivo e lhe oferecemos 100% de satisfação. Se você ficar insatisfeito com o nosso serviço de revisão, lhe devolveremos o dinheiro e o seu manuscrito sem nenhum cargo. Atualmente estamos procurando revisores, portanto, se você considerar que reúne nossas exigências, envie-nos seu currículo. Toda informação enviada a Proof-Reading-Services.org será mantida em absoluto sigilo e privacidade. Garantimos que jamais divulgaremos para terceiros suas informações pessoais, incluindo seu nome. Além disso, nos esforçamos para ter a certeza de que nosso equipamento de informática tenha incorporados os últimos mecanismos de segurança e softwares, incluindo criptografia.” Contatos: PROOF – Reading – Services. org PhD theses, journal papers, books and other professional documents Fone: + 44 (0) 2031500431 / +55 (0) 11 30 135 Email: acpaed@gmail.com Website: http://www.proof-reading-services.org/pt/index.html http://www.proof-reading-services.org/

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Divulgação | 2º Encontro em Serviço Social | ISCTE-IUL

“Portugal 2013 – A empregabilidade dos Assistentes Sociais num País em crise”, Dia 6 e 7 de Março de 2013, Auditório B203, Inscrições através do seguinte contato: seminário.servicosocial.iscte@gmail.com

10.º ENAPP - Encontro Nacional de Professores de Português - pedido de divulgação

10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (10.º ENAPP) “Nos próximos dias 8 e 9 de março, no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa, terá lugar a 10.ªedição deste encontro. O seu principal objetivo, no presente ano, consiste na«criação de um espaço de conhecimento, reflexão e formação, sobre temas que preocupam os professores de Português no que diz respeito ao trabalho de aplicação de programas dos ensino básico e secundário da disciplina, com incidência em aspetos do oral». Para além das comunicações que darão conta de práticas em sala de aula, salientam-se a conferência de abertura, a cargo do Professor Carlos Reis (Universidade de Coimbra), cujo tema é «A poesia como canto ou o canto na poesia: oralidade e condição poética» e a de encerramento, «Quem isto ouvir e contar, em pedra se há de tornar», da responsabilidade das oradoras Maria Teresa Meireles (professora e investigadora) e Cristina Taquelim (Associação Ouvir e Contar), A Associação de Professores de Português, criada em 1977, é uma associação não governamental de utilidade pública, contando com cerca de 1000 sócios, na generalidade docentes dos diversos níveis de ensino. A iniciativa destina-se a sócios e não-sócios e o programa do encontro poderá ser consultado em www.app.pt. “

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Divulgação: Candidaturas Ação Qualidade de Vida 2013 | Associação Salvador

“Exmos(as) Senhores(as) Colaboradores, As candidaturas para a Ação Qualidade de Vida 2013: Encontra-se a decorrer até ao dia 8 de março de 2013 o período de candidaturas para a Ação Qualidade de Vida 2013. A Ação Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e com comprovada falta de recursos financeiros. Nas cinco edições anteriores, através das verbas angariadas pela Associação Salvador, foi possível atribuir apoios a mais de 95 pessoas. Infelizmente a Associação Salvador não dispõe dos recursos financeiros para dar resposta a todos os pedidos de apoio, sendo que todos os anos ficam muitas candidaturas por apoiar. Notas importantes sobre o regulamento a Ação Qualidade de Vida 2013: • O júri dará prioridade a candidatos com limitações motoras sem comprometimento cognitivo • Associação Salvador irá financiar 95% do custo efetivo do apoio solicitado, até um limite de 12.000€, sendo que o candidato deverá comparticipar sempre os restantes 5%. Dado a Ação Qualidade de Vida visar apoiar casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Ministério da Saúde ou outros, é obrigatório, para pedidos de Produtos de Apoio (Ajudas Técnicas) o envio de: • o Comprovativo de não obtenção do Produto de Apoio pelas entidades acima referidas em 2012; e/ou • o Comprovativo de entrada de pedido de Produto de Apoio no ano 2013 junto das entidades acima mencionadas (Este documento pode ser enviado até dia 1 de Abril 2013); e/ou • Declaração do candidato a justificar a razão pela qual o seu pedido não se pode enquadrar no sistema de atribuição de Produto de Apoio das entidades acima referidas. Mais informações em: http://www.associacaosalvador.com/os-nossos-projectos/Integracao/Accao-Qualidade-de-Vida/AQV-2013-Candidaturas-Abertas/a786 “

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

10th IFIP World Conference on Computers in Education

CALL FOR CONTRIBUTIONS 10th IFIP World Conference on Computers in Education WCCE 2013 Torun, 2–5 July 2013 The 10th IFIP World Conference on Computers in Education (WCCE 2013) is an IFIP (Inter-national Federation for Information Processing) event hosted by the Nicolaus Copernicus University of Toruń (Poland). learning while we are connected is the main theme for WCCE 2013. The conference will enlighten and explore different perspectives of this theme, covering all levels of formal education as well as informal learning arenas, societal aspects and challenges that are faced by developing countries. http://edu.rsei.umk.pl/wcce2013/?q=node/5 Conference Posters http://edu.rsei.umk.pl/wcce2013/?q=node/28

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conferência Internacional «Novas Substâncias Psicoativas. Políticas públicas e investig(ação)» - ISCTE-IUL

4 de Março 2013, 9h30, Auditório B203, Edifício II, ISCTE-IUL, Inscrições até 1 de Março, Gcp.cies@iscte.pt

IEUL divulgação: João dos Santos no século XXI

“João dos Santos no século XXI O ano de 2013 assinala o centenário do nascimento de João dos Santos João dos Santos foi o criador da moderna Saúde Mental Infantil em Portugal e o grande impulsionador da viragem da Psiquiatria Infantil que de uma especialidade enraizada na Psiquiatria de adultos passou a uma especialidade autónoma. Foi um dos primeiros psicanalistas portugueses e um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Desenvolveu um olhar novo sobre o valor da arte no desenvolvimento da criança e sobre a educação na família, na escola e na comunidade, criando concepções e ensinamentos originais e modos inovadores de formação de pais e professores. Mais informações: joaodossantos.net __________________________________________ Instituto de Educação Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa T. +351 217943633 | F. +351 217933408 www.ie.ul.pt | news@ie.ul.pt twitter | facebook “

CONVITE - APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO DICIONÁRIO CABOVERDIANO-PORTUGUÊS

CONVITE “A Associação Caboverdeana (ACV) de Lisboa tem a honra e o prazer de convidá-lo (la) para a sessão de apresentação pública do DICIONÁRIO CABOVERDIANO-PORTUGUÊS, do Professor Doutor Manuel Veiga, a cargo da Dra Ana Josefa Cardoso, linguista e professora do ensino bilingue português-caboverdiano. A sessão de apresentação pública da obra terá lugar nas instalações da ACV sitas na Rua Duque de Palmela, nº 2, 8º andar, a partir das 18.00h do próximo dia 21 do corrente mês de Fevereiro, Dia Internacional das Línguas Maternas, e integrará ainda a apresentação da comunicação intitulada "Cabo Verde: Nação Global Caldeada num Bilinguismo em Construção”, seguida de debate e intercalada com música e poesia (também traduzida) em Caboverdiano e em Português. Na mesma ocasião, será anunciado o perfil do Curso de Língua Caboverdiana a ser ministrado nas instalações da ACV a partir do mês de Março do corrente ano. Saudações cordiais APOIOS: EMBAIXADA DE CABO VERDE EM PORTUGAL, TACV, RDP-ÁFRICA “

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Programa IV Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente

“Exmos(as) Senhores(as) Colaboradores, O Centro Cultural Casapiano vem pelo presente divulgar o Programa IV Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa apresenta o IV Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente que irá decorrer na mesma Universidade nos dias 10 e 11 de Abril de 2013, como tema “Neuropiscologia e Desenvolvimento”. Terá como participantes na Tertúlia de Abertura a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa), o Professor Doutor Telmo Baptista (Bastonário da Ordem dos Psicólogos), a Senhora Enfermeira Maria Amélia Monteiro (Ordem dos Enfermeiros), Doutora Alexandra Gabriela Pinto (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas) e a Fisioterapeuta Ana Rita Saramago (Associação Portuguesa de Fisioterapia). Os conferencistas participantes são a Professora Doutora Barbara Wilson Oliver Zangwil, o Professor Doutor Rui Abrunhosa, a Professora Doutora Teresa Paiva e o Professor Doutor Nelson Silva Lima. Contará ainda com a participação dos seguintes oradores: Professora Doutora Sara Bahia dos Santos Nogueira, Mestre Susana Manuela Silva Araújo, Professora Doutora Priscila P. Alves, Professora Doutora Isabel Duarte de Almeida, Dra Ana Catarina Calado, Dr. Pedro Cabral, Professor Doutor José Góis Horácio e Professor Doutor Manuel Domingues. Brevemente colocaremos na página do congresso (http://www.lis.ulusiada.pt/inicio/eventos/4congressointpca/programa.aspx) os Workshops disponíveis. Estão abertas as propostas para poster, através do envio do título, resumo, autores, filiações institucionais e palavras-chave, até ao dia 1 de Março para o e-mail tania.gaspar@edu.ulusiada.pt Atentamente”

