domingo, 29 de abril de 2012

IEUL informação: Boletim ADMEE

“A ADMEE-Europa (Associação para o Desenvolvimento das Metodologias de Avaliação em Educação) é uma Associação Internacional, que integra, como sócios investigadores, professores dos diferentes níveis de ensino, formadores, técnicos e todas as pessoas interessadas nas questões da avaliação em educação e formação. A avaliação da aprendizagem, da formação, dos dispositivos, dos instrumentos, dos programas, dos referenciais, dos sistemas de educação e formação são alguns dos temas que suportam as nossas trocas, encontros e produções. Aderir à ADMEE-Europa permite-lhe: * estar informado da actualidade da investigação em avaliação e da evolução das práticas neste domínio; * receber os três números anuais da Revista internacional «Mesure et évaluation en éducation»; * participar numa rede internacional de investigadores e práticos de avaliação em educação; * beneficiar de uma tarifa especial no acesso aos eventos científicos da Associação. Caso esteja interessado em tornar-se sócio da ADMEE-Europa pode fazê-lo através do link: http://www.admee.org/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=7 Informamos que este ano a cota tem uma redução de 50%, sendo de 30 euros. Se precisar de esclarecimentos adicionais não hesite em contactar-nos para um dos seguintes emails: carmen@ie.ul.pt ou nalves@ie.ul.pt Com os nossos cumprimentos, Carmen Cavaco Natália Alves Delegada e Subdelegada da Secção Portuguesa da ADMEE Europa Instituto de Educação Universidade de Lisboa“

Slovakia-National Scholarship Programme

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros (Instituto Camões, I.P.), apresenta os cumprimentos a essa Universidade e informa que está aberto o concurso para o Programa de Bolsas da República da Eslováquia.Este Programa destina-se a apoiar a mobilidade de estudantes estrangeiros, doutorandos,professores universitários e investigadores que pretendam frequentar Universidades eslovacas ou desenvolver estudos de investigação em organismos de investigação deste país. A data-limite para apresentação das candidaturas para o ano escolar completo é 30 de abril de 2012 ;para o semestre académico de verão, a data –limite é 31 de outubro de 2012. As candidaturas são feitas on-line Informações mais detalhadas encontram-se disponíveis em: www.scholarships.sk em língua eslovaca, inglesa, russa, francesa e espanhola. O período de duração das bolsas é de 1ou dois semestres para estudantes, de 1 a 12 meses para estudantes de doutoramento, professores universitários e investigadores. O boletim de candidatura deve ser acompanhado dos seguintes documentos: Estudantes universitários e doutorandos devem anexar ao boletim de candidatura os seguintes documentos: - estudantes -Curriculum Vitae -Carta de motivação -Programa de estudo detalhado (incluindo data de chegada e período de estadia) -Duas cartas de recomendação de professores universitários -Uma carta de confirmação da universidade certificando que o candidato é um estudante a tempo inteiro no mínimo do sexto semestre -Cópia do diploma de licenciatura -doutorandos -Curriculum Vitae detalhado -Programa de investigação detalhado, (incluindo data de chegada, período de estadia, e detalhada calendarização do programa) -Carta de recomendação do orientador da investigação -Carta de confirmação da universidade certificando que o doutorando está a fazer um doutoramento -Cópia do diploma de mestrado -Lista de publicações -Carta de admissão de uma universidade de acolhimento ou de uma organização de investigação da Eslováquia confirmando que o candidato estará envolvido num estudo ou programa de investigação (incluindo o período exato de estadia). A carta de admissão ou convite deve ser impressa em papel timbrado da instituição de acolhimento, incluindo uma assinatura do responsável e selo. Informações mais detalhadas encontram-se disponíveis em: www.scholarships.sk “

terça-feira, 24 de abril de 2012

Divulgação: 28 de Maio Seminário Responsabilidade Social e Organizacional: Contextos, oportunidades e estratégias

Seminário “Responsabilidade Social e Organizacional: Contextos, oportunidades e estratégias”

“Universidade do Minho

A Comissão Organizadora do Seminário Responsabilidade Social e Organizacional: Contextos, oportunidades e estratégias, vem, por este meio, convidar Vª Exa. a estar presente no referido evento, que se realizará no dia 28 de Maio de 2012, no Auditório II de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta iniciativa é realizada pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) e a organização está a cargo de vários membros das Linhas "Organizações, Território e Desenvolvimento" e “População, Família e Saúde”: Ivo Domingues (CICS/UM), António Cardoso (CICS/IPVC), Laurentina Vareiro (CICS/IPCA), Eduardo Duque (CICS/UM), Aleksandra Queiroz (CICS/UM), Alice Matos (CICS/UM), Paula Remoaldo (CICS/UM).

INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser feitas até dia 20 de Maio:
- Online através do link –
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dENXb3g2eXo1UzkzWVhfMVlaaExoMXc6MQ#gid=0

PAGAMENTO
Público em geral: 10 euros
Estudantes: 3 euros

NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos)

A inscrição inclui:
Certificado de participação no colóquio

Contactos
Ângela Matos, CICS, Uminho cics@ics.uminho.pt

Mais informações:
Website: www.cics.uminho.pt

Melhores cumprimentos,
Ângela Matos

Secretária
Centro de Investigação em Ciências Sociais
Instituto de Ciências Sociais
Universidade do Minho
Morada: Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Telefone: +351 253 601 752
E-mail: cics@ics.uminho.pt”

sábado, 21 de abril de 2012

Conferência "Uso, Abuso e Mau Uso dos Antibióticos", 2 de Maio | Inscrições abertas

“O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem o prazer de convidar V.Exa. para a Conferência:
Uso, Abuso e Mau Uso dos Antibióticos
Prof. Doutor José Melo Cristino
Director do Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santa Maria
(Inscrição gratuita)
2 de Maio, das 17.00h às 18.30h
Universidade Católica Portuguesa
Auditório A1
Edifício da Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa

---------------------------------------------

José Melo Cristino é Director do Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santa Maria. Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FML) em 1981 (18 valores). Doutoramento em Medicina em 1990 (Microbiologia e Parasitologia) na FML. Professor auxiliar convidado da disciplina de Microbiologia da FML de1991 a 1992. Professor associado convidado da FML de 1992 a 2003. Professor catedrático na área das Ciências Patológicas e de Diagnóstico (Microbiologia) da FML desde 2003. Director do Instituto de Microbiologia da FML desde 2002. Coordenador do Curso de Mestrado em Microbiologia Clínica da FML, desde 2001. Presidente do Conselho Científico da Licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa, desde 2008. Professor catedrático convidado da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Científico e Coordenador do Curso de Mestrado em Infecção em Cuidados de Saúde, desde 2005. Inscrito na Ordem dos Médicos desde 1981. Portador da Cédula Profissional Nº 24213. Especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos em 1990. Assistente de Patologia Clínica do Hospital de Santa Maria, no Laboratório de Bacteriologia de 1991 a 1996. Assistente hospitalar graduado de Patologia Clínica de 1996 a 2003. Chefe de serviço hospitalar de Patologia Clínica no Hospital de Santa Maria desde 2003. Director do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E. desde 2006. Apresentou cerca de 180 comunicações científicas em Jornadas, Simpósios e outras Reuniões Científicas. Publicou cerca de 125 trabalhos científicos e pedagógicos, por extenso, no País e no estrangeiro.

---------------------------------------------------------

Esta Conferência realiza-se no âmbito do Ciclo de Conferências iniciado em 2009, e mantendo-se o intuito de o ICS se abrir à comunidade académica da UCP e à sociedade em geral, realiza-se o CICLO DE CONFERÊNCIAS 2010 visando “SABER MAIS SOBRE...”. Nestas conferências serão abordados temas de interesse geral.
Para mais informações sobre próximos temas e calendários, consulte:
www.ics.lisboa.ucp.pt “

sexta-feira, 20 de abril de 2012

FICPE 2012 - II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação

“O II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação é uma iniciativa bienal das Unidades de I&D em Ciências e Políticas da Educação, organizada pelo Conselho dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas de Educação. A primeira edição teve lugar na Universidade de Lisboa, em 2009. A segunda edição decorrerá na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto nos dias 10 e 11 de maio de 2012.