Ciclo Internacional de Conferências Doutorais 2012/2013

Ciclo Internacional de Conferências Doutorais «Delivering Social Welfare in an Era of Superdiversity», Jenny Phillimore, 22 de fevereiro, 18h00, Aud B203, Edificio II, ISCTE-IUL Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz Gabinete de Comunicação e Planeamento Communication and Planning Office Avenida das Forças Armadas, Ed. I 1649-026 Lisboa - Portugal Tel.: 210 464 018 / 192 Fax: 217 940 074 www.cies.iscte-iul.pt www.facebook.com/cies.pt www.mundossociais.com

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cinco bibliotecas de Barcelona adaptan a los discapacitados el acceso al conocimiento

Milagros LÓPEZ VERNET em APARCAMIENTO DE DISCAPACITADOS Cinco bibliotecas de Barcelona han puesto en marcha este miércoles un proyecto para hacer accesibles el conocimiento y la cultura a las personas discapacitadas. El teniente de alcalde de Cultura, Conocimiento, Creatividad e Innovación, Jaume Ciurana, y la concejal de Familia, Infancia, Usos del Tiempo y Discapacitados, Irma Rognoni, han acudido a la inauguración del proyecto en la biblioteca Manuel Erranz, desarrollado con el apoyo de la Fundación Vodafone. Las bibliotecas adaptadas son la de *Manuel Erranz, en el barrio del Poblenou de Sant Martí; Andreu Nin, en el Gtic de Ciutat http://aparcamientodiscapacitados.blogspot.pt/2013/02/cinco-bibliotecas-de-barcelona-adaptan.html#!/2013/02/cinco-bibliotecas-de-barcelona-adaptan.html

O horror à diferença

Vera Garcia em Deficiente Ciente Por Carlos Ferraz Batista* O horror é algo que acompanha o sujeito em sua existência, esse traço é carregado pela falta-a-ser. Na ilusão de completude, somos avessos a qualquer elemento que gere falta e macule nossa imagem narcísica. Há um dizer popular em que a singularidade é valorizada, porém, na prática, no convívio social, não [...] http://www.deficienteciente.com.br/2013/02/o-horror-a-diferenca.html

Conference in Volos, Greece

“Dear colleagues, Please find attached the announcement of an international/interdisciplinary conference I'm organizing this coming summer. I'd be grateful if you forwarded it to your contacts. Best regards, Angeliki Lazaridou Assistant Professor University of Thessaly Greece ----------------------------------- Hosted at University of Thessaly “Toward Better Teaching and Better Leading” International and Interdisciplinary Conference for Advancing Expertise in Teaching and Leadership Volos, Greece 9 -11 July, 2013 Website: www.teachingandleading.org In this conference: o The focus will be on advancing understandings about teaching and instructional leadership in all contexts, not just schools. o The aim is to facilitate “co-creation” and “collective intelligence” by providing opportunities for participants to share and enrich the knowledge they bring to the conference. The conference will appeal to scholars from all over the world, in all walks of life, and in all occupations who relish opportunities to exchange and discuss ideas about improving instructional services of all types. The conference also includes 3 “Odysseys” into Greek culture: local cuisine, traditional music & dance, and a beach outing. Volos: Land of Jason, Argonauts, and Centaurs Volos waterfront promenade, Mt. Pilio villages in background. Website: www.teachingandleading.org Email: info@teachingandleading.org “

[PRPPGE] Fazendo Gênero 10

“Prezados/Prezadas Colegas, Entre os dias 16 e 20 de setembro o Seminário Fazendo Gênero 10 será realizado no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Nesta edição do seminário propomos o Simpósio Temático 38. Esporte e Gênero: textualidades literárias e cinematográficas, que acolherá trabalhos que invistam nas interfaces entre esporte, literatura e relações de gênero. Convidamos a todos/as a submeter artigos, pôsteres ou outras formas de expressão (literárias, artísticas, corpóreas) para este simpósio. Aceitamos desde apresentações orais formais a performances e vídeos-documentários. Nesse último caso, por favor, consultar especificações do evento quanto ao formato. As inscrições de Apresentações Orais, Pôsteres e demais estão abertas até o dia 20 de Março e o resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 20 de maio. O ST 38. Esporte e Gênero pode ser encontrado no site do evento, na palheta de Simpósios Temáticos: (http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/simposio/public) Outras informações podem ser acessadas na página principal: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/ Aguardamos contribuições! Dr. Christian Muleka Mwewa (PPGE-UNISUL) Dr. Wagner Xavier de Camargo (NAVI-UFSC) Dr. Alexandre Fernandez Vaz (PPGE-PPGI-UFSC)”

Convite Sessão informação concurso ERA-Chairs Porto

“Caros Investigadores, Venho por este meio, e indicação da Dra. Ana Cunha, reencaminhar a informação relativa à sessão de informação do concurso ERA-Chairs a decorrer no dia 18 de Fevereiro, na cidade do Porto. Toda a informação útil pode ser encontrada no email infra. Sem mais a acrescentar  Melhores cumprimentos / Best regards, Salomé da Cunha Assessoria – ILIND Instituto Lusófono para a Investigação e Desenvolvimento Personal Assistant – ILIND Lusophone Institute for Research and Development Grupo Lusófona Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal Telf. 217 515 500 - ext. 8599 Fax 217 515 558 salome.cunha@ulusofona.pt http://investigacao.ulusofona.pt www.ulusofona.pt “

Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenil

“Caro(a) Colega Inicio esta comunicação endereçando as minhas respeitosas saudações. Remetendo-me ao assunto em epígrafe venho, pelo presente, informá-lo da realização do Iº Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenil (http://www.congresso-misij.com/), a ter lugar na Cidade de Viseu - Portugal, no período de 23 a 25 de maio de 2013. Saliento que o este evento científico, realizado em simultâneo com o IV Congresso Nacional de Educação para a Saúde, irá contar, na sua comissão científica e inerente painel de palestrantes, com a participação de ilustres investigadores de diversos países, que gentilmente aceitaram o nosso convite. Mais saliento que várias são as instituições de prestígio internacional que se associaram a este evento, com uma participação activa na comissão científica do congresso: WHO - World Health Organization - Division of Health Systems and Public Health; ASPHER - The Association of Schools of Public Health in the European Region EUPHA - The European Public Health Association EPHA - European Public Healt Alliance SPP - Sociedade Portuguesa de Pediatria - Medicina do Adolescente OCDE - Organisation for Economic Co-operation and Development - Gostaria também de salientar que foi possível planear todo um trabalho que irá permitir que este congresso mundial tenha a cobertura de uma revista com índice de impacto (0,627), indexada na ISI Web of Knowlwdge. Em concreto, a Revista Atención Primaria. Toda a informação suplementar está disponível nos sites do congresso: http://www.congresso-misij.com/ ... versão em português http://www.congresso-misij.com/?q=en ... versão em inglês Termino realçando que seria uma honra poder contar com a sua participação no congresso, sendo que para esse efeito poderá submeter trabalhos no domínio da educação para a saúde, até ao dia 1 de Abril de 2013. Tópicos de Abstract: http://www.congresso-misij.com/?q=content/t%C3%B3picos-de-abstract Agradecíamos a divulgação deste evento científico pelas suas redes de contactos. Atenciosamente, O Presidente do Congresso Carlos Albuquerque Prof. Adjunto Escola Superior de Saúde de Viseu Contacto: congress.health@gmail.com “

First call for papers

“Dear ESREA member, I glad to announce the first call for papers to the 2013 conference off the ESREA research network on Adult educators, trainers and their professional development (ReNAdNT), November 1-3, Bonn, Germany. Please see the attached file or www.esrea.org for more information. Have a nice week end! Best regards, Sofia Nyström Sofia Nyström, PhD, Senior lecturer The Department of Behavioural Sciences and Learning (IBL) Linköping University SE-58183 Linköping Sweden sofia.nystrom@liu.se +46 (0)13 282095 www.ibl.liu.se/medarbetare/nystrom-sofia Secretary of the European Society for Research on the Education of Adults (ESREA) -www.esrea.org ”

Conferência na Assembleia da República

“Meus caros: Junto envio informação sobre a Conferência que vai ter lugar na Assembleia da República no dia 6 de Março - Sala do Senado - entre as 9h30 e as 13h00. As inscrições podem ser feitas no site da Assembleia. Um abraço David Rodrigues”

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Algumas informaçõe​s gerais - SPCE.

" para Cco:mim Prezados membros da SPCE: Seguem algumas informações gerais: •Está aberto o call for papers até ao dia 26/04/2013, para o 5e Colloque Méthodes Quantitatives et Sciences Humaines, que se realizará no dia 07/06/2013 na Université du Québec à Rimouski (campus de Rimouski). http://www.uqar.ca/mqsh/ •Está aberto o call for papers até ao dia 23/04/2013, para a Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education (ENTENP2013), que se realizará nos dias 7 e 8/06/2013, no Instituto Politécnico da Guarda. http://www.ipg.pt/entenp2013/ •Está aberto o call for papers até ao dia 26/03/2013, para o Congresso SciComPT 2013, que se realizará nos dias 27 e 28/05/2013, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. http://comunicacaodeciencia.wordpress.com/ •Realizar-se-á no próximo dia 28, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, sob a organização do CIE – UMA, o Ciclo de Conferências "William Pinar e Paulo Dias na Universidade da Madeira". Saiba mais em: http://www3.uma.pt/dce/?p=450 •Decorrerá nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2013, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. Saiba mais em: http://cieae.ie.ul.pt/2013/ Saudações cordiais, Rosa Branca Silva Pinto Mestre em Ciências da Educação Secretariado da SPCE Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Rua João de Deus, 38 4100-456 Porto Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25 Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h. E-mail: spce.geral@gmail.com Website: www.spce.org.pt Facebook: www.facebook.com/SPCE1990 Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 "

Oficinas de Promoção de Competênci​as | APPDA-Setú​bal

"Bom dia A APPDA-Setúbal vem por este meio divulgar as seguintes atividades, para as crianças com perturbação do espectro do autismo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos: - Oficinas de Promoção de Competências – Férias da Páscoa - Oficinas de Promoção de Competências – Fins-de-semana - Oficinas de Promoção de Competências – Férias de Verão Estes programas de desenvolvimento de competências será realizado no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação – Pólo da Quinta do Conde da APPDA-Setúbal. Muito obrigado! Com os melhores cumprimentos Helena Romeiro Técnica de Serviço Social 265501681 - 916181849 - 916815707 APPDA – Setúbal, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO Avenida 5 de Outubro Edifício Bocage, 148 – 4º L – 2900-309 SETÚBAL Telefone / Fax: 265501681 NIPC: 507289994 Site: www.appda-setubal.com Email: appda-setubal@sapo.pt, geral@appda-setubal.com NIB: 003507740013867853088 da Caixa Geral de Depósitos"

Seminários ESElx

Escola Superior de Educação I Encontros e Diálogos sobre Educação de Infância – 2012/2013 Parte II Seminários Convidados Data e hora Local A Criança hoje: atenção e escuta Teresa Vasconcelos 4 de fevereiro 18h00 Sala 301 Profissionalidade Teresa Sarmento Universidade do Minho 13 fevereiro 15h00 Anfiteatro O modelo Reggio Emilia Katherine Silva Obra Social Paulo VI 14 de fevereiro 15h30 Anfiteatro O modelo MEM Marta Botelho Piloto Diese 15 de Fevereiro 15h30 Anfiteatro O modelo High Scope Antónia Cardoso Traquinauta 18 de fevereiro 15h30 Anfiteatro "Na creche, brincar, brincar muito e brincar intensamente é o mais importante" Gabriela Portugal Universidade de Aveiro 18 de fevereiro 18h00 Anfiteatro O Trabalho com a Família Isabel Gerardo JI Pedro Santarém Claudia Miranda Obra Social Paulo VI 19 de fevereiro 15h30 Anfiteatro Investigação-ação e processos de melhorias das Práticas Isabel Lopes da Silva 25 de fevereiro 18h00 Anfiteatro A ação social das crianças pequenas e a sua escuta: implicações para a prática pedagógica Ângela Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná (webconference) 6 de março 18h00 Anfiteatro Práticas de cuidado e educação na Educação Infantil: sentidos pedagógicos do contato, potência do corpo humano e forças do desejo das crianças e adultos Ana Cristina Coll Delgado e Marta Nörnberg Universidade Federal do Rio Grande, Brasil 2 de abril 18h00 Anfiteatro

Concurso_Bolsa Investigação_Área de Gestão

“Ex.mos(as) Senhores(as) A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias tem aberto um concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto Riaipe 3 - PROGRAMA MARCO INTERUNIVERSITARIO PARA UNA POLÍTICA DE EQUIDAD Y COHESIÓN SOCIAL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR (EuropeAid/129877/C/ACT/Multi), co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa Alfa III, nas seguintes condições: Descrição do Projeto Este projeto tem como objectivo construir um programa marco interuniversitário nas instituições de ensino superior da América Latina, no âmbito da equidade e coesão social. Área Científica: Gestão Requisitos/Critérios preferenciais de admissão • • Licenciatura em Gestão ou área afim; • • Bons conhecimentos técnicos na área da informática na óptica do utilizador, na gestão de bases de dados e na gestão de conteúdos WEB; • • Experiência de trabalho em projetos de investigação (factor preferencial); • • Bons Conhecimentos da Língua Inglesa e Espanhola (nível B1 do Quadro Comum de Referência); (factor preferencial) • • Autonomia, espírito crítico e interesse em integrar equipas multidisciplinares. Plano de trabalhos As atividades a desempenhar pelo Bolseiro(a) consistem no apoio ao desenvolvimento do projeto, nomeadamente: • • Integração na equipa de gestão do projeto Riaipe3; • • Apoio ao Departamento Financeiro, • • Gestão de bases de dados e de conteúdos WEB; • • Apoio aos processos administrativos decorrentes do projeto. Legislação e regulamentos aplicáveis Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 da FCT e Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF). Local de trabalho O trabalho será desenvolvido nas instalações do CeiEF ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável do Projeto. Duração da bolsa A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Março de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, até ao final do projeto, de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto. Valor do subsídio de manutenção mensal O montante da bolsa corresponde a €900, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT. (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. Métodos de seleção A seleção dos(as) candidatos(as) será feita com base na avaliação curricular e, em caso de candidatos/as com classificações equiparadas, serão, adicionalmente, efectuadas entrevistas presenciais. Os factores preferenciais têm uma valoração de 50% em relação aos restantes critérios de seleção. Composição do Júri de Seleção - Ana Benavente (Investigadora Doutorada) - Manuela Guilherme (Investigadora Doutorada) - Ana Carrapato (Gestora do Projeto Riaipe3) Forma de publicitação/notificação dos resultados Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada a afixar nas instalações do CeiEF, sendo o/a candidato(a) aprovado(a) notificado/a através de correio electrónico. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico. Prazo limite de apresentação de candidatura A apresentação de candidaturas decorrerá entre os dias 11 de Fevereiro de 2013 a 22 de Fevereiro de 2013. Forma de apresentação da candidatura As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de uma carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, cópia dos certificados de habilitações e cópia de outros documentos comprovativos considerados relevantes. O CeiEF promove a igualdade de oportunidades. As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do CeiEF durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a morada a seguir indicada: CeiEF- BI (G)- 2013 A/c Dr.a Ana Carrapato Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação -CeiEF Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Campo Grande, 376 | 1749 - 024 Lisboa Portugal Informações: filipa.lourenco.r3@gmail.com “

Concurso Externo Extraordinário - Decorre hoje e amanhã o prazo para aperfeiçoamento da candidatura