Estes encontros pretendem, sobretudo, constituir-se como uma plataforma de intercâmbio e partilha de projectos, experiências e inovações no campo educativo no quadro das várias instituições participantes, bem como servir de motor para o estabelecimento de novas parcerias e projectos comuns. O FICPE2012 visa ainda reflectir sobre as preocupações, desafios, expectativas e planos de acção e desenvolvimento dos centros de investigação na área, assumindo-se como espaço privilegiado de apreciação e discussão do estado actual da investigação educacional desenvolvida e do seu contributo para a melhoria da educação e para a mudança social.

PROGRAMA | http://www.fpce.up.pt/ciie/ficpe2012/programa.html

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES | http://www.fpce.up.pt/ciie/ficpe2012/

CONTACTOS
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-135 Porto – Portugal
Tel. +351 220 400 615 | E-mail | ficpe2012@fpce.up.pt “

CONVITE: Seminário "Serviço público de educação" - 3 de maio de 2012

“Estimados(as) Investigadores(as)

O Conselho Nacional de Educação (CNE), está a organizar um seminário sobre “Serviço público de educação”, que se realizará no próximo dia 3 de maio, nas instalações do CNE.
Certo do interesse de V. Exa. na temática, venho enviar-lhe o convite da presidente do Conselho Nacional de Educação, Ana Maria Bettencourt, para participar no referido seminário.
Atendendo à lotação limitada do auditório, agradecemos que confirme a sua presença até 26 de abril de 2012.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel I. Miguéns
Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação

----------------------------------------------------------
Rua Florbela Espanca
1700-195 Lisboa
Tel.: +351 217 935 245
www.cnedu.pt “

quinta-feira, 19 de abril de 2012

cAIR2012 - Call for papers

“Exmos/mas Srs./Sras.

Gostaríamos de solicitar a divulgação de um evento que se vai realizar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Segue abaixo as informações. Desde já muito obrigada.

Entre os dias 22 e 24 de Novembro de 2012 vai realizar-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) a Conferência “Applied Interculturality Research” (cAIR), com o apoio e organização do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Este evento promove a comunicação e compreensão intercultural e reduz a prevalência e o impacto do racismo e da xenofobia, facilitando assim as interacções entre a prática e a investigação em todas as áreas da interculturalidade.

Datas importantes a reter:
Envio de resumos: até 14 Maio 2012
Notificação de aceitação: 2 Julho 2012
1ª fase inscrições: 8 Julho – 1 Setembro 2012
2ª fase inscrições: 2 Setembro – 3 Novembro 2012
Contribuição de textos completos para as Actas: até 30 Dezembro 2012

Para mais informações consultar a página oficial do evento: http://www.fpce.up.pt/cair12/
Contactos:
Email: cair2012@fpce.up.pt
Telefone: +351 220 400 615

---------------------------------------------------------------
cAIR2012
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-135 Porto – Portugal
Tel. +351 220 400 615 “

terça-feira, 17 de abril de 2012

Divulgação da III Jornada da Casa da Praia

“O Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia, Instituição de Solidariedade Social (IPSS), centra a sua acção na observação, intervenção e encaminhamento de crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos de idade, que apresentam dificuldades de comportamento e aprendizagem escolar, por problemáticas do foro emocional.

O modelo de intervenção assenta numa Equipa multidisciplinar especializada – professores, educadores, assistentes sociais, psicólogos, técnicos psicomotricistas e pedopsiquiatras –em ligação permanente com a comunidade, tendo como base a pedagogia Terapêutica. Metodologia proposta por João dos Santos para actuar junto destas crianças.

O Centro Doutor João dos Santos –Casa da Praia dinamiza regularmente acções de formação. Seminários, debate de tremas ligados à problemática da criança – e da família – em risco. Dentro deste espírito, vai realizar a sua 3ª Jornada - no próximo dia 12 de Maio, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Convictos da pertinência da temática desta Jornada, cujo programa juntamos, vimos divulga-lo, solicitando, aos que dirigem Instituições/Serviços que o façam junto dos seus técnicos e associados.

Antecipadamente gratos, apresentamos os melhores cumprimentos.