“Car@ sóci@ do SPN, Embora suspenso decorrente de uma providência cautelar interposta pelo Sindicato dos Professores da Madeira, a verdade é que o MEC continua a desenvolver os procedimentos previstos no âmbito do concurso externo extraordinário previsto no Decreto-Lei n.º 7/2013, de 17 de Janeiro e aberto pelo Aviso n.º 1340-A/2013. Assim, e para não correrem riscos desnecessários, devem os candidatos aceder à sua candidatura, através da plataforma específica da DGAE, e verificar se todos os campos das suas candidaturas estão validados, pois decorre, durante os dias de hoje e amanhã (13 e 14 de Fevereiro), o prazo para aperfeiçoamento de dados pelos candidatos, não admitidas, nesta fase, alterações em campos que o aviso de abertura estabelece como não alteráveis, a saber: em «Identificação do candidato» os campos 1.11 (país) e 1.12 (região), pelos candidatos do tipo “Outros”; em «Situação do candidato», o campo 2.2.3 (código do agrupamento de escolas ou escola não agrupada) pelos candidatos do tipo “Contratado...”, o código do agrupamento de escolas ou escola não agrupada do continente para Regiões Autónomas (RA), ou o inverso; em «apresentação de comprovativos de candidatura», o campo 3.1 (entidade de validação) por nenhum tipo de candidato; em «opções de candidatura» por nenhum tipo de candidato os campos seguintes: o campo 4.1 (definição da candidatura), o campo 4.2 (número de grupos a que se vai candidatar), em «graduação – qualificação profissional”, em todas as opções de graduação, no campo “código do grupo de recrutamento”, por todos os candidatos; em “manifestação de preferências”, em todas as opções de graduação, por todos os tipos de candidato. Sem prejuízo da consulta e leitura atenta do Manual de Instruções do Aperfeiçoamento para evitar cometer qualquer erro que pode acarretar enormes prejuízos para os candidatos, chama-se desde já a atenção dos candidatos para algumas situações específicas: - caso a candidatura se encontre no estado Inválida após 1ª Validação, por ausência de validação deve entrar de imediato em contacto com a entidade de validação, alertando para a necessidade de validação na próxima etapa (2.ª Validação / Validação do Aperfeiçoamento). Caso exista algum campo alterável que careça de aperfeiçoamento, deverá proceder à alteração necessária. - Os campos Válidos são inalteráveis nesta fase. - Nos campos Não Válidos, passíveis de alteração, encontra-se uma caixa, previamente preenchida com o valor do campo, onde o candidato pode inserir os novos dados. - Caso a sua candidatura esteja invalidada apenas em campos não alteráveis, pode submeter o seu aperfeiçoamento sem alterações, obrigando, assim, a entidade de validação a efectuar nova validação da candidatura, podendo, porventura, corrigir assim um eventual lapso de (in)validação. Uma última nota para lembrar que, nos termos do aviso de abertura, nos dois dias úteis seguintes a este prazo decorre o prazo para a 2.ª validação pelas escolas ou DGAE. Se, por qualquer motivo, não conseguir abrir os links acima, copie para o seu browser os seguintes endereços: - Providência cautelar interposta pelo Sindicato dos Professores da Madeira http://www.spm-ram.org/index.php?option=com_content&view=article&id=404:concurso-nacional-suspenso-decorrente-da-providencia-cautelar-interposta-pelo-spm&catid=46:noticias-spm&Itemid=98 - Decreto-Lei n.º 7/2013, de 17 de Janeiro http://dre.pt/pdf1sdip/2013/01/01200/0034900351.pdf - Aviso n.º 1340-A/2013, de 28 de Janeiro http://dre.pt/pdf2sdip/2013/01/019000001/0000300008.pdf - Plataforma da DGAE https://sigrhe.dgae.mec.pt/ - Manual de Instruções do Aperfeiçoamento http://www.dgae.mec.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=1285143&folderId=1285174&name=DLFE-74832.pdf Saudações sindicais! 'A Direcção José Manuel Costa Nota: Este texto não respeita o Acordo Ortográfico de 1990, vulgo Novo Acordo Ortográfico.”

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ciclo de conversas “Quando as galinhas tinham dentes e os porcos tiverem asas” começa este sábado, no Pavilhão do Conhecimento

“Caro (a) amigo (a), A vida surgiu na Terra há quatro mil milhões de anos e desde então não tem parado de inovar: fotossíntese, reprodução sexuada, coluna vertebral, barbatanas carnudas, ovo amniótico. Sem estas "invenções" nós, humanos, não existiríamos No próximo sábado, 16 de Fevereiro, às 16.00, Nuno Ferrand, director e investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, vem ao Pavilhão do Conhecimento contar em pouco mais de uma hora uma história com quatro mil milhões de anos: "Era uma vez... a vida". Este é o primeiro encontro do ciclo "Quando as galinhas tinham dentes e os porcos tiverem asas", organizado pelo Pavilhão do Conhecimento em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Museu Geológico e o Museu da Lourinhã no âmbito da exposição "T.rex: quando as galinhas tinham dentes". Até Junho, especialistas das áreas da Paleontologia, Geologia, Biologia e Sociologia estarão à conversa uma vez por mês com o público sobre as expedições em busca de fósseis de dinossauros, as notáveis jazidas com pegadas que provam a sua passagem pelo nosso país, as histórias fantásticas que as rochas podem contar sobre a evolução da Terra e da vida, terminando com um olhar para o futuro da espécie humana. Estas conversas são dirigidas a miúdos e graúdos e terão lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Museu Geológico, no Museu da Lourinhã e no Castelo de S. Jorge. A participação é gratuita. Programa completo em www.pavconhecimento.pt “

Ciclo de conversas “Quando as galinhas tinham dentes e os porcos tiverem asas” começa este sábado, no Pavilhão do Conhecimento

“Caro (a) amigo (a), A vida surgiu na Terra há quatro mil milhões de anos e desde então não tem parado de inovar: fotossíntese, reprodução sexuada, coluna vertebral, barbatanas carnudas, ovo amniótico. Sem estas "invenções" nós, humanos, não existiríamos No próximo sábado, 16 de Fevereiro, às 16.00, Nuno Ferrand, director e investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, vem ao Pavilhão do Conhecimento contar em pouco mais de uma hora uma história com quatro mil milhões de anos: "Era uma vez... a vida". Este é o primeiro encontro do ciclo "Quando as galinhas tinham dentes e os porcos tiverem asas", organizado pelo Pavilhão do Conhecimento em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Museu Geológico e o Museu da Lourinhã no âmbito da exposição "T.rex: quando as galinhas tinham dentes". Até Junho, especialistas das áreas da Paleontologia, Geologia, Biologia e Sociologia estarão à conversa uma vez por mês com o público sobre as expedições em busca de fósseis de dinossauros, as notáveis jazidas com pegadas que provam a sua passagem pelo nosso país, as histórias fantásticas que as rochas podem contar sobre a evolução da Terra e da vida, terminando com um olhar para o futuro da espécie humana. Estas conversas são dirigidas a miúdos e graúdos e terão lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Museu Geológico, no Museu da Lourinhã e no Castelo de S. Jorge. A participação é gratuita. Programa completo em www.pavconhecimento.pt “

conference 17-21 September 2013

"International Association for Intercultural Education (IAIE) Unity and Disunity, Connections and Separations: Intercultural education as a movement for promoting multiple identities, social inclusion and transformation Conference to be held at the University of Zagreb, Croatia 17th to 21st September 2013 Plenary speakers will include: Adila Pasalic-Kreso Jagdish Gundara Christine Sleeter Call for Papers “Preparations are well under way for our 2013 conference in Zagreb. This will be a major international event for those concerned with education, diversity, identity, equity and social justice. At the same time it is likely to be the major educational conference for Croatia in 2013. The success of the conference will be, in large part, down to its participants. This is a significant opportunity for you to present and discuss your ideas, and to report on completed and current research in the field. Accordingly, you are invited to submit proposals for presentations. Please visit the link to the call for papers on the conference website where you will find details of submission of proposals: http://zagreb.iaie.org/1_call.html Elsewhere on the website you will find all the information for conference registration. Please note that the deadline for the submission of presentation proposals is 1st March. We look forward to seeing as many of you as possible at the conference! Leslie Bash Joint Secretary-General International Association for Intercultural Education (IAIE)”

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Workshop "Lidar com a Doença de Alzheimer: Alterações do Comportamento"

14 de Fevereiro de 2013 14:00h - 17:00h Matosinhos Custo: 15€ SABER MAIS http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1824&categoryID=939

Acção de Formação "Cuidar da pessoa com Demência"

18, 19 e 20 de Fevereiro de 2013 17:30h - 20:30h Funchal Custo: 20€ Para mais informações contacte a Delegação da Madeira Alzheimer Portugal Avenida do Colégio Militar, Complexo Habitacional da Nazaré, Cave do Bloco 21 - Sala E 9000-135 FUNCHAL Telefone e Fax: 291 772 021 E-mail: geral.madeira@alzheimerportugal.org http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1823&categoryID=939

Workshop - Lidar com a Doença de Alzheimer: Abordagem Centrada na Pessoa

14 de Fevereiro de 2013 14:00h - 17:00h Sede – Lisboa Custo: 15€ SABER MAIS http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1774&categoryID=939

Workshop "Lidar com a Doença de Alzheimer - Ocupação"

14 de Fevereiro de 2013 10:00h - 13:00h Sede-Lisboa Custo: 15€ SABER MAIS http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1827&categoryID=939

Workshop “Lidar com a Doença de Alzheimer - Nutrição”

13 de Fevereiro de 2013 14:00h - 17:00h Sede – Lisboa Custo: 15€ Para mais informações contacte o Departamento de Formação da Alzheimer Portugal: Av. de Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3 - Quinta do Loureiro 1300 – 125 Lisboa Telefone: 21 3610463 E-mail: formacao@alzheimerportugal.org http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1780&categoryID=939

Workshop "Lidar com a Doença de Alzheimer - Relações Interpessoais”

13 de Fevereiro de 2013 10:00h - 13:00h Sede – Lisboa Custo: 15€ Para mais informações contacte o Departamento de Formação da Alzheimer Portugal: Av. de Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3 - Quinta do Loureiro 1300 – 125 Lisboa Telefone: 21 3610463 E-mail: formacao@alzheimerportugal.org http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1781&categoryID=939

Workshop "Lidar com a Doença de Alzheimer: Aspetos Jurídicos"

12 de Fevereiro de 2013 14:00h - 17:00h Sede – Lisboa Custo: 15€ Para mais informações contacte o Departamento de Formação da Alzheimer Portugal: Av. de Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3 - Quinta do Loureiro 1300 – 125 Lisboa Telefone: 21 3610463 E-mail: formacao@alzheimerportugal.org http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1777&categoryID=939

Workshop - Lidar com a Doença de Alzheimer: Respostas Sociais

11 de Fevereiro de 2013 14:00h - 17:00h Sede - Lisboa Custo: 15€ Para mais informações contacte o Departamento de Formação da Alzheimer Portugal: Av. de Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3 - Quinta do Loureiro 1300 – 125 Lisboa Telefone: 21 3610463 E-mail: formacao@alzheimerportugal.org http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1779&categoryID=939

Acampar com a Ciência

Centro Ciência Viva de Constância "Acampar com a Ciência" “De 17 a 20 de março de 2013, o Centro Ciência Viva de Constância irá realizar um programa lúdico-pedagógico "Acampar com a Ciência", destinado a crianças entre os 8 e os 12 anos. O programa pretende estimular o interesse pela Ciência, em particular a Astronomia. Os pequenos participantes pernoitarão nas instalações do Centro Ciência Viva onde serão desenvolvidas várias atividades como: - Vem dormir com as estrelas e acordar com o Sol; - Tocar nos anéis de Saturno; - Observar, com um telescópio gigante, a "dança" das luas de Júpiter, - Brincar com a Maizena; - Correr em carrinhos de rolamentos; - Disparar uma flecha com um arco; - Espreitar os pequenos habitantes de um lago, com um microscópio; - Vem descobrir se as plantas também dormem. Inscrições e esclarecimentos através do contacto: 249739066; 911588984 ou info@constancia.cienciaviva.pt Nota:17 a 20 de março interrupção letiva da Páscoa”

Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - newsletter 52

“Caros associados e amigos Junto em anexo a newsletter de janeiro de 2013 na qual destaco o editorial relativo ao seminário com o tema de "Caminhos para a Inclusão". Atentamente Helena Neves” ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL www.proinclusao.com.sapo.pt

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PRÉMIO "SAÚDE E MULTICULTURALIDADE" | alargamento do prazo de inscrição das equipas

“Exmos Professores, Tendo em consideração os vários contatos por email que recebemos de alunos do secundário que não conseguiram realizar a sua inscrição na data prevista, tenho o prazer de comunicar que decidimos alargar o prazo das inscrições das equipas no Prémio "Saúde e Multiculturalidade" até à próxima 6ª feira, dia 15 de Fevereiro. Assim sendo, caso tenham equipas que ainda queiram participar, podem inscrever-se até essa data (inscrições em www.ics.lisboa.ucp.pt/Premio_Ciencia_e Saude). O nosso maior agradecimento por mais uma fantástica adesão de escolas de todo o país, incluindo uma vez mais a ilha dos Açores! A Sessão de Entrega dos Prémios, prevista para dia 10 de Abril, contará também com intervenções, importantes e de grande relevo para os nossos jovens, dos nossos parceiros, nomeadamente do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural e (ainda a confirmar) do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Para evitar os constrangimentos da deslocação a Lisboa, as equipas do Norte poderão assistir à Sessão de Entrega dos Prémios, em simultâneo, a partir da nossa Escola de Enfermagem do Porto no nosso campus da Asprela, onde terão também preparada uma recepção e atividades em que poderão participar. Muito obrigada pela vossa participação e empenho. Os meus mais sinceros votos dos melhores resultados para as vossas equipas que certamente irão orgulhosamente representar a vossa escola! Melhores cumprimentos, ELSA SOUSA Coordenadora Executiva Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima • 1649-023 Lisboa • Portugal T: +351 217 214 047 F: +351 217 263 980 esousa@ics.lisboa.ucp.pt www.ics.lisboa.ucp.pt “

COMUNICADO Ultimas Inscrições VII SIMPÓSIO NACIONAL DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 27 de Fevereiro de 2013 PORTO

“COMUNICADO Dada a capacidade do auditório e afluência anual ao simpósio informamos as últimas vagas/ inscrições. RESERVE JÁ A SUA INSCRIÇÃO, Telm. 96 76 48 777. 91 63 70 357. 93 65 43 536 ou via e-mail: claudiamoura@portugalmail.pt enviar dados pessoais (nome, contacto telefónico e profissão). VII SIMPÓSIO NACIONAL Desafios do Profissional de Serviço Social 27 de Fevereiro de 2013 AUDITÓRIO GRANDE HOTEL DO PORTO (Rua Santa Catarina n. 197 Baixa do Porto, próximo ao café Majestic e fnac). INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR AO SIMPÓSIO NACIONAL Localização do Auditório Grande Hotel do Porto, Rua Santa Catarina n. 197 Baixa do Porto, próximo ao café Majestic e fnac. Parque de estacionamento próximo (garagem Passos Manuel frente ao Coliseu do Porto ou parque Centro Comercial Via Catarina, na eventualidade de se deslocar de Metro deve sair na estação do Bolhão caso a deslocação se realize de Comboio a Estação de São Bento é mais próxima. VALOR DA INSCRIÇÃO INCLUI (Diploma, Declaração de Presença, CD Informatizado power point apresentados e Recibo). PROFISSIONAIS 30? ESTUDANTES 25? SÓCIOS APSS 20? Pagamento por transferência bancária: NIB: 0032 0306 0020 1024 6344 2, A ficha de inscrição é entregue no dia junto do secretariado devidamente preenchida. - PROGRAMA CIENTÍFICO - DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2013 (4ª FEIRA) 09h00´ I CHECK ? IN Dos Participantes no VII SIMPÓSIO NACIONAL Desafios do Profissional de Serviço Social 09h15´ I AFIXAÇÃO DE POSTERS 09h20 SESSÃO SOLENE DE ABERTURA 09h30´I CONFERENCIA INAUGURAL A METAMORFOSE DO SERVIÇO SOCIAL Professora Doutora Fernanda RODRIGUES Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social 10h00´ I CICLO DE CONFERÊNCIAS MODERADORA Professor Doutor José NETO Professor do Instituto Superior da Maia POLÍTICA SOCIAL, PROFISSÕES SOCIAIS E GÉNERO Professor Doutor Luís SANTOS Coordenador dos I e II Ciclos de Estudos em Serviço Social da FCHS – UFP VOLUNTARIADO: Tensões e desafios do Serviço Social Dra. Helena RIBEIRO Coordenadora do (Re)Criar Centro de Apoio à Comunidade Santa Casa da Misericórdia da Maia REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR Professor Doutor José Pinto da COSTA Professor Catedrático Jubilado no ICBAS, Universidade do Porto 11h30´ DEBATE E VISITA DOS POSTERS 20´ minutos 12h00´ II CICLO DE CONFERÊNCIAS MODERADOR Mestre Miguel VALÉRIO, Mestre em Serviço Social Projeto Capacitar para a Qualificação e Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Família e Redes Sociais Professora Doutora Lúcia ROCHA Assistente Social no Hospital de S. João Porto INTERVENÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA: Na profilaxia da adição ao álcool Professor Doutor Silva MARQUES Presidente da Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária (LIPAC) 13h00´ DEBATE E INTERVALO PARA O ALMOÇO 14h00 III CICLO DE CONFERÊNCIAS MODERADORA Doutoranda Sandra ANTUNES Docente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego/ Instituto Politécnico de Viseu FAMÍLIA E ADOPÇÃO: Representações e Expectativas Dra. Cristina HENRIQUES Presidente da Bem Me Queres. Associação de Apoio à Adoção de Criança O IDOSO INSTITUCIONALIZADO x INTERVENÇÃO SOCIAL Mestre Joana GUEDES Professora no Instituto Superior de Serviço Social do Porto CRIME E REINSERÇÃO: A intervenção social nos estabelecimentos prisionais Doutorando Marcos RIBEIRO Assistente Social. Mestre em Psicologia. Técnico Superior de Reeducação no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira 15h30´ DEBATE E VISITA DOS POSTERS 20´ minutos 16h00 IV PAINEL DE CONFERÊNCIAS MODERADORA Dra. Andréa ALMEIDA Diretora Técnica Associação para o Desenvolvimento Integral de Barrosas INTERVENÇÃO SOCIAL COM CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO Dra. Luísa CALDAS Assistente Social e Coordenadora do NHACJR – DCA INTERVENÇÃO, PROPÓSITO E ESTRATÉGIAS SOCIAIS: Numa sociedade de risco Dra Filomena DJASSI K´CIDADE? Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano SUSTENTABILIDADE DE FAMÍLIAS NUMEROSAS: Riscos e Desafios Dr. Fernando Ribeiro e CASTRO Direção da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 17h30´ DEBATE E NOMEAÇÃO DO POSTER PREMIADO CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO HUMANISMO, TECNICISMO E RESILIÊNCIA: Na intervenção Social Professora Doutora Maria Emília FERREIRA Diretora da Licenciatura em Serviço Social. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Porto 18h00 DEBATE E ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS Ficamos gratos que divulgue o Simpósio, Com os melhores cumprimentos, Cláudia Moura Gabinete de Congressos | CMStatus «O conhecimento como compromisso social» “