A Comissão Organizadora

Para mais informações:
Centro Doutor João dos Santos
Casa da Praia
Travessa da Praia, nº6
1300 – 470 Lisboa
Tel/fax nº 213623880
Email: jornadascasadapraia@gmail.com “

Reenvio de Call for papers 17.04.2012 – alteração de datas

“Caros colegas,

Venho por este meio divulgar, para quem estiver interessado, o I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Perspetivas Sociológicas e Educacionais.

Apresentação:
Os estudos da criança são uma área com uma visibilidade científica crescente ao longo das últimas duas décadas, assumindo a investigação com crianças um espaço cada vez mais significativo nas agendas dos investigadores que elegem o grupo geracional da infância como grupo alvo das suas pesquisas.
Nesse registo têm vindo a ser desenvolvidos trabalhos de investigação que ajudam a consolidar esta área de estudo, sendo de especial relevância as trocas que se têm gerado entre investigadores portugueses e brasileiros a este propósito. São diferentes as vozes que procuram construir discursos que perpassam várias áreas científicas, diferentes enfoques teóricos e metodológicos, que têm contribuído para a caraterização dos mundos de vida das crianças, a partir das suas vozes, tanto no Brasil, quanto em Portugal.
Com o objetivo de promover uma maior interlocução na área de Estudos da Criança, no que se refere à pesquisa com crianças, buscando similaridades, regularidades, ausências, presenças e urgências, convidamos os pesquisadores do Brasil e de Portugal a apresentarem os seus trabalhos no I SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EMESTUDOS DA CRIANÇA: PERSPETIVAS SOCIOLÓGICAS E EDUCACIONAIS, contribuindo para o diálogo entre as diferentes áreas e tópicos temáticos.

Datas:
Este evento será realizado no dia 4 e 5 de junho de 2012, em Braga, Portugal, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Data limite para envio de resumos – 30 de Abril.

Para mais informações consultar:
http://www.ie.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=5231&Mid=171&lang=pt-PT&pageid=3&tabid=0

Saudações,
Rosa Branca

Mestre em Ciências da Educação
Secretariado da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Rua João de Deus, 38
4100-456 Porto
Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25
Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h.
E-mail: spce.geral@gmail.com
Website: www.spce.org.pt
Facebook: www.facebook.com/SPCE1990
Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 “

Informação SPCE: 17.04.2012

Seminário «Contextualização do currículo e sua relação com o sucesso educativo»

“Apresentação:
A contextualização curricular tem vindo a assumir-se como uma temática central nos debates sobre o ensino e a aprendizagem. Entendida como forma de aproximar estes processos das realidades concretas dos alunos, configura-se como condição necessária na abordagem dos conteúdos e na organização das actividades de desenvolvimento do currículo, nomeadamente em situação de aula.

Ao contribuir para que os alunos relacionem as tarefas educativas com os seus saberes e experiências quotidianas, a contextualização curricular facilita a interligação entre a teoria e a prática e permite que os estudantes confiram sentido e utilidade ao que aprendem na escola.
Daí a actualidade e a pertinência tanto da temática que vai ser abordada neste Seminário como do projecto que serviu de base ao seu estudo. Este projecto tem como objecto central estudar as formas como as disciplinas escolares contextualizam os seus saberes nucleares e os modos como o têm feito.
Para além de serem apresentados alguns dados preliminares obtidos no decurso da componente empírica da investigação, os trabalhos a apresentar no Seminário procurarão clarificar dimensões que são privilegiadas na contextualização curricular, o lugar que ela ocupa nas políticas de referência, bem como compreender os modos como essas políticas são interpretadas e materializadas nas práticas curriculares quotidianas.

Data e local:
Este evento será realizado no dia 28 de abril de 2012, entre as 09.00e as 13.00 horas, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Cartaz e inscrições disponível em:
http://sigarra.up.pt/fpceup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=3906

Saudações,
Rosa Branca

Mestre em Ciências da Educação
Secretariado da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Rua João de Deus, 38
4100-456 Porto
Telefone/Fax: 0351 22 600 95 25
Segunda a Sexta-feira das 9h às 13h.
E-mail: spce.geral@gmail.com
Website: www.spce.org.pt
Facebook: www.facebook.com/SPCE1990
Twitter: www.twitter.com/SPCE1990 “

sábado, 14 de abril de 2012

CONVITE 18 Abril Assembleia da República

“Ex.mos(as) Senhores(as)

Junto se envia convite para o Seminário a realizar na próxima 4ª feira dia 18 de Abril (manhã) na Assembleia da República sobre o tema: Direitos Humanos, População e Desenvolvimento num mundo de 7 mil milhões.