Grupo de Encontro de Pares de Sobreviventes de TCE

“Início a 16 de Fevereiro até Julho 2013 Composto por pequenos grupos de interajuda, organizado e integrado por pessoas que passam ou passaram pela mesma situação/problema, com vista a encontrar soluções pela partilha de experiências e troca de informação” Saiba mais em http://www.novamente.pt/grupo-de-pares-de-sobreviventes-de-traumatismo-cranio-encefalico/

VI Congresso da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala

Starts: Maio 10, 2013 at 9:00 am Ends: Maio 12, 2013 at 6:00 pm “A APTF realiza o VI Congresso Nacional, nos dias 10, 11 e 12 de Maio no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Debaterá temas relacionados com Terapia da Fala e Multidisciplinariedade, Questões de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Novas Abordagens em Terapia da Fala. O congresso é um evento científico que pretende promover a atualização científica, a discussão e debate e o convívio entre terapeutas da fala e profissionais de áreas afins” Saiba mais em http://congressoaptf.pt/

15/16 de Março: Workshop em Reabilitação Neuropsicológica

Starts: Março 15, 2013 at 6:00 pm Ends: Março 16, 2013 at 6:00 pm Local: INSTITUTO CRIAP Praça Dr. Francisco Sá Carneiro Nº147 G (Antiga Praça Velásquez – Antas) 4200-312 Porto Docente: Doutora Joana Pais; Dr. Vitor Tedim Cruz Destinatários: Psicólogos e Estudantes de Psicologia Este Workshop é organizado pela COGWEB. A COGWEB é um dos parceiros da novamente Os nossos associados usufruem de 15% de desconto em todos os materiais de treino. Saiba mais e inscreva-se no Workshop http://www.institutocriap.com/ensino-psicologia/cursos/porto/536-workshop-em-reabilitacao-neuropsicologica-cogwebr

Sobre hiperatividade e falta de educação!!

http://expresso.sapo.pt/as-criancas-nao-sao-hiperactivas-sao-mal-educadas=f780888

II Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação - PEDIDO DE DIVULGAÇÃO

“Gostaria de solicitar a divulgação do link do II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação para ser divulgado na página da Rede Estrado, bem como nas Universidades vinculadas a Rede Estrado. site: http://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/apresentacao.html O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação será realizado na Universidade do Porto-Pt, no período de 01 a 03 de novembro de 2013. Esse é vento promovido em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO), tem como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. A escolha desse tema foi motivada pela necessidade de se discutirem alternativas ao atual cenário do trabalho docente, nomeadamente através de novas articulações entre práticas docentes, processos e produtos de investigação, e políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino. O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação é coordenado pelo Área de Investigação “Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação” - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), por grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE-UFAL e pela REDE ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. A realização desse evento justifica-se pela necessidade de se promover o fortalecimento da investigação e da produção intelectual na área do trabalho docente e de se estimular o intercâmbio e a inserção internacional de investigadores sobre o tema. Data para envio de resumos até 28/02 através do site do evento. Att. Amélia Lopes- UP- Universidade do Porto Auxiliadora Cavalcante- Ufal- Universidade Federal de Alagoas”

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rede SACI

Rede SACI: Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação - Índice A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando estimular a inclusão social e digital, a melhoria da ... http://saci.org.br/ Rede SACI. | www.pos.eca.usp.br O papel da Rede SACI, um serviço online de informação sobre Deficiência estabelecido na Universidade de São Paulo (USP), ... http://www.pos.eca.usp.br/index.php?q=en/category/poseca/rede-saci Rede SACI cadastra currículos e oferece vagas | NAIS - UFF A Rede SACI estabelece uma ponte entre os que desejam trabalhar e os que têm vagas a oferecer, através de um espaço para o profissional ... http://www.prograd.uff.br/sensibiliza/rede-saci-cadastra-curriculos-e-oferece-vagas

XV Congreso Mundial de Educación Comparada

Veja os grupos temático http://wcces2013.com.ar/website/espanol/grupos-tematicos/

El cuerpo en la escuela. Llamada a contribuciones

“4 de febrero de 2013 Hasta el 30 de abril está abierta la convocatoria para el envío de colaboraciones con destino al número 62 de Revista Iberoamericana de Educación (1022-6508) (mayo-agosto de 2013). Este monográfico abordará el tema: ?El cuerpo en la escuela?. En esta ocasión la RIE ?editada por el Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU) de la Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)? siguiendo su propósito de promoción académica e investigativa, de difusión y reflexión sobre la educación en la región, convoca a la comunidad académica interesada en una educación pertinente y de calidad, a participar en un monográfico que recoja producción diversa sobre el asunto del ?Cuerpo en la Escuela?. Más información http://www.oei.es/noticias/spip.php?article11765”

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

9º Congresso Nacional EF - Comunicações livres e posters (S A2)

“Caro(a) colega 9º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2013 Faculdade De Motricidade Humana, UTL – 1, 2 e 3 de março Desafiar o presente, renovar o futuro Regulamento para comunicações livres e posters O Congresso incluirá no seu programa espaços para apresentação de trabalhos decorrentes de investigação original ou relatos de experiência pedagógica nas seguintes temáticas: – Educação Física e Desporto Escolar – Exercício e saúde – Treino desportivo Estes trabalhos poderão ser apresentados sob a forma de comunicação oral ou de poster. Em anexo segue o regulamento. Contamos com a sua participação. O programa final do Congresso ser-lhe-á remetido dentro de poucos dias. Com os nossos melhores cumprimentos Marcos Onofre (Presidente da SPEF) João Lourenço (Presidente do CNAPEF) SPEF - Sociedade Portuguesa de Educação Física

XI SEMANA DA MULHER chamada de trabalhos

XI SEMANA DA MULHER Mulheres, gênero e violência: visões nacionais e internacionais 09 a 11 de abril de 2013 Submissão de trabalhos até 20/03 www.marilia.unesp.br/eventos

SPEF CNAPEF Anúncio oficial do 9º Congresso Nacional de EF (S A2)

9º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2013 FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA – 1, 2 E 3 DE MARÇO DESAFIAR O PRESENTE, RENOVAR NO FUTURO “Caros Colegas, O 9º Congresso Nacional de Educação Física (9º CNEF) irá realizar-se nos dias 1, 2 e 3 do mês de março de 2013, na Faculdade de Motricidade Humana, Cruz Quebrada – Oeiras. A realização do Congresso Extraordinário em 12 de julho de 2012 constituiu-se num momento singular de afirmação da classe profissional na defesa e valorização da Educação e da Educação Física. A participação massiva de profissionais de Educação Física oriundos de todo o País (mais de 1000), a intervenção de personalidades de inegável valor e reconhecimento social em áreas, entre outras, da Educação, da Saúde, da Política e do Associativismo, demonstrou a justeza das nossas preocupações e reforçou as nossas convicções na afirmação do valor educativo da Educação Física. É justo proclamar queNão há Educação sem Educação Física. O Plano de Ação, aprovado por unanimidade nesse Congresso, tem sido levado à prática com vontade, trabalho e entusiasmo pelo CNAPEF, SPEF, APEFs, Escolas e por muitos colegas que se tem disponibilizado para connosco colaborar. O envio de cartas para o Ministério da Educação e Ciência, a entrega daPetição “Não Há Educação Sem Educação Física”, a realização e publicação de pareces e estudos e as reuniões na Assembleia da República com os grupos parlamentares e comissões, são exemplos de ações que têm sido bem sucedidas e dos seus resultados vos continuaremos a informar. A organização e realização do 9º CNEF é o requisito central do Plano de Ação. Nesse sentido, o 9º CNEF pretende ser, partindo da conjugação dos resultados do trabalho entretanto realizado, um espaço de reflexão, debate e decisão que permita construir o suporte racional e emocional que orientará a ação futura do Movimento Associativo. A qualificação e valorização da Atividade Física nas três áreas onde se exerce a nossa ação profissional –Educação, Treino Desportivo e Exercício e Saúde – constituirão, como sempre, a referência essencial da nossa reflexão coletiva. Muito em breve informaremos com mais pormenor, através dos sites do CNAPEF e da SPEF, bem como por email, o programa do 9º CNEF e outros elementos inerentes à sua realização. Como sempre contamos com a participação ativa de todos e de cada um dos colegas na preparação, organização, realização e divulgação do nosso Congresso. Com uma forte saudação associativa, A Comissão Organizadora do 9º Congresso Nacional de Educação Física”

Subscrição da Petição Contra a Integração da FCCN na FCT

Divulga-se Petição a enviar à Assembleia da República no caso de alguém desconhecer ou desejar subscrever. “Caro colega, Na sequência do email que enviei no dia 3 de Janeiro e de solicitações de vários colegas lançámos a petição "contra a Integração da FCCN na FCT", com intenção de a enviar à Assembleia da República depois de colher assinaturas. A petição pode agora ser facilmente assinada pela Internet em http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=FCCNnFCT A leitura e assinatura são rápidas, portanto pode tomar a decisão e concretizá-la já. Dado que é um assunto de cidadania e não apenas circunscrito à comunidade científica e académica, é conveniente divulgar amplamente a petição para recolha de assinaturas. Se concordar divulgue-a aos seus contactos Com os meus cumprimentos, Luis Magalhães IST – Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais 1 1049-001 Lisboa, Portugal Tel.: +351 218 417 100 Email: luis.magalhaes@math.ist.utl.pt”

2013 Paulo Freir Institute Summer Program at UCLA

“Dear Friends of the Paulo Freire Institute, We are pleased to announce the 2013 Paulo Freire Institute Summer Program, held from July 15 to August 9, 2013, on the campus of the University of California, Los Angeles. This intensive month-long program is designed for graduate students, teachers, professors, and researchers worldwide who are interested in broadening their scholarship in the fields of social sciences and comparative education. A strong emphasis is placed upon critical approaches to understanding and addressing current issues faced by the various forms of education and education systems. Since the founding of the Paulo Freire Institute in 2002, we have sponsored six successful month-long summer institutes for visitors from around the world. Currently we are inviting U.S. students to also participate in our program. We are excited about this summer’s program and look forward to a rigorous month of stimulating discussions, presentations, intercultural experiences and international knowledge-sharing with our distinguished faculty and accomplished program participants. More details on the program, faculty, and arrangements are available in the two attached pdf documents. Please send inquires to pfisummerprogram@gmail.com. Sincerely, Carlos Alberto Torres, Ph.D. Professor of Social Sciences and Comparative Education Social Sciences and Comparative Education (SSCE) Division Head Founder and Director, Paulo Freire Institute, UCLA”

PEJENE | Programa de Estágios de Jovens do Ensino Superior nas Empresas 2013

“Este programa de estágios, de âmbito nacional, destina-se aos estudantes do ensino superior que se encontram a frequentar o penúltimo e último ano (licenciatura, mestrado de Bolonha ou mestrado integrado). Os estágios decorrem entre julho e setembro, e têm duração mínima de 2 meses e máxima de 3. As inscrições para os estudantes têm inicio dia 2 de maio e decorrem, exclusivamente, por via eletrónica em www.fjuventude.pt/pejene2013. INFORMAÇÕES: E. | pejene@fjuventude.pt U. | www.fjuventude.pt/pejene2013 Se acha que esta informação é importante para outras pessoas, partilhe-a com elas. Não pare o conhecimento. E se quiser saber mais sobre nós, visite-nos em www.fpce.up.pt”

Formação em Primeiros Socorros/Suporte Básico de Vida para alunos/professores do ensino secundário na sua Escola

“Exmos Professores, A Unidade de Ensino de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do seu Projeto de Contributo para a Comunidade e de Educação para a Saúde nas Escolas, vem propor-se a realizar, graciosamente, nas vossas instalações, um Workshop de Formação em Primeiros Socorros/Suporte Básico de Vida, dirigido preferencialmente aos alunos do ensino secundário da área de Ciências e Tecnologias, incluindo também professores, caso assim o desejarem. Este Workshop terá a duração de cerca de 1 hora, embora possa ser mais alargado, caso pretendam que seja mais interativo/envolver os participantes realizando as práticas da aprendizagem. Para tal, vimos solicitar que nos indiquem diversas alternativas de data/hora, para podermos conciliar com o nosso calendário de atividades e depois confirmarmos os detalhes convosco. Assim sendo, por favor, indiquem, até ao próximo dia 31 de Janeiro: Alternativa 1 Data Hora: Alternativa 2 Data: Hora: Alternativa 3 Data Hora: Nº de participantes esperado: Pessoa de contato Nome: Cargo: Tel Email: Gratos pela vossa atenção, interesse e colaboração neste projeto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos. -- ELSA SOUSA Coordenadora Executiva Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima • 1649-023 Lisboa • Portugal T: +351 217 214 047 F: +351 217 263 980 esousa@ics.lisboa.ucp.pt www.ics.lisboa.ucp.pt”

Novo CIES e-Working Paper Online (144/2013)

“Caros/as Colegas, Encontra-se disponível online em http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp um novo CIES e-Working Paper: CIES e-WP N.º 144/2013 «"As classificações classificam os classificadores?" Notas sobre os processos de categorização na construção de conhecimento sobre os descendentes de imigrantes», da autoria de Sandra Mateus. Cumprimentos / Best regards Raquel Cruz Gabinete de Comunicação e Planeamento Communication and Planning Office Avenida das Forças Armadas, Ed. I 1649-026 Lisboa - Portugal Tel.: 210 464 018 / 192 Fax: 217 940 074 www.cies.iscte.pt https://www.facebook.com/cies.pt www.mundossociais.com”

Call for Papers - ECER 2013 - Istanbul, 9-13 Sept 2013

“EERA, European Educational Research Association and Bahcesehir University Istanbul, Turkey, invite Educational Researchers to submit proposals for the European Conference on Educational Research 2013. The conference theme will provide a focus for keynote addresses and invited events. Proposals for contributions are welcome from all fields of educational research. Participants are invited to submit up to two abstracts for papers, posters, research workshops, round tables and symposia. All proposals must be handed in electronically via the online submission platform 'Conftool'. PhD students and emerging researchers are invited to submit proposals to the Emerging Researchers' Group in order to participate in the Emerging Researchers' Conference. ECER is the annual conference held by the European Educational Research Association (EERA). It welcomes 2.500 scholars each year, representing views and research traditions from all parts of Europe. CONFERENCE THEME: "CREATIVITY AND INNOVATION IN EDUCATIONAL RESEARCH" National governments and the European Union see innovation as increasingly important for the development of the 21st century knowledge society. It may contribute to economic prosperity as well as to social and individual wellbeing and may, therefore, be an essential factor for creating a more competitive and dynamic European society. In the effort to manage the challenges facing societies and economies, political agencies and systems expect educational research, the social sciences and humanities to find solutions for developing creative and innovative education as a means to foster creative competences and innovative skills among the next generation. [...] Read more on the conference theme http://www.eera-ecer.de/ecer2013/programme/conference-theme/ IMPORTANT DATES • Emerging Researchers' Conference: 9 - 10 September 2013 • Main Conference: 10 - 13 September 2013 • Submission Deadline: 1 February 2013 Review Results: 2 April 2013 KEYNOTE SPEAKERS • Lene Tanggaard Pedersen, Aalborg University, Denmark • Morwenna Griffiths, University of Edinburgh, UK • Hasan Simsek, Bahcesehir University Istanbul, Turkey Riel Miller, UNESCO, Paris, France SUBMISSION PROCEDURE Submissions need to be directed to one of the 29 EERA networks and can be handed in as paper, poster, round table, research workshop or symposium. Please carefully read the Network descriptors on the EERA website to ensure that your submission is in line with the Network's research focus. You may also consider consulting the guidelines on the format of presentations before handing in your proposal. All submissions have to be handed in via the ECER submission system 'Conftool'. To access the system you first need to create a user account. The closing date for submission will be 1 February 2013. No late submissions will be accepted! Browse through EERA Networks http://www.eera-ecer.de/networks/ Submission Procedure & Formats of Presentation http://www.eera-ecer.de/ecer2013/submission-registration/submission/ CONFERENCE VENUE AND ACCOMMODATION The Bahcesehir University Istanbul campus is located in Besiktas in the European part of the city on the banks of the Bosphorus. ECER 2013 will take place in the central university building on the campus. The campus is close to Taksim Square and can be reached via tram (Kabatas station), bus, dolmus or ferry boat (Besiktas ferry terminal). The local organising committee will provide an online booking form for hotels and will be glad to help you with your reservation. Information on hotels will be available in early 2013 on the EERA website THE ASSOCIATION EERA was founded in 1994 to promote educational research in Europe through fostering cooperation between European associations and institutes of educational research, and international government organisations. It is organised as an umbrella organisation and allows institutional membership only. Please note, that scholars who have joined one of the EERA member associations are entitled to reduced conference fees. You will find a list of EERA member associations on the EERA website. EERA member associations http://www.eera-ecer.de/about/members/eera-members/ LOOKING FORWARD TO WELCOMING YOU IN ISTANBUL EERA and the Local Organising Committee of ECER 2013”

Call For Research Papers: ISSN 2304-0777 : 10th volume of "International Journal of Information Technology & Business Management"

“Dear Researcher, We are writing this email to announce that you can publish your research paper in 10th volume of International Journal of Information Technology and Business Management. The URL of the Journal is: http://www.jitbm.com/. Our aim is to provide forum to all Spectacular authors to publish their research and share their knowledge. • We invite you to submit your research paper till 17th February 2013. • Your research paper will be published after review process in our 10TH volume to be published on 28th February 2013. • You can also submit paper for our upcoming 11th Volume to be published on 29th March 2013 We Believe in quality research work and for this our experienced team of editorial board will do blind peer review of every research paper to maintain the quality standard of every volume. Please feel free to ask if you have any query. For Details Please Visit http://www.jitbm.com/. Looking forward to correspond with you. Thank you Haya Fatima | JITBM Publication Manager haya_manager@jitbm.com www.jitbm.com”