Este seminário de iniciativa do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento é uma iniciativa em parceria com o Fórum Europeu de Parlamentares e a Associação para o Planeamento da Família.
Que políticas de População e Desenvolvimento são fundamentais para garantir a sustentabilidade dos Direitos Humanos? É a pergunta que serve de mote para um debate com todas as pessoas e entidades que queiram participar e que partirá das contribuições de Parlamentares dos vários partidos políticos representados no Parlamento que integram o GPPsPD, de ONG, de investigadores e jornalistas.

As confirmações de presença podem ser efectuadas através do telefone: 21 3853993 ou pelo email apfsede@apf.pt

Aguardando a sua participação e contributo para o debate

Com os melhores cumprimentos,
Duarte Vilar
Director Executivo da APF”

CES Lisboa | Convite para a Apresentação "Observatório sobre Crises e Alternativas" [16 de abril, 17h30, CIUL/CES-Lisboa]

“Exmos(as). Senhores(as)
Vimos por este meio convidar V. Exa. para a Sessão de Apresentação Pública do Observatório sobre Crises e Alternativas que se realizará no dia 16 de abril, pelas 17h30, no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13).

Enquadramento
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado, em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho, apresenta o Observatório sobre Crises e Alternativas, criado para acompanhar o desenvolvimento da(s) crise(s) nas suas várias dimensões e manifestações em Portugal.
Este Observatório trabalhará em torno de três eixos temáticos principais: a governação e a democracia; o estudo das dinâmicas no mundo do trabalho; as relações entre finança e economia e o modo como afetam a vida das famílias, a atividade das empresas e a evolução da economia portuguesa.
O Observatório irá promover a realização regular de seminários, conferências e ações de formação, a edição de estudos temáticos, em resultado da investigação desenvolvida, e a produção de um relatório anual sobre a situação em Portugal.

Oradores
Boaventura Sousa Santos, Diretor do Centro de Estudos Sociais
Raymond Torres, Diretor do Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho
Manuel Carvalho da Silva, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas

Moderação: Mafalda Troncho, Diretora da OIT-Lisboa

Aguardamos a vossa presença. Para qualquer esclarecimento contactar: ceslx@ces.uc.pt ou 216.012.848.

Atentamente,
Sílvia Lima”

quinta-feira, 12 de abril de 2012

IDENTIFYING AND WORKING WITH THE HEALTH SCIENCES STUDENT IN DIFFICULTY , Workshop no dia 8 de MAio

“Workshop Internacional

Identifying And Working With The Health Sciences Student In Difficulty

8 de maio de 2012 | Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho

Divulga-se um Workshop destinado a Docentes do Ensino Superior focado na antecipação do insucesso académico e apoio a estudantes com dificuldade académicas, desenvolvido no âmbito de uma colaboração internacional, iniciada com o apoio do British Council. Programa detalhado e instruções para inscrição em anexo. secretariado@ampif.pt
Esta será a primeira edição do curso em Portugal, e é organizada no âmbito do Programa de Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Vida e Saúde (ICVS).

CORPO DOCENTE
Jennifer Cleland, Professor, Lead Medical Education Research and Clinical Communication, University of Aberdeen, UK.
John Sandars, Leeds Institute of Medical Education, Senior Lecturer, Academic Lead for e-learning, Leeds Institute of Medical Education (LIME), UK.
Rakesh Patel, NIHR Academic Clinical Lecturer in Medical Education/Specialist Registrar in Nephrology, Department of Medical and Social Care Education, University of Leicester Medical School, UK.
Manuel João Costa, Associate Professor, Medical Education Unit (Head), School of Health Sciences, University of Minho, Portugal.
Informação e o formulário de registo estará brevemente disponível no link
www.ecsaude.uminho.pt/pg/meded

Contato:
sec-pg@ecsaude.uminho.pt

Manuel João Costa (PhD)
Associate Professor
Medical Education Unit (Head)
School of Health Sciences
University of Minho
Gualtar Campus
4710-057 Braga
Portugal
Tel. (+351)253604805
Fax. (+351)253604849
http://uminho.academia.edu/manueljoaocosta “

[biennale.2012] Biennale Internationale de l'éducation, de la formation et des pratiques professionnelles

“Madame, monsieur, cher(e)s ami(e)s de la BiennaleInternationalede l'Education, de laFormation et des Pratiques Professionnelles
L'organisation de laBiennale2012 se précise et notre site s'actualise régulièrement

http://labiennale.cnam.fr

La période d'appel à projets de communications estmaintenant terminée: nous avons reçu plus de 250 propositions decommunicationactuellement en cours d'expertise, et qui seront organisées en atelierscroisant délibérément les communications de recherche et lescommunicationsprofessionnelles dans une perspective d'interface.
Un grand nombre d'événements ont pu d'ores et déjà être programmés,notammentdans le cadre des "Après midis de la Biennale" et des"Symposia derecherche" qui vous donneront une première idée de l'offre de lamanifestation et de sonesprit : Ouverture, Rencontre, Partage, Expérience, Savoir, Activité,Qualité.
D’autres encore sont en cours de programmation,plusparticulièrement dans le cadre des colloques professionnels et desactivitésculturelles. Consultez notre site régulièrement.
Les inscriptions sont ouvertes depuis une semaine et compte tenu dunombreimportant de public attendu, nous vous invitons à vous inscrire le plusrapidement possible sur le site:

http://labiennale.cnam.fr/s-inscrire/

Nous serons heureux de vous accueillir dans une ambiance que noussouhaitonschaleureuse et de qualité, à la hauteur des enjeux qui sont ceux del'éducation, de la formation et du développement humain.
Pour les Comités de laBiennale
le Président
Jean-Marie Barbier

PS : Lors de votre inscription sur le site web, ilestimportant de conserver le reçu qui vous est envoyé automatiquement àvotre adresse électronique”

FICPE2012

“Estimad@s Colegas,

Realiza-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a 10 e 11 de Maio, o II Fórum de Investigação em Ciências e políticas de Investigação. Esse Fórum é organizado pelos centros de investigação da área, entre os quais o CeiEF.

Em http://www.fpce.up.pt/ciie/ficpe2012/programa.html têm o programa do Fórum.

É muito importante uma boa presença dos nossos investigadores e, sobretudo, uma boa participação nas atividades e workshops que se realizam. Será seguramente uma excelente oportunidade para estabelecer relações e parcerias com investigadores de outros centros.
A inscrição é feita diretamente através do site do Fórum:
http://www.fpce.up.pt/ciie/ficpe2012/index.html

Esperando vê-los no Porto, recebam as melhores saudações lusófonas.
a.teodoro

----------------------
António Teodoro
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Center of Studies and Intervention in Education and Training
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa, Lisbon
Email: a.teodoro@netvisao.pt
Webpages: www.ceief.ulusofona.pt “

RLE19- on line

v. 19, n. 19(2011)
Revista Lusófona de Educação

“Caros(as) leitores(as) e investigadores(as),

O CeiEF do Instituto de Educação da Universidade Lusófona acaba de disponibilizar on line a Revista Lusófona de Educação (RLE19), um número temático dedicado à Inclusão social e educativa.
Este número pode ser consultado no seguinte sítio web: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/223
Está também disponível a versão completa da RLE19 (para download).
A versão impressa encontra-se à venda nas livrarias da Universidade Lusófona
Saudações cordiais,
O Diretor da Revista Lusófona de Educação
António Teodoro

……………………………………………………………………………………………………………………………
EDITORIAL

Isabel Sanches, António Teodoro
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2814/2139

ARTIGOS
Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva
Charles Gardou
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2815/2140

Uma experiência internacional de formação deprofessores para a inclusão
Francisca González-Gil, Pilar Sarto Martín
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2849

Desafios da inclusão em Portugal: a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens
Edineide Jezine, Rusiel Paulino de Araújo Júnior
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2841

Autonomia e coresponsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social
Alcides A. Monteiro
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2842