[uitv:5] WAVe: Workshop on Analytics on Video-based Learning, Final paper deadline: February 15, 2013

“WAVe: Workshop on Analytics on Video-based Learning http://wave.di.ionio.gr/ We are pleased to announce the WAVe: Workshop on Analytics on Video-based Learning, to take place on April 8/9th 2013. WAVe is organized in conjunction with the 3rd Conference on Learning Analytics & Knowledge and hosted by the University of Leuven in Leuven, Belgium. The Workshop aims to be an interactive, engaging experience that will motivate participants to get involved and start fruitful discussions on the topic of Video-Based Learning and the potential benefits of Analytics. For that, it will combine several activities. On the one hand, a highly recognized keynote speakers will open the workshop. On the other hand, the Workshop would like to give to participants the opportunity to be engaged into creative and motivating discussions about the key issues related to analytics on video-based learning. We are proud to announce that Dr. George Siemens and Dr. David Geerts will give keynote presentations in the workshop. With the widespread adoption of video-based learning systems such as Khan Academy and edX, new research on the area of Learning Analytics and personalized learning has emerged. Even new for-profit companies, such as Coursera and Udacity, have started offering forms of instruction that are primarily video-based. To date, universities across the globe (Stanford, Oxford, MIT and some 800 other schools) offer video lectures on topics from Algebra to Zoology. Many instructors in higher education are implementing video lectures in a variety of ways, such as broadcasting lectures, augmenting recordings of in-class lectures with face-to-face meetings for review purposes, and delivering lecture recordings before class to “flip the classroom” and provide hands-on activities during class time. Other uses include showing videos that demonstrate course topics and providing supplementary video learning materials for self-study. As such, video has emerged as one of the premier media for learning. To explore the future of video-based technologies for teaching and learning, we aim to build a research community around this topical area, to brainstorm about what the next generation of video-based learning tools might look like and what kind of data they can collect that will help us to better understand the value these technologies. Suggested topics include, but are not limited to the intersection of video lectures, learning analytics, and: • design issues for video learning authoring tools • big data obtained from video learning systems • instructional video capturing, editing, and sharing • mobile-based (tablet, smart-phone) video learning • participatory video course development • infrastructure and technological issues with video learning • cultural issues in video learning systems • asynchronous video mediated personal communication • asynchronous and synchronous web casting systems • creative uses of video by the students • social networks, communication, and collaboration • peer instruction and peer grading • the role of video in the flipped classroom • user modeling, adaptation and personalization • usability and interaction design • pedagogy in massive online open courses (MOOCs) We cordially invite researchers who are interested on Learning Analytics and their application on Video-Based Learning. WAVe provides an environment where participants get opportunities to: develop their research skills; increase their knowledge base; collaborate with others in their own and complementary research areas; discuss their own work; and get the opportunity to publish the outcome of their upcoming research in a special issue of an established journal. Call for participation Interested researchers should submit a 4-6 pages position paper in the ACM CHI extended abstract format to the workshop management system. Papers will be published online as part of the CEUR Workshop proceedings series. CEUR-WS.org is a recognized ISSN publication series, with ISSN 1613-0073, open access availability and several index services (e.g., DBLP, Scholar). Extended versions of workshop papers will be also published to a special issue of the International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET). All presentations from Workshop participants will be made available online through the Workshop Web site and the video presentations through videolectures.net. Papers should be original and not previously submitted to other venues. All the papers submitted will be reviewed using a blind referring process by at least two members of the program committee. Submission is available through the EasyChair submission system: https://www.easychair.org/conferences/?conf=wave2013 You received this message because you are subscribed to the Google Groups "UITV.INFO" group. To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to uitv+unsubscribe@googlegroups.com To post to this group, send email to uitv@googlegroups.com. Visit this group at http://groups.google.com/group/uitv?hl=en For more options, visit https://groups.google.com/groups/opt_out. Jorge Trinidad Ferraz de Abreu Department of Communication and Arts, University of Aveiro | Campus de Santiago, 3810-193, Aveiro, Portugal CETAC.MEDIA - Communication Sciences and Technologies Centre / Social iTV R&D group www.ua.pt | www.cetacmedia.org | http://socialitv.web.ua.pt/ +351.234.370389 (23705) | skype: jotafa”

Congresso de Comunicação de Ciência - SciCom PT 2013 | 27 e 28 de Maio de 2013 | Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

“A quem possa interessar, para apresentar comunicações ou apenas para assistir, Joana From: Congresso SciCom Congresso de Comunicação de Ciência - SciCom PT 2013 | 27 e 28 de Maio de 2013 | Pavilhão do Conhecimento, Lisboa :: Envolver o público :: Envolver os cientistas :: Envolver os media O Congresso de Comunicação de Ciência 2013 pretende ser um ponto de encontro e discussão para todos os que trabalham e se interessam pela comunicação e divulgação da Ciência. A comunidade de profissionais que se dedicam à investigação, promoção, comunicação e disseminação de ciência em Portugal tem-se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, com o correspondente aumento na quantidade e qualidade do trabalho realizado nestas áreas. Paralelamente a este crescimento, o interesse pelas questões científicas e tecnológicas e a procura de informação científica aumentou de forma sensível nos diferentes sectores do público. Com esta evolução, também amplificaram as oportunidades e a necessidade de actualização, de debate e de interacção na comunidade de profissionais de comunicação de ciência. O Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom PT 2013 pretende ser uma plataforma ao serviço desses objectivos. http://comunicacaodeciencia.wordpress.com/ Data limite para submissão de propostas: 26 de Março de 2013 Data de anúncio das propostas aceites para comunicação: 22 de Abril de 2013 Data limite para inscrição: 20 de Maio de 2013 Atenciosamente, A Comissão Organizadora do Congresso de Comunicação de Ciência 2013 Joana Lobo Antunes José Vítor Malheiros Leonel Alegre Sílvia Castro Sílvio Mendes”

Narrativas Biográficas: Processos de Pesquisa sobre memória e Esquecimento -Call for pappers

“V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia "Antropologia em Contraponto" . 9-11 Setembro 2013 em Vila Real - Trás os Montes - Portugal Chamada para Comunicações entre os dias 1 de Fevereiro e 22 de Abril de 2013Os proponentes de comunicações serão notificados até dia 20 de Maio de 2013. Estou a promover o painel 3 "Narrativas Biográfica: Processos de Pesquisa sobre Memória e Esquecimento Painel 03 A fenomenologia da memória e do esquecimento tem vindo a ganhar relevância no campo das metodologias qualitativas de investigação ação. As questões colocadas aos indivíduos sobre o que é rememorado levantam a necessidade de resolver a questão sobre a quem pertence essa memória. A relevância (lembrança) associada ao seu valor (posse) é assim considerada como atributos de significação de configurações sociais em processo. O empirismo lógico obriga à referenciação dos fenómenos no campo da hiper categoria espaço/tempo. Dessa forma todas as lembranças ganham relevância como pertença e um espaço (comunidade e território) e a um tempo (tradicional ou de modernidade). Em todos os fenómenos estudados é então capturada uma imagem que é inserida num quadro de significações preestabelecido que se justifica a si mesmo. O recurso às narrativas biográficas como metodologia de investigação com base no empirismo lógico permite comprovar que a apropriação das narrativas de vida pelo discurso científico em função das necessidades de investigação geram redundância. No seu resultado final apenas comprovam os objetivos da investigação e uma reprodução das narrativas hegemónicas. A abordagem das narrativas biográficas a partir do empirismo critico procura captar a consciência de algo revelada pela rememoração como um reflexo. Consulta de painéis em http://www.nomadit.co.uk/apa/apa2013/panels.php5 As propostas deverão ser submetidas através do formulário on-line, que funciona através do sistema Cocoa, que fará a gestão das propostas e respectivos painéis. As propostas deverão incluir um título de painel, um resumo curto de até 300 caracteres, e um resumo longo de até 250 palavras. As propostas poderão incluir nomes de chairs ou debatedores, embora estes também poderão ser adicionados mais tarde através do sistema Cocoa. Ao inserir os nomes dos chairs ou debatedores, utilize por favor a ordem Nome Apelido (Instituição) - Firstname Lastname (Institution). Se esta função for assumida pelos coordenadores do painel, não inclua o seu nome, na medida em que se parte do princípio de que os coordenadores assumirão a mesma se não houver nomes adicionais incluídos. Após a submissão da proposta, o/a coordenador/a proponente receberá um e-mail automático a confirmar a recepção da mesma. Se por alguma razão não receber este e-mail, por favor verifique no sistema para ver se a proposta consta no mesmo. Se tal for o caso, isso significará que o e-mail de confirmação foi considerado spam ou ter-se-á perdido; se não for o caso, terá de voltar a submeter, já que terá ocorrido um problema no processo de submissão! As propostas serão marcadas como “Pendente” (Pending) até à divulgação da decisão do Comité Científico no dia 20 de Janeiro de 2013. Posteriormente aparecerão marcadas como aceites ou rejeitadas, e o proponente será informado da decisão”