Análise das condições organizadas em uma escola para promover a inclusão de alunos surdos
Kátia Tavares Merselian, Célia Regina Vitalino

A educação para o empreendedorismo como facilitador da inclusão social: um caso no ensino superior
Maria Teresa Gomes da Costa, Luisa Cagica Carvalho
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2844

Educação Inclusiva – um novo paradigma de Escola
Maria Odete Emygdio da Silva
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2845

Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação inclusiva na escola
Isabel Sanches
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2846

Diálogos
Entrevista a Sofia
Isabel Sanches
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2847

Recensão
Gestão das Aprendizagens na sala de aula Inclusiva
Gabriela Canastra
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2850

Notícias
Isabel Sanches, Anabela Mota França, Maria Odete Emygdio Silva
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2852

Sítios Digitais
Vasco Graça
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2851

Dissertações
Fátima do Rosário Varela Félix Moita, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo Vicente, Suzana Maria da Silva Estrela Godinho, Sónia de Jesus Fernandes Gonçalves Maurício, Ana Sofia Pereira Ferreira, Maria Cândida Heitor Cúmano, Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz, Joana Valente Massa, Sofia Andresen de Sousa Tavares
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2853

Abstracts
Charles Gardou, Edineide Jezine, Rusiel Paulino de Araujo Junior, Francisca González-Gil, Pilar Sarto Martín, Alcides A. Monteiro, Kátia Tavares Merselian, Celia Regina Vitaliano, Maria Teresa Gomes da Costa, Luísa Carvalho, Maria Odete Emygdio Silva, Isabel Sanches
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2854 “

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campanha "Sócio faz 1 Sócio"

“Caríssimos amigos e associados

A Associação Presença - pessoas surdocegas, suas famílias e técnicos vem por este meio lançar a campanha:

SÓCIO FAZ UM SÓCIO

Esta campanha visa conseguirmos o máximo de associados para conseguirmos aceder à candidatura de nos tornarmos uma IPSS (Instituição Social de Solidariedade Social).
Com esta mais valia conseguiremos promover a nossa (vossa) Associação junto dos órgãos competentes e angariar fundos necessários que serão utilizados para dar maior apoio à população surdocega, à formação de técnicos e acompanhamento familiar.
Assim e com a entreajuda de todos, pedimos aos atuais e futuros sócios que se juntem a nós nesta campanha que estamos a lançar!!
Para tal, basta reenviarem a ficha de inscrição que consta do nosso blogue (link em baixo) e proceder ao pagamento da jóia (7,50€). As mensalidades têm o valor de 2,50€, sendo que a primeira é gratuita!

http://associacaopresencapessoasurdocegas.blogspot.com/

O pagamento pode ser efetuado diretamente por transferência bancária para o NIB da APresença: 0010 0000 43952100001 09

Em breve enviaremos informação detalhada sobre as acções de formação que estamos a promover, bem como novidades sobre a Comemoração do Dia da pessoa Surdocega a celebrar no próximo dia 27 de junho.

Contamos com a sua Presença...

Com os melhores cumprimentos,
Carmen de Melo
José Pedro Amaral
(Presidente e Vice-Presidente da Comissão Instaladora)

---------------------------------------------------------
ASSOCIAÇÃO PRESENÇA
[Associação de Pessoas Surdocegas, suas Famílias e Técnicos]
NIF: 509 218 199
NIB - Número de Identificação Bancária: 0010 0000 43952100001 09
[E-mail] associacaopresenca@gmail.com
[Blogue] http://associacaopresencapessoasurdocegas.blogspot.com/
Telemóvel nº: 91 565 33 19 “

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Information about ELYPSE for PhD candidates and postdoctoral researchers at Lusofona University of Humanities and Technologies

“Dear PhD candidates and postdoctoral researchers at Lusofona University of Humanities and Technologies,
I have a pleasure to inform you that ELYPSE European League of Young and Prospective SciEntists has been initiated and set up in Europe.
ELYPSE is a pan-european network of prospective Phd candidates and postdoctoral researchers who already stand out in their environment due to above-the-average accomplishments stemming from out-of-the-box thinking and acting. ELYPSE sees itself as a center of excellence and relevance of prospective PhD candidates and postdoctoral researchers in Europe and an intellectual back-up for Europe, delivering high quality EU added value. It performs scientific activities which are in nature complementary and supportive to the already existing ones in Europe and builds on the existing European structures and initiatives, augmenting the existing research and knowledge base for the benefit of Europe.
You are very welcome to visit the webpage of ELYPSE: www.elypse.org
The network ELYPSE is in its initial phase. At present we are still recruiting young talents from all across Europe, sectors and disciplines to enrich our structures, intellectual resources and knowledge base. All PhD candidates and researchers in a postdoctoral phase from the EU countries are welcome to join us and can apply if they meet eligibility criteria.
You can read about it in the section JOIN US on our webpage www.elypse.org
Shall you have any questions or feedback with regard to ELYPSE, please do not hesitate to get in touch with me.
Best regards,
Izabela Stanisławiszyn”

terça-feira, 3 de abril de 2012

V Seminário EDUCS (Unisul) 30 e 31/05

“Caros/as leitores,

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) promove:

V Seminário EDUCS e II Seminário Internacional: "Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania"

Nos dias 30 e 31 de Maio de 2012
na Unisul / Campus Tubarão

Para submeter trabalhos, inscrições e outras informações, acesse:
http://e-educs.blogspot.com.br

Logo enviaremos um convite oficial para os palestrantes.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora.

Fone (+55) (48) 3621.3367
christian.mwewa@unisul.br

------------------------------------------------------------------------------
Equipe POIÉSIS
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
https://www.portaldeperiodicos.unisul.br/Poiesis “

1º Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo - ISCTE-IUL

1º Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: contextos, investigação e intervenção

11 Maio 2012
Auditório b203
ISCTE-IUL
Lisboa

Website
http://mpcpm.ecsh.iscte-iul.pt
http://www.iscte-iul.pt/home.aspx

Inscrições e informações através de
criancas-perigo.mpcpm.ecsh@iscte.pt

---------------------------------------------------------------
PROGRAMA

08:30 - CHECK IN/REGISTO
09:00 - SESSÃO DE ABERTURA Manuela Calheiros & Maria Benedita Monteiro
09:30 - CONTEXTOS, INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE
MODERADOR José Ornelas (ISPA)
INVESTIGADORES
Joana Alexandre, Sandra Pereira & Susana Batel (CIS/ISCTE-IUL)
Marta Gonçalves (CIS-IUL)
Maria João Vargas-Moniz (ISPA)
DA COMUNIDADE Marta Silva (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
11:00 - COFFEE BREAK & APRESENTAÇÃO DE POSTERS
11:30 - CONTEXTOS, INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS
MODERADORA Madalena Alarcão (U. Coimbra)
INVESTIGADORES:
Rute Agulhas (IML)
Ana Tomás de Almeida (U. Minho)
Manuela Calheiros, Joana Patrício & João Graça (ISCTE-IUL)
DA COMUNIDADE - Filipa Fonseca (Núcleo de Apoio à Criança e Jovem em Risco, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE)
13:00 – ALMOÇO
14:00 - CONTEXTOS, INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS
E JOVENS EM PERIGO
MODERADORA Paula Cristina Martins (U. Minho)
INVESTIGADORES:
Ana Isabel Sani (Univ. Fernando Pessoa)
Ana Isabel Alberto (U. Coimbra)
Ana Martins & Manuela Calheiros (CIS-ISCTE/IUL)
DA COMUNIDADE - Isabel Morais (Casa Pia de Lisboa)
15:30 - COFFEE BREAK & APRESENTAÇÃO DE POSTERS
16:00 – CONFERÊNCIA
Amaia Bravo (Faculdade de Psicologia, Universidade de Oviedo, Espanha)
16:45 - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Armando Leandro (Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco/Presidente da Direcção da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família/Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Jubilado)
ENTREGA DE PRÉMIO PARA O MELHOR POSTER
17:45 - LANÇAMENTO DO LIVRO “CRIANÇAS EM RISCO E PERIGO: CONTEXTOS, INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO”- VOLUME II
Telmo Baptista (Bastonário da Ordem dos Psicólogos)
Luisa Lima (Directora da Escola de Ciências Sociais e Humanas; ISCTE-IUL)